quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - SEXTA-FEIRA - 08.11.17

Carnificina nacional
Ontem (7), a Small Arms Survey, empresa mundial que estuda a violência armada, divulgou levantamento que deveria ser levado mais a sério.  Eles demonstram claramente o quando o Brasil precisa investir na busca de segurança para seus habitantes. Segundo a empresa, no ano passado o País foi o que registrou o maior número de mortes violentas no mundo.

Lástima!
Faz vergonha ser seja preciso também vir alguém do estrangeiro para mostrar o que só as autoridades parecem não enxergar. É constrangedor ver que estrangeiros vêm aqui unicamente para reforçar o que a maioria dos brasileiros já sabe sobre a nossa realidade. E que já está cansada de pedir socorro aos governantes. Pior: em vão.

Números
Foram 70,2 mil pessoas assassinadas, o que corresponde a mais de 12% do total ocorrido em todo o planeta. Por aqui a violência já ultrapassa a registrada na Índia, Nigéria, Síria e Venezuela. Foi constatado também que o Brasil também é o terceiro país em que mais se matam mulheres no mundo.

Causas
O autor do estudo, Gergely Hideg, indica os três principais fatores que estão desencadeando essa grande quantidade de mortes violentas. São eles: a falta do estado de direito para uma parcela da população, a cultura da violência e o crime organizado. Financiada pelo governo da Suíça, essa pesquisa conta com apoio e colaboração de programas da ONU. 

Novo Fies
O presidente Michel Temer sancionou ontem as novas regras a serem aplicadas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies. As principais mudanças contemplam taxa de juros, prazo para pagamento do saldo devedor e aumento da faixa de renda para os interessados no financiamento. Aproveitem!

Vagas
O novo Fies oferece 310 mil vagas para o próximo ano e vai ofertar 100 mil vagas a juro zero para estudantes mais carentes. As novas regras passarão a valer para os contratos firmados a partir do primeiro semestre de 2018. Quem já tem contrato em andamento poderá migrar para a nova legislação.

CNH Popular Estudantil 
Estudantes com 18 anos, que concluíram o Ensino Médio em 2016, serão beneficiados com CNH gratuito graças à parceria firmada entre a Secretaria da Educação (Seduc) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). O anúncio feito na quinta-feira (7) pelo Governador do Ceará, Camilo Santana, e contemplará inicialmente 8 mil estudantes. Os selecionados serão divulgados em Edital a ser publicado pela Secretaria de Educação do Estado. Em seguida, os candidatos realizem cadastro no site do DETRAN-CE. 

Concordo
Nesta semana foi apresentado pela vereadora Alessandra Ponte (PDT) o Projeto de Lei (nº 2162/2017), que proíbe a “queima, soltura e manuseio de fotos de artifício, artefatos pirotécnicos rojões e foguetes que causem poluição sonora, como estouros e estampidos, no município de Sobral”. Se aprovado, trará enormes benefícios para pessoas doentes, idosos, crianças e animais, que passam a apresentar problemas de saúde ou até pioram seu estado com o foguetório sem sentido. Parabéns, Alessandra!

É fogo!
Lamentavelmente, algumas pessoas estão tentando desviar a discussão desse projeto para o campo da política partidária. De modo especial, quem não concorda com alguns atos do prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT). Só que há muito tempo, não apenas Ivo, mas também pessoas que analisam o problema com mais profundidade, já demonstravam vontade de que houvesse paradeiro nos foguetórios. Que o diga quem tem sob seus cuidados pessoas e animais mais sensíveis a forte barulho.

Abrigo
A última grande obra de Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo da Diocese de Sobral, foi a construção do Abrigo Sagrado Coração de Jesus, inaugurado em 08 de setembro de 1953.

Responda, se souber
A que santo (a) é dedicada a Capela existente no Abrigo? Resposta na Coluna de amanhã.

É mesmo, né?
"As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças".  (Charles Darwin)





Nenhum comentário:

Postar um comentário