quarta-feira, 22 de novembro de 2017

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - QUINTA-FEIRA - 23.11.17

Foro privilegiado: começo do fim
Ontem (22) a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que virá ao encontro do desejo de milhões de brasileiros e de encontro ao mau comportamento de alguns políticos. No primeiro caso, refiro-me àqueles que ficam indignados com o maléfico foro privilegiado em casos de crimes comuns. Virando lei, senadores, deputados e ministros de governo perderão a prerrogativa de só serem julgados em instâncias superiores. Já vem tardiamente.

Deveria ser dever
Ontem a CCJ do Senado aprovou um projeto de premiação que visa incentivar a população a fazer mais denúncias anônimas através do telefone. Pra ver como é difícil no Brasil: Até para fazer algo em benefício próprio o povo espera e, muitas vezes, exige recompensa, Agora vai para discussão no Plenário

Vamos sugerir!
Você sabia que a sugestão de qualquer pessoa, com embasamento legal e bem elaborada, pode transformar-se em projetos de em lei? Foi o que aconteceu às sugestões da sergipana Valdira Vieira e do baiano Ramon Duarte. A primeira pediu criar-se uma lei que concedesse desconto de 30% no preço de automóveis adquiridos por professores; o segundo sugeriu piso salarial para psicólogos de R$ 4,8 mil por 30 horas semanais. E já estão tramitando como projetos de lei do Senado.

Como sugerir
Basta submeter as ideias à apreciação do portal  e-Cidadania. Durante 120 dias elas ficam sob a avaliação dos internautas. As que receberem o aval de mais de 20 mil pessoas transformar-se-ão em sugestões legislativas. Em seguida, serão analisadas pelos senadores Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que decidirão se as sugestões virarão projetos de leis ou se são arquivadas.

Mais medicamentos
Quem sofre de Doença de Parkinson doravante terá direito a dois novos medicamentos. O Ministério Público acaba de incluir Rasagilina (1mg) e Clozapina (25mg e 100 mg) na lista de remédios para serem distribuídos para cerca de 200 mil pessoas que sofrem com a doença no país. Já eram distribuídos no SUS: Pramipexol; Amantadina; Bromocriptina; Entacapona; Selegilina; Tolcapona e Triexifenidil. Outros três são distribuídos pelo Programa Farmácia Popular, com desconto de até 90%: Levodopa+Carbidopa, Biperideno e Levodopa.

Sangue novo
No Dia Estadual do Doador Voluntário de Sangue, comemorado nesta hoje (23), conforme Lei Nº 14.353, de 19.05. 2009, deixo uma dica: Motaxistas como divulgadores das campanhas e incentivadores da doação de sangue. Público fácil e diversificado eles têm; razões para aderir, também. E mais: é grande a quantidade de sangue consumida por vítimas do mau uso do mesmo veículo (moto) utilizado por esses profissionais. Adesão voluntária e maciça da classe seria o ideal. Não havendo, que o Hemoce estimule!

Polivalente
Assim foi, em Sobral, José da Mata e Silva (1900-1983). Foi vereador em vários mandatos; atuou na comissão de finanças da Câmara Municipal; presidiu a Câmara; fundou escola, com biblioteca aberta ao público; esteve à frente do Clube Artístico Sobralense, além de ser admirado e respeitado por todos os segmentos sociais do município.

Responda, se souber
Quantos museus existem em Sobral? Resposta na Coluna de Amanhã

É mesmo, né?
"A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que não têm nada ainda têm esperança".  (Tales)



Nenhum comentário:

Postar um comentário