sexta-feira, 30 de março de 2018

COLUNA WILSON BELCHIOR: Político palmense visita o Governador


Certa feita, um político palmense foi visitar o Governador Raul Barbosa (foto, 1911-1975) - em Fortaleza, no Palácio da Luz. O palácio tinha uma fachada que dava para a famosa Praça dos Leões, arborizada com oitizeiros, que no momento se encontravam de frutos carregados.

Por baixo dos oitizeiros, já naquele tempo era comum,  o político conservador viu conversando representantes do embrionário Partido do Arco-íris, que depois teria por líder inconteste o famoso chefe Zé-Tatá.

No dia da visita, o Governador usava um terno de linho branco e uma bela gravata italiana, azul escuro, com desenhos geométricos, formando com o terno um belo e harmonioso contraste. Como se não bastasse, o governador estava perfumado, com um caro perfume francês.

O céu estava escuro, relampejava parecendo que fosse chover, quando, de repente, o governador vai à janela, tentando fugir da bajulação do político, da baba asquerosa e vil da sua servilidade, é acompanhado por ele, quando diz: A atmosfera está carregada.

Polidamente insinuando ao político que era hora de ele encerrar a visita, antes da chuva começar.

O político palmense, olhando para os oitizeiros, assim falou: O senhor tem toda razão, nobre e bom governador. Tão mesmos carregados, tão quase “lascando os gaios”...

De volta à terra natal, impressionado com o governador e a riqueza do palácio, afirmou aos seus eleitores que embora não tendo conseguido nada do que pleiteara, a visita havia sido proveitosa. E para eles assim se expressou: 

Meus distintos eleitores, que lindo é o Palácio da Luz, que luxo, que encanto, que homem importante e cheiroso é o nosso governador. Depois dessa visita eu desejaria ser pelo menos a gravata do Dr. Raul Barbosa.

Frente à explicação, na Palma “gravata do raul” virou um neologismo pejorativo. E muito lá se ouvia: tu és ou tu não passas de um “gravata do Raul”.




(*) Wilson Belchior é engenheiro civil, articulista, poeta e memorialista.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário