quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Fatos históricos de 26 de novembro

26 de novembro é o 331º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 35 para acabar 2020.

- Dia do Corpo Auxiliar da Marinha - Comemorado no Brasil para marcar a data do fim da "Revolta da Chibata" que foi liderada pelo navegante negro e herói brasileiro, João Cândido Felisberto. A Revolta pedia, entre outras coisas: o fim dos castigos físicos dentro da Marinha, melhorias na alimentação e anistia para todos os revoltosos que haviam se rebelado em 22.11.1910, após a aplicação integral da punição de 250 açoites contra o então marinheiro brasileiro, Marcelino Rodrigues, diante de toda a tripulação e não interrompida mesmo quando o castigado já havia desmaiado, por ele haver ferido um colega da Marinha dentro do encouraçado Minas Gerais.

- Dia Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade -Comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.884, de 21.11.2013, para marcar a data da fundação da CONTRATUH (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade), que foi constituída em 26.11.1988.

Dia do Ministério Público.

- Dia Estadual da Televisão - Comemorado no Ceará, conforme Lei Nº 14.019, de 10.12.2007, para marcar a data da inauguração da TV Ceará, que iniciou suas transmissões em 26.11.1960, como a 1ª emissora de televisão do Estado.

EVANGELHO (Lc 21, 20-28)

34ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.

23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor. 

SANTO DO DIA: São Leonardo de Porto Maurício

 EFEMÉRIDES

 
Padre Piamarta (1841-1913)

783 - A rainha asturiana Adosinda é mantida em um mosteiro para impedir que seus parentes tomem o trono de Mauregato.

1161 - Batalha de Caishi: uma frota da dinastia Sung luta contra navios da dinastia Jin no rio Yangtzé durante as Guerras Jin–Sung.

1476 - Vlad, o Empalador, derrota Bassarabe III Laiotă com a ajuda de Estêvão, o Grande e Estêvão V Báthory e se torna o governante da Valáquia pela terceira vez.

1607 - Nasceu John Harvard, em Londres, Inglaterra. Foi um pastor congregacional calvinista que foi viver nas colônias americanas, no Massachusetts, tendo feito uma importante doação à instituição que hoje tem o seu nome: a Universidade Harvard. Morreu em Charlestown, EUA, em 14.09.1638.

1694 - Fundação da cidade paraibana de Guarabira (Brasil). 

1696 - Morreu o advogado e poeta brasileiro Gregório de Matos Guerra, em Recife (PE). É considerado o maior poeta barroso do Brasil e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa. Tinha o apelido de Boca do Inferno por sua ousadia em criticar a Igreja católica, padres e freiras. Salvador também foi alvo de suas críticas. Nasceu em Salvador(BA), em 07.04.1923. Últimas palavras: "Estou morrendo entre dois ladrões, tal como Cristo ao ser crucificado" (depois de pedir que dois padres fiquem cada um de um lado).

1764 - A Companhia de Jesus (Jesuítas) é proibida na França.

1793 - O calendário republicano substitui o calendário gregoriano na França.

1801 - Charles Hatchett anuncia a descoberta de um novo elemento químico, o qual deu o nome de Colombium (anos depois redescoberto e que recebeu o nome de Nióbio).

1807 - Iniciou-se a viagem do príncipe regente Dom João e sua corte em direção ao Brasil. Outros 12 mil portugueses abandonaram seu país em direção ao solo brasileiro. É criado o Reino Unido de Portugal, Algarves e Brasil, que culminaria anos mais tarde na independência brasileira.

1827 - Nasceu Ellen Gould White, em Gorham, EUA. Foi uma cristã americana, profetisa e escritora cujo ministério foi fundamental para fundação do movimento Adventista sabatista, que mais tarde veio a formar a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Os adeptos do Adventismo consideram Ellen G. White uma profetisa contemporânea, embora ela mesma nunca tenha reivindicado para si esse título. Os adventistas acreditam que Ellen White teve o Dom de Profecia, como descritos em Apocalipse 12:17 e 19:10. A base dessa crença está no fato do Novo Testamento apontar que nos últimos dias os cristãos teriam novamente o dom de profecia para orientar a igreja. Morreu em Santa Helena, EUA, em 16.07.1915.

1839 - Nasceu Francisco Rangel Pestana, em Nova Iguaçu (RJ). Foi um jornalista, político e jurista, formado pela Faculdade de Direito de São Paulo (formou-se em 1863). Signatário do Manifesto Republicano (1870), foi deputado da província de São Paulo em diversas legislaturas e, proclamada a República, assumiu a direção da província no triunvirato em que também faziam parte Prudente de Morais e o coronel Joaquim de Sousa Mursa. Em 1890, foi eleitosenador, cargo que exerceu até 1896. Morreu em São Paulo (SP), em 17.03.1903).

1841 - Nasceu Padre Piamarta (João Batista Piamarta), em Bréscia (Itália). Foi um sacerdote católico que ficou conhecido pela dedicação à oração e aos mais necessitados. Fundou dois institutos para a educação dos jovens da cidade, o Instituto Artigianelli e a Colônia Agrícola de Remedello para os jovens do campo. Morreu na Colônia Agrícola de Remedello, Itália, em 25.04.1913. Foi proclamado beato pelo Papa João Paulo II em 12 de outubro de 1997, 84 anos após a sua morte. Foi canonizado pelo Papa Bento XVI em 21 de outubro de 2012, cuja festa litúrgica realiza-se em 26 de abril. Atualmente, seus filhos espirituais continuam a sua obra na Itália, em Angola, no Brasil e no Chile.

1845 - Curitiba é elevada a capital da província do Paraná. 

1853 - Nasceu Bat Masterson (William Barclay "Bat" Masterson), em Henryville, Canada. Foi uma figura legendária do Velho Oesteamericano. Ele foi caçador de búfalos, batedor do exército, jogador, delegado de fronteira, delegado federal, além de uma carreira como colunista e editor de esportes de um jornal de Nova Iorque. Descendente de Irlandeses, ele nasceu em Henryville, Quebec. Dizem que sua mãe (irlandesa com ascendência espanhola), era filha deAdrian Tenório, delegado e comerciante na região central espanhola. Conta-se que o apelido de "Bat" (Morcego), surgiu quando um desses animais sibilou pela igreja quando de seu batismo. Morreu em Nova Iorque, EUA, em 25.10.1921.

1854 - É criada a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, pelo decreto 3.347, sendo sai instalação em 31/03/1854.

1884 - Após ter liquidado as dívidas com os seus credores, o Barão de Mauá recebeu carta de reabilitação de comerciante.

1887 - Vila Independência (futura Guarabira-PB) é elevada à categoria de cidade.

1888 - Nasceu Francisco Canaro (Francisco Canarozzo), em San José de Mayo, Uruguai. Também conhecido por "Pirincho" Canaro foi um violinista e líder de orquestra de tango. Morreu em Buenos Aires, Argentina, em 14.12.1964.

1907 - O Coronel Gustavo Lima ataca Lavras, no Ceará, e derruba seu irmão Honório.

1910 - Acaba a Revolta da Chibata. Os marinheiros entregam a esquadra.

1911 - Nasceu Mário Lago (Mário de Pádua Jovita Correia do Lago), no Rio de Janeiro (RJ). Foi escritor, ator, radialista, compositor popular e ativista político. Parceiro musical de Ataulfo Alves em “Ai, que saudades da Amélia” e outros sucessos. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 30.05.2002.

1915 - O Club de Regatas Vasco da Gama e o Lusitânia se fundem e o Vasco passa a contar com um time de futebol.

1917 Primeira Guerra Mundial: a Segunda Divisão do Corpo Expedicionário Português assume a responsabilidade da sua parte do Sector Português na frente.

1917 - O Manchester Guardian publica o acordo secreto de 1916, Sykes-Picot, entre o Reino Unido e a França.

1921 - Nasceu Otello Zelonie, em Roma, Itália. Foi empresário e ator comediante de rádio e morreu em São Paulo (SP), em 29.12.1973.

1922 - Aberto o túmulo do faraó egípcio Tutankhamon. Howard Carter torna-se a primeira pessoa a entrar na tumba do faraó em 3000 anos. Howard Carter e Lord Carnarvon foram as primeiras pessoas a entrar na tumba do faraó Tutancâmon em mais de 3 mil anos. Eles encontraram um sarcófago de ouro e muitos objetos preciosos.

1922 - Nasceu Charles Schulz (Charles Monroe Schulz), em Minneapolis-EUA. Foi um cartunista, criador da série Peanuts e dos personagens Charlie Brown e seu cachorro da raça beagle chamado Snoopy, entre outros.  Morreu em Santa Rosa, EUA, em 12.02.2000.

1924 - Foi proclamada a República Popular da Mongólia. O país, que fica na Ásia Central, é herdeiro do Império Mongol

1926 - Morreu John Moses Browning, em Liège, Bélgica. Foi um projetista e inventor de armas que desenvolveu muitas variantes de várias armas utilizadas pelos Estados Unidos nas décadas do século 20. É referenciado algumas vezes como o "patrono do fogo automático". Registou 128 patentes de armas, sendo a sua primeira patente registrada a 7 de Outubro de 1879. Membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias. Nasceu em Ogden, EUA, em 21.01.1855.

1929 - Morreu Augusto Gil (Augusto César Ferreira Gil), em Lisboa, Portugal. Foi escritor e advogado português nasceu em Lordelo do Ouro, Portugal, em 31.07.1873.

1930 - Criação do Ministério do Trabalho e Emprego (Dec. 19.433). Nesse ano também o governo de Getúlio Vargas promulgou o Código dos Interventores e a promoveu a reforma do Supremo Tribunal Federal.

1930 - Getúlio Vargas define Lindolfo Collor como o primeiro responsável pelo Ministério do Trabalho.

1931 - Nasceu Adolfo Pérez Esquivel, em Buenos Aires, Argentina. É um arquiteto, escultor e ativista de direitos humanos, agraciado com o Nobel da Paz de 1980.

1934 - Começa a funcionar no Rio Grande do Sul a primeira refinaria brasileira de petróleo, a Destilaria Rio-Grandense de Petróleo.

1939 - Segunda Guerra Mundial: Primeiro discurso radiodifundido do primeiro-ministro britânico sobre a guerra. Chamberlain declara que os britânicos conhecem doravante o segredo das minas magnéticas alemãs e denuncia a largada de minas pelos Alemães.

1939 - Incidente de Mainila: o Exército Soviético orquestra um incidente que é usado para justificar o início da Guerra de Inverno com a Finlândia quatro dias depois.

1939 - Nasceu Tina Turner (Anna Mae Bullock), em Brownsville, Tensessee, EUA. Conhecida como "rainha do rock", é uma cantora de R&B, pop, rock e soul, dançarina, além de atriz ocasional e budista.

1940 - Massacre de Jilava: sessenta e quatro presos são assassinados na prisão romena de Jilava por membros da Guarda de Ferro em retaliação pelo assassinato de seus dirigentes em 1938 e pela perseguição da organização por parte do regime real de Carlos II, do qual haviam pertencido parte dos mortos.

1940 - Na Suíça, são proibidas todas as organizações comunistas.

1940 - Segunda Guerra Mundial: O governo Nazi começa a erigir um muro à volta do Gueto de Varsóvia, separando os 400 mil habitantes judeus da população da cidade, não lhes dando alimentação adequada, tampouco condições de saúde e habitação.

1940 - Nasceu Sérgio Mota (Sérgio Roberto Vieira da Motta), em São Paulo (SP), onde também morreu em 19.04.1998. Foi um engenheiro, empresário, jornalista e político. Amigo de Fernando Henrique Cardoso, coordenou a campanha tucana à Presidência em 1994. Considerado o principal articulador político de FHC com o Congresso. Quando morreu era ministro das Comunicações

1941 - Segunda Guerra Mundial: Frota da Marinha Imperial Japonesa, incluindo seis porta-aviões comandados pelo Vice Almirante Chuichi Nagumo, deixa a baía de Hitokappu, nas Ilhas Kuril e seguem para Pearl Harbor para o ataque a Pearl Harbor.

1942 - Segunda Guerra Mundial: Hitler dá a ordem a Pétain para desmobilizar o exército francês e entregar aos alemães a frota francesa.

1942 - Estreia no Hollywood Theather de Nova Iorque, o filme “Casablanca”, talvez o filme mais amado da história do cinema.

1944 - Segunda Guerra Mundial: a Alemanha inicia os ataques V-1 e V-2 em Antuérpia, na Bélgica.

1944 - Segunda Guerra Mundial: A 8.ª esquadra da força aérea norte-americana ataca Hanover, com o objectivo de destruir as instalações petrolíferas, a estação ferroviária de Hamm e o viaduto de Bielefeld. Os norte-americanos, que perderam 36 bombardeiros e 7 caças de escolta durante a operação, afirmam ter abatido 138 caças alemães.

1945 - Em Nova Iorque, EUA, ocorre um encontro histórico de músicos de jazz, reunindo, entre outros, Miles Davis e Max Roach.

1950 - A China entrou na Guerra da Coréia ao lado da Coréia do Norte. A Coréia do Sul tinha como aliados os Estados Unidos e as forças das Nações Unidas.

1951 - Nasceu Cicciolina (Elena Anna Staller), em Budapeste, Hungria. É cantora, atriz pornô e ativista política.

1953 - Reunião dos ministros dos negócios estrangeiros dos seis países fundadores da Comunidade Econômica Europeia (CEE) cria uma comissão intergovernamental tendo em vista a redação do tratado instituidor de uma comunidade política europeia. O projeto será redigido em 15 de Março de 1954.

1955 - Nasceu Bia Bedran (Beatriz Martini Bedran), em Niterói (RJ). É cantora, violonista, compositora, atriz, roteirista, musicoterapeuta, educadora musical, escritora e contadora de estórias.

1959 - Ernesto Che Guevara assume a presidência do Banco Nacional de Cuba.

1959 - Jânio Quadros renúncia sua candidatura. Em 05.12.1959 volta atrás e retoma a candidatura.

1959 - Acordo entre Brasil e Argentina sobre Intercâmbio de Materiais e Bens Industriais.

1966 - Institutos de aposentadorias e pensões são absorvidos pelo Instituto Nacional de Previdência Social.

1967 - Grandes cheias da região de Lisboa, Portugal. As inundações, associadas às precárias condições de habitação e à falta de ordenamento causam cerca de 500 mortos e deixam milhares de pessoas sem abrigo.

1968 - Intervindo pela primeira vez na Assembleia Nacional, Marcello Caetano pronuncia-se a favor da manutenção da presença portuguesa em África.

1969 - Guerra Colonial: Os adidos militares em Lisboa dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Alemanha visitam Angola e Moçambique.

1970 - Tentativa de assassínio do Papa Paulo VI, na visita a Maniça, Filipinas.

1973 - O presidente Médici encaminha projeto de resolução ao Senado Federal no qual determinava a redução do imposto sobre a circulação de mercadorias (ICM) nas vendas entre os estados.

1979 - O Comitê Olímpico Internacional readmite a China na entidade, depois de 21 anos de ausência.

1979 - Nascimento da atriz Deborah Fialho Secco, no Rio de Janeiro (RJ).

1980 - Lei Federal dá a Olinda (PE) o título de 'Cidade Monumento Nacional'.

1983 - Nasceu Sheron Menezes (Sheron Mancilha Menezes), em Porto Alegre (RS). É uma atriz que estreou na Rede Globo na novela Esperança, em abril de 2002. Também fez Berenice, na novela lado a lado (Globo).

1984 - Golpe Militar de 1964: segunda explosão em um comitê da Aliança Democrática, desta vez em Brasília.

1987 - A passagem do furacão Nina pelas Filipinas deixa 380 mortos.

1990 - O foguete Delta II faz seu voo inaugural.

1991 - Comunidade Econômica Europeia: a Comunidade adere à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), tornando-se a primeira organização de integração econômica que é membro de pleno direito de uma agência especializada das Nações Unidas.

1991 - Comunidade Econômica Europeia: A Comunidade adere à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), tornando-se a primeira organização de integração econômica que é membro de pleno direito de uma agência especializada das Nações Unidas.

1993 - A Bélgica teve a primeira greve geral em quase meio século, que paralisou a indústria e os transportes e fez o governo negociar com os sindicatos

1993 - Grande Otelo (Sebastião Bernardes de Souza Prata), um dos maiores talentos artísticos do Brasil, morreu aos 78 anos de parada cardíaca, em Paris, França. Nasceu em Uberlândia (MG), em 18.10.1915. Foi cantor, compositor, comediante e ator cinematográfico (estreia em "Noites Cariocas", 1936). Ganha o apelido de "Pequeno Otelo" (depois transformado em "Grande") na Ópera Nacional. Destaca-se nas chanchadas da Atlântica (anos 1950), em dupla com Oscarito. Chegou a fazer mais de 100 filmes.

1993 - Morreu Guerra-Peixe (César Guerra-Peixe), no Rio de Janeiro (RJ). Foi músico (violonista, violinista, bandolinista e pianista), compositor erudito e maestro, filho de imigrantes portugueses de origem cigana. Nasceu em Petrópolis (RJ), em 18.03.1914.

1996 - Senado cria a CPI dos Precatórios.

1996 - Acordo Cultural entre o Brasil e a África do Sul (Decreto nº 3.521 – válido a partir de 12.04.2000.)

1997 - Na votação da reforma administrativa, o governo brasileiro consegue a aprovação da demissão de servidores públicos estáveis por excessos de gastos.

1997 - O Senado encaminha à Câmara dos Deputados o projeto de lei que institui o novo Código Civil, remetido ao Congresso pelo governo Geisel em 1975.

1997 - O DIEESE e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) apuram um índice de desemprego de 16,5% na região metropolitana de São Paulo.

1999 - Morreu Daniel Nathans, em Baltimore, EUA. Foi um microbiologista agraciado com o Nobel de Fisiologia/Medicina de1978, por suas descobertas sobre enzimas e suas aplicações na genética molecular. Nasceu em Wilmington, EUA.

2001 - Mikhail Gorbachev funda o Partido Social-Democrata Russo.

2001 - No Brasil, 106 presos fogem da prisão de Carandiru, São Paulo (SP), a maior fuga de sua história.

2002 - Exumação do caixão do escritor Alexandre Dumas (Villers-Cottêrets - França).

2003 - O Concorde é retirado dos voos comerciais.

2004 - Ministério Público Federal decreta a prisão preventiva de Paulo Maluf.

2005 - O Grêmio se torna campeão da série B do campeonato Brasileiro num jogo histórico, contra o Náutico, conhecida como a Batalha dos Aflitos.

2007 - O cirurgião plástico Ivo Pitanguy lança a autobiografia 'Aprendiz no tempo'.

2007 - O estádio da Fonte Nova, em Salvador, é fechado devido a um desabamento na arquibancada.

2008 - STF recebe denúncia contra Paulo Medina por corrupção passiva e prevaricação.

2008 - Atentados terroristas atingem a cidade de Bombaim, na Índia, causando a morte de pelo menos 125 pessoas e ferindo centenas.

2009 - Comissão de Transportes da Câmara aprovação alterações do Código de Trânsito.

2010 - NASA anuncia a descoberta de atmosfera com oxigênio em Reia (lua de Saturno).

2010 - Conselho Monetário Nacional divulga as novas regras para os cartões de crédito.

2011 - NASA envia o ROV Curiosity para explorar solo de Marte.

2011 - Ataque da OTAN no Paquistão: as forças da OTAN no Afeganistão atacam um posto de controle paquistanês em um incidente de fogo amigo, matando 24 soldados e ferindo outros 13.

2012 - Ato “Veta, Dilma” em defesa dos royaties no Rio de Janeiro.

2013 - Comissão da ONU aprova proposta para limitar espionagem eletrônica.

2013 - Papa Francisco apresenta plano de reforma da Igreja.

2013 - Senado acaba com voto secreto para cassação e veto presidencial.

2014 - Show de Paul McCartney no Estádio Alianza Parque, em São Paulo.

2014 - Roda de Capoeira é mais novo Patrimônio Cultural Imaterial da  Humanidade.

2014 - Câmara aprova aumento de um ponto percentual no Fundo de Participação dos Municípios.

2014 - Presidenta Dilma Rousseff sanciona lei que ameniza dívidas de estados e municípios.

2015 - Toma posse em Portugal o XXI Governo Constitucional, um governo de maioria relativa do Partido Socialista apoiado parlamentarmente pelo Bloco de Esquerda, pelo Partido Comunista Português e pelo Partido Ecologista "Os Verdes" numa solução que ficou conhecida por "Gerigonça", chefiado pelo primeiro-ministro António Costa. 

2015 - ONU adverte que número de refugiados vai aumentar nos próximos anos.

2015 - Câmara dos deputados lança aplicativo que reúne temas de discursos de parlamentares.

2015 - Lei n 13.165 sobre voto impresso nas eleições é publicada no Diário. Oficial.

2015 - Ministério do Meio Ambiente lança o Portal da Biodiversidade.

2015 - Senador Álvaro Dias (PSDB) denuncia possível irregularidade em recorde da Megassena.

2016 - Biblioteca Pública do Paraná homenageia Cervantes.

2016 - Incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza (CE). 

2016 - Morreu Roberto Corrêa Joaquim Maria, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 02.07.1940. Foi cantor e compositor. Em 1958 iniciou sua carreira profissional integrando a banda Golden Boys. Esteve ao lado dos irmãos Ronaldo e Renato e com o amigo de escola, carinhosamente chamado de primo, Valdir Anunciação, como uma versão brasileira do conjunto americano The Platters.

2017 -O ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi diz que é ‘um dever’ fazer campanha.

2018 - Morreu Bernardo Bertolucci, em Roma, Itália. Nascido em Parma, Itália, em 16.03.1941, foi um cineasta e roteirista italiano. Dentre seus trabalhos destaque para  “O Último Imperador, de 1987, que o consagrou e , por isso, nove Oscars, incluindo os de melhor filme e melhor diretor.

2018 - Em missa, Papa Francisco classifica o consumismo como “doença séria”.

2018 - Presidente Trump sugere criação de emissora internacional para competir com a CNN.

2018 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é denunciado pelo crime de lavagem de dinheiro.

2018 - Presidente Temer sanciona reajuste dos ministros do STF.

2018 - Revogadas liminares que autorizavam recebimento de auxílio-moradia por magistrados.

2018 - Justiça aceita o pedido de recuperação judicial da Saraiva, maior rede de livrarias do país.

2019 - Estados Unidos reiniciam intervenção contra Estado Islâmico na Síria.

2019 - No Chile, presidente Sebastián Piñeda pede que exército volte às ruas apesar de alegações de abuso.

2019 - Na Venezuela, presidente Nicolás Maduro diz que América Latina “se levanta” contra FMI e capitalismo selvagem.

2019 - Sismo no noroeste da Albânia mata 50 pessoas e deixa outras duas mil feridas.

2019 - Morreu Rapadura (Charles Guttenberg), em Jundiaí (SP), após complicações ao fazer uma cirurgia intestina. Nascido em Campina Grande (PB), em 22.07.1962, foi ator, humorista e artista circenseCharles ficou conhecido por interpretar o personagem "Rapadura", ao lado de Dedé Santana e do Beto Carrero no programa humorístico Dedé e o Comando Maluco, e também no programa humorístico A Praça é Nossa. Rapadura era um cabo, irmão de Bananinha, interpretado por Marcelo Beny. O seu bordão famoso foi "Calma Dedé, Calma Dedé, Calma Dedé".

2019 - O ministro da Economia, Paulo Guedes, classifica manifestações de rua como “bagunça”.

2019 - Câmara aprova Medida Provisória que cria Médicos pelo Brasil.

2019 - O ministro da Economia, Paulo Guedes, classifica manifestações de rua como “bagunça”.

2019 - Câmara aprova Medida Provisória que cria Médicos pelo Brasil.

2019 - Câmara e Senado fecham acordo, e discussão sobre prisão em 2ª instância fica para 2020.

2019 - Deputado João Magalhães é condenado em duas ações de improbidade por cobrança de propina a prefeitos.

2019 - Conselho do MP pune Deltan Dallagnol com advertência por falar sobre ministros do STF.

2019 - Tribunal Superior Eleitoral adia decisão sobre coleta de assinatura digital para criação de partido.

TÚNEL DO TEMPO

A TV no Ceará


SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário