domingo, 20 de março de 2022

ARTIGOS: Garota de Ipanema (Por Francisco Santamaria Mont'Alverne Parente*)


Um dos pontos culminantes da música popular brasileira. Sucesso internacional e absoluta unanimidade que permanecem incólumes até os dias atuais. Obra-prima irretocável que enaltece e dignifica nosso precioso acervo musical. Bossa-Nova em um de seus momentos apoteóticos. Estrela de primeira grandeza que cintila no universo musical pátrio.

Mestres Antônio Carlos Jobim (1927-1994) e Vinícius de Moraes (1913-1980), o "Poetinha", o que se poderia esperar?

Gravação histórica enriquecida com as maviosas vozes de João Gilberto (1931-2019) e sua então mulher Astrud Gilberto, nascida em 1940, embaladas pelo fascinante saxofone do norte-americano Stan Getz (1927-1991), uma das legendas do Jazz.

Antes e depois de Helô Pinheiro (Foto: Instagram/Reprodução (@helopinheiro1)

O cantor/ator estadunidense Frank Sinatra (1915-1998), certamente um dos mais estupendos artistas de todos os tempos, gravou com o compositor Tom Jobim, de quem era grande amigo, uma antológica versão em inglês da admirável peça musical ora reportada. "The Girl From Ipanema", na interpretação da gloriosa dupla, transformou-se em retumbante sucesso na terra do Tio Sam até os dias de hoje.

Em 1967, o cineasta carioca Leon Hirszman (1937-1987), um dos expoentes do importante movimento do Cinema Novo, dirigiu o interessante filme "Garota de Ipanema", inspirado na belíssima composição musical ora homenageada, com a estonteante atriz fluminense Márcia Rodrigues, nascida em 1949, no papel da "coisa mais linda, mais cheia de graça, que vem e que passa num doce balanço a caminho do mar", em um "balançado" que "é mais que um poema, é a coisa mais linda que eu já vi passar". Enfim, é a "moça do corpo dourado, do sol de Ipanema", imortalizada pela preciosa parceria Jobim/Vinícius.

Pena que inexistem cópias disponíveis da película supra referida, nem mesmo em DVD, circunstância agravada pelo fato de que o próprio Hirszman encaminhou o negativo original para que fosse providenciada a distribuição do filme nos Estados Unidos, vindo o responsável por essa tarefa a falecer, verificando-se, então, o extravio de seu acervo, que permanece até hoje com destino ignorado.


(*) Dr. Francisco Santamaria Mont'Alverne Parente. Juiz de Direito. Membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras. Membro da Academia Cearense de Cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário