quarta-feira, 23 de março de 2022

Fatos históricos de 24 de março

24 de março é o 83º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 282 dias para acabar 2022.

- Dia Mundial de Combate à Tuberculose - Instituído pela OMS e IUATLD (União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares ou "International Union Agaist Tb and Lung Disease"), que está ratificada no Brasil pela Portaria Nº 2.181 de 2001. O objetivo é marcar a data em que o médico, patologista e bacteriologista alemão, Heinrich Hermann Robert Koch, apresentou sua descoberta do bacilo causador da Tuberculose para a comunidade científica reunida na cidade alemã de Berlim em 24 de março de 1882.

- Dia Internacional para o direito à verdade em relação às graves violações dos direitos humanos e à dignidade das vítimas - Comemoração instituída pela ONU [Organização das Nações Unidas] na Resolução de 21 de dezembro de 2010, para marcar a data da morte do arcebispo salvadorenho do catolicismo, Óscar Arnulfo Romero Galdámez, que foi assassinado por um franco atirador em 24 de março de 1980, enquanto vítima de um esquadrão da morte no momento em que celebrava uma missa na capela do Hospital da Divina Providência no Miramonte de San Salvador, cuja morte terminou por recrudescer a guerrilha salvadorenha, além de ser essa a data do Golpe militar de 24 de março de 1976.

- Dia da União dos Povos Latino-Americanos. 

EVANGELHO (Lc 11, 14-23)

3ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: 'É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.' 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: 'Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino?
Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

SANTO DO DIA: Catarina da Suécia

EFEMÉRIDES

Padre Cícero Romão Batista (1844-1934)

1267 - O rei Luiz da França, que mais tarde seria canonizado como santo católico, convoca seus cavaleiros para a Oitava Cruzada.

1603 - A rainha Elizabeth I da Inglaterra morre no dia 24 de março de 1603. Conhecida como a Rainha Virgem, ela, que subira ao trono em 1558, não deixa herdeiros diretos dando fim a dinastia Tudor. Elizabeth I é sucedida por James VI da Escócia, que sobe ao trono com o nome de James I, iniciando a dinastia dos Stuart.

1663 - Carlos II da Inglaterra cria a Província da Carolina e a divide entre oito diferentes proprietários, em recompensa por suas ajudas na restauração de Carlos ao trono

1707 - O Tratado de União de 1707 é assinado, unindo oficialmente os Reinos e Parlamentos da Inglaterra e Escócia para criar o Reino da Grã-Bretanha.

1794 - Em CracóviaTadeusz Kościuszko anuncia uma revolta geral contra a Rússia Imperial e o Reino da Prússia, e assume os poderes de Comandante em Chefe de todas as forças polonesas. 

1797 - Nasceu Francisco de Paula Pessoa, em Granja (CE). Ficou conhecido popularmente como senador dos bois ou senador Paula. Era irmão de João de Andrade Pessoa Anta, participante da  Revolução do Equador e depois morto fuzilado. Vicente Alves de Paula Pessoa, um de seus filhos foi também senador do Império. Senador Paula morreu em 16.07.1879.

1829 - Emancipação Católica: o Parlamento do Reino Unido aprova o Ato de Ajuda Católica, permitindo que os católicos ocupem assentos no Parlamento.

1844 - Nascimento do Padre Cícero Romão Batista, místico, político, religioso e benemérito brasileiro, em Crato-CE. Foi um sacerdote católico e na devoção popular é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará bem como do Nordeste. Em março de 2001, foi escolhido "O Cearense do Século", em votação promovida pela TV Verdes Mares, em parceria com a Rede Globo de televisão. Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT, com a BBC. Padre Cícero morreu em Juazeiro do Norte (CE), em 20.07.1934.

1854 - É oficializada a abolição da escravatura na Venezuela.

1860 - Incidente Sakuradamon: assassinato de ministro-chefe japonês (Tairō) Ii Naosuke.

1874 - Nasceu Harry Houdini (Ehrich Weiss), em Budapeste, Hungria (ele mesmo fomenta o erro de ter nascido a 06/04, em Appleton, Winscousin - data e local de chegada aos Estados Unidos).  Foi famoso mágico e ilusionista. Morreu em 31.10.1926, em Montreal, Canadá. Causa: peritonite, em consequência de três socos repentinos no estômago que lhe romperam o apêndice, dados por um estudante, durante uma conversa no camarim sobre sua resistência a golpes.

1882 - O professor alemão Robert Koch anuncia a descoberta da bactéria responsável pela tuberculose (Mycobacterium tuberculosis).

1889 - Nasceu   (Olegário Mariano Carneiro da Cunha), em Recife (PE).  Foi poeta, político, diplomata e teve  como secretário Cordeiro de Andrade, jornalista sobralense. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 28.11.1958. É autor de A carícia de um beijo (c/ Joubert de Carvalho), Arrependimento (c/ Gastão Lamounier), Cai, cai balão (c/ Joubert de Carvalho), De papo pro á (c/ Joubert de Carvalho), Felicidade (c/ Joubert de Carvalho), Renúncia (c/ Joubert de Carvalho).

1883 - Morreu Viriato Figueira da Silva, no Rio de Janeiro (RJ), Nascido em Macaé (RJ), foi um compositor, flautista e saxofonista. Estudou no Conservatório imperial de Música, do Rio de Janeiro, com Joaquim A. da Silva Callado, de quem se tornou grande amigo. Como flautista excursionou pelo norte do Brasil, com muito sucesso. Viriato era filho de escravos, nasceu em Macaé e não se sabe como foi parar no Rio de Janeiro Imperial. Sabe-se que causou enorme assombro em seus contemporâneos face seu enorme talento e inspiração. Hoje é considerado um dos pais do Choro Brasileiro. Suas composições recentemente foram gravadas pela Acari Records na coleção "Princípios do Choro" (2002).

1896 - A. S. Popov faz a primeira transmissão de sinal de rádio da história.

1900 - Nasceu Anésio Leão, em Campina Grande (PB), onde também morreu em 27.12.1987. Foi um político e escritor. Eleito por dois mandatos vereador e presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Anésio apresentou diversos requerimentos e projetos de lei denominando ruas, bairros e outros logradouros, reconhecendo de utilidade pública instituições do Município. Autodidata e poliglota, Anésio foi o autor de uma das mais conceituadas gramáticas lusófonas que se têm notícias. Foi eleito patrono da Academia de Letras de Campina Grande, em honra a seu livro de poesias "Gritos d'Alma"

1902 - Nasceu Januário de Oliveira  (Januário de Oliveira Chirico), no Rio de Janeiro (RJ). Foi cantor, humorista e compositor. Morreu em São Paulo (SP), em 22.02.1963.

1905 - Morreu Júlio Verne, em Amiéns, França. Escritor romancista, tido como "Pai da Ficção-Científica", com obras como "Viagem ao Centro da Terra", "20.000 Léguas Submarinas", "A Volta ao Mundo em 80 Dias", etc. Nasceu em Nantes, França, em 08.02.1828.

1911 - Nasceu Joseph Barbera (Joseph Roland Barbera), em Nova Iorque, EUA.  Foi cartunista, desenhista, animador e escritor. Com William Hanna formou uma das mais duradouras duplas do mundo (por mais de 60 anos). Fundaram uma das maiores produtoras de desenhos-animados para TV (1957), onde criam sucessos como Tom & Jerry (para a MGM), Dom Pixote, Os Flintstones (1960), Os Jetsons, Space Ghost, Scooby Doo, Zé Colmeia, JonnyQuestT, etc. Curiosamente, nenhum dos dois se iniciou na animação: Hanna era engenheiro e Barbera, bancário. Joseph Barbera morreu em Los Angeles, EUA, em 18.12.2006.

1918 - Guerra civil finlandesa: início do cerco a Tampere pela Guarda branca.

1921 - Nascimento de Vassily Vassilievich Smyslov, Campeão Mundial de Xadrez em 1957, na cidade de Moscou, Rússia.

1921 - Nasceu Freitas Nobre (José de Freitas Nobre), em Fortaleza (CE). Foi jornalista e político, um dos fundadores da "Folha Espírita". Líder da Oposição na época da Ditadura (MDB - Movimento Democrata Brasileiro), presidente do Sindicato de Jornalistas de São Paulo e da Federação Nacional de Jornalistas. É autor de "História da Imprensa de São Paulo" (1950) e biografias de ilustres como Clóvis Bevilacqua, José de Anchieta, etc. Exilado na França, retorna em 1967. Também foi senador por São Paulo (anos 1970). Freitas Nobre morreu em São Paulo (SP), em 19.11.1990.

1922 - Nasceu Miguel Gustavo (Miguel Gustavo Werneck de Sousa Martins), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 22.01.1972. Foi compositor, jornalista, radialista e poeta.

1923 - A Grécia é proclamada república. 

1928 - Assinado o Tratado Salomón-Lozano pondo fim a um litígio territorial de quase um século entre a Colômbia e o Peru.

1929 - Patrícia Galvão (Pagu) publica o seu primeiro trabalho, um desenho.

1930 - Nasceu o ator Steve McQueem (Terrence Steven McQueen), em Beech Grove, Indiana, EUA. Morreu em  Ciudad Juárez, México, em 07.11.1980.

1933 - Aprovada a Lei de Concessão de Plenos Poderes no Reichstag.

1938 - Nasceu a cantora Ellen de Lima (Helenice Terezinha Lima P. de Almeida), em Salvador (BA).

1941 - Carmen Miranda se consagra ao ser a primeira e única artista do Brasil a deixar suas impressões das mãos e plataformas na "Calçada da Fama" do Chinese Theatre.

1944 - Segunda Guerra Mundial: em um evento posteriormente dramatizado no filme The Great Escape, 76 prisioneiros de guerra aliados começam a fugir do campo alemão Stalag Luft III.

1944 - Durante a II Guerra Mundial, os nazistas ocuparam Roma, na Itália, e executaram 300 civis.

1949 - Pela primeira vez, um filme estrangeiro recebe um Oscar. Foi o britânico Hamlet, interpretado por Laurence Olivier.

1955 - Turquia inicia a construção de sua primeira usina hidrelétrica.

1956 - Berlim planeja a construção de uma usina termonuclear e uma fábrica de aviões a jato.

1960 - O governo de Formosa proíbe a exportação de edições piratas de livros estrangeiros

1965 -   A sonda lunar Ranger 9 da NASA, atinge a superfície da Lua e envia fotografias de boa resolução durante os minutos finais do voo, até o momento do impacto.

1965 - EUA confirmam que estavam usando gases que inutilizavam temporariamente o adversário na guerra do Vietnam.

1966 - Entra no ar a TV Globo São Paulo, uma emissora própria da Rede Globo.

1968 - ONU condena o ataque de Israel à Jordânia, ocorrido em 21 de março.

1970 - O cônsul paraguaio Joaquín Sánchez é sequestrado na Argentina.

1971 - Sul-vietnamitas deixam o Laos, após 44 dias de combates e em face da violenta reação norte-vietnamita.

1972 - A Petrobras confirma a descoberta de um lençol petrolífero no Espírito Santo.

1976 - As forças militares da Argentina dão um golpe de Estado e depõem a presidente Isabelita Perón, iniciando o "Processo de Reorganização Nacional";

1980 - Americanos protestam contra o projeto do presidente Carter de tornar alistamento obrigatório.

1980 - Um dos mais respeitados líderes da igreja católica romana em El Salvador, o arcebispo Oscar Arnulfo Romero, é morto a tiros por pistoleiros enquanto celebrava uma Missa em São Salvador.

1984 - Brasil faz acordo com China, formalizando operações comerciais que elevariam o comércio bilateral a um bilhão de dólares até o fim do ano.

1987 - Bancos entram em greve em todo o Brasil na reivindicação por reajuste salarial.

1988 - China vende terras a estrangeiros pela primeira vez, desde 1949.

1989 - O pior desastre ambiental dos EUA aconteceu quando 11 milhões de barris de petróleo transportados pelo navio Exxon Valdez vazam na costa do Alasca.

1991 - Ayrton Senna vence pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

1992 - O presidente brasileiro Fernando Collor manda destruir 90 pistas de pouso de garimpeiros em Roraima.

1993 - Descoberta do cometa Shoemaker-Levy 9.

1993 - O sociólogo Betinho lançou a Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, também chamada de Campanha contra a Fome.

1995 - Zequinha Barbosa, nos 800m, e Eronilde Araújo, nos 400m com barreiras, ganham medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos.

1996 - Hyakutake, o maior cometa a passar pela Terra em 20 anos, se torna visível a olho nu. 

1997 - Austrália revoga lei da eutanásia, vigente no Território do Norte desde julho de 1996.

1997 - Morreu Walter Clark Bueno, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um importante produtor e executivo da televisão brasileiraNasceu em São Paulo (SP), em 14.07.1936.

1997 - Morreu Alípio Martins, em Belém (PA), onde também nasceu em 13.06.1944. Cantor e produtor musical, foi um dos expoentes da lambada e brega, ritmo latino que se tornou febre no Brasil nos anos 80.

1998 - Dois meninos, de 11 e 13 anos, atiraram contra alunos e professores da escola de Westside, no Arkansas, Estados Unidos. Cinco pessoas morreram e dez ficaram feridas. Armados com nove rifles de caça e vestindo roupas camufladas, acionaram o alarme de incêndio da Westside School, em Jonesboro, Arkansas, esperaram suas colegas chegar ao pátio e abriram fogo.

1998 - Lei nº 9.615 Institui normas gerais sobre desportos - Lei 'Pelé'. O presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei Pelé, que transformou os clubes em empresas e acabou com a Lei do Passe.

1999 - Incêndio no Túnel do Monte Branco mata 39 pessoas.

1999 - Guerra do Kosovo: A Organização do Tratado do Atlântico Norte inicia o bombardeio aéreo contra a Iugoslávia, sendo esta a primeira vez em que a OTAN/NATO ataca um país soberano.

1999 - O Comitê de Apelações da Câmara dos Lordes britânica decide por seis votos a um que o processo para a extradição do general chileno Augusto Pinochet à Espanha pode continuar.

1999 - O presidente Fernando Henrique Cardoso promete não privatizar nenhuma das universidades públicas do país.

2002 - A ginasta brasileira Daniele Hypólito conquista medalha de ouro na Copa do Mundo de Ginástica em Cottbus, Alemanha.

2002 - Pela primeira vez em 23 anos, o papa João Paulo II cede seu lugar a um celebrante substituto na cerimônia de Domingo de Ramos.

2003 - Assassinado o juiz Alexandre Martins de Castro Filho, da 5ª Vara de Execuções Penais do Espírito Santo.

2003 - A Liga Árabe vota 21-1 a favor da resolução que ordena a imediata e incondicional remoção dos soldados dos Estados Unidos e das Forças Armadas do Reino Unido do Iraque.

2003 - O pediatra Eugênio Chipkevitch é condenado por pedofilia por abusar sexualmente de crianças e adolescentes durante consultas clínicas, foi condenado a 124 anos de prisão em regime fechado sem direito de recorrer em liberdade.

2004 - Bomba explode em consulado brasileiro no Chile. O atentado ocorreu depois de encerrado o expediente e não causou vítimas. O atentado foi justificado como retaliação pela prisão do chileno Mauricio Hernández Norambuena, ex-líder do grupo MIR e condenado a 30 anos de prisão pela justiça brasileira pelo sequestro do empresário Washington Olivetto, em 2001.

2004 - Formação do primeiro furacão de que se tem notícia no sul do oceano atlântico, denominado Catarina, deixa em alerta a população dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul na região Sul do Brasil.

2006 - O Papa Bento XVI realiza o Consistório Ordinário Público de 2006, criando 15 novos cardeais.

2006 - Colisão de trem com ônibus escolar em Sobral - CE (8 vítimas)

2006 - Papa Bento XVI ordena o primeiro grupo (15) de cardeais escolhido sob seu papado

2008 - O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) afirma que o documento revela gastos considerados confidenciais do governo Fernando Henrique Cardoso. O parlamentar atribui a divulgação dos dados ao governo Luiz Inácio Lula da Silva.

2009 - Senado aprova a Lei do Sequestro Relâmpago (punição pode chegar até 30 anos de prisão)

2011 - Presidenta Dilma Rousseff anuncia que governo vai ‘fatiar” reforma tributária.

2011 - Brasil muda posição e apoia resolução da ONU para investigar o Irã.

2012 - Terremoto de 5,2 graus na escala Richter na região central do Chile.

2013 - Protesto contra o casamento homossexual em Paris, França.

2013 - Papa Francisco anuncia viagem ao Brasil (07/2013) durante missa do Domingo de Ramos.

2014 - Claro começa a oferecer pacotes de serviço 4G.

2014 - Conselho Nacional de Justiça autoriza estrangeiros em cadastro de adoção.

2015 - O voo Germanwings 9525 cai nos Alpes franceses matando todas as 150 pessoas a bordo.

2016 - Juiz Sérgio Moro está entre os 50 maiores líderes do mundo segundo a revista Fortune.

2016 - Diversas instituições bancárias contra a reestruturação da Caixa Econômica Federal.

2016 -Presidenta Dilma Rousseff diz para jornais estrangeiros que o impeachment é um golpe.

2016 - O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, é agredido ao final da missa na Catedral da Sé.

2016 - Morreu Johan Cruyff (Johannes Cruijff, mais conhecido como Johan Cruyff, Johan Cruijff, ou simplesmente Cruyff) em Barcelona, Espanha. Nascido em Amsterdã, Países Baixos, em 25.04.1947, foi um jogador e técnico neerlandês de futebol que atuava como meia e atacante. É considerado o melhor futebolista europeu de todos os tempos e um dos maiores futebolistas da história do mundo. Tido como um jogador revolucionário, tático, ofensivo, coletivo, vistoso e eficiente, é considerado um dos propulsores do "futebol moderno" inspirou muitos jogadores e treinadores a partir de suas extraordinárias atuações no Ajax e, principalmente, na Seleção dos Países Baixos, durante a Copa do Mundo de 1974.

2017 - Papa Francisco diz a líderes europeus que o continente enfrenta um “vácuo de valores”.

2017 - EUA punem empresas e indivíduos de 10 países por colaborarem com o Irã e Coreia do Norte.

2017 - IBAMA multa Volkswagem do Brasil por fraude em testes de emissão de poluentes.

2017 - Governo determina recall de produtos dos frigoríficos Souza Ramos, Transmeat e Peccin.

2018 - Nos EUA, multidões saem às ruas para pedir controle de armas.

2018 - Facebook tira do ar página com fake news contra Marielle Franco.

2018 - Confronto entre a Polícia Militar e bandidos em Fortaleza (CE) termina com três mortos.

2019 - O ministro da Economia dos EUA, Philip Anthony Hammond, diz que futuro do Brexit será na próxima semana.

2019 - Papa Francisco pede solução pacífica para crise entre governo e oposição na Nicarágua.

2019 - ANATEL inicia bloqueio de celulares irregulares nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

2020 - Flordelis é acusada de coagir o filho adotivo Lucas dos Santos.

2020 - Ministro Luiz Henrique Mandetta afirma que o travamento do país é péssimo para a área da saúde.

2020 - Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro pede o fim do confinamento em março.

2020 - Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, chama pronunciamento de Bolsonaro de “equivocado”.

2020 - Alistamento militar presencial é suspenso por causa do coronavírus.

2020 - Jogadores do Vasco encerram greve de entrevistas após pagamento do 13º salário.

2020 - Companhias reduzem malha aérea para um voo diário para cada capital por coronavírus.

2020 - Mandado de prisão temporária para a desembargadora do TJ-BA, Sandra Inês Rochelle.

2020 - TJ-SP derruba liminar que proíbe cultos religiosos em São Paulo devido ao coronavírus, sob pena de multa.

2020 - Presidente Bolsonaro revela que conversou por telefone com presidente chinês Xi Jinping.

2020 - Entra em vigor quarentena obrigatório de 15 dias no Estado de São Paulo.

2020 - Bancos anunciam novos horários de funcionamento das agências (das 10h às 14h.

2020 - Espanha pede ajuda à OTAN depois de registrar novo recorde de mortes.

2020 - Morte do desenhista francês Albert Leandro Uderzo (um dos criadores de Asterix).

2020 França volta a reforçar medidas de confinamento.

2020 - Britney Spears pede distribuição de renda e convoca greve em meio à pandemia do coronavírus.

2020 - Presidente Trump diz que esperará 15 dias para reabrir economia.

2020 - Primeiro dia de confinamento obrigatório do Reino Unido.

2020 - Pela primeira vez na história, os Jogos Olímpicos de Verão são adiados em um ano devido à pandemia de COVID-19.

2020 - Banco Central do Canadá anuncia compra de títulos emitidos por províncias.

2021 - Polícia descobre 29 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford escondidas em Roma.

2021 - Elon Musk anuncia que carros da Tesla podem ser comprados com bitcoins.

2021 - Nos EUA, presidente Joe Biden encarrega a vice-presidente Kamala Harris de gerenciar a imigração.

2021 - Almirante John Aquilino adverte que a China poderá invadir Taiwan.

2021 - Na Inglaterra, a secretária do Interior, Priti Patel, revela grande reforma do sistema de asilo para migrantes.

2021 - Angela Merkel desiste de confinamento mais rígido na Alemanha.

2021 - Japão em alerta após teste de lançamento de 2 mísseis de cruzeiro norte-coreano no dia anterior.

2021 - Começa o revezamento da tocha olímpica no Japão.

2021 - Argentina deixa tudo de Lima, criado para ajudar a Venezuela.

2021 - Na Rússia, deputados aprovam lei que permite Vladimir Putin se reeleger para mais dois mandatos.

2021 - Governo peruano afirma que variante brasileira é maior causa de covid em Lima.

2021 - Confirmada variante de duas mutações da covid-19 na Índia.

2021 - Na Turquia, presidente de Recep Tayyip Erdogan diz que quer “aumentar número de amigos” do país.

2021 - Finlândia anuncia retomada parcial da vacinação anticovid vom AstraZeneca.

2021 - Síria suspende as importações dos celulares devido à crise econômica.

2021 - Islândia anuncia retomada parcial da vacinação anticovid com AstraZeneca.

2021 - Papa Francisco anuncia corte de 10% nos salários de cardeais.

2021 - Bangladesh defende cerca de arame em campo de refugiados rohingyas no sul do país.

2021 - Grupos armados atacam a cidade de Palma, no norte de Moçambique.

2021 - Armênia suspende lei marcial.

2021 - União Europeia amplia controle para exportação de vacina anticovid.

2021 - Início de quarentena total em 13 cidades do Sertão de Pernambuco.

2021 - Retorno das visitas presenciais em todo o sistema prisional do Amazonas.

2021 - Bancários participam de mobilização nacional pela vida convocada pela CUT.

2021 - Presidente Bolsonaro anuncia comitê, defende vacinação e prega tratamento precoce.

2021 - Senadores pedem ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para deixar o Itamaraty.

2021 - Justiça do Paraná promove capacitação sobre sistema para Organizações da Sociedade Civil.

2021 - Anvisa recebe pedido de uso emergencial para vacina da Janssen.

2021 - Brasil registra 90.504 novos casos de covid em 24 horas, 300 mil mortos no total.

2021 - Governador de 16 estados assinam carta pedindo volta de R$ 600 no auxílio emergencial.

2021 - Carrefour anuncia compra do Grupo Big Brasil por R$ 7,5 bilhões.

TÚNEL DO TEMPO

Luiz Gonzaga - Beata Mocinha

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário