quarta-feira, 30 de março de 2022

Fatos históricos de 31 de março

31 de março é o 90.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 275 para acabar 2022

- Dia da Integração Nacional. Que o nosso país sempre possa preservar a sua integridade!

- Dia da Saúde e Nutrição.

- Dia do Aniversário da "Revolução de 1964" ou "Golpe Militar de 1964" - Comemorado por brasileiros e oficializado no Estado brasileiro de Minas Gerais pelo Decreto Nº 12.521, de 16.03.1970. Objetivo: marcar a data em que os militares tomaram o poder no Brasil em 31 de março de 1964, onde permaneceram por cerca de 30 anos, até a década de 1980.

EVANGELHO (Jo 5, 31-47)

4ª Semana Santa da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.

33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com sua luz.

36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.

39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.

44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acre­ditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Benjamim

EFEMÉRIDES

René Descartes (1696-1650)

307 - Depois de se divorciar de sua esposa Minervina, Constantino casa com Fausta, a filha do ex-imperador romano Maximiano.627 - início da Batalha da Trincheira, o cerco a Medina por parte dos inimigos de Maomé.

627 - Início da Batalha da Trincheira, o cerco a Medina por parte dos inimigos de Maomé. 

1146 - Bernardo de Claraval prega seu famoso sermão em um campo de Vézelay, ressaltando a necessidade de empreender uma Segunda CruzadaLuís VII está presente e se junta aos cruzados.

1371 - Celebrado o Tratado de Alcoutim entre os reis D. Fernando e D. Henrique II de Castela, onde o soberano de Portugal compromete-se a manter boas relações com o rei de França.

1492 - Os Reis Católicos, Fernando e Isabel, assinam o decreto de Alhambra ordenando a expulsão de todos os judeus da Espanha a menos que eles se convertessem ao Catolicismo.

1596 - Nascimento de René Descartes, em La Hayeen Touraine (atualmente Descartes), Indre-et-Loire, França. Foi um filósofo, físico e matemático.  Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius. Notabilizou-se, sobretudo, por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores. Descartes morreu em Estocolmo, Suécia, em 11.02.1650.

1641 - Aconteceu o primeiro carnaval carioca.

1675 - Nasceu Papa Bento XIV ( Prospero Lorenzo Lambertini),  em Bolonha, Itália. Foi Papa de 17 de agosto de 1740 até sua morte. Foi eleito com 50 votos entre 51 votantes do longuíssimo conclave de 1740. Morreu em Roma, Itália, em 03.05.1758.

1727 - Morreu Isaac Newton, em Londres, Inglaterra, tendo sido sepultado em 04.04.1727. Foi cientista, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes em História da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Newton nasceu em Woolsthorpe-by-Colsterworth, Inglaterra, em 04.01.1643. 

1732 - Nascimento de Haydn (Franz Joseph Haydn), em Rohrau, Áustria. Foi um dos mais importantes compositores do período clássico. Personifica o chamado "classicismo vienense" ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. Morreu em Viena, Áustria, em 31.05.1819.

1774 - Guerra da Independência dos Estados Unidos: o Reino da Grã-Bretanha ordena que o porto de Boston, Massachusetts seja fechado.

1818 - O Papa declara abolida a tortura em todos os tribunais do Santo Ofício.

1821 - É extinta a Inquisição em Portugal, por uma sessão das Cortes Gerais, Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa.

1822 - A população da ilha grega de Quios é massacrada pelos turcos após uma tentativa de rebelião.

1829 - O cardeal Francesco Severio Castiglioni é eleito Papa, com o nome de Pio VIII.

1839 - Batalha de Pago Largo: travada entre as tropas das províncias argentinas de Entre Ríos e Corrientes.

1848 - Data considerada pelos espíritas como o começo dos fenômenos psíquicos.

1849 - Início do Moderno Espiritualismo.

1854 - O comandante Matthew Perry assina o Tratado de Kanagawa com o governo japonês, abrindo os portos de Shimoda e Hakodate ao comércio com os Estados Unidos.

1859 - Término da Revolução Praieira em Pernambuco.

1866 - A Armada espanhola bombardeia o porto de Valparaíso, Chile.

1869 - Morte (desencarne) de Allan Kardec (Hyppolyte Leon DenizardRivail), o Grande Codificador da Doutrina Espírita, em Paris, França, aos 65 anos de idade. O pseudônimo "Allan Kardec", segundo biografias, foi adotado pelo Prof. Rivail a fim de diferenciar a Codificação Espírita dos seus trabalhos pedagógicos anteriores. Segundo algumas fontes, o pseudônimo foi escolhido pois um espírito revelou-lhe que haviam vivido juntos entre os druídas, na Gália, e que então o Codificador se chamava "Allan Kardec”. Em seu túmulo está escrito, por sua ordem: "Nascer, Morrer, Renascer ainda e Progredir sem cessar, tal é a Lei." Allan Kardec nasceu em Lyon, França, em 03.10.1804.

1871 - Foi inaugurado, em Fortaleza, o Palacete Senador Alencar, para sediar a Assembleia Provincial. O prédio abrigaria depois a Academia Cearense de Letras, e hoje é sede do Museu do Ceará.

1874 - Nasceu João Simões Lopes, em Pelotas (RS). Foi um agricultor e proprietário rural, pioneiro no cultivo de eucalipto e arroz no Rio Grande do Sul. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 19.02.1937. 

1885 - O Reino Unido cria o Protetorado da Bechuanalândia.

1886 - A esquadra espanhola, comandada por Méndez Núñez, bombardeia a cidade chilena de Valparaíso, em resposta à negativa do Chile se submeter a questionamentos dos espanhóis.

1889 - A Torre Eiffel foi inaugurada em Paris, na França. É hoje o monumento mais visitado do mundo, recebe anualmente a visita de mais de seis milhões de turistas, que fazem longas filas durante todo o ano para subir aos seus três pisos, na França ela é carinhosamente chamada de "A Dama de Ferro".

1889 - Morreu Vicente Alves de Paula Pessoa, em Sobral (CE). Foi vice-presidente das províncias do Rio Grande do Norte, de 27 de julho a 30 de julho de 1863, e do Ceará, de 29 de fevereiro a 4 de abril de 1864. Foi também senador do Império do Brasil de 1882 a 1889. Nasceu em Sobral (CE),em 29.03.1828.

1890 - Nasceu Mário Augusto Teixeira de Freitas, em São Francisco do Conde (BA). Foi um advogado e estatístico. Graduou-se com distinção no Curso de Direito, em 1911, pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro. Pouco conhecido da maioria dos brasileiros, possivelmente uma consequência do voto de pobreza perante a Ordem Terceira de São Francisco na qual, desde a mocidade, tornou-se o irmão Nicodemus, foi um homem que marcou a história da Estatística no Brasil, tendo sido o idealizador e primeiro Secretário Geral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Teixeira de Freitas realizou um grande estudo estatístico sobre a realidade da educação primária, nos primeiros anos da década de 1930, no que diz respeito à organização do sistema de ensino do país nessa etapa de escolarização. Tal trabalho deu visibilidade à situação caótica em relação ao atendimento da demanda do público escolar frente a quantidade de escolas existentes, como no que diz respeito à imensa seletividade/ reprovação no ensino primário. Este estudo foi publicado em livro sob o título "O que dizem os números sobre o Ensino Primário", Teixeira de Freitas morreu no Rio de Janeiro, em 22.02.1956.

1892 - Treze autoridades militares brasileiras assinam o Manifesto dos 13 generais contestando a legitimidade do governo e condenando as atitudes de Floriano Peixoto contra rebeliões nos estados e solicitando a convocação de nova eleição para a presidência da república.

1900 - Batalha de Sanna's Post: travada entre as forças do Império Britânico e os bôeres das repúblicas independentes do Estado Livre de Orange e da República Sul-Africana.1903 - Primeira explicação das propriedades do rádio pelo casal Curie na Academia de Ciências de Londres.

1904 - Nasceu a cantora Aracy Cortes (Zilda de Carvalho Espíndola), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 08.01.1985. Era irmã da também atriz e cantora Dalva Espíndola. 

1905 - A visita do Kaiser Guilherme II da Alemanha a Tânger, no Marrocos, desencadeia a Primeira Crise do Marrocos.

1909 - A Sérvia aceita o controle austríaco sobre a Bósnia e Herzegovina.

1917 - Os Estados Unidos tomam posse das Índias Ocidentais Dinamarquesas depois de pagarem $25 milhões à Dinamarca e renomear o território como Ilhas Virgens Americanas, por considerá-lo estratégico para a proteção do Canal do Panamá.

1918 - O Horário de Verão entre em vigor nos Estados Unidos pela primeira vez.

1924 - Morte de Nilo Peçanha (Nilo Procópio Peçanha), aos 56 anos, no Rio de Janeiro (RJ). Ele foi o 7º Presidente do Brasil e o criador da FUNAI - Fundação Nacional do Índio. Ele nasceu em Campo de Goytacazes (RJ), em 02.10.1867.

1930 - É instituído o Código de Produção Cinematográfica, que impõe diretrizes rígidas sobre o tratamento de sexo, crime, religião e violência no cinema, nos Estados Unidos, pelos próximos trinta e oito anos.

1931 - Um terremoto devasta Manágua, capital da Nicarágua, e deixa 1,5 mil mortos e 3 mil feridos.

1933 - O presidente do Uruguai, Gabriel Terra, dá um golpe de Estado e dissolve o Parlamento.

1942 - Na Segunda Guerra Mundial, as forças japonesas invadem a possessão britânica da Ilha Christmas.

1945 - Morreu Anne Frank (Annelisse Maria Frank), em Bergen, Belsen, Alemanha. Foi uma adolescente judia obrigada a viver escondida dos nazistas durante o Holocausto. Ela e a sua família,(Edith, Margot e Otto Frank), juntamente com mais quatro pessoas,(Peter, Dussel,sr. e sra. Van Daam) viveram 25 meses, durante a Segunda Guerra Mundial, num anexo de quartos por cima do escritório do pai dela, em Amsterdã, nos Países Baixos, denominado Anexo Secreto. Enquanto vivia no Anexo Secreto, Anne escrevia em seu diário (que ganhou de aniversário), a que ela deu o nome de Kitty, que foi traduzido em mais de 50 línguas. No diário escrevia o que sentia, pensava e o que fazia. Anne Frank nasceu em Frankfurt am Main, Alemanha, em 12.06.1929.

1949 - Domínio de Terra Nova se une à Confederação do Canadá e se torna a 10.ª Província do Canadá.

1951 - A Remington Rand entrega o primeiro computador UNIVAC I para o United States Census Bureau.

1958 - URSS suspende testes atômicos e exorta o Reino Unido e os EUA a fazerem o mesmo.

1959 - Dalai Lama escapa de tropas chinesas e foge para a fronteira com a Índia.

1963 - Morreu João Neves da Fontoura, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um advogadodiplomatajornalistapolítico e escritor. Foi deputado federalMinistro das Relações Exteriores durante os governos de Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra, embaixador do Brasil em Portugal entre 1943 e 1945, membro da Academia Brasileira de Letras e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Columbia e a Ordem do Congresso Nacional. Nasceu em Cachoeira do Sul (RS), em 16.11.1887.

1964 - Deflagrada a Operação Brother Sam pelos Estados Unidos, que consistia no envio de armas leves e munições, navios petroleiros, uma esquadrilha de aviões de caça, um navio de transporte de helicópteros, um porta-aviões classe Forrestal, seis destróiers, um encouraçado, além de um navio de transporte de tropas, e 25 aviões C-135 para transporte de material bélico com a intenção de invadir o Brasil, caso o golpe militar não se concretizasse.

1964 - O Golpe Militar de 1964 no Brasil derruba o presidente João Goulart e dá início ao regime militar do marechal Castello Branco, que dura até 1985. Na década de 60, o Brasil sofreu uma revolução radical em sua trajetória política que marcou profundamente a vida do país. O Dia 31 de Março de 1964 é o ícone dessa revolução que, capitaneada pelas Forças Armadas, depôs o Presidente da República e assumiu o governo pelos 21 anos que se seguiram.

1965 - O Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil com 2.994 m de altitude, é escalado pela primeira vez.

1966 - Termina a visita do arcebispo de Canterbury ao papa Paulo VI em Roma, o que contribui com a aproximação entre as Igrejas Anglicana e Católica.

1966 - A União Soviética lança a Luna 10, que mais tarde se tornaria a primeira sonda espacial a entrar em órbita ao redor da Lua.

1966 - Casamento, na Bolívia, de Garrincha com Elza Soares.

1967 - Durante um show, em Londres, o músico Jimmi Hendrix incendiou sua guitarra pela primeira vez.  

1967 - Ministro da Defesa da União Soviética, marechal Rodion Malinovski, morre em Moscou, aos 69 anos. 

1967 - Vaticano anuncia doação de 1,5 milhão de dólares ao Vietnam do Norte, para compra de remédios.

1970 - O primeiro satélite artificial lançado ao espaço pelos Estados Unidos, o Explorer I, reingressa na atmosfera da Terra (depois de doze anos em órbita);

1970 - Instituição do Cruzeiro (Cr$ - o segundo), através da Resolução nº 144.

1971 - Vietnam do Sul considera vitoriosa a incursão militar ao Laos.

1072 - Chile indeniza a Kennecott Copper Corporation pela nacionalização da mina de El Teniente.

1972 - Aconteceu a primeira transmissão em cores da TV brasileira: a Festa da Uva de Caxias do Sul (RS).  O sistema adotado no país é o PAL-M e a TV Globo é a mais adiantada na implantação das imagens coloridas.

1982 - Às vésperas de iniciar a geração de energia elétrica, a usina nuclear de Angra 1 sofre vazamento em uma válvula próxima à turbina.

1983 - Um terremoto destrói 60% da cidade colombiana de Popayan, onde morrem 234 pessoas e cerca de 1,2 mil ficam feridas.

1983 - 1º Ato público pró-diretas, Abreu e Lima-PE, Brasil, Diretas já.

1983 - EUA negam a entrega de caças F-16 a Israel enquanto não forem retiradas as tropas do Líbano.

1984 - O presidente Figueiredo anunciou, em cadeia nacional de rádio e TV, que seu sucessor seria escolhido por votação indireta. Ele prometeu para o futuro a eleição direta em dois turnos.

1984 - Fogo destrói igreja de Nossa Senhora da Conceição da Barroquinha, do século XVIII, em Salvador.

1985 - O primeiro WrestleMania, o maior evento de luta livre da WWE (então o WWF), acontece no Madison Square Garden, em Nova Iorque.

1986 - Um Boeing 727 da Companhia Mexicana de Aviação, com 166 passageiros, explode meia hora após decolar da Cidade do México. Não houve sobreviventes.

1989 - Yasser Arafat é proclamado presidente da Palestina por decisão unânime dos 70 membros do Comitê Central da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), reunidos em Túnis.

1990 - Morreu Joseph Hirschfelder (Joseph Oakland Hirschfelder), cientista norte-americano, um dos "pais" da bomba atômica. Nasceu em Baltimore, EUA, em 27.05.1911.

1991 - Dissolução do Pacto de Varsóvia. O Pacto de Varsóvia foi uma aliança militar formada em 28 de Maio de 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética. O tratado correspondente foi firmado na capital da Polônia, Varsóvia, e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscou, estabelecendo um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares.

1992 - O USS Missouri, o último encouraçado construído pelos Estados Unidos, é descomissionado pela última vez.

1992 - Bóris Yeltsin assina em Moscou o Tratado da Federação, com 18 repúblicas. 

1992 - A inflação no Brasil atinge um pico recorde de 84,3% no mês. Nos últimos 12 meses a inflação havia chegado a 4.854%.

1993 - A Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau é adotada pelo Oitavo Congresso Nacional do Povo da China com efeitos a 20 de dezembro de 1999.

1993 - A Organização das Nações Unidas autorizou, pela primeira vez, a intervenção militar na Iugoslávia.

1993 - O congresso rejeita a criação do Estado do Iguaçu por 177 votos contra, 90 a favor e 13 abstenções.

1993 - Lei n° 8.641 estabeleceu normas sobre a contribuição dos clubes de futebol (previdência social).

1993 - Lei nº 8.642 institui o Programa Nacional de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente.

1994 - O jornal científico Nature reporta o achado na Etiópia do primeiro crânio completo de um Australopithecusafarensis.

1995 - Em Corpus Christi, Texas, a superstar latina Selena Quintanilla Perez é baleada e morta por Yolanda Saldívar, a presidenta de seu próprio fã-clube.

1998 - Netscape libera o código-fonte do Mozilla sob uma licença de código aberto.

2000 - O Conselho Internacional de Livros Infanto-Juvenis anunciou a premiação da brasileira Ana Maria Machado.

2005 - O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil passa a ser o 12º do mundo.

2005 - O Papa João Paulo II apresenta febre alta e recebe a extrema-unção.

2006 - Reajuste de medicamentos controlados pelo governo federal.

2008 - Democratas protocolam ação contra presidente Lula no TSE.

2008 - Justiça descarta hipótese de que Lady Diana foi assassinada.

2008 - Câmara de Coimbra aprova instalação de sistema de video-vigilância.

2009 - Morreu Raúl Ricardo Alfonsín, em Buenos Aires, Argentina. Nascido em Chascomús, Argentina, em 12.03.1927. Foi um advogado e político argentino, presidente de seu país de 1983 a 1989. Foi uma das figuras mais importantes da história de seu partido, a União Cívica Radical. 

2009 - Lançamento da campanha contra a aftosa no Ceará.

2010 - Dilma Rousseff deixa o comando da Casa Civil.

2010 - Brasil doa US$ 102 milhões para a reconstrução do Haiti.

2011 - ANAEL libera a venda do iPad 2 no Brasil.

2011 - Conselho Nacional de Justiça divulga lista dos 100 maiores litigantes.

2012 - Greve dos agentes penitenciários do Ceará (termina em 02/04/2012).

2012 - O brasileiro Murilo Bustamante vence Dave Menne no retorno ao MMA (Manaus - AM).

2013 - No Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani pede uma decisão sobre o indulto para Alberto Fujimori.

2014 - Governo tenta evitar a CPI da Petrobras.

2014 - IDC revela que tablets superam notebooks em vendas pela primeira vez no Brasil.

2014 - Governo confirma aumento da tributação sobre cerveja, água, isotônicos e refrigerantes.

2014 - Presidenta Dilma Rousseff diz que País aprendeu a dar valor à liberdade após ditadura.

2015 - Câmara Aprova pena maior para uso de explosivo no furto de caixa eletrônico.

2015 - Alberto Youssef afirma que pagou R$ 400 mil na porta do diretório do PT.

2015 - ANAC recomenda presença de duas pessoas em cabines de aviões.

2016 - Começa na França o movimento social conhecido como Nuit debout, espalhando-se dias depois para a Bélgica, Alemanha e Espanha.

2016 - Senador José Medeiros (PSD-MT) diz que a democracia nunca esteve tão forte.

2016- Banco Central projeta inflação de 6,6% em 2016 (acima do limite máximo da meta).

2017 - Departamento do Tesouro dos EUA impõe novas sanções a Coreia do Norte.

2017 - Manifestantes voltam às ruas contra reforma da Previdência.

2017 - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo suspende testes com a fostoetanolamina.

2017 - Presidente Michel Temer sanciona lei que libera a terceirização em todas as atividades.

2017 - Governo autoriza reajuste de até 4,7% em medicamentos.

2018 - Início da Revolução armênia de 2018. 

2018 - Arábia Saudita intercepta novo míssil lançado no Iêmen em direção à cidade de Yazan.

2018 - Líbia reivindica devolução de peças arqueológicas apreendidas na Espanha.

2019 - Papa Francisco alerta cristão do Marrocos contra o proselitismo.

2019 - Israel reabre passagens fronteiriças com Gaza.

2019 - Presidente Nicolás Maduro anuncia início de trinta dias de racionamento de eletricidade

2019 - Palácio do Planalto distribui vídeo em defesa do golpe militar de 1964.

2020 - O piloto espanhol Fernando Alonso doa 300 mil máscaras para equipes de saúde.

2020 - Número de mortes por coronavírus bate novo recorde na Espanha (849 vítimas em 24 horas).

2020 - França registra 499 mortes por coronavírus em 24 horas.

2020 - A cidade de New York passa a multar que não respeitar distanciamento social.

2020 - Entram em vigor os novos Termos de Serviço do Google.

2020 - Japão amplia veto a entrada de viajantes de 73 países, incluindo o Brasil.

2020 - Holanda volta a vender maconha por encomenda durante o isolamento por coronavírus.

2020 - Rússia endurece sanções por violação da quarentena.

2020 - Caracas rejeita plano dos EUA de estabelecer governo interino na Venezuela.

2020 - EUA oferecem suspender sanções à Venezuela por acordo de compartilhamento de poder.

2020 - Governo anuncia acordo com indústria para adiar por 60 dias reajuste dos remédios.

2020 - Governo dom RS determina fechamento de comércio até 15 de abril em todo o estado.

2020 - Governo brasileiro mantém fechada fronteira com Venezuela por mais 30 dias.

2020 - Presidente Bolsonaro faz novo pronunciamento em rede de televisão e rádio.

2020 - PSOL de ao STF que SUS controle leitos privados de UTI durante pandemia de coronavírus.

2020 - Presidente Bolsonaro se refere a aniversário da revolução de 1964 como “dia da liberdade”.

2020 - Justiça federal libera funcionamento de igrejas e lotéricas.

2020 - Brasil tem 201 mortes e 5.717 casos confirmados de coronavírus.

2020 - Ministro Henrique Mandetta diz que isolamento social evitou disparada de casos no Brasil.

2020 - Petrobras reduz preço do GLP em 10%.

2020 - Ceará registra a primeira morte por coronavírus.

2021 - Espanha fecha sua embaixada em Níger.

2021 - França fecha escolas e anuncia extensão na quarentena para todo o país por um mês.

2021 - Itália anuncia “expulsão imediata” de dois funcionários da embaixada da Rússia.

2021 - Dois policiais do Congresso processam Donald Trump por invasão do Capitólio.

2021 - Na Inglaterra, Rainha Elizabeth retorna às funções públicas após lockdown.

2021 - BBC anuncia documentário sobre Amy Winehouse (1983-2011).

2021 - Opositor russo Alex Navalny anuncia greve de fome; Rússia aprova vacina Carnivac-Cov contra covid-19 para animais.

2021 - Comemoração do centenário da Royal Australian Air Force,

2021 - Grécia determina necrópsia em mulher que morreu após receber vacina da AstraZeneca.

2021 - Paquistão anuncia que permitirá a importação limitada de açúcar, algodão e trigo da Índia.

2021 - Filipinas ignoram avisos navios chineses e continuam patrulhando no mar do Sul da China.

2021 - União Europeia volta a criticar a reforma judicial na Polônia.

2021 - A emissário da ONU, Christine Schraner Burgener adverte para risco de guerra civil em Mianmar.

2021 - Manifestantes fazem carreata contra o fechamento do comércio aos domingos em Belo Horizonte (MG).

2021 - Cinema do Dragão (Fortaleza-CE) encerra ciclo de debates virtuais sobre curadoria.

2021 - Congresso volta a debater lei que permite a compra de vacinas pela iniciativa privada.

2021 - TikTok transmitido (pela primeira vez em sua história) partida da Copa do Nordeste ao vivo.

2021 - Auxílio-doença do INSS volta a ser liberado sem carência médica.

2021 - Pesquisadores apresentam dados sobre o Rio São Francisco em ebook gratuito.

 2021 morte do organista e tecladista carioca Lafayette Coelho.

2021 - Tenente-brigadeiro-do-ar Carlos Baptista Junior é nomeado para comandar a Aeronáutica.

2021 - Almirante de esquadra Almir Garnier Santos é nomeado para comandar a Marinha.

2021 - General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira é nomeado para comandar o Exército.

2021 - Arlindo Chinaglia (PT-SP) pede o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

2021 - Manifesto pela democracia une Ciro Gomes, Dória, Mandetta, Amoedo e Eduardo Leite.

2021 - Lei proíbe descarte de máscara de proteção em locais públicos em Presidente Prudente (SP).

2021 - Variante do coronavírus que se assemelha à da África do Sul é detectada no interior de São Paulo.

2021 - Anvisa nega pedido para importar vacina indiana Covaxin.

2021 - Dívida pública chega a 90% do PIB.

TÚNEL DO TEMPO

Relembre Aracy Cortes

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário