A primeira pesquisa de intenção de votos
para o 2º turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) trouxe a maior
diferença entre os candidatos desde a eleição presidencial de 2002, considerando
levantamentos feitos pelo instituto Datafolha.
A
pesquisa divulgada na quarta-feira (10) mostrou uma distância de 13 pontos
entre os concorrentes: nos votos totais, Bolsonaro tem 49% das intenções de
voto, e Haddad, 36%.
É
a mais alta diferença desde a primeira pesquisa do 2º turno de 2002, quando 26
pontos separavam Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de José Serra (PSDB). A
comparação também leva em conta o percentual de votos totais de cada candidato.
Em 1989,
Fernando Collor de Mello (PRN) começou o segundo turno com uma vantagem de 9
pontos sobre Lula. Nas eleições seguintes (1994 e 1998), não houve segundo
turno. Já na disputa de 2002, a vantagem de 26 pontos de Lula sobre Serra
marcou a maior desse conjunto de pesquisas desde a redemocratização.
Em 2006,
a primeira pesquisa de intenção de votos do Datafolha no segundo turno mostrou 7 pontos de vantagem de Lula sobre Geraldo Alckmin (PSDB).
A mesma diferença foi registrada na primeira pesquisa da eleição seguinte, em
2010 quando Dilma Rousseff (PT) disputava a Presidência com José
Serra (PSDB).
Já
o segundo turno de 2014 foi aquele que se iniciou com menor diferença entre as
intenções de votos totais: Aécio Neves (PSDB) superava Dilma Rousseff por
dois pontos percentuais.
Brancos, nulos e indecisos - O levantamento também mostra que a soma de votos brancos / nulos /
nenhum e indecisos ("não sei") na primeira pesquisa de intenção de
votos do Datafolha atingiu em 2018 o maior patamar da série, numericamente.
- 1989: 13%
- 2002: 10%
- 2006: 7%
- 2010: 11%
- 2014: 10%
- 2018: 14%
Todas as pesquisas têm margem de erro de dois pontos percentuais
para mais ou para menos. Para o levantamento foram consideradas as pesquisas
divulgadas nas seguintes datas:
- 25 de novembro de 1989;
- 11 de
outubro de 2002;
- 06 de
outubro de 2006;
- 10 de
outubro de 2010;
- 09 de
outubro de 2014;
- 10 de
outubro de 2018.
Sobre a pesquisa de 10 de outubro de 2018
- Margem de erro: 2 pontos
percentuais para mais ou para menos
- Entrevistados: 3.235 eleitores
em 227 municípios
- Quando a pesquisa foi feita: 10 de outubro
- Registro no TSE: BR-00214/2018
- Nível de confiança: 95%
- Contratantes da pesquisa: TV Globo e
"Folha de S. Paulo"
O nível
de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de
95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que
é de 2 pontos, para mais ou para menos. (G1)
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