segunda-feira, 14 de março de 2022

Covid volta a atacar a China; transportes públicos suspensos e lockdown decretado

A China registrou mais casos sintomáticos locais de covid-19 até agora este ano do que registrou em todo o ano de 2021, já que a variante Omicron altamente transmissível desencadeia surtos de Xangai a Shenzhen.

A China continental registrou 1.337 novos casos de covid transmitidos internamente com sintomas confirmados em 13 de março, informou a Comissão Nacional de Saúde (NHC) na segunda-feira. Isso elevou o total este ano para mais de 9.000, em comparação com 8.378 em 2021, segundo cálculos da Reuters.

Na semana passada, novos casos de covid foram relatados em Pequim e no centro financeiro de Xangai - as cidades mais populosas da China -, bem como nas províncias de Guangdong, Jiangsu, Shandong e Zhejiang ao longo da costa.

Embora o número de infecções seja pequeno em comparação com o número de casos em outras partes do mundo, a rápida taxa de aumento ativou a política dinâmica de zero covid da China, que exige que as infecções sejam rapidamente identificadas e contidas.

"A rodoviária de longa distância foi fechada e testes de ácido nucleico são necessários quando se viaja para outras províncias", disse Loyd Ge, 34, residente em Xangai.

"Mas mesmo com essas contramedidas, ainda encontramos um novo surto em Xangai, o que significa que as medidas de controle serão reforçadas. Devemos estar preparados para um bloqueio em toda a cidade".

Mais ao sul, na cidade de Shenzhen, no Vale do Silício da China, as autoridades suspenderam temporariamente o transporte público e pediram que as pessoas trabalhem em casa enquanto realizam testes em toda a cidade nesta semana após o aumento de novos casos.

Os fornecedores da Apple, Foxconn e Unimicron Technology Corp suspenderam as operações na cidade do sul nesta segunda-feira (14). A Foxconn, formalmente conhecida como Hon Hai Precision Industry Co, disse que as operações seriam suspensas até novo aviso, acrescentando que implantaria plantas de backup para reduzir a interrupção da produção.

Na cidade de Changchun, no nordeste, atualmente sob bloqueio, a Toyota (7203.T) suspendeu a produção em sua joint venture com o Grupo FAW da China.

"A economia da China pode ser severamente atingida novamente", disse Nomura em nota, acrescentando que a situação da covid na China se deteriorou em um ritmo "alarmante" na semana passada.

"O surto já atingiu quase todas as partes da China com importância econômica significativa", disse Nomura.

Incluindo os casos que chegam de fora do continente, a China registrou 1.437 novos casos confirmados de covid em 13 de março, disse o NHC, em comparação com 1.938 no dia anterior.

Houve 906 novos casos assintomáticos, que a China não classifica como casos confirmados, em comparação com 1.455 no dia anterior.

Não houve novas mortes, deixando o número de mortos inalterado em 4.636.

Em 13 de março, a China continental havia relatado 116.902 casos com sintomas confirmados, incluindo locais e importados. (JB/Ag. Reuters)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário