sexta-feira, 20 de novembro de 2020

PRONUNCIAMENTO NA POSSE NA COMISSÃO DE ANISTIA (Prof. Leunam Gomes*)

Senhora Dra. Socorro França,  Secretária Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

Lia Ferreira Gomes - Secretária Executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS

Senhor titular da Coordenação de Cidadania: Dr. Tadeu Lustosa a quem a Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou está vinculada;

Caro Mário Miranda Albuquerque, mola mestra desta Comissão Especial de Anistia.

Senhoras e senhores Conselheiros e Suplentes que compõem esta Comissão.

Senhoras e Senhores que, mesmo à distância, participam deste momento.

A maioria, certamente, não me conhece. Sou Professor Leunam Gomes, nascido em Guaraciaba do Norte. Enquanto muitos dos senhores estavam iniciando na Escola, eu estava nos Seminários de Sobral e Olinda, estudando para ser padre. Foram 14 anos. Concluídos os cursos de Filosofia e Teologia, decidi sair. E o meu primeiro trabalho, em 1967, foi com Educação de Adultos pelo Rádio, no Movimento de Educação de Base – MEB. Em Sobral, pela Rádio Educadora do Nordeste e, depois, em Fortaleza. Era Educação pelo Rádio, pela Rádio Assunção Cearense. Em 1971, no auge da ditadura, fui perseguido e demitido por causa do trabalho que estava tendo um grande alcance no interior cearense.  Mas, ali a ditadura enxergava subversão.

Tive que sair do Ceará e passei 20 anos no Maranhão. Voltei apenas em 1989. De lá para cá,  Secretário de Educação de quatro municípios, depois na Secretaria de Educação do Ceará, como Coordenador de Alfabetização, Membro Conselheiro de Educação, Pró – Reitor de Extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sempre procurei trilhar os caminhos da inclusão, objetivando contribuir com a redução das desigualdades sociais.  Foi esta caminhada que me motivou a escrever o livro PROFESSOR COM PRAZER – Vivência e Convivência na Sala de Aula

Agradeço a confiança que foi depositada em cada um de nós para realização deste trabalho de grande importância para os cidadãos e cidadãs que foram perseguidos porque lutavam por um Brasil sem desigualdade social.

Esta Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou será mais uma oportunidade de servir a muitos que, na luta por liberdade, pagaram alto preço, como eu mesmo tive de pagar.

A nossa motivação maior é o desejo de contribuir para ajudar corrigir as injustiças de que muito foram vítimas.  Contamos com o apoio de todos.

Finalmente, é com pesar que registramos o falecimento de ALTAMIR RENATO FERNANDES, vítima de COVID. Foi o primeiro Secretário da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou

Muito Obrigado.



Leunam Gomes – Presidente da Comissão de Anistia Wanda Sidou

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário