segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Fatos históricos de 24 de novembro

24 de novembro é o 329º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 37 para acabar 2020.

- Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais

- Dia Estadual do Mestre-Sala e Porta-Bandeira das Escolas de Samba - Comemorado no Rio de Janeiro (RJ), conforme Lei Nº 1904, de 28.09.1992 e Lei Nº 5.146, de 07.01.2010.

- Dia Mundial do Vovô.

EVANGELHO (Lc 21, 5-11)

34ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor. 


SANTO DO DIA: André Dung-Lac e companheiros mártires


EFEMÉRIDES

Charles Miller  (1874-1953)

380 - Teodósio faz seu advento, ou entrada formal, em Constantinopla.

496 - Eleição do Papa Anastácio II.

642 - Eleição do Papa Teodoro I.

1190 - Conrado de Monferrato torna-se rei de Jerusalém após seu casamento com Isabel I de Jerusalém.

1531 - Morreu Johannes Oekolampad, ou Oekolampadius, emWeinsberg, Suíça. Foi um teólogo, um humanista e reformador em Basileia. Seu nome de nascença era Johannes Heussgen (ou Husschyn, Hussgen, Huszgen, e por vezes Hausschein) um nome que ele traduziu para o grego, como era costume nesta altura entre humanistas: (oikos = casa e lampas = lâmpada). Nasceu em Basileia, Suíça, em 1482.

1572 - Morreu John Knox, em Edimburgo, Escócia. Foi um religioso reformador  que liderou uma reforma religiosa na Escócia segundo a linha calvinista. Seu lugar e data de nascimento continuam a ser debatidos, sendo Gifford Gate, nas proximidades da cidade de Haddington (20 quilômetros a leste de Edimburgo) o mais provável local, em 1514.

1631 - A cidade de Olinda (PE) é incendiada pelos holandeses.

1632 - Nasceu Baruch de Espinoza (Benedictus de Spinoza), em Amsterdã-Holanda (Países Baixos).  Foi um dos grandes racionalistas do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, juntamente com René Descartes e Gottfried Leibniz. Morreu em 21.02.1677, em Haia, Holanda.

1642 - O explorador neerlandês Abel Tasman avista a ilha que anos mais tarde adotaria nome em sua homenagem (Tasmânia).

1695 - Carta régia permite o envio de aguardente do Brasil para Angola, afirmando que o uso da aguardente serve "de remédio para algumas enfermidades".

1822 - Chegada de João José da Cunha Fidié a Campo Maior (PI), depois de onze dias de marcha acelerada. Partiu de Oeiras, capital imperial do Piauí, com destino a Parnaíba.

1825 - Dom Pedro I parte para a guerra Platina, no Uruguai.

1831 - O físico experimental inglês Michael Faraday anuncia a descoberta da lei do eletromagnetismo que leva seu nome, também conhecida como Lei da Indução.

1848 - Risorgimento: Papa Pio IX, disfarçado, fugiu para Gaeta, fortaleza localizada no Reino das Duas Sicílias

1859 - Primeira publicação do livro “A Origem das Espécies”, do naturalista britânico Charles Darwin. Nome completo do livro:"Sobre a origem das espécies através da seleção natural ou a preservação de raças favorecidas na luta pela vida", tradução de On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life). É um dos livros mais importantes da história da Biologia. Nele, Darwin propõe a teoria de que os organismos vivos evoluem gradualmente através da seleção natural.

1861 - Nasceu Cruz e Sousa (João da Cruz e Sousa), em Desterro, atual Florianópolis (SC).  Poeta alcunhado de Dante Negro e Cisne Negro, foi um dos precursores do simbolismo no Brasil.  Morreu em Estação do Sítio (atual Antonio Carlos-MG) em 19.03.1898.

1864 - Nasceu Henri de Toulouse-Lautrec (Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa), em Albie, França. Foi um pintor pós-impressionista e litógrafo, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX. Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau. Morreu em Saint-André-du-Bois, França, em 09.09.1901.

1870 - Morreu Isidore Lucien Ducasse, em Paris, França. Mais conhecido pelo pseudônimo literário de Conde de Lautréamont , nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 04.04.1846. Foi um poeta uruguaio que viveu na França. É o autor dos Cantos de Maldoror. Sua poesia também era apreciada por André Breton, que o considerava, de certa forma, como um dos precursores do surrealismo.

1874 - Nasceu Charles Miller (Charles William Miller), em São Paulo (SP). Pioneiro jogador de futebol, era filho do escocês John com uma brasileira de ascendência inglesa chamada Carlota Fox. É considerado o "pai" do futebol e do rugby no Brasil. Charles Miller morreu em São Paulo, em 30.06.1953.

1906 - Nasceu Rômulo Vasco da Gama de Carvalho, em Lisboa, Portugal, onde também morreu em 19.02.1997. Foi um químico, professor de Físico-Química do ensino secundário no Liceu Pedro Nunes e Liceu Camões, pedagogo, investigador de História da ciência em Portugal, divulgador da ciência, e poeta sob o pseudônimo de António Gedeão. Pedra Filosofal e Lágrima de Preta são dois dos seus mais célebres poemas.

1925 - Nasceu Van der Meer (Simon van der Meer), em Haia, Holanda. Foi um físico que recebeu o Nobel de Física de 1984, por contribuições fundamentais que levaram à descoberta das partículas de campo W e Z, transportadoras da interação fraca. É dele a ideia de criar feixes de partículas nucleares intensas pelo processo chamado do refroidissement stochastique (arrefecimento estocástico), que realizou nos Anéis de Armazenagem a Intersecções, um acelerador do CERN. Morreu em Genebra, Suíça, em 04.03.2011.

1927 - Eclipse solar total é visto no norte da Inglaterra e em Gales.

1932 - O presidente Paul von Hindenburg negocia com Adolf Hitler a formação de um novo governo na Alemanha.

1935 - Durante a Intentona Comunista, militares da ANL tomam o poder em Recife.          

1929 - Morreu Georges Benjamin Clemenceau, em Paris, França. Foi um estadista, jornalista e médico. Formado em medicina, ciência que cedo trocou pelas atividades políticas. Com 30 anos em 1871 Clemenceau integrava a Assembleia Nacional, na qual se manifestou veementemente contra o tratado de paz com o recém-unificado Império Alemão. Nasceu em Mouilleron-en-Pareds, França, em 28.09.1841.

1935 - Nasceu Carlos Imperial (Carlos Eduardo Corte Imperial), em Cachoeiro do Itapemirim (ES). Foi jornalista, comunicador, compositor e político (vereador mais votado do RJ em 1984). Eclético e polêmico, lançou artistas como Roberto Carlos, Wilson Simonal, Gretchen, etc. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 04.11.1992.

1935 - Durante a Intentona Comunista, Militares da ANL tomam o poder em Recife.

1937 - Governo Vargas decreta Intervenção Federal em todos os estados, menos Minas Gerais.

1940 - Segunda Guerra Mundial: a Primeira República Eslovaca torna-se signatária do Pacto Tripartite, juntando-se oficialmente às potências do Eixo.

1941 - Os nazistas abrem um campo de concentração para os judeus da República Tcheca. Nos pouco mais de três anos de existência do "gueto-modelo de Hitler", passaram por ali 140 mil pessoas.

1941 - Nasceu Randolph Pete Best, em Madras, Índia britânica. É um músico conhecido por ter sido o primeiro baterista do grupo de rock The Beatles. Best começou a tocar com o grupo em 1959 e continuou até a ida do grupo a Hamburgo (1960-1961), permanecendo até 16.08.1962 pouco depois da primeira audição para EMI. Foi então substituído por Richard Starkey, mais conhecido como Ringo Starr.

1951 - Morreu Alberto Frederico de Morais Lamego, no Rio de Janeiro (RJ). Foi geógrafo e historiador. Nasceu em Itaboraí (RJ), em 09.10.1870.

1951 - O navio Calypso, comandado pelo oceanógrafo francês Jacques Cousteau, parte para estudar os recifes no Mar Vermelho.

1955 - O governo provisório decreta e o Congresso aprova a implantação do estado de sítio em todo o Brasil por trinta dias.

1959 - A URSS aceita participar de estudo técnico com EUA e Reino Unido para detecção de explosões nucleares subterrâneas.

1963 - Lee Harvey Oswald, assassino do ex-presidente John Kennedy, foi morto a tiros por Jack Ruby, quando estava sendo transferido da cadeia para a sala de interrogatório. Lee Oswald nasceu em Nova Orleans, em 18.10.1939.

1963 - O sistema bipartidário foi instituído no Brasil com a criação da Aliança Renovadora Nacional (Arena) e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

1965 - Mobutu Sese Seko assume a presidência da República Democrática do Congo, dando início a 32 anos de ditadura.

1967 - O Marechal Castello Branco promulga nova Constituição legitimando o governo militar no Brasil.

1969 - Retorna à Terra a Apollo XII, tripulada pelos comandantes Conrad, Bean e Gordon, após ter chegado a superfície lunar.

1969 - Estados Unidos e URSS firmam o tratado de não proliferação de armas nucleares.

1969 - Programa Apollo: o módulo de comando da Apollo 12 cai com segurança no Oceano Pacífico, encerrando a segunda missão tripulada a pousar na Lua.

1974 - Donald Johanson e Tom Gray descobrem 40% do esqueleto completo do Australopithecus afarensis, apelidado de "Lucy", no Vale do Awash do Triângulo de Afar, Etiópia.

1974 - Nasceu Sabrina Parlatore, em Campinas (SP). É uma modelo e apresentadora de televisão brasileira.

1976 - Um terremoto na Turquia deixa 5.291 mortos e cerca de 50 mil desabrigados.

1980 - Proclamado o Parque Nacional do Lago Malawi.

1985 - Rafael Leonardo Callejas, candidato do Partido Nacional, ganha as eleições presidenciais em Honduras.

1985 - Morrem 60 pessoas e outras 26 ficam feridas em assalto realizado por um comando egípcio a um Boeing 737.

1989 - O Partido Comunista renuncia ao poder na Checoslováquia depois de movimentos populares de oposição.

1991 - Morreu Freddie Mercury (Farokh Bommi Bulsara), vocalista da banda Queen, vítima da AIDS, em Londres, Inglaterra. Nasceu em Zanzibar (Tanzânia), em 05.09.1946. É considerado pelos críticos e por diversas votações populares como um dos melhores cantores de sempre e com uma das vozes mais conhecidas do mundo.

1992 - Boeing 737 chinês explode no sudoeste do país, matando todas as 141 pessoas que estavam a bordo. Este foi o pior acidente aéreo da história da China.

1993- Na Inglaterra, dois meninos de 11 anos foram condenados à prisão perpétua por terem assassinado James Bulger, um bebê de dois anos.

1993- Morreu Abílio Martins, no Rio de Janeiro (RJ). Foi cantor, compositor e também foi puxador de sambas-enredo da Escola de Samba Lins Imperial do Rio de Janeiro.

1994 - Tropas sérvias-bósnias capturam 250 soldados da Força de Paz da Organização das Nações Unidas. Eles são usados como escudo contra os bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

1994 - Isaac Rabin e Yasser Arafat recebem o prêmio Príncipe de Astúrias.

1994 - Tropas sérvias-bósnias capturaram 250 soldados da Força de Paz da Organização das Nações Unidas. Eles foram usados como escudo contra os bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte

1995 - Marilyn Monroe é eleita a mulher mais sexy do século pela revista Playboy.

1998 - A America Online confirma a compra do programa de navegação de Internet, o“Netscape Communications”.

2002 - O coronel da reserva Lucio Gutiérrez é eleito presidente do Equador, derrotando o milionário Álvaro Noboa.

2003 - Um incêndio no dormitório da Universidade da Amizade entre os Povos, em Moscou, mata 36 estudantes estrangeiros.

2005 - Os brasileiros Emanuel e Ricardo conquistam o tricampeonato mundial de vôlei de praia.

2006 - A McLaren anuncia a contratação de Lewis Hamilton (o 1º negro a disputar a F1).

2006 - Morreu Espanta (David Cunha), em Açu (RN), de acidente de carro. Foi um humorista, eleito pela Globo Sat um dos dois melhores do Brasil, em 1997, em um concurso com revelações do humor.Nasceu em Mossoró (RN), em 18.11.1957.

2007 - D. Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo (SP), é nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI.

2008 - Presidente Lula afirma que “com o tempo o mundo vai se curvar aos biocombustíveis”.

2008 - O delegado Protógenes Queiroz é afastado da área de inteligência da Polícia Federal.

2009 - O Plano Nacional de Banda Larga é apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

2009 - Justiça do Rio de Janeiro concede direito ao regime semiaberto para Salvatore Cacciola.

2010 - O vinho é declarado “bebida nacional” da Argentina.

2010 - ONU pede mais médicos para combater epidemia de cólera no Haiti.

2011 - Comissão de Meio Ambiente do Senado conclui a votação do novo Código Florestal Brasileiro.

2011 - IBGE informa que taxa de desemprego se situou em 5,8% da população ativa em 10/2011.

2012 - Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro Bruno, é condenada a 5 anos de prisão. E Luiz Henrique Romão, o Macarrão, é condenado a 15 anos.

2012 - Presidente Dilma Rousseff demite todos os servidores indiciados na operação Porto Seguro. 

2013 - Irã e seis potências mundiais chegam a um acordo sobre o programa nuclear.

2013 - Sebastian Vettel vence o Grande Prêmio do Brasil.

2014 - Início Da Semana Nacional da Conciliação.

2015 - Vaticano abre julgamento de 5 pessoas acusadas de divulgar documentos confidenciais.

2015 - Um avião de combate Sukhoi Su-24 da Força Aérea Russa é abatido pela Força Aérea Turca sobre a fronteira entre Síria e Turquia, matando um dos dois pilotos; um fuzileiro naval russo também é morto durante um esforço de resgate subsequente.

2015 - Registrados 739 casos de microcefalia no Brasil.

2015 - Senado aprova Medida Provisória que transfere ao consumidor perdas do setor elétrico com seca.

2016 - CNN exibe por engano filme pornô por cerca de 30 minutos na região de Boston.

2016 - Câmara dos Deputados adia votação de anistia de caixa dois.

2016 - TSE revoga prisão de Anthony Garotinho e determina fiança de R$ 88 mil.

2016 - IBGE revela que casamento gay cresce 5 vezes mais que entre homem e mulher.

2016 - O governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia — Exército do Povo assinam um acordo de paz revisado, encerrando a guerra civil com mais de 50 anos de duração no país.

2017 - O ex-presidente José Mujica pede para que seja feito “todo o possível” para a paz na Colômbia.

2017 - Revista Time desmente tuíte de Donald Trump sobre ter sido selecionado como “Pessoa do Ano”.

2017 - Ex-presidente Lula mantém o plano de concorrer em 2018.

2017 - Procuradoria-Geral da República pede condenação e perda de mandato de Gleisi Hoffmann (PT).

2019 - ONU concede isenção a sanções sobre Pyongyang para realizar projeto com Seul.

2019 - Manifestantes (“coletes amarelos”) protestam contra aumento de combustíveis em Paris.

2019 - Presidente Trump ameaça fechar a fronteira com o México.

2019 - Paulo Guedes anuncia o economista Carlos Costa para secretário do governo Bolsonaro.

2018 - O presidente eleito Jair Bolsonaro diz que programas sociais passarão por auditoria.

2019 - Vênus e Júpiter se aproximam em um raro evento cósmico, visível a olho nu.

2019 - Uruguai vai às urnas no segundo turno das eleições presidenciais.

2019 - A presidente interina DA Bolívia, Jeanine Añez, promulga lei convocando novas eleições.

2019 - Papa Francisco celebra uma missa para a comunidade católica de NagasaKI.

2019 - Gleisi Hoffmann é reeleita presidente nacional do PT.

2019 - Bicampeão brasileiro, Leo Neves morre durante prova na praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).

TÚNEL DO TEMPO

Idosos e Alzheimer


SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.nossosaopaulo.com.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário