quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Ceará tem 53 cidades com nível de alerta alto ou altíssimo de incidência da Covid-19

O risco de incidência da Covid-19 foi classificado como “alto” ou “altíssimo” em 53 municípios do Ceará, incluindo a capital, segundo informações da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa) desta quinta-feira (3). Outras 94 cidades aparecem com risco “moderado”. 

Os indicadores consideram os aumentos de casos diários, internações, testes com resultado positivo, mortes e leitos de UTI ocupados entre 15 e 28 de novembro. Os dados foram extraídos às 9h30.

Os níveis de alerta são divididos de 1 a 4, em que 1 é o “novo normal”, 2 é “moderado”, 3 é “alto” e 4 é “altíssimo”. De acordo com a plataforma, o Ceará registrou, nas últimas duas semanas epidemiológicas (47 e 48), 137 novos casos diários da doença a cada 100 mil habitantes, nível de alerta “moderado” e com tendência de queda.

As internações por doenças respiratórias (66 casos), assim como o percentual de leitos de UTI-Covid ocupados (59,7%) e a taxa de letalidade por Covid-19 (0,4%) também apresentam tendência "decrescente" nas duas últimas semanas, conforme o painel da Sesa. Nesses indicadores, o nível de alerta é classificado como “baixo”.

Por outro lado, a taxa de positividade dos exames RT-PCR apresenta alerta “alto”: 62,7% dos testes tiveram resultado positivo para infecção, percentual que mostrou tendência de crescimento entre 15 e 28 de novembro.

A Sesa explica que um indicador está “crescendo” quando há aumento do valor superior a 15% entre as duas últimas semanas epidemiológicas; “decrescendo” quando há redução do valor superior a 15% no período; e “estabilizando” quando apresenta “quaisquer outras situações”.

O estado registrava, até as 11h33 de quarta-feira (2), 301.802 casos confirmados e 9.640 óbitos por Covid-19. Mais de 1,1 milhão de exames para detecção da doença já foram realizados, e 251.529 pessoas estão recuperadas do novo coronavírus.

Risco por município

Em relação às cidades, apenas 34 aparecem com nível 1 de alerta, ou seja, indicadores considerados baixos. Entre eles, estão os municípios de Paracuru, Pacoti, São Luís do Curu e Granjeiro, todos no interior. Alguns, entretanto, têm tendência de aumento ou estabilidade na incidência de casos.

Outras 97 localidades, como Itapipoca, Canindé, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte, acenderam alerta “moderado”, nas semanas 47 e 48. Isso significa que o cenário da doença nesses municípios mostrou piora e requer atenção.

O risco “alto” foi identificado em Fortaleza e outras 32 cidades cearenses, como Boa Viagem, Brejo Santo e Aracati. Nelas, a taxa de positividade dos testes, por exemplo, está entre 50% e 75%; e a ocupação de leitos de UTI, entre 80,1% e 95%.

Em alerta máximo, “altíssimo”, estão as demais 21 cidades do Ceará, como Sobral, Aquiraz, Cedro e Milagres. Nesses locais, cerca de 75% dos exames RT-PCR têm dado positivo para infecção pelo novo coronavírus, a taxa de letalidade pela doença está acima de 3% e mais de 95% dos leitos de UTI estão ocupados. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário