sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Fatos históricos de 05 de dezembro

5 de dezembro é o 340º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 26 dias para acabar 2020.

- Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Econômico e Social - Comemoração instituída pela ONU na Resolução Nº A/RES/40/212, de 17.12.1985.

- Dia Mundial da Terra (Dia Mundial do Solo) - Comemoração instituída em Agosto de 2002 no 17º Congresso Mundial da IUSS [União Internacional de Ciências do Solo ou "International Union of Soil Sciences"] na cidade tailandesa de Banguecoque, para marcar a data do nascimento do rei tailandês, Sua Majestade Bhumibol Adulyadej, que veio ao mundo em 5 de dezembro de 1927, e que é tido como responsável por muitas atividades em prol do avanço da ciência do solo e pela proteção do Solo, Na seqüência da crise global que tem abalado o Planeta Terra.

- Dia Internacional do LEO Clube - Comemorado para marcar a data da fundação do 1º LEO Club do mundo, em 05.12.1957, a partir da idealização dos leonistas estadunidenses, William Ernst e James Graver, formado inicialmente pelos 26 alunos de Beisebol da escola secundária de Abington da cidade norte-americana de Glenside na Pensilvânia. LEO é uma sigla para Liderança, Experiência e Oportunidade.

- Dia da Cruz Vermelha Brasileira - Instituído para marcar a data da fundação da Cruz Vermelha Brasileira, que se deu em 5 de dezembro de 1908, com o médico sanitarista brasileiro, Oswaldo Cruz para seu 1º presidente. Segue os preceitos estabelecidos pelas "Convenções de Genebra" na Suíça e os Princípios Fundamentais da Cruz Vermelha Internacional.

- Dia da Pastoral da Criança - Conforme lei Nº 11.583, de 28.11.2007, para lembrar a data da fundação da Pastoral da Criança, em 05.12.1983.

- Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade - Comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 5.888-B, DE 2009 e já oficializada entre outros nos Estados do Ceará (Lei Nº 13.966, de 28.09.2007), Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Sul e São Paulo, em homenagem à data da fundação da SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade), em 05.12.1981.

EVANGELHO (Mt 9, 35-10.1-6)

1ª Semana do Advento

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.

36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.

Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor. 

SANTO DO DIA: São Martinho Dume


EFEMÉRIDES

Humberto de Campos (1886-1934)

63 a.C. - Cícero faz o quarto e final discurso das Catilinárias.

633 - Ocorre o Quarto Concílio de Toledo.

1082 - Raimundo Berengário II de Barcelona é assassinado.

1484 - O Papa Inocêncio VIII emite a Summis Desiderantis Affectibus, uma bula pontifícia na qual nomeia Heinrich Kraemer e James Sprenger como inquisidores para erradicar a alegada bruxaria na Alemanha.

1492 - Cristóvão Colombo se torna o primeiro europeu a pisar na ilha de Hispaniola (atual Haiti e República Dominicana).

1496 - O rei Dom Manuel I assina o decreto de expulsão dos "hereges" de Portugal.

1570 - Promulgada a Missa Tridentina pelo Papa Pio V.

1791 - Morreu o músico e compositor Mozart (Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart), aos 35 anos, em Viena, Áustria. Nasceu em Salzburgo, Áustria, em 27.01.1756. Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza europeia, maravilhando a todos com seu talento precoce. Chegando à adolescência foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impeliram a buscar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso. Ao visitar Viena em 1781 com seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira. Seus últimos anos viram surgir algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além de seu Requiem. As circunstâncias de sua morte prematura deram origem a diversas lendas. Deixou uma esposa, Constanze, e dois filhos.

Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística.

1792 - Julgamento de Luis XVI. O povo invadiu a Assembleia, onde a família real francesa estava refugiada. Eles exigem a saída da realeza. Apavorados, deputados votam a supressão do rei e a convocação da Convenção Nacional. Aristocratas, clérigos e presos comuns são executados em massa.

1812 - Napoleão Bonaparte abandona seu exército em difíceis condições na Rússia e retorna a Paris.

1815 - Fundação da cidade de Maceió.

1848 - Morreu Luis Carlos Martins Pena, em Lisboa, Portugal. Foi dramaturgo, diplomata e introdutor da comédia de costumes no Brasil, tendo sido considerado o Molière brasileiro. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 07.12.1848.

1889 - Dom Pedro II e sua família chegam a Lisboa após deixar o Brasil devido à Proclamação da República.

1891 - Morreu Dom Pedro II, em Paris, França. Nascido no Rio de Janeiro (RJ), em 02.12.1825, foi Imperador do Brasil de 1840 a 1889. Nome completo: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga.

1896 - Nasceu Carl Ferdinand Cori, em Praga,  República Checa. Foi um bioquímico agraciado com o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1947, por melhorar a compreensão do diabetes. Era casado com Gerty Cori, co-galardoada com o prêmio. Morreu em Cambridge, Inglaterra, em 20.10.1984.

1901 - Nasceu Werner Karl Heisenberg, em Würzburg, Alemanha. Foi um físico teórico que recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1932 "pela criação da mecânica quântica, cujas aplicações levaram à descoberta, entre outras, das formas alotrópicas do hidrogênio". Juntamente com Max Born e Pascual Jordan, Heisenberg estabeleceu as bases da formulação matricial da mecânica quântica em 1925. Morreu em Munique, Alemanha, em 01.02.1976.

1901 - Nasceu Walt Disney, em Chicago, Illinois, EUA. Foi um cineasta, produtor estadunidense de desenhos animados e animador, além de um ocultista. É o criador dos desenhos animados Mickey e Pato Donald, da Disneylândia e da Walt Disney Company. Morreu em Chicago, EUA, em 15.12.1966.

1903 - Nasceu Cecil Frank Powell, em Tonbridge, Inglaterra. Foi um fisco que recebeu em 1950 o Nobel de Física, pelo desenvolvimento do método fotográfico para estudo de processos nucleares e por descobertas relacionadas com os mésons. Morreu em Bellano, Itália, em 09.08.1969.

1904 - A esquadra russa é destruída em Port Arthur pelos japoneses. O Japão sairia vencedor da guerra contra a Rússia.

1908 - Fundação da Cruz Vermelha Brasileira.

1911 - Nasceu Carlos Marighella, em Salvador (BA). Foi revolucionário, idealista, político e guerrilheiro brasileiro, um dos principais organizadores da luta armada para a implantação do Comunismo no Brasil e contra o regime militar a partir de 1964. Carlos Marighella foi assassinado em São Paulo (SP), em 04.11.1969, fuzilado numa emboscada do Delegado Sérgio Paranhos Fleury, do DOPS.

1913 - Morreu Salvador de Menezes Drummond Furtado de Mendonça, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um advogado, jornalista, diplomata, escritor e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Foi um dos idealizadores do Movimento Republicano no país. Nasceu em Itaboraí (RJ), em 21.07.1841.

1917 - Golpe de Estado e assunção do poder (governo e presidência) por parte de Sidónio Pais, em Portugal. 

1919 - Nasceu o cantor e compositor Blecaute (Otávio Henrique de Oliveira), em Espírito Santo do Pinhal (SP). Por sugestão do Capitão Furtado adotou o nome de Black-out, composto inglês que significa "preto por fora", abrasileirado pela imprensa para Blecaute. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 09.02.1983.

1926 - Morreu o pintor, um dos principais representantes do impressionismo, Claude Monet, aos 86 anos, em Giverny- Eure, França. Seu nome completo era Claude Oscar Monet. Ele nasceu em Paris, França, 14.11.1840.

1928 - Nasceu Carlos Poyares  (Carlos Câncio Poyares), em Colatina (ES). Instrumentista (flautista) e compositor.

1931 - Catedral de Cristo Salvador em Moscou é destruída por uma ordem de Josef Stalin.

1931 - Nasceu o cantor e compositor Silvinho  (Sílvio Lima), em Petrópolis (RJ). Compôs sua primeira música aos 15 anos.

1932 - Nasceu Little Richard (Richard Wayne Penniman), em Macon-Georgia, EUA. É cantor, compositor e pianista.

1933 - A Lei Seca acabou nos Estados Unidos. Adotada em 1920 pelo Congresso, ela proibia a fabricação e a comercialização de bebidas alcoólicas, mas fez crescer o crime organizado que a distribuía

1934 - Três cidades ficam destruídas em terremoto em Honduras: San Jorge, La Encarnación e San Fernando.

1934 - Crise da Abissínia: tropas italianas atacam Wal Wal na Abissínia, levando quatro dias para capturar a cidade.

1934 - Morreu Humberto de Campos (Humberto de Campos Veras), no Rio de Janeiro (RJ). Foi jornalista, político e escritor. Nasceu em Miritiba (MA), hoje Humberto de Campos (MA), em 25.10.1886.

1936 - A União Soviética adota uma nova constituição e a República Socialista Soviética Quirguiz é criada como uma República da União Soviética.

1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial, a Grã-Bretanha declara guerra a Romênia, Finlândia e Hungria.

1941 - Segunda Guerra Mundial: na Batalha de Moscou, Gueorgui Júkov lança um maciço contra-ataque soviético contra o exército alemão.

1943 - Segunda Guerra Mundial: forças aéreas aliadas começam a atacar as bases secretas de armas da Alemanha na Operação Crossbow.

1944 - Segunda Guerra Mundial: tropas Aliadas tomam Ravena na Itália.

1945 - Segunda Guerra Mundial: o Voo 19, uma esquadrilha de cinco aviões Grumman TBF Avenger, desaparece no Triângulo das Bermudas, em um dos mistérios da aviação mais famosos da história.

1946 - Nasceu Cleide Alves (Cleide Alves da Silva), no Rio de Janeiro. Foi a primeira cantora a gravar uma música da dupla Roberto & Erasmo Carlos: "Procurando um broto", um 78 rpm, lançado pela selo da Copacabana, em 1962.

1946 - Nasceu o cantor lírico José Carreras (Josep Carreras i Coll), em Barcelona, Espanha.

1946 - Nova Iorque é eleita sede permanente das Nações Unidas.

1947 - Nasceu Egberto Gismonti (Egberto Amin Gismonti), em Carmo-RJ. Foi cantor, instrumentista, arranjador e compositor da MPB.

1949 - Nasceu Ângela Rô Rô (Ângela Maria Diniz Gonçalves), no Rio de Janeiro (RJ). É cantora, compositora e pianista. O apelido Rô Rô vem da risada grave e rouca.

1952 - A poluição atmosférica causa, pela primeira vez, a morte de milhares de pessoas, no período conhecido com Big Smoke, em Londres, combinando-se com a poluição do ar e matando pelo menos 12 000 pessoas nas semanas e meses seguintes.

1954 - Nasceu o jornalista e radialista Carlos Nascimento (Carlos Alberto Suriano do Nascimento), em Dois Córregos (SP). Já passou por várias emissoras de rádio e televisão, dentre as quais, Globo, Cultura, Record, Bandeirantes, SBT.

1956 - Forças britânicas e francesas se retiram do canal de Suez no Egito.

1957 - Sukarno, líder nacionalista da Indonésia, exige a expulsão de todos os holandeses do país.

1960 - Gana rompe relações diplomáticas com a Bélgica.

1960 - Carlos Lacerda é empossado como primeiro governador da Guanabara.

1962 - Os Estados Unidos e a URSS chegam a um acordo sobre a utilização pacífica do espaço.

1964 - Lloyd John Old descobre a primeira ligação entre o complexo principal de histocompatibilidade (MHC) e a doença - leucemia de camundongo - abrindo caminho para o reconhecimento da importância do MHC na resposta imune.

1965 - Negrão de Lima toma posse no cargo de governador do estado da Guanabara.

1965 - Morreu Joseph Erlanger, em Saint Louis, EUA. Foi um fisiologista agraciado com o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1944, por pesquisas sobre as fibras nervosas. Nasceu em São Francisco, EUA, em 05.01.1874.

1967 - A Funai foi criada pela lei nº 5.371, durante o governo do presidente Costa e Silva, em substituição do "Serviço de Proteção ao Índio" (SPI), este por sua vez criado em 1910.

1971 - A URSS veta, no Conselho de Segurança da ONU, a resolução que previa o cessar-fogo entre a Índia e o Paquistão, no conflito de Caxemira.

1977 - O Egito rompeu ligações diplomáticas com a Síria, a Líbia, a Argélia, o Iraque e o Iêmen do Sul. Esses países eram contra a negociação de paz entre o Egito e Israel.

1978 - É aprovada a resolução que determina a instituição do Sistema Monetário a 13 de maio de 1979, segundo acordo dos bancos centrais dos países da CEE.

1983 - É dissolvida a Junta Militar argentina. O general Reynaldo Bignone é nomeado presidente provisional, até que Raul Alfonsin assumiu o posto.

1985 - Tal como anunciado anteriormente, o Reino Unido deixa de integrar a UNESCO.

1989 - Ecologistas conseguem liminar junto à justiça do Rio de Janeiro que proíbe a importação e o uso do metanol (álcool metílico) em todo o Brasil.

1991 - O jornalista americano Terry Anderson foi libertado depois de sete anos de cativeiro. Ele foi feito refém no Líbano, depois da invasão da embaixada americana.

1993 - Rafael Caldera foi eleito presidente da Venezuela pela segunda vez em 25 anos.

1994 - A Ucrânia aderiu ao Tratado de Não-proliferação Nuclear e prometeu se desfazer de ogivas herdadas da antiga União Soviética.

1994 - Entra em vigor o Tratado de Desarmamento Estratégico, START I, assinado em 1991 entre os Estados Unidos e a URSS.

1995 - Guerra civil do Sri Lanka: o governo do Sri Lanka anuncia a conquista do reduto tâmil de Jaffna.

1999 - Depois de dois dias de buscas, os técnicos da NASA dão por certo o desaparecimento da Mars Polar Lander, segunda sonda perdida em menos de três meses.

2000 - Sonda da NASA encontra água em Marte.

2002 - A Petrobrás anuncia a descoberta de campo de petróleo no litoral do Espírito Santo.

2003 - Oficialização do Hino do estado do Ceará.

2003 - Uma explosão atinge um trem de passageiros na Rússia e mata 42 pessoas e fere dezenas. Entre os corpos, foi achado um corpo com granadas amarradas às pernas, indicando que a explosão foi provocada por um ataque suicida.

2003 - Rebelião de presos em Bangu III é a mais longa do Rio, durou 75 horas. Os presos se apossaram das armas dos agentes penitenciários e tomaram 54 pessoas como reféns.

2003 - Lei 10.796 inscreve o nome de Joaquim Marques de Lisboa no Livro dos Heróis da Pátria.

2004 - O Jogador brasileiro Cristiano de Lima Júnior morre em campo na Índia. Ele era ídolo do Dempo Sport Club, morreu logo depois de marcar seu segundo gol na partida e receber um soco do goleiro rival. Desacordado, o jogador recebeu assistência de médicos, mas chegou morto ao hospital.

2005 - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência demonstra sistema de televisão digital.

2006 - O comandante Frank Bainimarama, apoiado pelas Forças Armadas, lidera um golpe de Estado em Fiji, derrubando o presidente Josefa Iloilo e o primeiro-ministro Laisenia Qarase.

2006 - Fim do jogo de xadrez entre Vladimir Kramnik e o computador Deep Fritz, que, com duas vitórias, foi o vencedor por 4 a 2.

2006 - Câmara aprova reforma do Sistema de Saúde.

2007 - Lançamento no Brasil do Programa Mais Saúde.

2008 - Gisele Bundchen lança o Projeto Água Limpa em Porto Alegre (RS).

2009 - Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza a Campanha Nacional da Prevenção do Câncer de Pele.

2010 - Rede Record exibe matéria do jornalista Marcelo Resende sobre Sílvio Santos.

2010 - O Fluminense Football Club é campeão brasileiro pela terceira vez ao derrotar o Guarani por 1 a 0 no Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão).

2011 - Ministério da Saúde lança a Campanha Nacional de Combate à Dengue 2011/2012.

2011 - Caravana da Anistia comemora centenário de Carlos Marghella.

2011 - Carlos Marighella (1911-1969) é anistiado pelo Ministério da Justiça em Salvador (BA).

2011 - Na Colômbia, o presidente Juan Manuel Santos convoca marcha (dia seguinte) contra a violência

2011 - Fátima Bernardes encerra o Jornal Nacional com “Boa noite e até breve”.

2011 - Neymar vence o troféu Bola de Ouro do Campeonato Brasileiro de 2011.

2011 - Presidente Dilma Rousseff promete dois milhões de moradia até 2014.

2012 - Presidenta Dilma Rousseff diz que o governo manterá a diminuição das tarifas de energia elétrica.

2012 - STF decide por 7 a 2 redução das penas de réus do mensalão.

2012 - Governo anuncia nova linha de crédito para o Programa de Sustentação do Investimento.

2012 - Morreu, às 20h55, Oscar Niemeyer (Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 15.12.1907. Foi o arquiteto brasileiro de nome mais influente na arquitetura moderna. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, e por esse motivo teve grande fama nacional e internacional desde a década de 1940. Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que projetou para a cidade de Brasília, embora possua um grande corpo de trabalho desde sua graduação pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1934. O arquiteto Oscar Niemeyer morreu no Rio de Janeiro, aos 104 anos, no dia 5 de dezembro de 2012. Ele estava internado desde 2 de novembro, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul.

2013 - Morreu Nelson Mandela (Nelson Rolihlahla Mandela), em Joanesburgo, África do Sul, em 05.12.2013. Nascido em 18.07.1918, em Qunu, África do Sul, foi ex-presidente da África do Sul e um dos mais importantes líderes políticos do século 20. Principal líder na luta pelo fim do Apartheid. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002. Foi preso (04/1962), é condenado à prisão perpétua por subversão (1964); libertado a 11/02/1990 pelo Presidente Frederik De Klerk; Nobel da Paz (1993, com De Klerk); primeiro Presidente negro e eleito do país (04/1994). 

2013 - Geraldo Holanda Cavalcanti é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras.

2013 - MEC suspende ingresso de estudantes em 270 cursos em todo o país.

2013 - Renúncia do deputado federal Vademar Costa Neto (PR-SP)

2013 - Papa Francisco cria comissão para proteger vítimas de pedofilia.

2014 - Aprovado reajuste de 22,41% para a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

2014 - Voo teste de exploração 1, é lançado o primeiro voo teste da Orion.

2014 - O “Portal Memórias da Ditadura” é lançado em Brasília.

2014 - Protestos, após casos de cidadãos negros mortos por policiais, atingem grandes cidades dos Estados Unidos como Nova York, Chicago, Miami, Washington e Ferguson

2015 - Morreu Marília Pêra (Marília Pêra da Graça Mello), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu. Foi uma ex-dançarina e atriz de teatro (estreia em "De Cabral A JK", 1957), fez sucesso no musical "Como Vencer na Vida sem Fazer Força" (1966); 2 Prêmios Molière (1969 e 1973, este por "Apareceu a Margarida"); estreia na TV em "Padre Tião" (1966) e no cinema em "O Homem que Comprou o Mundo" (1968); Melhor Atriz da Associação dos Críticos de New York por "Pixote, A Lei do Mais Fraco" (1980) e "Tieta do Agreste" (1996); destaca-se em telenovelas da Rede Globo; KIKITO de Ouro em Gramado por "Bar Esperança" (1982) e "Anjos da Noite" (1986); Melhor Coadjuvante do Festival de Havana por "Tieta do Agreste" (1996). 

2015 - Presidenta Dilma Rousseff lança, no Recife (PE), um plano de prevenção e combate ao Aedes Aegyptis.

2015 - Presidenta Dilma Rousseff diz que espera ‘integral confiança’ de Michel Temer.

2016 - O ministro da Saúde, Jorge Daniel Lemus, diz que a Argentina vive “crisis sanitária”.

2016 - Conmebol confirma entrega do título de campeão da Copa Sul-Americana de 2016 à Chapecoense.

2016 - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, diz que economia saiu da UTI.

2016 - Liminar afasta Renan Calheiros da Presidência do Senado.

2017 - Liga Árabe adverte contra “perigosa” decisão de Trump em reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

2017 - O Comitê Olímpico Internacional proíbe a Rússia de competir nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 por doping nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.

2017 - Paraguai aprova uso medicinal da maconha.

2017 - EMBRAPA lança o Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos).

2017 - Deputados do PMDB fecham questão pela reforma da Previdência.

2018 - Banco Central da Argentina anuncia que a inflação começou a dar sinais de desaceleração.

2018 - Brasil doa quatro helicópteros UH-1H para fortalecer a Força Aérea de Honduras.

2018 - Presidente Vladimir Putin repudia qualquer tentativa de mudar situação na Venezuela à força.

2018 - Câmara aprova permissão para municípios estourarem limite de gastos com pessoal

2018 - Senado aprova livre acesso de advogados a atos de processos não sigilosos.

2019 - Naufrágio deixa mais de 60 migrantes mortos na costa da Mauritânia.

2019 - Presidente Bolsonaro recebe líderes sul-americanos na 55ª Cúpula do Mercossul, em Bento Gonçalves (RS).

2019 - A revista Exame, do Grupo Abril, é arrematada por R$ 72,3 milhões em leilão pelo BTG Pactual.

2019 - Camisa do Pelé é vendida por 30 mil euros em leilão.

2019 - Eduardo Bolsonaro é destituído da presidência do PSL em São Paulo.

2019 - Flamengo terá de pagar pensão mensal de R$ 10 mil a vitimas de incêndio (08/02/2019) a familiares.

2019 - PGR pede que STF negue requerimentos do ex-presidente Luila para suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

 TÚNEL DO TEMPO

Relembre Silvinho



SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://datasdodia.net

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário