segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Fatos históricos de 15 de dezembro

15 de dezembro é o 350º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 16 para acabar 2020.

- Dia Internacional do Chá.

 

- Dia da Mulher Operadora do Direito (Dia da Advogada).

 

- Dia Nacional da Economia Solidária.

 

- Dia da Língua Internacional Esperanto - Trata-se de uma língua criada pelo oftalmologista polonês, Ludwik Lejzer Zamenhof, para facilitar a comunicação entre os povos do mundo inteiro.

 

- Dia Nacional do Arquiteto e do Urbanista - Conforme Resolução Nº 8, de 15.12.2011 do CAU/BR (O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), em homenagem à data do nascimento do arquiteto Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho – 15.12.1907.

 

- Dia Nacional da Economia Solidária - Para marcar a data do nascimento do ativista ambiental, seringueiro e sindicalista brasileiro, Francisco Alves Mendes Filho (Chico Mendes) - 15.12.1944.

 

- Dia do Jardineiro.

EVANGELHO (Mt 21, 28-32)

3º Domingo do Advento

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?”

Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 


SANTO DO DIA: Cristiana


EFEMÉRIDES

L. L. Zamenhof (1859-1917)

37 - Nascimento de Nero Cláudio César Augusto Germânico (em 
Latim Nero Claudius Cæsar Augustus Germanicus
), em Anzio, Itália. Polêmico imperador romano conhecido por atear fogo à cidade, que governou de 13 de outubro do ano 54 até data da sua morte, em Roma, em 09.06.68.

384 - É eleito o Papa Sirício, 38º papa, que sucedeu o Papa Dâmaso I.

533 - Guerra Vândala: o general bizantino Belisário derrota os vândalos, comandados pelo rei Gelimero, na Batalha de Tricamaro.

687 - É eleito o Papa Sérgio I, 84º papa, que sucedeu o Papa Cónon.

1025 - Constantino VIII, torna-se o único imperador do Império Bizantino.

1124 - Início do pontificado do Papa Honório II.

1161 - Guerras Jin–Sung: oficiais militares conspiram contra o imperador Wanyan Liang da dinastia Jin depois de uma derrota militar na Batalha de Caishi e assassinam o imperador em seu acampamento.

1256 - As forças mongóis sob o comando de Hulagu Khan entram e destroem a fortaleza Hashshashin no Castelo de Alamut (atualmente no Irã) como parte de sua ofensiva no sudoeste islâmico da Ásia.

1500 - Morte de Pero Vaz de Caminha, em Calecute, Índia. Foi um escritor português que se notabilizou nas funções de escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral. Nasceu em Porto, Portugal, em 1450.

1631 - Padres Jesuítas recebem aparição de Nossa Senhora em Nápoles (Itália)

1640 - João IV é coroado rei de Portugal na restauração do trono contra o domínio espanhol.

1745 - Na Batalha de Kesselsdorf na Segunda Guerra da Silésia, as tropas prussianas da Velha Dessau, triunfam sobre a Áustria e Inglaterra sobre o comando de Rutowski. Os vencedores chegam em Dresden dois dias depois.

1791 - História dos Estados Unidos (1783-1815): a Carta dos Direitos entra oficialmente em vigor.

1806 - Napoleão Bonaparte invade Varsóvia, na Polônia.

1831 - Fundação do Corpo de Municipais Permanentes, futura Polícia Militar do Estado de São Paulo.

1832 - Nascimento de Gustave Eiffel (Alexandre Gustave Eiffel), em Dijon, França. Foi arquiteto, engenheiro e construtor, cujas obras mais conhecidas são a Estátua da Liberdade (Nova Iorque) e a Torre Eiffel (Paris), em Dijon-França. Morreu em Paris, França, em 27.12.1923.

1840 - Os restos mortais de Napoleão Bonaparte são exposto nos Inválidos de Paris.

1859 - Nascimento de L. L. Zamenhof (Ludwik Lejzer Zamenhof, por vezes aportuguesado como Lázaro Luiz Zamenhof), em Białystok, Polônia. Foi oftalmologista e filólogo, criador do Esperanto. Morreu em Varsóvia, Polônia, em 14.04.1917.

1862 - Final da Batalha de Fredericksburg, na Guerra Civil Americana.

1884 - A Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Sião, Pensilvânia (EUA), obtêm personalidade jurídica, e Charles Taze Russell é eleito seu Presidente.

1891 - Invenção do Basquetebol (CBB - FPB), pelo canadense James Naismith. Inventado, no estado americano de Massachusetts, o basquetebol, para manter ocupados estudantes indisciplinados durante o inverno.  

1892 - Nascimento de Mestre Raimundo Irineu Serra, em São Vicente Ferrer (MA). Foi foi o fundador da doutrina religiosa do Santo Daime, que usa como sacramento a bebida chamada ayahuasca, batizada por ele de Daime, e associada a orações e cânticos (hinos) a diversas divindades. Caracteriza-se como um culto resultante da mistura das religiões e crenças dos três troncos étnicos formadores do povo e cultura brasileiros - indígenas, africanas e europeias, mas onde predominam, no entanto, as deidades cristãs - o Deus Pai, Jesus Cristo e Nossa Senhora, e os adeptos da doutrina a consideram uma doutrina cristã.

1896 - Fundação da gloriosa Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro Dia em que Machado de Assis é proclamado primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

1907 - Nascimento de Oscar Niemeyer (Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 05.12.2012. O mais famoso arquiteto brasileiro, considerado um dos maiores expoentes do movimento moderno da América Latina. Projetou a cidade de Brasília, o bairro da Pampulha em Belo Horizonte e o sambódromo do Rio de Janeiro. É o arquiteto com o maior número de obras construídas no mundo.

1916 - Após dez meses de luta e 600 mil mortos, os alemães suspendem a ofensiva de Verdun, a mais sangrenta da Primeira Guerra Mundial.

1916 - Nascimento de Miguel Arraes (Miguel Arraes de Alencar), em Araripe-CE. Advogado, economista e político brasileiro. Popularmente conhecido como Pai Arraia ou Dr. Arraes, Miguel Arraes foi uma personalidade de destaque no cenário nacional, membro e importante líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Foi prefeito do Recife, deputado estadual, deputado federal e por três vezes governador do estado de Pernambuco.

1918 - João do Canto e Castro, ministro da Marinha, é nomeado presidente interino do 16.º governo republicano, em substituição de Sidónio Pais assassinado no dia anterior.

1930 - Nasceu o Pe. Oscar Quevedo (Óscar González-Quevedo), em Madri, Espanha. É um padre jesuíta, parapsicólogo e escritor espanhol naturalizado brasileiro e radicado no Brasil desde a década de 1950. Professor universitário de parapsicologia na UNISAL e no Centro Latino-Americano de Parapsicologia (CLAP), é formado na Faculdade de Comillas, na Espanha, doutor em Teologia formado na Faculdade de Nossa Senhora de Assunção, em São Paulo, e autor de diversos livros entre os mais famosos A Face Oculta da Mente e Antes que os Demônios Voltem. Sempre polêmico, defende a base cientifica dos fenômenos paranormais, renegando qualquer hipótese de intervenção do além. Pe. Quevedo faleceu em Belo Horizonte (MG), em 09.01.2019.

1939 - Primeira apresentação do filme 'E o Vento Levou' (GoneWith The Wind) em Atlanta. A obra conquistou os Oscars de Melhor Filme, Direção, Atriz, Roteiro, Atriz Coadjuvante, Fotografia, Montagem e Direção de Arte, ficando 26 anos como a maior bilheteria da história do cinema.

1942 - Segunda Guerra Mundial: início da Batalha do Monte Austen, do Cavalo Galopante e do Cavalo-marinho durante a Campanha de Guadalcanal.

1942 - Segunda Guerra Mundial, Batalha do Monte Austen, batalha travada entre as Forças Militares dos Estados Unidos e do Império do Japão.

1944 - Um ciclone mata cerca de 10 mi pessoas na região do rio Ganges, em Bangladesh.

1944 - Morte de Glenn Miller (Alton Glenn Miller). Foi um músico de jazz estadunidense e bandleader na era do swing, tendo sido um dos artistas de mais vendas entre 1939 e 1942, liderando uma das mais famosas big bands. O maestro Glenn Miller, que marcou a época das big bands, morreu aos 40 anos quando o avião no qual viajava para Paris caiu no Canal da Mancha. Há autores que contestam essa informação, citando anos depois. Nasceu em Clarinda, EUA, em 01.03.1904.

1944 - Nascimento de Francisco Alves Mendes Filho (Chico Mendes), em Xapuri (AC), onde também morreu (assassinado), em 22.12.1988. Foi líder seringueiro, ecologista e sindicalista brasileiro. Junto com Lula funda o PT e a CUT. Ganha o prêmio da ONU em 1987 pela sua luta em favor da preservação do Meio Ambiente.

1945 - Ocupação do Japão: O General Douglas MacArthur ordena que o Shinto seja abolido no Japão.

1948 - Nascimento de Tasso Ribeiro Jereissati, em Fortaleza (CE). É um político e empresário do Brasil, filiado Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Como empresário Jereissati se destaca em diversas áreas. É dono de distribuidora de refrigerantes, shopping centers e canais de televisão. Filho do Senador Carlos Jereissati e de Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, é formado em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, líder empresarial e governou o estado do Ceará em três gestões: 1987-1990, 1995-1998 e 1999-2002.

Eleito senador da república pelo PSDB em outubro de 2002, com 1.915.781 votos, Tasso Jereissati exerceu o mandato no período de 2003 a 2011. Como candidato nas eleições de 2010 ao Senado, não conseguiu ser reeleito, sendo a primeira vez que perdeu uma eleição. Na condição de uma das principais lideranças nacionais do PSDB, Tasso Jereissati foi presidente nacional do Partido em duas oportunidades: 1991 a 1993 e 2005 a 2007. No seu primeiro mandato, exerceu importante papel na consolidação da candidatura de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 27 de maio de 2011, assumiu a presidência nacional do Instituto Teotônio Vilela, órgão de formação política do PSDB, o qual coordenou até 15 de julho de 2015. Em 2014, voltou à política como candidato a senador do Ceará, numa aliança com Eunício Oliveira (PMDB). Foi eleito senador outra vez, com 2.314.796 votos com 58,06% por cento.

1959 - A partir de um projeto do economista Celso Furtado, foi criada a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) através da Lei nº 3.692, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos estados do nordeste brasileiro.

1961 - O incêndio da tragédia do Gran Circus Norte-Americano deixou um saldo de cerca de 500 mortos e centenas de feridos, em Niterói (RJ).

1963 - Nascimento de atriz Cristiana Oliveira (Cristiana Barbosa da Silva Oliveira), no Rio de Janeiro (RJ.

1963 - O Maracanã registrou o recorde mundial de público entre clubes de futebol, no clássico "FLA-FLU", Flamengo 0 x 0 Fluminense, quando 194.603 espectadores (177.020 pagantes) compareceram à decisão do Campeonato Carioca daquele ano. Naquele ano, o Flamengo sagrou-se campeão.

1965 - A cápsula Gemini6 voa em formação durante 5 horas com a Gemini 7, chegando à distância de 1,80m uma da outra.

1965 - O foguete Nike-Apache é lançado com êxito da base da Barreira do Inferno, em Natal.

1965 - Projeto Gemini: Gemini VI-A, com tripulação de Wally Schirra e Thomas Stafford, é lançada de Cabo Kennedy, na Flórida. Quatro órbitas depois, atinge o primeiro encontro espacial, com a Gemini VII.

1966 - Morte de Walt Disney (Walter Elias Disney), em Los Angeles. Foi um cineasta, produtor estadunidense de desenhos animados e animador, além de um ocultista. É o criador dos desenhos animados Mickey e Pato Donald, da Disneylândiae da Walt Disney Company.Walt Disney nasceu em Chicago - Illinois, EUA.  

1967 - Criação do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização).

1969 - Nascimento da atriz Adriana Esteves (Adriana Esteves Agostinho), no Rio de Janeiro (RJ).

1970 - A sonda soviética Venera 7 pousa com sucesso em Vênus. É o primeiro pouso suave bem-sucedido em outro planeta.

1970 - Fim das transmissões da TV Excelsior, às 17 h 56 min.

1973 - A Associação Americana de Psiquiatria vota 13-0 para remover a homossexualidade de sua lista oficial de transtorno mental, o DSM-II.

1973 - Cronologia dos direitos homossexuais: primeira tentativa da diretoria da Associação Americana de Psiquiatria (American Psychiatric Association, APA) em retirar a homossexualidade da lista de doenças mentais.

1975 - Criação da Empresa Brasileira de Radiofusão - RADIOBRÁS.

1976 - Samoa é admitida como Estado-Membro da ONU.

1982 - A Espanha entra na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança criada em 1949, que visava manter a integridade da Europa e da região do Atlântico norte.

1984 - As sondas Vega 1 e Vega 2 são lançadas ao espaço com o objetivo de estudar o cometa Halley, do qual se aproximariam em março de 1986.

1989 - Morte de Andrei Sakharov (Andrei Dmitrievich Sakharov), em Moscou, Rússia, ontem também nasceu em 21.05.1921. Foi físico nuclear ganhador do Prêmio Nobel da Paz-1975.  

1993 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, estreou nos cinemas norte-americanos.

1994 - O Senado aprova o projeto de lei que permite a entrada de TVs a cabo no Brasil.

1994 - A República de Palau é admitida como Estado-Membro da ONU.

1994 - Navegador web Netscape Navigator 1.0 é lançado.

1995 - A Comunidade Econômica Europeia decide adotar, a partir de 1999, uma moeda única, o Euro.

1995 - Torcedores paulistas foram baleados, no Rio de Janeiro, depois de entrarem por engano na favela Vila João. Eles saíam do jogo Santos e Botafogo quando erraram o caminho de volta.

1996 - O astro do blues B.B. King se apresentou para 85 mil pessoas no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Foi um de seus maiores shows.

2000 - Quatorze anos depois do maior acidente nuclear da história a usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia, é definitivamente fechada.

2001 - A Torre Inclinada de Pisa reabre após 11 anos e US$ 27 000 000 gastos para estabilizá-la, sem consertar sua famosa inclinação.

2002 - O Santos Futebol Clube sagra-se heptacampeão brasileiro de futebol, ao derrotar o Corinthians F C por 3 x 2, gols de Robinho, Elano e Léo.

2003 - Enfermeiro americano Charles Cullen confessa ter matado de trinta a quarenta pacientes em diversos hospitais em que trabalhou. Disse que provocou as mortes por piedade, com o objetivo de aliviar as dores dos pacientes.

2003 - Filme brasileiro Cidade de Deus, de Fernando Meireles, foi escolhido pelo Círculo de Críticos de Cinema de Nova York como melhor filme estrangeiro de 2003.

2003 - Epidemia da 'gripe do frango' na Coréia do Sul.

2005 - Evo Morales (candidato à presidência) promete nacionalizar a exploração de gás e petróleo.

2005 - Entra em serviço o Lockheed Martin F-22 Raptor na Força Aérea dos Estados Unidos.

2006 - Começa a funcionar o Disque Combate à Pirataria (0800 771 3627).

2006 - Entra em vigor a nova Lei da Nacionalidade.

2006 - Inaugurado o Complexo Cultural da República João Herculino, o maior centro cultural do Brasil, na Esplanada dos Ministérios, Brasília, desenhado por Oscar Niemeyer.

2006 - A VARIG - Viação Aérea Rio Grande S.A., mais tradicional das empresas aéreas do Brasil, deixa oficialmente de operar.

2008 - Senado aprova Reforma Política.

2009 - Conselho Nacional de Justiça determina que tribunais divulguem gastos na internet.

2009 - Senado aprova novo Código de Processo Civil.

2009 - Conselho Nacional de Justiça determina que tribunais divulguem gastos na internet.

2010 - O Ministro da Educação, Fernando Addad, apresenta o Plano Nacional de Educação.

2010 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresenta o balanço dos seus oito anos de governo.

2011 - Instituição do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista - Instituído através da Resolução Nº 8, de 15.12.2011, assinada pelo presidente do CREA. Haroldo Pinheiro Villar Queiroz, em homenagem à data de nascimento do arquiteto Oscar Niemeyer (15.12.1907).

2011 - Após oito anos de ocupação, as tropas dos Estados Unidos deixam o território do Iraque.

2011 - Publicada no Diário Oficial lei que proíbe fumo em locais fechados.

2012 - Apoiadores de Lula criam campanha na web para defender o ex-presidente.

2012 - Lançamento do livro de partituras: “Luiz Gonzaga: TEM Sanfona no Choro”, obra de Marcelo Caldi.

2013 - O corpo de Nelson Mandela é enterrado na aldeia de Qunu, África do Sul.

2013 - A Guerra Civil Sul-Sudanesa começa quando os líderes da oposição, Dr. Riek Machar, Pagan Amum e Rebecca Nyandeng, votam para boicotar a reunião do Conselho de Libertação Nacional em Nyakuron.

2014 - Um atirador toma 18 reféns dentro de um café em Martin Place por 16 horas em Sydney. O autor do sequestro e dois reféns são mortos quando a polícia invade o café na manhã seguinte.

2014 - MPF denuncia quatro por corrupção e lavagem de dinheiro.

2014 - Manifestações invadem a Confederação Nacional de Agricultura em protesto contra Kátia Abreu.

2014 - Presidente Barack Obama promete que não haverá “porto seguro” para o Estado Islâmico.

2014 - Dois estudantes acusados de fraudar o Enem são denunciados pelo MPF do Ceará.

2015 - Presidenta Dilma Rousseff reitera compromisso com recuperação do rio doce.

2015 - Senado aprova repatriação de recursos não declarados à Receita Federal.

2015 - Prefeitos de 14 capitais entregam a Dilma Rousseff manifesto contra impeachment.

2015 - Papa Francisco pede revisão de leis para ajudar refugiados.

2015 - STF nega pedido de Fernando Collor (PTB-AL) para paralisar investigação da Lava Jato.

2015 - Governo anuncia início de desligamento de sinal de TV analógico para 02/2016.

2016 - Pequim adota alerta vermelho de 5 dias por alto de poluição do ar.

2016 - Superior Tribunal Federal (STJ) descriminaliza crime de desacato a servidor público.

2016 - Morreu o jornalista Villas-Bôas Correa (Luiz Antonio Villas-Bôas Corrêa), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 02.12.1923. Era o mais antigo analista político do Brasil até a sua morte. Começou em 1948 e até 2011 assinou uma coluna no Jornal do Brasil. Entre outros livros, escreveu Conversa com a Memória - A História de Meio Século de Jornalismo Público (Ed. Objetiva), onde narra as lembranças de mais de meio século como repórter político, e Casos da Fazenda do Retiro, livro de reminiscências da juventude.

2016 - Congresso aprova Orçamento 2017.

2016 - Criação da Secretaria da juventude na Câmara dos deputados.

2016 - Presidente Michel Temer anuncia pacote de medidas de estímulo à economia.

2016 - Câmara dos Deputados aprova “admissibilidade” da reforma da Previdência.

2016 - Congresso promulga a Emenda Constitucional 95/2016, que limita por 20 anos os gastos públicos.

2016 - Ministério Público oferece nova denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

2017 - O secretário da ONU, Antonio Guterres, faz apelo por comunicação com Coreia do Norte.

2017 - Justiça barra resolução que permitia aplicação de botox por dentistas.

2017 - IBGE revela que em 2016 um quarto dos jovens nem estudava nem estava ocupado.

2017 - Procuradoria-Geral da República reafirma denúncia contra Romero Jucá (PMDB-RR).

2018 - Anunciada a descoberta de túmulo de um sacerdote que remonta a mais de 4.400 anos.

2018 - Canibais são condenados a mais de 60 anos de prisão por assassinatos cometidos em Garanhuns (PE).

2019 - Na Espanha, encerramento frágil da COP 25m, países prometem metas mais ambiciosas sobre emissões em 2020.

2019 - Evacuadas mais de 50m.000 pessoas na cidade de Brindisi para desarmar bomba da II Guerra Mundial.

2019 - México rejeita a presença de inspetores dos EUA no país.

2019 - O ministro do Meio Ambientem, Ricardo Salles, diz que “a COP 25 não deu não”.

2019 - Com crise da Saúdem, 72% reprovam gestão Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), segundo Datafolha.

2019 - Palmeiras oficializa a contratação de Vanderlei Luxemburgo pela quinta vez.

2019 - General Eduardo Villas-Bôas diz que o Brasil é “um país

 amadurecido”.

TÚNEL DO TEMPO

Glenn Miller – In the mood



SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário