segunda-feira, 21 de setembro de 2015
Curso marca Setembro Verde no Hospital Regional Norte
Chamado de Setembro Verde, o mês
é marcado pela campanha nacional de sensibilização da população para a doação
de órgãos. Em Sobral, o Hospital Regional Norte (HRN) não só aderiu à cor do
movimento, com iluminação verde na fachada de sua entrada principal, mas também
organizou uma série de atividades a partir desta quinta-feira, 24 de setembro,
se estendendo até o sábado, 26. Nesse período será realizado o Curso Sobre
Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, no auditório do Centro de Estudos
e Pesquisa, do próprio hospital.
Entre os temas abordados, os
participantes poderão saber mais sobre como funciona o Banco de Olhos de Sobral
e o transplante de córneas, sobre o processo de doação e transplantes e a
situação no Estado e no Brasil, identificação, avaliação e manutenção do
potencial doador, diagnóstico de morte encefálica, entrevista familiar, como
cada religião trata o tema, como a imprensa trabalha suas pautas e reportagens
sobre a doação, finalizando com depoimentos de pacientes e familiares de
doadores.
De acordo com Olon Leite,
coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para
Transplantes (CIDOHTT) do HRN, além do curso, serão realizados na última semana
de setembro eventos relacionados ao assunto nas escolas de Sobral.
"Abordaremos todos os pontos importantes relacionados ao processo do
transplante, como determina o Sistema Nacional de Transplantes", disse.
"Teremos, também, a participação de entidades religiosas e outros
formadores de opinião, como representantes da imprensa, que além de debater
sobre a questão, vez ou outra mostrada pela mídia, poderão ser multiplicadores
da ideia de doar, e salvar vidas", acrescentou.
Número relevante de doações - Além de Sobral, Crato, Barbalha,
e Juazeiro do Norte, na macrorregião do Cariri, juntamente com Fortaleza, são
os municípios do Ceará, que realizam captação de órgãos e tecidos para
transplantes, em oito hospitais notificantes de potenciais doadores. No ano
passado, a Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado recebeu 152
notificações de potenciais doadores de órgãos e tecidos dos hospitais do
interior do Estado, o que representa 24,4% de todas as 623 notificações
registradas no Ceará. Desse total, 65 foram feitas pelo HRC, 53 pela Santa Casa
de Sobral e 30 pelo HRN.
Naquele ano, os hospitais do
interior efetivaram 20% dos 220 potenciais doadores notificados no Estado, com
19 no HRC, 13 na Santa Casa de Sobral e 12 no HRN. Este ano, os hospitais do
interior já fizeram 84 notificações de potenciais doadores, sendo 34 pelo HRC,
30 pela Santa Casa de Sobral, 17 pelo HRN e, os demais, pelos hospitais São
Raimundo, São Vicente de Paulo e Santo Antônio. Já são 23 doadores efetivos
este ano, 11 do HRC, sete da Santa Casa de Sobral e cinco do HRN.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário