domingo, 20 de março de 2022

DE OLHO NA LÍNGUA - Prof. Antônio da Costa (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 10.03.22)

São ou Santo?


Se o nome do ex-Beato começar por vogal ou “h’, use Santo. Exs.: Santo Antônio, Santo Enoque. Caso mencionado nome seja iniciado por consoante, use São. Exs.: São Francisco, São José, São Benedito.

Existem exceções: Santo Tomás de Aquino (ou São Tomás de Aquino), Santo Papa, Santo Tirso, Santo Cristo,

Santo é ainda a forma que se usa antes de outros títulos (Santo Frei Gil) ou referente a patriarcas do Velho Testamento: Santo Jeremias, Santo Jó. Com os nomes próprios femininos usa-se sempre a forma “Santa”: Santa Cecília, Santa Inês, etc. 

Humorista X Comediante

Diga-se: Renato Aragão é comediante; Chico Anysio é humorista. A diferença é sutil, mas existe: O humorista usa mais a linguagem oral; o comediante, a gestual, isto é, cai, pula, corre... 

Mau humor ou mal humor?

Sem dúvida nenhuma: mau humor. É assim que se grafa, mas muitos substituem mau (adjetivo) por mal (advérbio) nessa palavra. Ora, se humor é substantivo, e mal é advérbio, um não pode combinar com o outro, porque a palavra que modifica o substantivo é o adjetivo (mau). Portanto, com ou sem mau humor, escreva sempre corretamente.

Uma dica simples para empregar mau (com “u”) e mal (com “l”) é usar os antônimos: Mau – o antônimo é bom. Ex.: Antônio é um mau aluno (O contrário é: Antônio é um bom aluno). Antônio está mal financeiramente (Antônio está bem financeiramente). Mal - o antônimo é bem. Ex.: Mal cheguei, ele saiu (Bem cheguei, ele saiu). Podem empregar outros advérbios: Apenas cheguei, quando cheguei... 

Ele “a princípio” é o melhor de todos

A palavra princípio forma três locuções: A PRINCÍPIO significa no início: Ele, a princípio (no começo), foi contra a reforma.

Já EM PRINCÍPIO quer dizer em tese, de modo geral: Ele, em princípio (em tese), é o melhor de todos; Todos, em princípio (em tese) são iguais perante a lei; Em princípio (de modo geral) todos o estimavam.

Existe ainda uma terceira forma - POR PRINCÍPIO – equivalente a “por convicção”: Por princípio (por convicção), não tolero pessoas racistas. 

Existem as palavras “acumpuntura” e acumputurista”?

Não. Essa especialidade ainda não é conhecida da medicina moderna... O que a medicina de hoje recomenda é a acupuntura, praticada pelos acupunturistas. Não é, meu ilustre e afamado Dr. Vicente Cristino? 

O pretérito do verbo crer

Muitas pessoas me perguntam como se conjuga a primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do verbo crer. Quando ficam sabendo que é “eu cri”, não são poucas as que acham graça. Aí, eu pergunto: como é a conjugação do verbo ler? E a resposta é: “eu li”. Depois, pergunto: como é a de ver? E a resposta é: “eu vi”. Mas a de ser não é “eu si”. Na verdade, o problema é a falta de uso. Não usamos o verbo crer no pretérito. Para piorar, a forma verbal “cri” lembra a palavra “cricri”, gente cricri...

 



(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (88) 99373-7724.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário