domingo, 23 de julho de 2017

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - SEGUNDA-FEIRA - 24.07.17

#SouNegraE
Na terça-feira (25) transcorrerá o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Por conta da data, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) lança nas redes sociais a campanha #SouNegraE. O objetivo é estimular mais discussão sobre a luta das mulheres contra barreiras enfrentadas, violência contra elas, acesso à saúde, educação, etc. Conforme IBGE, 49,5%  das mulheres brasileiras se consideram pretas e pardas.

Abigeato
É o termo jurídico para designar “roubo de gado”.  Muitos fazendeiros da região talvez nunca tenham ouvido tal palavra. Porém, se já não foram vítima do problema, estão muito preocupados em ser a próxima. E os amigos do alheio só têm arrastado de vinte reses pra lá.

É antiga
A prática do abigeato ocorre há tempo na região de Sobral, como antiga também é a falta de providência. E eu comprovo: Deixei o cargo de redator deste Semanário em 2002 e, antes disso, eu já escrevia matérias sobre casos da espécie. É só pesquisar nos arquivos.

Mistério ou medo?
Como se observa, o produto do roubo não é tão fácil de transportar-se e dificilmente o proprietário tem de volta suas reses. Não é possível que ninguém tenha ideia de quem está roubando, ninguém veja nada, ninguém saiba onde foram parar! Mistério ou medo de denunciar? Fico com o segundo.

Na moita
Além da perda de patrimonial do agropecuarista, o abigeato também deve ser visto como questão importante no que se refere a direito do consumidor, segurança alimentar e saúde da população. O abate clandestino (na moita) traz sérios riscos à saúde de quem consome. Que sejam devidamente apenados todos os envolvidos: quem rouba, quem transporta e o receptor do produto roubado.

De pior a pior
É visível o desespero de familiares dos pacientes com problemas mentais que recebem (ou deveriam receber) medicamentos do governo, mas que há tempo só escutam a desculpa: “Está em falta; Ainda não chegou; Venha na outra semana..." Sem receber os remédios em tempo hábil, os doentes ficam fadados a interromper o tratamento e piorar, piorar e piorar.

É de enlouquecer
No caso de Sobral, com o paciente também sofrem todos os membros da família por conta do descaso da Secretaria de Saúde. Se não é de sua alçada, que a Secretaria busque solução nas outras esferas do governo. Antes que enlouqueçamos todos e que aumente o número dos maus tratos e crimes em família que já se vêm constatando. Empurra-empurra de culpa é que não dá.

Timaço
O presidente do Guarany de Sobral na sensacional campanha de 1970 ERA Dr. Éverton Mont´Alverne. Escalação: Ademir, Wellington. Ivan Limeira, Valdir e Barbosa; Zé Maria e Teco Teco; Dedeu. Paraíba, Edmilson e Jaldemir. Claro que durante o campeonato houve alteração.

Responda, se souber
Em que local da cidade eram disputadas as corridas de cavalo, antes da existência do Derby Club Sobralense? Resposta na Coluna de amanhã.

É mesmo, né?
Empregue o seu tempo em melhorar a si mesmo pelos escritos de outros homens, para que você possa facilmente ganhar aquilo pelo qual os outros têm trabalhado duramente para conseguir”. (Sócrates)


Nenhum comentário:

Postar um comentário