terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Fatos históricos de 02 de dezembro

02 de dezembro é o 337º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 29 para acabar 2020.

- Dia internacional da Abolição da Escravidão - Comemoração instituída pela ONU na Resolução Nº 50/167, de 22.12.1995, para marcar a data da aprovação da Resolução Nº 317 (IV), que então adotou a "Convenção para a Repressão do Tráfico de Pessoas e a Exploração da Prostituição de Outrem", em 02.12.1949.

- Dia Nacional da Astronomia - Comemoração proposta pela Sociedade Brasileira de Astronomia e que já está oficializada como o "Dia do Astrônomo" no Estado do Rio de Janeiro pela Lei Nº 4.835, de 30.08.2006, para marcar a data do nascimento do imperador brasileiro, Dom Pedro II, em 02.12.1825. Além de haver sido astrônomo amador, ele também é tido como grande incentivador da astronomia brasileira, tendo sido por isso eleito para patrono da astronomia do Brasil.

- Dia Nacional das Relações Públicas - Comemorado no Brasil com o apoio da ABRT (Associação Brasileira de Relações Públicas), conforme Lei Nº 7.197, de 14. 06.1984, para marcar a data do nascimento do engenheiro e Patrono das Relações públicas brasileiras, Eduardo Pinheiro Lobo, em 02.12.1876. Ele é tido como o "Pai das Relações Públicas" no Brasil, por haver fundado o 1º Departamento de Relações Públicas da Companhia Paulista de Energia Elétrica Ligth Limitada, atualmente denominada Eletropaulo Eletricidade de São Paulo S/A ou "São Paulo Tramway Ligth and Power Co. Limited", em 1914.

- Dia Nacional do Samba - Comemoração oficializada, entre outros, nos Estados do Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal, Segundo o compositor e literato, Nei Lopes, estaria relacionada com a redação da "Carta do Samba", documento preservacionista dos fundamentos desse gênero musical, como parte da "Campanha de Defesa do Folclore brasileiro do antigo MEC - Ministério da Educação e Cultura", que então foi delegada ao escritor, etnólogo e jornalista afro-brasileiro, Édison Carneiro, durante o "1º Congresso Nacional do Samba" no Rio de Janeiro (RJ), realizado de 28 de novembro a 02 de dezembro de 1962. Circulam, também, versões de que essa data comemorativa na realidade teria sido instituída em 1940 e numa iniciativa do vereador baiano, Luís Monteiro da Costa, para marcar a data da 1ª visita à cidade de Salvador (BA) do compositor de sambas, Ari Barroso, que teria composto "Na Baixa do Sapateiro" em homenagem à Bahia e antes mesmo de pisar em solo soteropolitano.

- Dia Pan-americano da Saúde - Comemoração instituída pela OEA (Organização dos Estados Americanos) e ratificada no Brasil pelo Decreto 8298 de 1941, para marcar a data da criação da Secretaria Sanitária Internacional ou "Oficina Sanitaria Internacional", que mais tarde foi convertida em OPS (Organização Panamericana da Saúde ou "Organizacion Panamericana de la Salud"). É tida como a 1ª organização internacional de saúde a promover uma frente unida contra a propagação das pestes e enfermidades que invadiam o hemisfério em princípios do século XX, constituída em 02.12.1902 durante a 1ª Convenção Sanitária Internacional em Washington, EUA, e com a participação de 11 países.

- Dia do Serviço de Saúde da Aeronáutica - Comemorado na FAB (Força Aérea Brasileira), para marcar a data da criação do Quadro de Saúde da Aeronáutica do Brasil (inicialmente com um efetivo de 80 médicos) e da Divisão de Saúde da Diretoria de Pessoal, cuja instituição se deu pelo Decreto-lei Nº 3872, de 02.12.1941. 

EVANGELHO (Mt 15, 29-37)

1ª Semana do Advento

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se. 30Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 31O povo ficou admirado, quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel.

32Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”.

33Os discípulos disseram: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” 34Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”. 35E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37Todos comeram e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Cromácio

EFEMÉRIDES

Maria Callas (1923-1977)

1244 - O Papa Inocêncio IV chega a Lyon para o Primeiro Concílio de Lyon.

1512 - As pinturas de Michelangelo no teto da Capela Sistina são exibidas ao público pela primeira vez.

1552 - Morreu São Francisco Xavier, em Sanchoão, ilha próxima de Macau, na China. Foi um missionário cristão e apóstolo navarro, pioneiro e co-fundador da Companhia de Jesus. A Igreja Católica Romana considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário, desde São Paulo, merecendo o epíteto de "Apóstolo do Oriente". É o padroeiro dos missionários e também um dos padroeiros da Diocese de Macau. Morreu em Xavier, Espanha, em 07.04.1506.

1594 - Morreu Gerardus Mercator, em Duisburg, Alemanha. Matemático e cartógrafo, autor da primeira carta marítima com um sistema de paralelas e meridianos. Nasceu em Rupelmonde, Bélgica, em 05.03.1512.

1604 - O autor teatral inglês William Shakespeare apresenta pela primeira vez ao público uma de suas tragédias: Otelo.

1697 - A Catedral de São Paulo é consagrada em Londres.

1804 - Coroação de Napoleão Bonaparte, o imperador de França e sua mulher Josefina de Beauharnais, a imperatriz, na presença do Papa Pio VII, na Catedral de Notre-Dame.

1805 - Batalha de Austerlitz - Napoleão Bonaparte aniquila as tropas austro-russas na que é considerada por muitos como a maior vitória da sua carreira militar.

1809 - Nasceu Paula Brito, em Magé (RJ). Francisco de Paula Brito, foi um editor, jornalista, escritor, poeta, dramaturgo, tradutor e letrista carioca. Trabalhou em diversas tipografias e fundou a "Sociedade Petalógica", que teve como membro ilustre o escritor Machado de Assis. Morreu em 5 de dezembro de 1861.

1814 - Morreu o Marquês de Sade (Donatien Alphonse François de Sade), em Saint-Maurice, Françafoi um aristocrata francês e escritor marcado pela pornografia violenta e pelo desprezo dos valores religiosos e morais. Muitas das suas obras foram escritas enquanto estava em um hospício, encarcerado por causa de seus escritos e de seu comportamento. De seu nome surge o termo médico sadismo, que define a perversão sexual de ter prazer na dor física ou moral do parceiro ou parceiros. Foi perseguido tanto pela monarquia (Antigo Regime) como pelos revolucionários vitoriosos de 1789 e depois por Napoleão. Nasceu em Paris, França, em 02.06.1740.

1823 - James Monroe, presidente americano, introduz a Doutrina Monroe, que condena a intervenção europeia no continente Americano.

1825 - Nasceu D. Pedro II, no Rio de Janeiro (RJ). Foi Imperador do Brasil (1840 a 1889. Nome completo: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga. Morreu em Paris, França, em 05.12.1891.

1837 - Criação do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

1845 - Doutrina do destino manifesto: em um Discurso sobre o Estado da União, o presidente dos Estados Unidos, James K. Polk, propõe que os Estados Unidos se expandam agressivamente para o Ocidente.

1851 - O presidente francês Louis-Napoléon Bonaparte derruba a Segunda República.

1852 - Louis-Napoléon Bonaparte torna-se Imperador dos franceses como Napoleão III.

1858 - Morreu Frei Francisco do Monte Alverne (Francisco José de Carvalho), em Niterói (RJ). Foi um frade franciscano e teólogo brasileiro, reconhecido orador e pregador oficial do Império do Brasil, ocupou vários cargos honoríficos, tendo sempre gozado de prestígio junto ao clero e à corte imperial. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 09.08.1784.

1870 - Estreia no Brasil, em homenagem ao aniversário de Dom Pedro II , no Teatro Lírico Fluminense, a ópera de Carlos Gomes O Guarani.

1877 - O Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro (RJ), é escalado pela primeira vez, pelo explorador britânico John Branner.

1889 - Nasceu Anita Malfatti (Anita Catarina Malfatti), expoente da pintura brasileira, em São Paulo (SP). Pintora renovadora das artes plásticas do Modernismo brasileiro, participante da Semana da Arte Moderna (1922). Morreu em São Paulo (SP), em 06.11.1964.

1894 - Émile Roux anuncia em Paris a descoberta da vacina contra a difteria.

1901 - O americano King Camp Gillette patenteou um aparelho de barbear de lâminas descartáveis. É o início da Gillette Safety Razor Company.

1903 - O Conselho Municipal do distrito do Panamá declara sua independência da Colômbia com apoio dos Estados Unidos.

1908 - Pu Yi se torna imperador da China aos dois anos de idade.

1912 - Tropas do governo do Paraná combatem sertanejos do Contestado, região no Sul do país disputada pelo Paraná e por Santa Catarina.

1917 - Primeira Guerra Mundial: a Rússia e as potências centrais assinam um armistício em Brest-Litovski, e começam as negociações de paz que levam ao Tratado de Brest-Litovski.

1918 - A Armênia separa-se do Império Otomano.

1918 - Nasceu Edmond Eugène Alexis Rostand, em Paris, França. Foi um poeta e dramaturgo francês, cuja fama se deve, principalmente, pela autoria da conhecida peça Cyrano de Bergerac. Edmond é pai do biólogo Jean Rostand. Morreu em Marselha, França, em 01.04.1868.

1923 - Nasceu Maria Callas (Maria Anna Cecília Sofia Kalogeropoulo), em Nova Iorque (EUA). Foi uma cantora lírica considerada a maior celebridade da Ópera no século XX e a maior soprano de todos os tempos. Morreu em Paris, França, em 16.09.1977.

1927 - Após 19 anos de produção do Ford Model T, a Ford Motor Company lança o Ford Model A como seu novo automóvel.

1930 - Nasceu o cantor e compositor Oswaldo Nunes, no Rio de Janeiro (RJ), onde morreu assassinado em seu apartamento no bairro da Lapa, em 18.06.1991.

1935 - Enterro de Fernando Pessoa (morreu em 30.11.1935)

1936 - O ditador fascista Benito Mussolini proclama a formação do Eixo Roma-Berlim.

1937 - Getúlio Vargas extingue, através do Decreto nº 37, todos os partidos políticos.

1939 - Inauguração da Ponte João Luiz Ferreira ('Ponte Metálica') em Teresina (PI).

1942 - Enrico Fermi, físico italiano, produziu a primeira reação em cadeia nuclear. A ideia, para ser uma fonte alternativa de energia, foi o passo inicial para a construção da bomba atômica.

1944 - Inaugurada no Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Marinho, a Rádio Globo AM.

1945 - É inaugurado em Pedras Rubras o aeroporto internacional do Porto.

1945 - Eurico Gaspar Dutra é eleito por voto popular presidente do Brasil.

1948 - Nasceu Toninho Horta (Antônio Maurício Horta de Melo), em Belo Horizonte (MG). É compositor, instrumentista (violonista e guitarrista) e cantor.

1953 - Nasceu o ator e político Stepan Nercessian, em Cristalina (GO).

1954 - Assinado em Washington, D.C. o Tratado de Defesa Mútua entre Estados Unidos e Taiwan.

1954 - Terminou em Petrópolis (RJ) a Conferência Econômica Interamericana, que dotou uma série de medidas para estabilização do comércio na América Latina.

1956 - Fidel Castro desembarca em Cuba liderando 72 homens. Atacados pelas forças do ditador Batista apenas 12 sobrevivem.

1957 - É adotada a Resolução 126 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, relativa ao conflito na Caxemira.

1957- Começa a operar experimentalmente a primeira usina atômica civil americana em grande escala, em Shippingport, Pensilvânia.

1959 - Nasceu Henrique Cazes (Henrique Leal Cazes), no Rio de Janeiro (RJ). Instrumentista (cavaquinista), arranjador, compositor, escritor e radialista.

1959 - Militares da base aérea de Aragarças (GO) se rebelam com o objetivo de tomar o poder.

1959 - Morre o militar brasileiro Miguel Costa, comandante da força pública paulista que se rebelou contra o governo federal em 1924.

1956 - Fidel Castro desembarca em Cuba liderando 72 homens. Atacados pelas forças do ditador Batista apenas 12 sobrevivem.

1960 - John F. Kennedy vence Richard Nixon nas eleições presidenciais norte-americanas.

1961 - Início dos combates entre as forças do Vietnã do Sul e os guerrilheiros Vietcongs.

1961 - Em um discurso transmitido nacionalmente, o líder cubano Fidel Castro declara ser marxista-leninista e que Cuba adotará o comunismo.

1962 - A URSS lança a primeira nave espacial com destino a Marte.

1963 - A rainha Elizabeth II inaugura o cabo telefônico submarino da Comunidade Britânica que liga Vancouver, no Canadá, à Austrália.

1964 - O Muro de Berlim, construído em 1961, é aberto para a passagem de pessoas acima de 65 anos.

1964 - O Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa é destruído por um incêndio.

1964 - Início da vigência do Cruzeiro Sem Centavos (Cr$ - o primeiro) - Lei nº 4.511).

1969 - O Boeing 747 realiza seu voo inaugural com 191 pessoas a bordo, a maioria jornalistas e fotógrafos.

1969 - Nasceu José María Arguedas Altamirano, em Lima, Peru. Foi um escritor e antropólogo peruano. Além romancista, também se destacou pelas traduções da literatura quíchua e como estudioso do folclore de seu país. Nasceu em Andahuaylas, Peru, em 18.01.1911.

1970 - A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos inicia suas operações.

1970 - O primeiro-ministro de Portugal, Marcelo Caetano, pede à Assembleia Nacional que aprove o projeto que concede dupla nacionalidade aos brasileiros residentes naquele país.

1971 - O presidente Médici torna a Educação Física matéria obrigatória em todas as escolas.

1971 - O presidente Emílio Garrastazu Médici assina lei de repressão aos tóxicos.

1971 - Abu DhabiAjmãFujeiraXarjaDubaiRas al-Khaimah e Umm al Qaywayn formam os Emirados Árabes Unidos.

1971 - Sete emirados se agrupam e proclamam os Emirados Árabes Unidos, com a retirada de tropas britânicas da região.

1972 - O Partido dos Trabalhadores ganha a primeira eleição na Austrália desde 1949. Gough Whitam torna-se primeiro-ministro.

1972 - Nasceu Gustavo Borges (Gustavo França Borges), grande orgulho da natação brasileira, em Ribeirão Preto (SP).

1974 - A nave Pioneer 11 chega em Júpiter.

1974 - Registrada a maior alta da Bolsa de Valores do RJ até então: 15,1% num só dia, causada pela valorização de mais de 50% das ações da Petrobrás.

1979 - O presidente João Figueiredo regulamenta a Lei de Anistia.1978 - Em 1978, entrou no ar o Telecurso 2º grau, produzido pela Fundação Roberto Marinho e Fundação Padre Anchieta. Foi apresentado até 1992 e foi o programa educativo de maior sucesso na TV brasileira.

1982 - Barney B. Clark, de 61 anos, recebe o primeiro coração artificial do mundo, em operação realizada no Centro Médico da Universidade de Utah.

1979 - O presidente João Figueiredo regulamenta a Lei de Anistia.

1981 - Nascimento de Britney Spears, pop-star da música internacional, em Kentwood, Louisiana, EUA.

1982 - Barney B. Clark, de 61 anos, recebe o primeiro coração artificial do mundo, em operação realizada no Centro Médico da Universidade de Utah.

1988 - Benazir Bhutto toma posse como primeira-ministra do Paquistão para seu primeiro mandato. É a primeira mulher a ocupar este cargo em um estado muçulmano moderno.

1989 - A insurgência comunista na Malásia é encerrada com um acordo de paz assinado e ratificado pelo Partido Comunista da Malásia (MCP) - governos da Malásia e da Tailândia.

1990 - O ônibus espacial Columbia é finalmente lançado, na missão STS-35, após quase sete meses de atraso.

1990 - Realizada a primeira eleição após a unificação da Alemanha.

1991 - Canadá e Polônia se tornam as primeiras nações a reconhecer a independência da Ucrânia da União Soviética.

1992 - Retorna a Terra a nave norte-americana Columbia com seis astronautas.

1993 - Foi morto Pablo Escobar (Pablo Emilio Escobar Gaviria), em Medelín, na Colômbia. Líder do Cartel de Medelín, conquistou fama mundial como o senhor da droga colombiano, tornando-se um dos homens mais ricos do mundo graças ao tráfico de cocaína nos Estados Unidos e outros países. Membros dos governos norte-americano e colombiano, repórteres de jornais e o público em geral o consideram o mais brutal, impiedoso, ambicioso e poderoso traficante da história. A forma como Escobar foi morto neste confronto foi bastante questionada, mas sabe-se que ele foi encurralado num telhado e levou tiros na perna, nas costas e, o tiro fatal, perto do ouvido. Nasceu Pablo Escobar, em Rionegro, Colômbia.

1993 - Entra em vigor o Tratado de Maastricht, que estabelece união monetária, econômica e política da Europa.

1993 - Programa de ônibus espaciais: missão STS-61: a NASA lança o ônibus espacial Endeavour em uma missão para reparar o Telescópio Espacial Hubble.

1994 - O governo australiano concorda em compensar financeiramente os aborígenes australianos que foram recolocados durante os testes nucleares em Maralinga, durante os anos 50 e 60.

1994 - A polícia militar descobre uma gigantesca plantação de maconha, com 500 mil pés espalhados por ilhas no rio São Francisco.

1995 - O Congresso Nacional Africano (CNA), partido do presidente Nelson Mandela, vence com 58% dos votos as primeiras eleições municipais multirraciais da África do Sul.

1997 - Boris Yeltsin, presidente da Rússia, surpreende ao declarar, na Suécia, a redução unilateral das ogivas nucleares no país.

1997 - O presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, desativado em 1993, virou um dos maiores centros de pesquisa ambiental da América Latina.

1998 - A Autoridade Palestina é ameaçada por extremistas islâmicos depois de prender ativistas do grupo Hamas.

1999 - Inauguração da sede da Federação Paulista de Futebol.

1999 - O Reino Unido transfere o poder político na Irlanda do Norte ao Executivo da Irlanda do Norte após o Acordo de Belfast.

2001 - Último voo da companhia aérea TWA com o pouso de seu MD-80 em Saint Louis.

2002 - A União Europeia aprova proibição de propaganda de cigarros a partir de 2005.

2002 - Enfermeiro americano Ted Maher é condenado pela morte do banqueiro brasileiro Edmond Safra, ocorrida em 1999. Maher confessou ter ateado fogo ao apartamento de Safra para resgatá-lo e assim ganhar um aumento de salário.

2003 - Prefeito de Bocaiúva do Sul PR proíbe homossexuais na cidade e a oferta de moradia para eles. A justificativa sobre a discriminação foi a necessidade de aumentar a população da cidade e, assim, receber mais verbas do Governo Federal.

2005 - Anunciado acordo de sistema de televisão digital entre o Brasil e Argentina.

2007 - Governo Federal anuncia o início das transmissões da Televisão digital no Brasil.

2007 - Extinção da emissora de televisão TVE Brasil.

2007 - Entra no ar a emissora pública TV Brasil.

2007 - Início das transmissões TV digital na região metropolitana de São Paulo

2008 - O português Cristiano Ronaldo vence a 53ª edição do Bola de Ouro da France Football.

2008 - Justiça Federal de São Paulo condena o banqueiro Daniel Dantas a dez anos de prisão.

2009 - PEC que facilita o divórcio é aprovada em primeiro turno.

2009 - Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara aprova regulamentação da TV por assinatura.

2009 - Morreu Lombardi (Luís Lombardi Neto), em Santo André (SP). Foi um locutor brasileiro de rádio e televisão, famoso por anunciar produtos e quadros no Programa Silvio Santos. Sua imagem era praticamente desconhecida do grande público até o fim dos anos 2000. Trabalhou com Silvio Santos por mais de 40 anos. Lombardi nasceu em São Paulo (SP), em 22.09.1940.

2010 - A NASA divulga a descoberta de bactéria que sobrevive à base de arsênio.

2010 - Câmara dos deputados aprova novo modelo de partilha do pré-sal.

2010 - FIFA escolhe a Rússia como sede da Copa de 2018 e Catar, 2022

2011 - Maradona critica Pelé por achar Neymar melhor que Messi.

2011 - Brasil é o 84º colocado no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) 2011.

2012 - Cientistas da NASA anunciam o início das análises da atmosfera de Marte.

2012 - Padre Marcelo Rossi inaugura o Santuário Theotokos na zona sul de São Paulo.

2013 - Conselho de Segurança da ONU condena o assassinato de dois jornalistas franceses no Mali.

2013 - Presidenta Dilma Rousseff cobra resultados de ministros em reunião de 7 horas.

2013 - Lançamento do selo ‘Natal, festa do amor e da fraternidade” (Artista: Maurício de Sousa).

2013 - Ministério da Educação informa evolução na medição da qualidade de cursos e instituições.

2013 - Noel Rosa é homenageado com lançamento de DVD coproduzido pela TV Brasil.

2013 - IBGE divulga que a expectativa de vida ao nascer no Brasil chegou a 74,6 anos em 2013.

2014 - Congresso promulga aumento de repasse de verbas para municípios.

2014 - Papa Francisco demite o comandante da Guarda Suíça, Daniel Anrig, por autoritarismo.

2014 - Papa Francisco e líderes religiosos assinam acordo contra a escravidão.

2014 - Brasil fica em 69º entre 175 países no ranking de corrupção.

2014 - OAB defende adoção de um plano nacional de combate à corrupção.

2014 - Ministério da Saúde informa que Brasil tem 1.264 casos de chikungunya.

2015 - Atentado de San Bernardino: Rizwan Farook e Tashfeen Malik matam 14 pessoas e ferem 22 no Inland Regional Center em Bernardino, Califórnia.

2015 - Vandalizada a estátua de Carlos Drummond de Andrade, na praia de Copacabana.

2015 - Eduardo Cunha (PMDB-RJ) aceita pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.

2015 - CADE aprova a venda de 49% da subsidiária de gás da Petrobras, a Gaspetro, para a Mitsui Gás.

2015 - Palmeiras vence (4 x 3) o Santos nos pênaltis e é campeão da Copa do Brasil 2015.

2016 - Em Portugal, anunciada doação do espólio do escritor português José Saramago à Biblioteca Nacional.

2016 - França informa caso grave de gripe aviária.

2016 - Brasil abre contencioso na Organização de Aviação Civil Internacional.

2017 - EUA anunciam sua retirada do Pacto Mundial da ONU para proteção de migrantes e refugiados.

2017 - Pesquisa Datafolfa revela que Lula lidera intenções de voto para 2018, Bolsonaro fica em 2º.

2017 - Presidente Michel Temer entrega 900 unidades habitacionais em Limeira (SP).

2018 - ONU denuncia estupros em série de 125 mulheres no Sudão Sul.

2018 - Presidente Temer recomenda a Bolsonaro que reforma da Previdência seja uma prioridade.

2019 - Lionel Messi conquista a Bola de Ouro da Revista France Football.

2019 - Presidente Trump anuncia que vai reativar tarifas de importação sobre o aço e o alumínio do Brasil.

2019 - Chile lança Plano Econômico de US$ 5,5 bilhões para enfrentar crise social.

2019 - O secretário-geral da ONU pede “ambição e urgência” na luta contra as alterações climáticas.

TÚNEL DO TEMPO

Ataulfo Alves e Carmen Costa relembram grandes sambas


SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário