sexta-feira, 6 de outubro de 2017

LITERATURA CEARENSE: Estratégias adotadas para tornar as aulas de Língua Portuguesa atraentes (Benedita Aldeni de Carvalho*)

A falta de atenção e interesse pela participação nas aulas são problemas relevantes em sala de aula. Desta forma, é preciso desenvolver uma abordagem metodológica para chamar a atenção dos alunos, dinamizar as aulas de modo que não se tornem monótonas.

Há diferentes maneiras de se trabalhar a Língua Portuguesa, procurar diferentes metodologias. Uma dessas maneiras é elaborar projetos de leitura e escrita. Nessas atividades, promover aulas prazerosas em que se possa desenvolver a compreensão do educando. Nessa etapa da evolução da língua no meio social, a ideia é fazer com que possamos inserir o aluno para que consiga entender os diferentes usos da língua. Dentre as atividades cita-se: realização de entrevistas, elaboração de redações concursos de poesias, dramatizações em diferentes situações do dia-a-dia. Isso faz com que o aluno se interesse pelas aulas, chamar atenção com diferentes atividades.

Outra forma de tornar as aulas atraentes é procurar metodologias que tirem o aluno de sala de aula, instigar o aluno a participar. O educando gosta de agitações, reuniões no pátio da escola, apresentações que o envolvam, de ser chamado a participar, de produzir, falar, mostrar suas qualidades, encenar, cantar, mostrar seus conhecimentos. Ou seja, o aluno quando se sente envolvido ele procura de toda forma se engajar para mostrar o melhor de si superando desafios e quebrando barreiras. A proposta é justamente essa, a partir do momento que o aluno se sentir produtor, com certeza vai ter um desempenho (e empenho) bem mais proveitoso e vai saber valorizar a escola como espaço de lazer e extensão do lar.

Com todas essas intenções carregadas de otimismo e tentativa de fazer da escola um espaço de lazer, convivência social, prazer e relações de espaço social que envolve o educando vêm o triunfo maior, que na realidade se constitui como um desafio maior para milhares de professores: fazer com que os alunos sintam o prazer da leitura que tantas vezes este é roubado pela televisão e pela internet, além de outros atrativos.





(*) Benedita Aldeni de Carvalho, de Sobral (CE), concluiu Letras na UVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário