sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Fatos históricos de 21 de setembro

21 de novembro é o 326º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 40 dias para acabar 2020. 

- Dia Mundial da Espinha Bífida (Dividida) - Comemoração apoiada pela FEBHI (Federação Espanhola de Associações de Espinha Bífida e Hidrocefalia ou "Federación Española de Asociaciones de Espina Bífida e Hidrocefalia"), que está relacionada com a má-formação congênita da coluna vertebral (Oculta, Meningocélica ou Mielomeningocélica).

- Dia Mundial da Pesca - Comemoração que também é conhecida por franceses como "Dia Mundial de pescadores artesanais e trabalhadores do mar" ou "journée mondiale des pêcheurs artisans et des travailleurs de la mer". Foi instituída durante o Fórum Mundial de Pescadores Artesanais e Trabalhadores do Mar, realizado na cidade indiana de Nova Delhi em 1997 com a presença de delegações de 33 países.

- Dia Mundial da Televisão - Comemoração instituída pela ONU  na resolução 51/205, de 17.12.1996, para marcar a data da realização do "1º Fórum Mundial da Televisão", ocorrido em 21.11.1996.

- Dia Mundial das Saudações - Comemoração celebrada em mais de 180 países e criada em 1973, a partir da iniciativa dos professores norte-americanos, Brian McCormack (Universidade do Arizona) e Michael McCormack (Universidade de Harvard), em resposta à "Guerra do Yom Kippur" de Israel contra os palestinos, em que as pessoas são convidadas a dizer olá! a pelo menos 10 pessoas nesse dia.

- Dia Mundial das Monjas de Clausura - Comemoração de católicos, em tributo às freiras que vivem uma vida de contemplação e meditação em conventos, e que está relacionada com a celebração do "Dia da Apresentação da Virgem Maria no Templo"

- Dia Nacional da Homeopatia e do Homeopata - Comemorado no Brasil para marcar a data da chegada em terras brasileiras do homeopata francês, Jules Benoît Mure, em 21.11.1840, a partir do que, foram criadas Associações, Ambulatórios e cursos de Homeopatia no país, graças ao apoio que foi dado para essa ciência pelo Governo Imperial brasileiro.

- Dia Nacional do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação - Comemoração do Brasil, conforme Lei Nº 12.685, de 18.07.2012, que está de alguma forma relacionada com a data da "Declaração dos Direitos das Crianças", que foi aprovada na 14ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas na Resolução Nº 1386, de 20.11.1959 e adotada no Brasil em 1990.

Dia Estadual de Conscientização do Teste da Orelhinha - Comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.208 de 25 de setembro de 2008, tendo por fim informar aos cidadãos sobre a importância do exame que utiliza a técnica conhecida como UNHS [Triagem Auditiva Neonatal Universalou Universal Newborn Hearing Screening"], além de diagnosticar e prevenir, em crianças e recém-nascidos, doenças como a surdez.

EVANGELHO (Mt 12,46-50)

33ª Semana do Tempo Comum

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor. 

SANTO DO DIA: Apresentação de Nossa Senhora no Templo

EFEMÉRIDES

 

Coelho Neto (1864-1934)

164 a.C. - Judas Macabeu, filho de Matatias da família dos asmoneus, restaura o Templo em Jerusalém. Este evento é comemorado todos os anos pelo festival de Chanucá.

235 - Eleição do Papa Antero.

1237 - Ryazan é conquistada pelos mongóis, liderados por Batu Khan após 5 dias de cerco.

1694 - Nasceu Voltaire (François-Marie Arouet), em Paris, França, onde também morreu em 30.05.1778. Foi poeta, ensaísta, dramaturgo, filósofo e historiador iluminista. Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio. É uma dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana. Escritor prolífico, Voltaire produziu cerca de 70 obras em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatro, poemas, romances, ensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos.


1695 - Morreu Purcell (Henry Purcell), em Londres, Inglaterra, onde também nasceu em 10.09.1659. Foi um compositor que, apesar de uma vida relativamente breve, permanece um dos mais importantes compositores ingleses. Sua facilidade em compor para todos os gêneros e públicos, sua popularidade na corte durante reinados de três monarcas e sua vasta produção de odes cortesãs, música cênica, anthems' sacros, canções e catches' seculares, música de câmara e voluntaries para órgão são uma prova clara de seu prodigioso talento. Compôs as óperas Dido and Aeneas e A tempestade. São famosas suas Lições para cravo, suas Odes, Hinos, composições religiosas e bem assim, sonatas e fantasias para viola.

1753 - Nossa Senhora do Rosário Aparece no Rio potiguar em Natal-RN e instituição da festa da Gloriosa e Excelsa Nossa Senhora da Apresentação

1783 - O inventor francês Jean François Pilatre de Rozier e o marquês François-Laurent d´Arlandes fazem o primeiro voo tripulado em um balão de ar quente da história da aviação. Os dois voam sobre Paris (França) por 25 minutos antes de pousarem suavemente.

1830 - Morreu Líbero Badaró (Giovanni Battista Libero Badaró), em São Paulo (SP), assassinado por inimigos políticos. Sua morte agitou a opinião pública e precipitou a saída de Dom Pedro. Foi jornalista, político e médico italiano radicado no Brasil. Nasceu em Laigueglia, Itália, em 1798. Líbero Badaró nasceu na Itália e mudou-se para o Brasil, no ano de 1826. No Brasil, ele nacionalizou-se, radicou-se e veio a tornar-se um liberal, um liberalista, ou seja, um homem de princípios políticos em busca da liberdade dos cidadãos. Na Itália, ele havia frequentado as universidades de Turim e Pávia, onde formou-se em medicina. Ainda na Europa, publicou algumas obras técnicas, versando sobre fisiologia, zoologia e botânica.

1854 - Nasceu Papa Bento XV (Giacomo della Chiesa), em Gênova, Itália. Foi Papa desde 3 de setembro de 1914 até à data da sua morte em 22 de Janeiro de 1922) em Roma, Itália. Ele foi eleito papa pouco depois da explosão da Primeira Guerra Mundial e manteve uma posição de neutralidade durante todo o conflito.

1877 - Thomas Edison anunciou a invenção do fonógrafo, um aparelho que gravava e reproduzia a voz humana.

1905 - O artigo de Albert Einstein que leva à fórmula da equivalência massa–energia, E = mc², é publicado na revista Annalen der Physik.

1910 - Marinheiros a bordo dos navios de guerra do Brasil, incluindo o Minas GeraesSão Paulo e Bahia, se rebelam violentamente no que é hoje conhecido como a Revolta da Chibata. 

1913 - A justiça de São Petersburgo queima manuscritos de Leon Tolstoi.

1920 - Forças especiais inglesas abriram fogo aleatoriamente em um estádio de Dublin, matando 14 pessoas em represália a uma ação do IRA que matou 13 agentes ingleses. O episódio ficou conhecido como "Domingo Sangrento". Em 1972, aconteceu outro "Domingo Sangrento" quando vários irlandeses foram mortos durante uma manifestação.

1923 - Morreu Pereira da Costa (Francisco Augusto Pereira da Costa), em Recife (CE), onde também nasceu em 16.12.1851. Foi um advogado, jornalista, historiador e político brasileiro.

1926 - Morreu o poeta Raul de Leoni, em Itaipava (RJ). Nasceu em Petrópolis (RJ), em 30.10.1895.

1929 - Nasceu Benedito Nunes (Benedito José Viana da Costa Nunes), em Belém (PA), onde também morreu em 27.02.2011. Foi um filósofo, professor, crítico de arte e escritor. Foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia do Pará, depois incorporada à Universidade Federal do Pará - UFPA

1930 - Washington Luís, presidente do Brasil deposto, parte para o exílio na Europa.

1931 - Morreu Francisca Praguer Fróes, no Rio de Janeiro (RJ). Foi médica e feminista, uma pioneira em todas as áreas onde atuou: foi das primeiras mulheres formadas em Medicina e também a defender direitos femininos. Nasceu em Cachoeira (BA), em 21.10.1872.

1934 - Morreu Coelho Neto (Henrique Maximiano Coelho Neto), no Rio de Janeiro (RJ). Foi um escritor (cronista, folclorista, romancista, crítico e teatrólogo), político e professor, membro da Academia Brasileira de Letras onde foi o fundador da Cadeira número 2. Foi considerado o "Príncipe dos Prosadores Brasileiros", numa votação realizada em 1928 pela revista O Malho. Apesar disto, foi consideravelmente combatido pelos modernistas, sendo pouco lido desde então, em verdadeiro ostracismo intelectual e literário. Nasceu em Caxias (MA), em 21.02.1864.

1945 - Guatemala é admitida como Estado-Membro da ONU.

1947 - Nasceu Alcione (Alcione Dias Nazareth), em São Luís (MA). É cantora e instrumentista (de sopro, como clarinete). Ficou conhecida pelo apelido de "Marrom".

1947 - Dissolução dos partidos anticomunistas na Polônia e na Hungria.

1949 - A ONU faz um acordo para que se outorgue a plena independência a todas as antigas colônias italianas.

1953 - O Museu de História Natural de Londres anuncia que o crânio do "Homem de Piltdown", inicialmente considerado um dos mais importantes crânios de hominídeos fossilizados já encontrados, é uma farsa.

1953 - Nasceu Fábio Jr. (Flávio Airosa Correia Galvão), em São Paulo (SP). É um cantor, compositor, ator e apresentador. Teve vários papéis de protagonista na Rede Globo. Atualmente, está sem fazer novelas desde 1998, seu último trabalho foi na novela Corpo Dourado.

1956 - O general Juarez Távora é preso por 48 horas em sua casa por ter criticado o governo de Juscelino Kubitschek durante um pronunciamento. Juarez do Nascimento Fernandes Távora nasceu em Jaguaribemirim (CE), atual Jaguaribe, em 14.01.1898, e morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 18.07.1975. Foi um importante político brasileiro.

1959 - O disc jockey americano Alan Freed, que popularizou o termo "rock and roll" e música desse estilo, é demitido da rádio WABC-AM por alegações de que ele havia participado do escândalo do jabaculê.

1962 - O Exército de Libertação Popular chinês declara um cessar-fogo unilateral na Guerra sino-indiana.

1962 - O famoso show de Bossa Nova, responsável pelo lançamento do movimento nos Estados Unidos, foi realizado no Carnegie Hall, em Nova York. João Gilberto e Tom Jobim participaram da apresentação.

1963 - O Concílio Vaticano II autoriza a utilização das línguas vernáculas nos rituais da Igreja Católica.

1964 - A ponte Verrazano-Narrows é aberta ao tráfego. Na época, é a ponte suspensa mais extensa do mundo.

1964 - Pelé marca seu recorde de gols numa só partida (8 gols no jogo Santos 11 X 0 Botafogo de Ribeirão Preto).

1965 - Morreu Astrojildo Pereira Duarte Silva, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um escritor, jornalista, crítico literário e político brasileiro, fundador do Partido Comunista Brasileiro/Partido Comunista do Brasil, em 1922. Nasceu em Rio Bonito (RJ), em 08.11.1890.

1966 - O chanceler Juraci Magalhães afirma estar convicto da oportunidade de criação da Força Interamericana de Paz, em face das novas formas de agressão das forças subversivas.

1966 - O Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) foi criado. Ele seria substituído pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

1966 - Decreto-Lei nº 73 reformula a legislação brasileira de seguros.

1968 - Presidente Costa e Silva sanciona a Lei de Censura de obras teatrais e de cinema e cria o Conselho Superior de Censura.

1969 - A primeira conexão permanente da ARPANET é estabelecida entre a Universidade da Califórnia em Los Angeles e o SRI International.

1970 - O governador português da Guiné-Bissau determina o início da operação "Mar Verde", com a finalidade de capturar ou mesmo eliminar os líderes do PAIGC, então aquartelados em Conacri.

1972 - Começa em Genebra a SALT II, segundo ciclo de conversações sobre limitações de armas estratégicas entre os EUA e a URSS.

1973 - A URSS nega-se a participar da repescagem para o Copa do Mundo de futebol. A FIFA exclui o país do torneio.

1974 - Aprovado o Programa de Desenvolvimento Social do Nordeste.

1975 - A Espanha volta a ter um regime monárquico. O rei Juan Carlos I assume o trono, legaliza os partidos políticos e marca eleições legislativas.

1979 - Morreu René Bittencourt (René Bittencourt Costa), no Rio de Janeiro (RJ). Do site Cifrantiga: “Foi compositor e durante muitos anos foi animador de shows de circos e teatros, e empresário de artistas. Mais tarde, como jornalista, colaborou em várias revistas e jornais especializados em música. Sua primeira composição gravada foi o samba Felicidade (com Noel Rosa), que também o gravou em disco Columbia, em 1932. Seu primeiro sucesso foi Sertaneja, canção gravada por Orlando Silva na Victor em 1940. Em 1947 Augusto Calheiros gravou Garoto da rua, na Victor. Em 1957 Caubi Peixoto gravou Prece de amor, pela Columbia, e em 1958 Nono Mandamento (com Raul Sampaio), pela Victor. Compôs ainda, em parceria com Francisco Alves, Canção da criança e Brasil de amanhã, ambas gravadas pelo cantor, acompanhado pelo Coro das Crianças da Casa de Lázaro, na Odeon, em 1952. Nasceu em Paquetá (RJ), em 23/12/1917”.

1980 - John Lennon e Yoko Ono posam nus para o fotógrafo Allan Tannenbaum.

1983 - A descoberta de uma jazida de ouro em Serra de Oliveiras, na Bahia, faz surgir uma nova corrida ao ouro.

1984 - É lançado na atmosfera o foguete Sonda 4.

1984 - A direção do PDS decide optar pela fidelidade partidária e votar em Paulo Maluf para o cargo de presidente da república do Brasil.

1986 - O governo federal anuncia o Plano Cruzado 2, programa de ajuste do Plano Cruzado. Entre as medidas adotadas, estão o aumento dos combustíveis e de tarifas públicas (energia e telefone), a extinção da OTN (Obrigação Reajustável do Tesouro Nacional) e a regulamentação do "gatilho" salarial.

1990 - Lançamento do videogame Super Nintendo e do jogo Super Mario World.

1990 - Governantes de 34 países concluem em Paris uma reunião destinada a terminar com a guerra fria.

1992 - A Igreja Anglicana da Austrália permite que mulheres se tornem pastoras.

1993 - Morreu Wilfred Bailey Bixby, de câncer na próstata, em Century City, Califórnia, EUA. Ficou famoso no seriado “O Incrível Hulk”, no papel do Dr. David Benner (o magrinho). Nasceu em 22.01.1934, em São Francisco, Califórnia, EUA.

1995 - A França faz testes nucleares no Pacífico do Sul.

1995 - O Acordo de Dayton é assinado na Base Aérea de Wright-Patterson, perto de Dayton, Ohio, encerrando três anos e meio de guerra na Bósnia e Herzegovina.

1996 - O Eurotúnel foi reaberto para uso limitado, após incêndio do dia 18.

1997 - Membros da Organização das Nações Unidas retomam a inspeção de instalações militares no Iraque, depois de uma crise de três semanas.

1997 - Lei nº 8.092 cria os seis Conselhos Regionais de Saúde de Fortaleza (CE).

1997 - “Aquarela do Brasil”, de Ari Barroso, foi eleita a mais importante canção dos últimos 100 anos.

1999 - Morreu Horácio Gómez Bolaños, na Cidade do México, onde também nasceu em 28.07.1930. Ator comediante de TV e cinema, destacando-se no papel de Godinez, no seriado "Chaves".

2000 - Alberto Fujimori foi destituído do cargo de presidente do Peru.

2001 - Presidente Fernando Henrique Cardoso lança no nordeste o Vale-Comida.

2002 - A OTAN convida a Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e Eslovênia a se tornarem membros.

2002 - Protestos contra o concurso de Miss Mundo deixou quase duzentos mortos Nigéria, devido a uma matéria de jornal cuja autora comentava que Maomé escolheria uma das candidatas como esposa.

2002 - Lançamento do livro “Dicionário Crítico de Escritores Brasileiros”, de Nelly Novaes Coelho.

2003 - Preso sob a acusação de molestar sexualmente um menino de 12 anos, Michael Jackson é liberado após pagar fiança de três milhões de dólares.

2003 - Anunciado o Plano Nacional de Reforma Agrária.

2005 - O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, abandona o Likud e funda o Kadima.

2005 - Presidente Luiz Inácio da Silva sanciona a “MP do bem”.

2006 - Ministro das Comunicações, Hélio Costa, anuncia banda larga para todos os municípios do Brasil até 2007.

2006 - Senadores aprovam 13º salário para beneficiários do Bolsa-Família.

2006 - Câmara dos Deputados conclui votação da Medida Provisória dos Aposentados.

2007 - Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprova entrada da Venezuela no Mercosul.

2008 - Petrobrás anuncia descoberta de reserva de pré-sal no litoral do Espírito Santo.

2009 - Destruídas 6 mil armas de brinquedo na Candelário – centro do Rio de Janeiro.

2010 - Papa Bento XVI celebra rito de entrega de anel aos novos 24 cardeais.

2011 - Presidenta Dilma Rousseff convoca reunião para tratar do vazamento de petróleo no Campo do Frade.

2011 - Cientistas brasileiros anunciam criação de vacina contra o câncer usando Trypanosoma cruzi.

2012 - CPI recomenda indiciamento de pessoas com Carlinhos Cachoeira.

2012 - Câmara aprova em 1º turno PEC que amplia direitos das empregadas.

2013 - Google lança plataforma de educação (Youtube Edu)

2013 - Congresso anula sessão que declarou vaga a Presidência da República de João Goulart.

2013 - Na República Centro-Africana, Caetano Veloso, Roberto Carlos e Jota Quest são premiados no Grammy Latino.

2014 - Governo suspende tributos de matérias-primas de biodiesel.

2014 - Papa Francisco pede mais solidariedade à luta contra a fome.

2015 - Realização de marchas silenciosas em diversas cidades da França.

2015 - Manifestantes contra o governo Dilma Rousseff retiram barracas em frente ao Congresso.

2015 - Sobe para 74 número de escolas ocupadas em São Paulo.

2016 - Papa Francisco diz que padres podem perdoar casos de aborto.

2016 - TV Brasil estreia o programa ‘Nos Corredores do Poder’.

2016 - defesa do ex-presidente Lula e juiz Sérgio Moro discutem em audiência.

2016 - Brasil reduz em 1,6% para 1% previsão de alta do PIB para 2017.

2016 - Banco do Brasil anuncia plano de estatização.

2017 - IX Colóquio Nacional da Associação Francone Internacional de Pesquisa Científica em Educação.

2017 - Ministério Público Federal lança projeto de combate ao desmatamento ilegal.

2017 - O presidente do Irã, Hassan Rouhani, declara o fim do grupo extremista Estado Islâmico.

2017 - O presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, diz que o banco “não é babá de mau empresário”.

2017 - Ministério Público Federal lança projeto de combate ao desmatamento ilegal.

2017 - O presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, critica juízes com férias de 60 dias.

2017 - A procuradora-geral Raquel Dodge diz que o Rio de Janeiro é “terra sem lei”.

2017 - Senado aprova voto distrital misto para deputados e vereadores.

2017 - Certidão de nascimento, casamento e óbito passa a ter número de CPF.

2017 - Após apelação, pena de Eduardo Cunha é reduzida em 10 meses pelo TRF.

2018 - EUA suspendem ajuda de 1,6 bilhão de dólares em segurança ao Paquistão.

2018 – Presidente Maduro diz que trato dos EUA com caravana de imigrantes mostra ódio frente ao mundo.

2018 - México libera comércio de 38 produtos com derivados de maconha.

2018 - 2ª Feira do Conhecimento no Centro de Eventos do Ceará.

2018 - Brigadeiro Antônio Carlos Moretti Bermudez é nomeado comandante da Aeronáutica; Almirante Ilques Barbosa Júnior, comandante da Marinha; general Edson Leal Pujol, do Exército.

2018 - Polícia Federal investiga duas ameaças de morte contra Jair Bolsonaro.

2018 - Michelle Bolsonaro afirma que pretende participar de “todos os projetos sociais possíveis”.

2019 – Protesto de policiais nas escadarias da Assembleia da República, em Lisboa.

2019 – Nos EUA, Henry Kissinger alerta que conflito comercial EUA-China pode virar uma guerra.

2019 – França julga pela primeira vez policial por violência contra “coletes amarelos”.

2019 – Anistia Internacional pede o fim da repressão dos protestos no Chile.

2019 – Papa Francisco faz um apelo por proteção à dignidade das crianças.

2019 – Morreu Antônio Augusto Moraes Liberato, em Orlando, Flórida, EUA. Mais conhecido como Gugu Liberato ou Gugu, nasceu em São Paulo (SP), em 10.04.1959, foi um apresentador de televisão, empresário, ator, cantor e artista plástico brasileiro. Em 20 de novembro de 2019, Gugu sofreu uma queda em sua casa em Orlando, na Flórida, EUA. No hospital, seus familiares solicitaram que um médico brasileiro, amigo da família, viajasse até o local para avaliar o quadro clínico, para então decidir como proceder diante de tal situação. A morte de Gugu foi confirmada no dia seguinte. Foi sepultado no Cemitério Gethsêmani, na zona sul da capital paulista. O governador de São PauloJoão Dória, decretou luto oficial de três dias. Gugu vivia com a médica Rose Miriam Di Matteo, com quem teve três filhos João Augusto e as gêmeas Sofia e Marina. de São Paulo.

2019 – Greve de ônibus atinge linhas da zona leste de São Paulo.

2019 – Itaú é multado em R$ 3,8 bilhões sob acusação de suposta fraude fiscal.

2019 – Luma defende candidaturas próprias do PT e tenta atrair Marta Suplicy.

2019 – Presidente Bolsonaro lança o seu novo partido, Aliança pelo Brasil.

2019 - Ex-ministro de Dilma Rousseff, Fernando Pimentel é condenado a 10 anos de prisão.

2019 – Ministro Sergio Moro questiona “fraude” envolvendo Bolsonaro na morte de Marielle Franco.

TÚNEL DO TEMPO

Saiba mais sobre Homeopatia 


SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://datasdodia.net

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário