sábado, 12 de março de 2022

PRIMEIRO PLANO: A automutilação de jovens estudantes é tema de livro (Prof. Leunam Gomes*)


Em Teresina, nos dias 1, 2 e 3 de abril acontecerá o VII Encontro das Comissões de Memória, Verdade e Justiça do Norte e Nordeste. 

Pela primeira vez o evento coincidirá com a data do golpe de 64, em 1º de abril. O Ceará, certamente, estará bem representado. 

A constatação de que há jovens estudantes que se mutilam, se cortam, se ferem, é  um tema da maior gravidade. É real. As causas são as mais diversas. 

É, exatamente, este o tema da pesquisa de Mestrado da Professora da UVA Clécia Nascimento. Transformado em livro que será lançado em abril. Fundamental para as escolas.

Este assunto interessa a todos os Professores. Pela minha experiência pessoal, comprovada ao longo dos anos, o segredo é o a boa convivência de todos os alunos.

O envolvimento deve ser de todos e não apenas dos que ficam sentados à frente, na sala de aula. Os menosprezados tendem ao isolamento. Sentem-se desvalorizados.


O artista e mágico José Milton, do município de Croatá está dando relevante contribuição à Educação. Com o seu estilo envolvente, motivou as crianças para a vacinação.

Com certeza, poderia ser levado para as salas de aula como gerador de motivação para os alunos. Poderia transforma conteúdos áridos em aprendizagem prazerosa.

Em Massapê, o Presidente da Academia Eudes Sousa, promoverá eleição de novos membros no dia 25 de março, em sessão híbrida na sede provisória da instituição.

Os novos ocupantes das cadeiras de membros efetivos e correspondentes ocuparão as vagas que foram abertas de acordo com o Edital publicado no dia 28 de janeiro de 2022.

Entre os Betanistas, ex-alunos do Seminário da Betânia, em Sobral, hoje é dia de muita movimentação no grupo de WhatsApp. São três aniversariantes.

Juarez Leitão, Edson Costa e Assis Parente. Em relação a mim, os três são bem mais novos na vida no Seminário. Quando chegaram em Sobral, eu já estava saindo para o Seminário Maior, em Olinda.

Todos ficamos felizes com o depoimento da Dra. Cinara, Geriatra, sobre o estado de saúde do nosso colega e amigo Padre Gonçalo Pinho. Fizemos oração coletiva.

“A PAZ DO MUNDO COMEÇA EM NÓS - Juntos, em uma roda on-line, podemos nos nutrir de paz e expressar nossa energia pacífica e amorosa  para os outros, ao nosso redor, e para o mundo em comunicação não local”

É o convite das Escolas de Biodança do Ceará, da Aldeia dos Camarás e do Meio-Norte, Pi. Dia 12/03/22, das 10 às 11:30h em Roda da Paz, pelo aplicativo Zoom.


(*) LEUNAM GOMES Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário