terça-feira, 28 de novembro de 2017

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - QUARTA-FEIRA - 29.11.17

Vagas para médicos
Atenção médicos formados no Brasil ou com diploma do exterior revalidado por aqui! Ontem (28) o Ministério da Saúde lançou novo edital com vagas para esses profissionais no Programa Mais Médicos. Se classificados, a partir de janeiro de 2018 terão de trabalhar em unidades de saúde de 557 municípios de todos os estados. Para concorrer basta se cadastrar no site do programa até as 18h de sexta-feira (1º).

O Programa
Em funcionamento desde 2013, a finalidade do Mais Médicos é ampliar a assistência na Atenção Básica, dotando regiões com carência desses profissionais da saúde. Atualmente, o programa tem mais 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios; 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. O Mais Médicos atende a cerca de 63 milhões de brasileiros.

Burrice total
Já que hoje transcorre o 40º aniversário da Lei 6.515 (Lei do Divórcio), destaco aqui uma pérola da MPB ligada ao tema. Naquele ano (1977), em plena ditadura, o cantor, compositor e advogado Luiz Ayrão compôs “13 anos”, numa referência subliminar ao tempo que já durava o regime. Desconfiaram do título e a música foi prontamente censurada.

Casou bem
Mas, associando inteligentemente título e letra, Ayrão apenas trocou o nome para “Divórcio”, o que havia sido aprovado naquele ano. E os “geniais” censores engoliram direitinho. Começa assim: Treze anos eu te aturo/Eu não aguento mais/Não há Cristo que suporte/Eu não suporto mais/Treze anos me seguro/E agora não dá mais/Se treze é minha sorte/Vai, me deixa em paz...

Quem diria!
Como os tempos mudaram! Foragido desde a sexta-feira (24), se fosse noutros tempos Antônio Carlos Rodrigues, presidente nacional do PR e ex-ministro dos Transportes, certamente tiraria isso de letra. Mas, encurralado, entregou-se hoje à Polícia Federal em Brasília. Estava sendo investigado na Operação Chequinho, sob a acusação dos crimes de corrupção, concussão, participação em organização criminosa e falsidade na prestação das contas eleitorais.

Até amanhã
Encerra-se nesta quinta-feira (30) o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre deste ano. Quem não renovar o contrato não terá direito ao financiamento para este semestre, podendo, apenas, tentar novo aditamento no semestre que vem. Apesar de o prazo já ter sido prorrogado duas vezes, o Ministério da Educação (MEC) garante que agora essa será a última chance.

De noooovo?
Será que teremos de assistir àquela mesma novela de entra e sai prefeito em Sobral? Pelo menos, alguns motivadores já temos: a cassação dos diplomas do prefeito Ivo Gomes e da vice Christiane Coelho; as inúmeros estratégias jurídicas que podem ser usadas pelos contendores; a burocracia da Justiça e, de sobra, a reconhecida morosidade. Ninguém merece!

Ringue 
Como lamentavelmente era esperado, já começam a se acirrar os ânimos dos que torcem pela permanência de Ivo Gomes no executivo municipal e dos que desejam vê-lo definitivamente fora do poder. Hoje até passeata já houve desses últimos. E podem aguardar que as redes sociais provavelmente irão virar ringue virtual de xingamentos e baixarias. Pra que isso?!

Lição
Àqueles que já aquecem seus punhos, ou melhor, línguas, nada melhor que fazer um retrospecto na história e relembrar do entra-e-sai dos prefeitos Ricardo Barreto e Façanha Jr. (que era vice). Avaliando o que houve, detecta-se que quem perdeu mais foram os “pobres mortais” que se digladiaram e arranjaram inimizades por causa de seus políticos preferidos. Munir-se de muita educação, prudência, responsabilidade no falar e no escrever e humildade pode ser o melhor conselho nesse momento que antecede o que ainda está por vir. Pensem nisso!

Miss sobralense
Em 1955, a sobralense Emília Barreto Correa Lima tornou-se Miss Brasil. No concurso para Miss Universo ela ficou em 15º lugar.

Responda, se souber
Onde tradicionalmente eram montados os grandes circos e parques que vinham para Sobral? Resposta na Coluna de amanhã.

É mesmo, né?
"A morte não extingue, transforma; não aniquila, renova; não divorcia, aproxima".  (Rui Barbosa)

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário