domingo, 13 de dezembro de 2020

Fatos históricos de 14 de dezembro

14 de dezembro é o 349º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 17 dias para acabar 2020. 

- Dia Nacional de Combate à Pobreza - Comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 11.172, de 06.09.2005, para marcar a data da promulgação da Emenda Constitucional Nº 31, em 14.12.2001, que então criou o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Brasil.

 

Dia Nacional da Ópera - Comemorado para marcar a data da estreia de "A Noite de São João" para piano e voz, tida como a 1ª ópera genuinamente brasileira. Trata-se de uma comédia lírica em dois atos composta na língua nacional portuguesa do Brasil pelo músico e compositor brasileiro, Elias Álvares Lobo, com texto do escritor José de Alencar. Foi representada com grande sucesso pela 1ª vez ao público em 14.12.1860, no Teatro São Pedro de Alcântara da cidade do Rio de Janeiro (RJ) e sob a regência do jovem maestro brasileiro, Carlos Gomes.

 

- Dia Nacional do Engenheiro de Pesca - Comemorado por brasileiros e previsto no Projeto de Lei Nº 6.039 de 2005, com o apoio da FAEP (Federação das Associações de Engenheiros de Pesca) do Brasil. A comemoração marca a data da graduação da 1ª turma de Engenheiros de Pesca brasileiros, que se formaram pela UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), em 14.12.1974, numa profissão cujo reconhecimento do curso e formação seria posteriormente oficializado pelo Decreto Nº 78.464, de 27.09.1976.

 

- Dia Nacional do Ministério Público - Conforme Artigo Nº 82 da Lei Nº 8.625, de 12.02.1993, para marcar a data da sanção da Lei Complementar nº 40, de 14.12.1981, que, enquanto 1ª Lei Orgânica Nacional do MP ou "Lei Parquet", atribuiu então ao Ministério Público brasileiro a representação da sociedade brasileira de forma legítima e independente, além de definir (pela primeira vez no Brasil), instrumentos de trabalho com obrigações e responsabilidades para os Ministérios Públicos dos Estados brasileiros. 

EVANGELHO(Mt 21, 23-28)

2ª Semana do Advento

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”

24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?”

Eles refletiam entre si: “Se dissermos: ‘Do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”. 27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

SANTO DO DIA: São João da Cruz

 

EFEMÉRIDES

Júlio Afrânio Peixoto (1876-1947)

867 - É eleito o Papa Adriano II. Era conhecido por ser caridoso e amável, descendente de uma família romana que já havia dado dois pontífices à Igreja (Estevão III e Sérgio II). Adriano já tinha setenta e cinco anos, e já em duas ocasiões tinha recusado a nomeação. Casou-se antes de receber as ordens sagradas. Nasceu em 792, em Roma, Itália, onde morreu em 14.12.872.

1503 - Nasceu Nostradamus (Michel de Nostredame), em Saint Rémy-de-Provence, França. Foi médico, astrólogo, alquimista, esotérico e escritor famoso por sua vidência. Morreu em Salon de Provence, França, em 02.07.1566.

1702 - Os 47 rōnin, liderados por Oishi Yoshio, iniciam o ataque à mansão de Kira Yoshinaka para vingar a morte do seu daimyō, Asano Naganori.

1758 - Processo dos Távoras: Teresa Leonor de Távora e seu marido são presos acusados de serem os mandantes do atentado ao rei D. José I.

1766 - Nasceu José Acúrsio das Neves, em Fajão, Portugal. Foi um político, magistrado, historiador, ensaísta e pioneiro dos estudos sobre a economia portuguesa. Foi percursor do industrialismo em Portugal. Destacou-se como político conservador, defensor acérrimo do miguelismo, e como um dos principais inimigos das ideias do liberalismo nas Cortes de 1828. São notáveis, e ainda atuais, os seus escritos sobre economia política e sobre história contemporânea. A 27 de Agosto de 1810 foi eleito sócio da Academia das Ciências de Lisboa. Morreu em Sarzedo, Portugal, em 06.05.1834.

1782 - Nos primeiros testes dos Irmãos Montgolfier, um balão de ar quente não tripulado na França flutua quase 2 km.

1799 - Morreu George Washington, em Virgínia, EUA. Foi o primeiro presidente dos Estados Unidos da América. Nasceu em Westmoreland County, Virgínia, EUA, em 22.02.1732.

1812 - A invasão francesa da Rússia termina quando os remanescentes do Grande Armée são expulsos da Rússia.

1824 - A Inglaterra reconhece a independência das províncias unidas do Rio da Prata.

1853 - Nasceu Errico Malatesta, em Santa Maria Capua Vetere, Itália. Foi um teórico e ativista anarquista. Morreu em Roma, Itália, em 22.07.1932. 

1860 - Estreia a primeira ópera brasileira levada à cena no Brasil.

1876 - Nasceu Júlio Afrânio Peixoto, em Lençóis (BA). Foi médico, político, professor, crítico literário, ensaísta, romancista e historiador. Ocupou a Cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras, onde foi eleito em 07.05.1910, e a Cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Filologia, da qual foi fundador. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 12.01.1947.

1890 - Rui Barbosa assina despacho ordenando a queima de registros do tráfico e da escravidão no Brasil. 

1900 - Mecânica Quântica: Max Planck apresenta seu artigo sobre a radiação de corpo negro.

1903 - Os Irmãos Wright fazem sua primeira tentativa de voar com o Wright Flyer em Kitty Hawk, Carolina do Norte.

1909 - Nasceu Edward Lawrie Tatum, em Boulder, EUA. Microbiologista, foi agraciado com o Nobel de Fisiologia/Medicina de1958, por pesquisas realizadas sobre a influência das mutações hereditárias na nutrição de certos microrganismos. Morreu em Nova Iorque, EUA, em 05.11.1975.

1911 -  A equipe de Roald Amundsen, formada por ele mesmo, Olav Bjaaland, Helmer Hanssen, Sverre Hassel e Oscar Wisting, torna-se a primeira a chegar ao Polo Sul.

1918 - Frederico Carlos de Hesse, um príncipe alemão eleito pelo Parlamento da Finlândia para se tornar rei Väinö I, renuncia ao trono finlandês.

1918 - O presidente português Sidónio Pais é assassinado na estação ferroviária do Rossio, Lisboa.

1918 - Pela primeira vez as mulheres votaram e tiveram o direito a se candidatar a cargos políticos numa eleição direta.

1922 - Nasceu o radialista Morais Sarmento (Rubens Moraes Sarmento), em Campinas (SP). Foi ferrenho defensor da brasilidade no ar durante 60 anos ininterruptos. Morreu em São Paulo (SP), em 22.03.1998.

1923 - Após onze meses de luta sangrenta no Rio Grande do Sul, é assinado o Pacto de Pedras Altas. Estabelecia que o governador empossado permaneceria no cargo até o final do mandato. Contemplava o acordo com uma anistia geral dos revoltosos, selando a pacificação do Estado.

1927 - Papa Pio XI proclama Teresa Martin (Santa Teresinha do Menino Jesus) padroeira das Missões.

1931 - Decreto nº 20.784 autoriza a criação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

1933 - Nasceu a atriz Eva Wilma (Eva Wilma RiefleBuckup), em São Paulo (SP). Começou a carreira como bailarina clássica. Foi casada com os atores John Herbert e depois com Carlos Zara.

1938 - Nasceu Leonardo Boff (Genésio Darci Boff), em Concórdia (SC). É teólogo, escritor e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil. Foi membro da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos. É respeitado pela sua história de defesa pelas causas sociais e atualmente debate também questões ambientais.

1939 - A União Soviética é expulsa da Liga das Nações por sua agressão à Finlândia.

1940 - O plutônio (especificamente o Plutônio-238) é isolado pela primeira vez em Berkeley, Califórnia.

1943 - Morreu John Harvey Kellogg, em Battle Creek, Michigan, EUA. Foi o psicólogo norte-americano que impulsionou a venda de alimentos saudáveis, especialmente os compostos por cereais. Nasceu em Tyrone, Michigan, EUA, em 26.02.1852.

1945 - Josef Kramer e 10 outros nazistas são executados por genocídio e crimes de guerra cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.

1947 - Nasceu Dilma Vana Rousseff Linhares, em Belo Horizonte (MG), sendo filha de um imigrante búlgaro. É uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), e a atual presidenta da República Federativa do Brasil. Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, e posteriormente, da Casa Civil. Em 2010, foi escolhida pelo PT para se candidatar à Presidência da República na eleição presidencial, sendo que o resultado de segundo turno, em 31 de outubro, tornou Dilma a primeira mulher a ser eleita para o posto de chefe de Estado e de governo, em toda a história do Brasil. Em 26 de outubro de 2014 foi reeleita, novamente no segundo turno das eleições. Atualmente enfrenta um processo de Impeachment.

1948 - Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann recebem uma patente para seu dispositivo de entretenimento com tubo de raios catódicos, o primeiro jogo eletrônico interativo conhecido. Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann recebem uma patente para seu dispositivo de entretenimento com tubo de raios catódicos, o primeiro jogo eletrônico interativo conhecido.

1950 - Criação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

1952 - Nasceu Pedro Affonso Collor de Mello, em Maceió (AL). Foi um empresário, irmão do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Comandava as empresas da família em Alagoas, Organização Arnon de Mello, TV Gazeta de Alagoas, Jornal Gazeta de Alagoas, Rádio Gazeta AM, Rádio Gazeta FM e Gráfica Gazeta de Alagoas. Pedro Collor denunciou um esquema de corrupção política envolvendo Paulo César Farias, tesoureiro de Fernando Collor. Essa denúncia, feita em entrevista exclusiva ao jornalista Luís Costa Pinto e publicada na revista Veja em edição com data de capa de 27.05.1992, desencadeou o processo de impeachment do então presidente Fernando Collor. Pedro Collor morreu de câncer no cérebro em 1994, deixando a esposa, Thereza Collor, e três filhos, sendo um deles fruto do relacionamento com Regina Maria Habbema de Maia. Morreu em Nova Iorque, EUA, em 19.12.1994.

1955 - Albânia, Áustria, Bulgária, Camboja, Ceilão, Finlândia, Hungria, Irlanda, Itália, Jordânia, Laos, Líbia, Nepal, Portugal, Romênia e Espanha ingressam nas Nações Unidas através da Resolução 109 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

1956 - Anunciada a aquisição pela Marinha brasileira de um porta-aviões britânico de 19.000 toneladas, que receberia o nome de Minas Gerais.

1956 - O presidente Juscelino Kubitschek comprou o porta-aviões Minas Gerais da Grã-Bretanha de 19.000 toneladas, que receberia o nome de Minas Gerais.

1960 - Estoura em Adis Abeba uma revolta contra o imperador HailéSelassié, que se encontrava em visita ao Brasil.

1960 - Criação da Universidade Federal de Goiás.

1961 - O Departamento de Defesa dos EUA anuncia um programa de 700 milhões de dólares para construção de abrigos comunitários contra radiação atômica.

1962 - Cento e nove dias após o lançamento, a nave americana Mariner II transmite durante 42 minutos dados sobre o planeta Vênus.

1962 - Um avião da Panair do Brasil caiu a 45 quilômetros do aeroporto de Manaus, matando 50 ocupantes.

1964 - Morreu Francisco Canaro, em Buenos Aires, Argentina. Foi cantor, músico (violinista) e compositor. Nasceu em San José de Mayo, Uruguai, em 26.11.1888.

1968 - Prisão de Carlos Lacerda, ex-governador da Guanabara. Foi solto em 21.12.1968.

1972 - Programa Apollo: Eugene Cernan é a última pessoa a andar na lua, depois que ele e Harrison Schmitt concluíram a terceira e última atividade extraveicular (EVA) da missão Apollo 17.

1982 - UNESCO concede a Olinda (PE) o título de “Cidade Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade”.

1987 - Um Hércules C-130 da FAB explode e cai no mar quando se preparava para descer em Fernando de Noronha, com seis tripulantes e 23 passageiros.

1989 - Morreu Andrei Dmitrievich Sakharov, em Moscou, Rússia, onde também nasceu em 21.05.1921. Foi um físico nuclear da extinta União Soviética. Recebeu o Nobel da Paz em 1975, pela defesa dos direitos humanos na União Soviética.

1992 - A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo inaugura o primeiro banco de medula óssea da América Latina.

1994 - Representantes de 29 países se reúnem no Rio de Janeiro (RJ) para discutir o controle da emissão de gases poluentes.

1994 - Começa a construção da barragem das Três Gargantas, no rio Yangtzé.

1995 - Guerra Civil Iugoslava: o Acordo de Dayton é assinado em Paris pelos líderes da República Federal da Iugoslávia, Croácia e Bósnia e Herzegovina.

1997 - Sob pressão dos países ocidentais, Saddam Hussein promete colaborar com a ONU e abrir oito palácios do Iraque para a inspeção de armas químicas.

1999 - Chuvas torrenciais causam inundações repentinas em Vargas, Venezuela, resultando em dezenas de milhares de mortes, na destruição de milhares de casas e no colapso completo da infraestrutura do estado.

1999 - Governantes e industriais alemães decidem criar um fundo no valor de 5,1 bilhões de dólares para indenizar pessoas submetidas a trabalhos forçados durante o regime nazista.

2001 - Início da circulação das novas cédulas de R$ 2.

2001 - A UNESCO designa a região vinhateira do Douro, no norte de Portugal, na lista dos locais que são Patrimônio da Humanidade.

2003 - Morre rapaz oito dias após ser atacado por skinheads dentro de um trem. Os skinheads são conhecidos pela intolerância em relação a homossexuais, negros, judeus, nordestinos e punks .

2003 - O PT expulsa a senadora Heloísa Helena e os deputados João Batista Babá e Luciana Genro.

2004 - O Viaduto de Millau, a ponte mais alta do mundo, é formalmente inaugurado perto de Millau, na França.

2004 - Radicais do PT encabeçados pela senadora Heloísa Helena lançam novo partido, o Psol (Partido do Socialismo e Liberdade). Na ocasião, a senadora foi lançada candidata à presidência para a disputa de 2006.

2005 - Ministério da Cultura anuncia a criação do Instituo Brasileiro de Museus em 2006.

2006 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

2006 - Morreu Sivuca (Severino Dias de Oliveira), em João Pessoa (PB), vítima de câncer na laringe detectado em 2004 e após 2 dias internado. Foi um dos maiores artistas (acordeonista) do Nordeste do Brasil do século XX, responsável por revelar a amplitude e a diversidade da sanfona nordestina no cenário mundial da música. Exímio executante da sanfona, multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor. Nasceu em Itabaiana (PB),e m 26.05.1930.

2006 - Congresso Nacional aprova reajuste de 90,7% nos próprios salários.

2007 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva critica senadores que votaram contra a CPMF.

2007 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

2008 - O jornalista Muntazeral-Zaidi joga seus sapatos contra George W. Bush, presidente dos EUA.

2009 - OAB pede a cassação de deputados envolvidos em mensalão no Distrito Federal.

2009 - Caixa Econômica Federal lança linha de crédito de R$ 1 bilhão para material de construção.

2010 - Câmara dos deputados aprova criação de empresa individual de responsabilidade limitada.

2010 - Câmara dos deputados rejeita legalização de bingos.

2010 - Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anula condenação contra Anthony Garotinho.

2010 - Era lançado Michael, primeiro álbum póstumo de Michael Jackson.

2010 - Câmara prorroga Fundo de Combate à Pobreza.

2011 - Morreu Hubertus Hans Hofman, em Porto Alegre, aos 82 anos. Foi professor, pianista e compositor. Em 1962 radicou-se no Brasil, contratado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, passando a atuar nela até 1997 como pianista titular até 1997. Em 1968 assumiu docência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no Instituto de Belas Artes. Nasceu em Gotha, Alemanha em 15.09.1929.

2011 - Câmara aprova projeto que proíbe pais de baterem em filhos.

2011 - O Ministério das Comunicações anuncia a transferência de R$ 62,5 milhões para a Telebras.

2012 - Presidenta Dilma Rousseff encerra o II Fórum Empresarial Brasil-Rússia, em Moscou.

2012 - Rússia decide manter embargo à carne bovina brasileira.

2012 - Tiroteio na escola primária de Sandy Hook: vinte e oito pessoas, incluindo o atirador, são mortas em Sandy Hook, Connecticut.

2013 - Uma tentativa de golpe relatada no Sudão do Sul leva a contínuos combates e centenas de baixas.

2013 - No Egito, governo interino anuncia referendo constitucional previsto para 01/2014.

2014 - Protesto cobra punição de torturadores durante o regime militar interdirá via em São Carlos (SP).

2014 - Memorial Luiz Gonzaga promove a Oficina Luiz Gonzaga.

2015 - Arábia Saudita anuncia coalizão de 34 países islâmicos contra o terrorismo.

2015 - Fiesp e Ciesp definem apoio a processo de impeachment.

2016 - Presidente Vladimir Putin é o homem mais poderoso do mundo segundo ‘Forbes’, dos EUA.

2016 - Morreu Dom Evaristo Arns (Paulo Evaristo Arns), em São Paulo (SP). Nascido em Forquilhinha (RS), em 14.09.1921, foi um frade franciscano e cardeal brasileiro. Foi o quinto arcebispo de São Paulo, tendo sido o terceiro prelado dessa Arquidiocese a receber o título de cardeal. Era arcebispo-emérito de São Paulo e protopresbítero do Colégio Cardinalício.

2016 - Justiça espanhola encerra o “caso Neymar” e multa o Barcelona em 5,5 milhões de euros.

2016 - Casa da Moeda informa que suspendeu produção de passaporte pela falta de pagamento.

2016 - Câmara aprova Medida Provisória que reestrutura a Empresa Brasil de Comunicação.

2016 - Ministro Luiz Fux (STF) suspende tramitação de pacote anticorrupção no Congresso.

2016 - Senado aprova reforma do ISS. 

2017 - Suécia anuncia que aumentará idade mínima de aposentadoria de 61 para 64 anos.

2017 - Comissão do Senado aprova cultivo de maconha para fins medicinais.

2017 - Comissão Federal de Comunicações coloca fim à neutralidade da Internet.

2017 - Jair Bolsonaro (PSC-RJ) afirma que dará “carta branca” para militares matarem em serviço.

2017 - CPI da JBS aprova relatório que pede investigação de Rodrigo Janot.

2018 - ONU revê aumento de êxodo de venezuelanos.

2018 - Na China, Brasil é ouro no Mundial de Natação e quebra de recorde do revezamento 4x200m livre (6min46s81).

2018 - Presidente Michel Temer autoriza extradição de Cesare Battisti.

2018 - Sérgio Moro diz que Lula “fez coisas boas” e lamenta ter condenado o ex-presidente.

2018 - O ex-presidente Lula se torna réu por lavagem de dinheiro em negócio na Guiné Equatorial.

2018 - Marinha brasileira lança o submarino S-40 Riachuelo. 

2019 – O ex-presidente sudanês Omar Al-Bashir é condenado a dois anos de detenção

3029 - A jamaicana Toni-Aan Singh vence o Miss Mundo 2019, em Londres.

2019 - Presidente Bolsonaro diz que “conduziria muito melhor o inquérito de Marielle”.

TÚNEL DO TEMPO

Ouça Sivuca


SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://datasdodia.net

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário