segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Fatos históricos de 08 de dezembro

08 de dezembro é o 343º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 23 dias para acabar 2020.

- Dia da Imaculada Conceição de Maria - Comemorado por católicos para marcar a data de 8 de dezembro de 1854, em que o Papa Pio IX definitivamente declarou a Imaculada Conceição de Maria como Verdade de Fé.

Dia Internacional do Orgulho Pansexual - Trata-se da atração sexual, romântica ou emocional em relação às pessoas, independentemente de seu sexo ou identidade de gênero. Pessoas pansexuais podem se referir a si mesmas como cegas a gênero, afirmando que gênero e sexo não são fatores determinantes em sua atração sexual ou romântica por outros.

- Dia Nacional da Justiça - Comemorado por brasileiros, conforme Decreto-Lei Nº 8292, de 05.12.1945, que então declarou feriado para efeitos forenses o dia 8 de dezembro, que a partir daí, passou a ser consagrado à Justiça no Brasil.

- Dia Nacional da Conciliação - Comemoração instituída pelo STF (Superior Tribunal Federal) e oficializada no Estado brasileiro do Ceará como o "Dia do Conciliador de Justiça" pela Lei Nº 14.847, de 28.12.2010.

- Dia Nacional da Família - Comemorado no Brasil, conforme Decreto Nº 52.748, de 24.10.1963, que foi assinado pelo então presidente brasileiro, João Belchior Marques Goulart (Jango). Foi assinado num momento especial em que as forças conservadoras assacavam contra o Presidente daquele tempo a pecha de ser inimigo da família, sendo que as "marchas da família, com Deus, pela liberdade" deram suporte ao golpe que derrubou esse Presidente constitucional do país e inaugurou uma das mais longas ditaduras imposta aos brasileiros.

- Dia Nacional da Mulata - Comemorado no Brasil para marcar a data do nascimento do radialista, apresentador de televisão e empresário brasileiro da noite, Oswaldo Sargentelli, em 08.12.1924. Sargentelli apresentou programas como "O preto no branco" e "Advogado do Diabo", nos quais fazia perguntas polêmicas a seus entrevistados. Iniciou sua aventura no empreendimento de casas noturnas e se dedicado ao samba e à promoção das mulatas depois de 1964, a partir do momento em que a ditadura militar brasileira proibiu a continuidade de seus polêmicos programas de entrevistas. O próprio Sargentelli reunia todas suas mulatas para festejar essa data comemorativa, e todas elas iam de branco à praia jogar flores para Nossa Senhora no dia do seu aniversário e "Dia de Nossa Senhora da Conceição".

Dia Nacional do Rei Roberto Carlos - Comemorado desde 1999 por fãs do cantor brasileiro, Roberto Carlos Braga. Objetivo: homenagear aquele que é tido como o maior artista brasileiro de todos os tempos, com mais de 120 milhões de discos vendidos, com uma música sua tocando no rádio a cada 3 minutos, tendo gravado em 5 idiomas.

- Dia da Festa de Oxum - realizada por adeptos do Candomblé e oficializada entre outros no Rio de Janeiro (Lei Nº 1.087, de 03.12.1986) e no município brasileiro de Porto Alegre-RS [Lei Nº 7624 de 8 de junho de 1995], em louvor a essa Deusa – Orisha, que reina sobre o amor, intimidade, beleza, riqueza e diplomacia.

- Dia Nacional do Cronista Esportivo. 

EVANGELHO (Lc 1,26-38)

Semana do Advento - Solenidadde da Imaculada Conceição

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.

38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor. 


SANTO DO DIA
: Nossa Senhora da Imaculada Conceição

 
EFEMÉRIDES

Tom Jobim (1927-1994)

65 a.C. - Nasceu Horácio (Quintus Horatius Flaccus), em Venúsia, Itália. Foi poeta filósofo. Morreu no ano 8 a.C.

757 - Du Fu retorna a Changan como membro da corte do imperador Xuanzong, depois de ter fugido da cidade durante a Rebelião de An Lushuan.

877 - Luís, o Gago (filho de Carlos, o Calvo) é coroado rei da Frância Ocidental em Compiègne. 

1191 - Os Grimaldi, uma família de exilados de origem genovesa, colocam a primeira pedra da praça fortificada (hoje o palácio principesco), atual Mônaco.

1477 - Papa Sisto IV institui a festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria.

1560 - Fundação da cidade de Guarulhos (SP).

1713 - Fundação da Vila de Asão João del-Rei (Capitania Reunida de São Paulo e Minas).

1744 - Fundação do Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição em Salvador (BA).

1795 - Beethoven e Haydn se apresentam num concerto em Viena, Áustria.

1813 - Nasceu Adolph Kolping, em Kerpen, Alemanha Foi sacerdote católico fundador da Obra Kolping. Começou sua obra no dia 5 de maio de 1849 com um pequeno grupo de jovens, a Associação dos Artífices, que viria a ser a semente que leva hoje o nome de Obra Kolping. Fundou 418 associações de trabalhadores similares às de Colônia, com um total de 24.600 associados, em sete países da Europa. Morreu em Cologne, em 04.12.1865.

1830 - Morreu Benjamim Constant (Henri-Benjamin Constant de Rebeque), em Paris, França. Foi pensador, escritor e político. Nasceu em Lausana, em 25.10.1767.

1839 - O vocábulo cartografia é empregado pela primeira vez pelo historiador português Visconde de Santarém, numa carta endereçada ao historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen.

1854 - Em sua constituição apostólica Ineffabilis Deus, o Papa Pio IX proclama a definição dogmática da Imaculada Conceição, que sustenta que a Bem-Aventurada Virgem Maria foi concebida livre do pecado original.

1854 - Padre Júlio Chevalier funda a Sociedade dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus.

1861 - Nasceu Marie-Georges-Jean-Méliès, em Paris, França, onde também nasceu em 21.01.1938. Foi um ilusionista de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos. Méliès, além de ser considerado o "pai dos efeitos especiais", fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa. Também foi o primeiro cineasta a usar desenhos de produção e storyboards para projetar suas cenas. Era proprietário do Théatre Robert-Houdin em Paris, que havia pertencido ao famoso ilusionista francês Jean-Eugène Robert-Houdin.

1863 - Data da Criação oficial do futebol moderno, quando, já com as regras estabelecidas, foi definitivamente separado do rúgbi. Fundada a FIFA, Federação Internacional de Futebol Associado.

1864 - O Papa Pio IX promulga a encíclica Quanta cura e seu apêndice, o Sílabo dos erros, descrevendo a autoridade da Igreja Católica e condenando várias ideias liberais.

1866 - Na Itália, Anna Rosa Gattorno fundou o Instituto das Filhas de Santana (Figliedi S. Anna). 

1869 - Início do Primeiro Concílio do Vaticano.

1872 - Inaugurado o elevador Lacerda, em Salvador.

1891 - Inauguração da Avenida Paulista, o cartão postal de São Paulo (SP).

1894 - Morreu Florbela Espanca, em Matosinhos, Portugal. Batizada com o nome Flor Bela de Alma da Conceição, foi uma poetisa portuguesa. A sua vida de trinta e seis anos foi tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização e feminilidade. Nasceu em Vila Viçosa, Portugal, em 08.12.1892.

1903 - Morreu Herbert Spencer, em Brighton, Inglaterra. Foi um filósofo e um dos representantes do positivismo. Spencer foi um profundo admirador da obra de Charles Darwin. É dele a expressão "sobrevivência do mais apto", e em sua obra procurou aplicar as leis da evolução a todos os níveis da atividade humana. É considerado o "pai" do Darwinismo social, embora jamais tenha utilizado o termo. Com base em suas ideias, alguns autores procuraram justificar a divisão da sociedade em classes, sugerindo que estes seriam exemplos de seleção natural. Nasceu em Derby, Inglaterra, em 27.04.1820.

1908 - A Câmara francesa rejeita projeto de lei que aboliria a pena de morte.
1913 - É realizado o casamento do presidente marechal Hermes da Fonseca com a jovem caricaturista Nair de Teffé. Ela tinha 27 anos e ele, 58.
1914 - Primeira Guerra Mundial: um esquadrão da Marinha Real Britânica derrota o Esquadrão do Extremo Oriente da Alemanha Imperial na Batalha das Malvinas, no Atlântico Sul.

1916 - Nasceu Cláudio Villas-Bôas, em Botucatu (SP). Sertanista, junto com seus irmãos Orlando e Leonardo, projetou-se na política indigenista brasileira. Cláudio, Orlando e Leonardo, os irmãos Villas-Bôas, foram os seguidores do ideal de defesa ao índio de marechal Cândido Rondon. Morreu em São Paulo (SP), em 01.03.1998.

1919 - Nasceu Julia Hall Bowman Robinson, em St. Louis, Missouri (EUA). Foi uma matemática conhecida por seu trabalho em problemas de decisão e problemas de Hilbert. Morreu em Oakland, Califórnia (EUA), em 30.07.1985.

1922 - A Irlanda do Norte deixa de fazer parte do Estado Livre Irlandês.

1923 - Os Estados Unidos firmam tratado de Amizade com a Alemanha.

1925 - O livro “MeinKampf” (Minha Luta), de Adolf Hitler é colocado à venda.

1924 - Nasceu Osvaldo Sargentelli, no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 13.04.2002. Foi um radialista, apresentador de televisão e empresário da noite brasileiro. Era filho de Maria Amélia Sargentelli e de Leopoldo de Azeredo Babo, irmão de Lamartine Babo.
1925 - Nasce o ator e bailarino Sammy Davis Jr. (
Samuel George Davis, Jr), em Harlem, Nova Iorque, EUA. Morreu em Beverly Hills, Califórnia, EUA, em 16.05.1990.
1932 - Nasceu Dom Eusébio Oscar Scheid, em Luzerna (SC). É um padre dehoniano e bispo católico. É, também, cardeal-arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
1935 - Nasceu a cantora Alaíde Costa (Alaíde Costa Silveira Mondin Gomide), no Rio de Janeiro (RJ).

1940 - A Luftwaffe realiza ataques maciços contra Londres ao cair da noite.

1941 - Segunda Guerra Mundial: Os Estados Unidos da América, declaram guerra ao Japão após o ataque a Pearl Harbor.

1941 - Segunda Guerra Mundial: as forças japonesas invadem simultaneamente a Concessão Internacional de Xangai, Malásia britânica, Tailândia, Hong Kong, Filipinas e Índias Orientais Neerlandesas.

1942 - Fusão do Club de Regatas Botafogo com o Botafogo Football Club, dando origem ao Botafogo de Futebol e Regatas - Brasil.

1948 - Os irmãos McDonald abrem um negócio de venda de hamburguer nos Estados Unidos.

1949 - Os nacionalistas chineses encerram sua evacuação para Taiwan.

1949 - O líder chinês Chiang Kai-Shek fugiu para Formosa depois de derrotado pelo comunista Mao Tse-Tung. Apesar da fuga, Chiang continuou se considerando governante legítimo da China.

1950 - Lei nº 1.266 declara feriados nacionais os dias em que se realizarem eleições gerais no País.

1955 - A Bandeira Europeia é adotada pelo Conselho da Europa.

1959 - Fundação da cidade de Diadema (SP).

1960 - Lei nº 3.833 cria regime especial de desapropriação para execução das obras do Polígono das Secas.

1961 - Morreu Luís Edmundo (Luís Edmundo de Melo Pereira da Costa), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 26.06.1878.

Foi um jornalista, poeta, cronista, teatrólogo e orador.

1963 - O voo Pan Am 214, um Boeing 707, é atingido por um raio e cai perto de Elkton, Maryland, matando todas as 81 pessoas a bordo.

1965 - O papa Paulo VI encerra o Concílio Ecumênico Vaticano II, em cerimônia realizada na praça de São Pedro.

1966 - Os EUA, a URSS e outros países integrantes da ONU chegam a um acordo sobre a celebração de um tratado de proscrição de armas nucleares no espaço.

1974 - A monarquia é rejeitada na Grécia.

1970 - John Lennon e Yoko Ono concedem entrevista histórica a Jann Wenner (Rolling Stone).

1978 - Morreu Golda Meir (Golda Mabovitch), em Jerusalém, Israel. Foi uma fundadora do Estado de Israel. Emigrou para a Palestina no ano de 1921, onde militou no sindicato Histadrut e no partido trabalhista Mapai. Além de primeira embaixadora israelense na extinta URSS em 1948, ela foi ministra do Bem-Estar Social, ministra do Exterior, secretária-geral do Mapai e foi o quarto primeiro-ministro de Israel, entre 1969 e 1974Golda Meir nasceu em Kiev,Ucrânia, Império Russo, em 03.05.1898.

1980 - John Lennon (John Winston Lennon) foi assassinado a tiros por um fã, em Nova Iorque. Foi músico, compositor, escritor e ativista em favor da paz britânica. John Lennon nasceu em Liverpool, Inglaterra, em 09.10.1940.

1983 - Retorno das apresentações da esquadrilha da fumaça - Brasil.

1985 - É criada a Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional, uma organização intergovernamental regional e união geopolítica no sul da Ásia.

1987 - O presidente americano Ronald Reagan e o líder soviético Mikhail Gorbatchov assinaram um tratado acabando com os mísseis nucleares de médio alcance.

1987 - Um transportador de tanques do exército israelense mata quatro refugiados árabes-palestinos e fere outros sete durante um acidente de trânsito na passagem de Erez, na fronteira Israel-Gaza, sendo citado como um dos eventos que provocaram a Primeira Intifada.

1987 - A UNESCO declara como patrimônio da humanidade a Grande Muralha da China.

1990 - A Volkswagen ganha a concorrência internacional para modernização da fábrica de automóveis Skoda, na Tchecoslováquia.

1991 - Os líderes da Rússia, Bielorrússia e Ucrânia assinam um acordo dissolvendo a União Soviética e estabelecendo a Comunidade dos Estados Independentes.

1993 - O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, assina o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, o Nafta.

1994 - Ratificado o tratado que fundou a Mercado Comum da África Oriental e Austral (Comesa).

1994 - Decreto nº 1.332 aprova a atualização da Política de Desenvolvimento das Atividades Espaciais.

1994 - O elemento químico Roentgênio é sintetizado pela primeira vez.

1994 - Morreu Tom Jobim (Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim), em Nova Iorque, EUA. Foi um compositor, maestro, pianista,cantor, arranjador e violonista brasileiro. É considerado um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do movimento da bossa nova. É praticamente uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical. Tom Jobim nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 25.01.1927.

1995 - A Organização Mundial de Saúde anuncia a confirmação de um novo caso do vírus ebola na Costa do Marfim. O vírus já havia causado a morte de 250 pessoas no ano.

1996 - O assaltante Leonardo Pareja foi executado por detentos do Centro Penitenciário Agroindustrial do Estado de Goiás. Ele ficou conhecido por desafiar a polícia e liderar rebeliões.

2000 - Fidel Castro inaugura estátua de John Lennon em Havana, Cuba.

2000 - Depois de permanecer foragido durante 227 dias, o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto entrega-se à Polícia Federal no Rio Grande do Sul.

2001 - Leonardo Boff é agraciado com o prêmio Nobel alternativo em Estocolmo, Suécia.

2001 - A Transbrasil fica sem dinheiro para colocar combustíveis em seus aviões. É o fim da empresa aérea.

2002 - A Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru, é implodida com 280 kg de nitroglicerina e em sete segundos vem abaixo.

2003 - Implosão da Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru).

2004 - Fundação da Academia Brasileira de Hagiologia.

2004 - A Declaração de Cusco é assinada em Cusco, Peru, criando a Comunidade Sul-Americana de Nações.

2004 - A empresa chinesa Lenovo compra a IBM por 1,75 bilhão de dólares e passa do 8º para o 3º lugar entre os maiores fabricantes de computadores do mundo.

2004 -  A Justiça de Israel reconhece direitos dos homossexuais em questões financeiras e comerciais.

2005 - Aprovado pedido de cassação do deputado José Nobre Guimarães (irmão de José Genoíno).

2007 - Índios cintas-largas fazem 5 reféns na reserva Roosevel (liberados em 11.12.2007).

2009 - 38ª Reunião de Cúpula do Mercossul.

2009 - A ex-nadadora Patrícia Amorim vence as eleições para a presidência do Flamengo.

2009 - Morreu Elza Cansanção Medeiros, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 21.10.1921. Major Elza, como preferia ser chamada, foi uma militar brasileira, uma das primeiras oficiais-enfermeiras do Exército Brasileiro.

2010 - Com o segundo lançamento do Falcon 9 e o primeiro lançamento da Dragon, a SpaceX se torna a primeira empresa privada a lançar, orbitar e recuperar com sucesso uma espaçonave.

2010 - A espaçonave japonesa de vela solar, IKAROS, passa pelo planeta Vênus a uma distância de cerca de 80 800 km.

2010 - A senadora Kátia Abreu recebe o prêmio Motossera de Ouro. Destaca-se como fiel defensora das propostas de mudanças no Código Florestal.

2011 - Senado aprova a Desvinculação das Receitas da União (DRU) em primeiro turno.

2012 - Dunga ironiza a seleção da Espanha: “Eles que ganhem mais duas Copas, aí começamos a conversa”.

2012 - Conferência de Doha estende Protocolo de Kyoto até 2020.

2012 - Devotos realizam procissões para Nossa Senhora da Conceição em diversas cidades.

2013 - No Iraque, série de atentados em comunidades xiitas de Bagdá (mais de 40 vítimas)

2013 - Manifestantes a favor da adesão da Ucrânia à União Europeia derrubam estátua de Lenin em Kiev.

2014 - Depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula daSilva à Comissão da Verdade.

2014 - Técnicos do TSE pedem a rejeição das contas de campanha de Dilma Rousseff.

2014 - Inauguração de monumento em homenagem aos mortos e desaparecidos do regime militar.

2015 - Inicia o Jubileu do Ano Santo da Misericórdia, decretado pelo Papa Francisco.

2015 - Chapa alternativa da oposição é eleita para comissão do impeachment.

2015 - O cientista Pascal Cotte afirma ter descoberto outro retrato sob a superfície da Mona Lisa.

2015 - Deputados aprovam fim de pensão vitalícia a ex-governadores do Rio Grande do Sul.

2015 - STF suspende instalação da comissão de impeachment contra Dilma Rousseff.

2015 - Anistia Internacional protesta contra mortes causadas pela polícia do Rio de Janeiro.

2016 - Dilma Rousseff é eleita uma das mulheres do ano pelo “Financial Times”.

2016 - 0NU denuncia que mais de 2 mil civis morreram em conflito da Ucrânia.

2016 - Centrais sindicais ameaçam promover greve geral contra reforma da Previdência.

2016 - Câmara aprova texto principal da medida provisória que reformula o ensino médio.

2017 - EUA acusam ONU de “hostilidade contra Israel”.

2017 - Confirmado o primeiro caso de macaco morto por febre amarela em Guarulhos (SP).

2017 - Greve dos caminhoneiros provoca desabastecimento em postos de combustível do Rio de Janeiro.

2018 - A assessoria do médium João de Deus nega acusações de assédio sexual.

2018 - Chapa de oposição vence eleição, e Rodolfo Landim é o novo presidente do Flamengo.

2018 - Federação Espírita Brasileira esclarece sobre atuação de médiuns curadores.

2018 - Jair Bolsonaro se compromete a consolidar luta anticomunista na América Latina.

2018 - Ato contra morte de cadela faz Carrefour Osasco (SP) fechar as portas.

2019 - Franceses voltam a protestar contra a reforma da previdência.

2019 - Milhares de pessoas voltam a protestar em Hong Jong.

2019 - Arábia Saudita elimina entrada só para homens em restaurantes.

2019 - Papa Francisco encoraja diálogo para pacificar a Ucrânia.

2019 - Na Espanha, Greta Thuinberg denuncia assassinato de dois indígenas Guajajaras no Brasil.

2019 - Presidente Bolsonaro decide não enviar representante à posse de Alberto Fernández na Argentina.

TÚNEL DO TEMPO

Tom Jobim - Águia de beber

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário