sexta-feira, 21 de setembro de 2018

DE OLHO NA LÍNGUA - Prof. Antônio da Costa (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 22.09.18)

Sujeitos constituídos pelas expressões “um e outro”, “nem um nem outro” ou “nem...nem”

Na concordância verbal com tais expressões, o verbo fica no singular ou plural, indiferentemente: Veja a indiferença com que um e outro ouve/ ouvem o discurso; Nem um nem outro queria/queriam ceder; Um e outro aluno passou/passaram; Nem uma nem outra casa ruiu/ruíram; Nem Hilca nem Isabel me consolou/consolaram; Nem você nem eu chegarei/chegaremos a tempo.

OBS.: Em orações como “um e um são dois”, “dois e dois são quatro”, o sujeito é composto só aparentemente, porquanto não se pode atribuir o predicado a um só núcleo do sujeito, mas a ambos ao mesmo tempo, que formam um todo uno e indivisível; portanto, o sujeito é único.

Estão no mesmo caso as orações que têm como núcleo do sujeito infinitivos que formam um todo. Por exemplo: “Crer em Jesus Cristo e viver como pagão é grande absurdo” (Vieira). O absurdo resulta da contradição entre os dois atos, não sendo possível atribuir a um só núcleo aquilo que se declara no predicado; há, também aí, somente um sujeito. Outros exemplos: “Professar uma doutrina e praticar outra é uma indignidade”; “Jejuar e guardar pão não é abstinência, é avareza” (Vieira); “Poder fazer mal e não fazer é milagre da graça” (Vieira).

Não existe nenhuma palavra com acento na sílaba anterior à antepenúltima (sílaba)?
Existem dois nomes que, aportuguesados do Latim, possuíam acento na pre-antepenúltima sílaba: déficite e hábitate. Hoje, porém, ambas são registradas oficialmente assim: défice e hábita. Algumas formas verbais, seguidas de pronome oblíquo, possuem acentuação na pre-antepenúltima sílaba: cantávamo-la, fazíamo-lhes. Pronuncie corretamente: défice e àbita (Não diga: habitate).

Como fica, na divisão silábica, palavras como: nacional, consciência e coelho?
Ficam assim: cons-ci-ên-cia (dê preferência a: cons-ci-ên-ci-a), na-cio-nal e co-e-lho. Na palavra consciência, o primeiro encontro vocálico é hiato, e não ditongo, visto serem bem pronunciados ambos os fonemas. Na palavra coelho, não podemos ver ditongo pela mesma razão: ambos os fonemas são bem pronunciados, não sendo, assim, formadores de ditongo, onde um fonema vocálico prevalece sobre o outro.

Sujeitos entre uma destas expressões: bem como; assim como; do mesmo modo que; ou, simplesmente, como.
A concordância verbal é feita com o sujeito ou antecedente de tais expressões. Exs.: A vida, assim como a matéria e a energia, sempre existiu; Juçara e o marido, do mesmo modo que nós todos, vivem uma fase difícil; O homem, bem como todos os seres humanos, é mortal.

A norma é a mesma, se no lugar de tais expressões aparecer palavra denotativa de exclusão (menos, exceto, etc.): Todos, menos eu, ganhamos prêmios; Ninguém, exceto nós, chegou tarde.

Existe, em nossa Língua, palavra com dois acentos?
Não. A palavra órfão, por exemplo, só traz um acento: o agudo. O outro sinal (til) não é acento, mas simples sinal de nasalação (ou nasalização). Ou seja, sinal que serve para indicar sílaba nasal.



(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do LP Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contato: (88) 99762-2542.


Nenhum comentário:

Postar um comentário