quinta-feira, 28 de abril de 2022

Fatos históricos de 29 de abril

29 de abril é o 119º dia no calendário gregoriano. Faltam 246 para acabar 2022.

Dia Internacional da Dança - Homenagem à data de nascimento do bailarino e professor de balé, Noverre (Jean Georges Noverre), em Paris, França.

- Dia Internacional de Imunologia - Comemoração lançada na Europa em 2005 pela EFIS (Federação Europeia de Sociedades de Imunologia ou "European Federation of Immunological Societies"), que ganhou o mundo a partir de 2007, com o fim de fortalecer a consciência pública da imunologia, como base para a saúde e bem-estar individual das pessoas.

- Dia Mundial das Associações Cristãs Femininas.

- Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama - Comemorado extraoficialmente por brasileiros, para marcar a data da Lei Nº 11.664, de 29.04.2008 que, entre outras coisas, passou a determinar a realização gratuita de exames mamográficos para mulheres a partir de 40 anos de idade através do SUS do Brasil.

EVANGELHO (Jo 6,1-15)

2ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.

5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.

8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.

11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”

13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor. 

SANTO DO DIA: Catarina de Sena

EFEMÉRIDES

 
Dedé Santana chega aos 86 anos

711 - Invasão muçulmana da península Ibérica: As tropas mouras lideradas por Tariq ibn Ziyad desembarcam em Gibraltar e iniciam a invasão na Península Ibérica (Al-Andalus).

1091 - Batalha de Levúnio: os pechenegues são derrotados pelo imperador bizantino Aleixo I Comneno.

1429 - Joana d'Arc vai a guerra e acaba com o Cerco de Orléans.

1483 - Grã-Canária, a principal ilha das Canárias, é conquistada pelo Reino de Castela.

1707 - Escócia e Inglaterra são unificadas, formando o Reino Unido da Grã-Bretanha.

1727 - Nasceu Noverre (Jean Georges Noverre), em Paris, França. Foi bailarino e professor de balé. Destacou-se na história da dança por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé da sua época. O nome dessa obra teórica sobre dança se chama “Letters sur la Danse”. A primeira versão foi editada em 1760 em Stuttgart e Lyon; depois a edição inglesa de 1783 e, quase meio século mais tarde, as de 1804 e 1807, de São Petersburgo e Paris. Em todas estas Noverre manteve-se fiel as quinze cartas da primeira edição. Nas novas edições agregou algumas sobre música e duas cartas a Voltaire, cujo tema principal era um ator chamado David Garrick junto com um ensaio sobre a dança na antiguidade, um texto sobre a arquitetura de uma sala de ópera e libretos onde discute a dança em ação. Noverre morreu em Saint-Germain-en-Laye, França, em 19.10.1810.

1770 - A Austrália é descoberta pelo capitão James Cook.

1793 - Nasce a princesa Maria Teresa, filha de D. João VI e D. Carlota Joaquina

1851 - Realizada a primeira viagem experimental com uma locomotiva elétrica. O teste foi feito em Washington.

1843 - Nascimento de Pedro Américo (Pedro Américo de Figueiredo e Melo), em Areia (PB).  Foi um pintor, romancista e poeta brasileiro. Quadro mais conhecido: “Independência ou Morte”, popularmente “O Grito do Ipiranga”, de 1888. Morreu em Florença, Itália, em 07.10.1905.

1854 - Nasceu Henri Poincaré (Jules Henri Poincaré), em Nancy, França. Foi um matemático, físico e filósofo da ciência francês. Morreu em Paris, França, em 17.07.1912.

1870 - Nasceu Duque Estrada (Joaquim Osório Duque-Estrada), em Paty do Alferes (RJ). Foi poeta, professor, ensaísta, crítico literário e Membro da Academia Brasileira de letras. Compôs a letra do Hino Nacional Brasileiro. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 05.02.1927.

1874 - Fundação da Vila de São Matheus do Imbiri (precursora de Campos do Jordão).

1876 - O Parlamento britânico concede à rainha Vitória, da Inglaterra, o título de Imperatriz da Índia. 

1897 - Nascimento de Alzira Soriano (Luíza Alzira Soriano Teixeira), em Jardim de Angicos (RN), onde também morreu em 28.05.1963. Alzira disputou em 1928, aos 32 anos, as eleições para prefeito de Lajes, cidade do interior do Rio Grande do Norte, pelo Partido Republicano, vencendo o referido pleito com 60% dos votos. Ao tomar posse em 1º de janeiro de 1929, Alzira Soriano tornou-se a primeira prefeita eleita no Brasil e na América Latina. Com a Revolução de 1930, Alzira Soriano perdeu o seu mandato, por não concordar com a ditadura de Getúlio Vargas. Em 1947, voltou a exercer um mandato de vereadora do município de Jardim de Angicos, cargo para o qual foi eleita três vezes.

1901 - Nasceu Hiroito Showa, em Tóquio, Japão, onde também morreu em 07.01.1989. Foi o 124º imperador do Japão. Reinou de 1926 até sua morte, em 1989. Seu reinado foi o mais longo de todos os imperadores japoneses, e coincidiu com um período em que ocorreram grandes mudanças na sociedade japonesa.

1910 - O Parlamento do Reino Unido aprova o Orçamento do Povo, o primeiro orçamento da história britânica com a intenção expressa de redistribuir a riqueza entre o público britânico.

1915 - Nasceu Mario  Donato, em Campinas (SP). Foi jornalista, historiador e escritor. É autor de vasta obra literária, que inclui títulos como Galetéia e o fantasmaMadrugada sem DeusDomingo com Cristina e Partidas dobradas, romance de 1978 e que lhe rendeu o Prêmio Jabuti. O livro Presença de Anita, publicado em 1948 e firmado em 1951, e que inspirou a minissérie homônima de Manoel Carlos, na Rede Globo, ocasionou sua excomunhão da Igreja Católica e recebeu a tarja de "romance proibido". Na ocasião de sua morte, Donato tinha pronto o livro O país dos paulistas, que conta a história da cidade de São Paulo, de 1555 a 1964. O romance ainda não foi publicado. Mário Donato é irmão do escritor Marcos Rey. Mário Donato morreu em São Paulo (SP), em 26.04.1992.

1916 - Primeira Guerra Mundial: uma divisão indiana do Reino Unido se rende às Forças Otomanas no Cerco de Kut em uma das maiores rendições das forças britânicas até aquele ponto.

1916 - Revolta da Páscoa: após seis dias de luta, os líderes rebeldes irlandeses se rendem às forças britânicas em Dublin, pondo fim à revolta.

1922 - Entra em vigor o Código Penal argentino, sancionado em 30 de setembro de 1921.

1923 - Papa Pio XI beatifica Santa Teresa de Lisiex (Canonizada em 17.05.1925)

1936 - Nasceu Zubin Mehta (Zubin Mehta), em Bombaim (hoje Mumbai), Índia. Foi regente e diretor de música de várias das mais importantes orquestras internacionais.

1936 - Nasceu Dedé Santana (Dedé Santana), em Niterói (RJ). Ator, comediante e integrante do grupo Os Trapalhões. De família cigana, aos três meses de vida apareceu no circo. Sua mãe era contorcionista e seu tio é o humorista Colé Santana. Integrante da igreja pentecostal "Assembleia de Deus", Dedé Santana diz ter se convertido depois que passou por uma série de problemas cardíacos, em 1995.

1938 - Getúlio Vargas criou o Conselho Nacional do Petróleo, precursor da Petrobras, para que o governo pudesse controlar o produto.

1941 - Nasceu a cantora Nana Caymmi (Dinair Tostes Caymmi), no Rio de Janeiro (RJ). Em 1960, registrou a primeira atuação em estúdio, participando da faixa Acalanto (Dorival Caymmi), no LP do pai, que compôs a canção em sua homenagem, quando a cantora era ainda criança.

1942 - II Guerra Mundial: Encontro de Hitler e Mussolini no palácio de Klessheim. 

1945 - As tropas alemãs que ocupavam a Itália se renderam aos Aliados.

1945 - FührerbunkerAdolf Hitler se casa com sua parceira de longa data Eva Braun em um búnquer de Berlim e designa o almirante Karl Dönitz como seu sucessor; Hitler e Braun cometem suicídio no dia seguinte.

1945 - Fornovo di Taro é libertada das tropas da Alemanha pela Força Expedicionária Brasileira.

1945 - Campo de concentração de Dachau é libertado pelas tropas dos Estados Unidos.

1946 - O Tribunal Militar Internacional para o Extremo Oriente convoca e indicia o ex-primeiro-ministro do Japão Hideki Tojo e 28 ex-líderes japoneses por crimes de guerra.

1951 - Nasceu o cantor e compositor Vinícius Cantuária, em Manaus (AM).

1953 - A primeira emissora experimental de televisão 3D dos Estados Unidos exibe um episódio de Space Patrol na afiliada da ABC de Los Angeles KABC-TV.

1955 - Acordo sobre Registro de Marcas Industriais e Comerciais entre Brasil e Suécia.

1958 - Nasceu a atriz e cantora Michelle Marie Pfeiffer, em Santa Ana, EUA. 

1962 - URSS recupera satélite artificial Cosmos IV depois de 72 horas em órbita terrestre.

1963 - Declaração sobre a desnuclearização da América Latina é publicada no Brasil, Chile, México  e Equador.

1965 - Papa Paulo VI publica a Encíclica “Mense Maio”.

1968 - Morreu Arlindo Pinto, em São Paulo (SP), onde também nasceu em 19.09.1906. Dentre suas composições conhecidas destaca-se Chalana (c/ Mário Zan).

1969 - Regime Militar “aposenta” os professores Arnaldo Vieira de Melo e Caio Prado Junior.

1969 - Decreto-Lei 557 sobre o imposto de exportação do café solúvel.

1970 - Guerra do Vietnam: Forças norte-americanas e sul-vietnamitas entram no Cambodja em perseguição aos vietcong.

1972 - Bolívia inaugura gasoduto Yacuiba-Santa Cruz e passa a exportar gás natural para a Argentina.

1975 - Operação Vento Constante: os Estados Unidos começam a evacuar cidadãos norte-americanos de Saigon antes de uma esperada invasão dos norte-vietnamitas. O envolvimento dos Estados Unidos na guerra chega ao fim.

1980 - Morreu Alfred Hitchcock (Alfred (Joseph) Hitchcock), em Los Angeles, EUA. Foi cineasta e diretor cinematográfico (estreia em "The Call of Youth", 1920). É tido como mestre do suspense e fez 76 filmes. Entre suas obras, estão clássicos como Festim Diabólico (1948), Janela Indiscreta (1954), O Homem que Sabia Demais (1956), Um Corpo que Cai (1958) e Psicose (1960). Alfred Hitchcock nasceu em Londres, Inglaterra, em 13.08.1899.

1983 - A Junta Militar que governa a Argentina dá por mortos todos os desaparecidos na "guerra suja". 

1984 - Morreu a cantora Leny Eversong (Hilda Campos Soares da Silva), em São Paulo (SP). Segundo amigos como Luís Vieira, Adelaide Chiozzo, Lana Bittencourt e Agnaldo Rayol, ela passou por sérios problemas pessoais e de saúde a partir do início dos anos de 1970, ocasião em que seu marido saiu para comprar cigarros e nunca mais voltou. A partir de então, ficou traumatizada e foi aos poucos perdendo a saúde. Antes de falecer, chegou a ter as pernas amputadas. Nasceu em Santos (SP), em 01.09.1920.

1985 - Israel completa a segunda etapa de sua retirada do Líbano, com a saída das tropas que ocupavam o leste e o centro do país.

1986 - Cuba anuncia a suspensão, por 90 dias, do pagamento do serviço da dívida externa, a partir de 5 de maio.

1986 - Lei 4662 criou a Fundação Pedro Calmon.

1988 - Glasnost: o líder soviético Mikhail Gorbachev promete mais liberdade religiosa.

1989 - Catorze torcedores do Liverpool, da Inglaterra, foram condenados à prisão. Os hooligans ingleses se envolveram na briga que matou 41 pessoas durante um jogo de futebol.

1990 - Beatificação dos Santos Irmãos Mártires de Turón pelo Papa João Paulo I.

1991 - Morreu o cantor e compositor Gonzaguinha (Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior), em Renascença (PR). Nasceu no Rio de Janeiro ((RJ), em 22.09.1945.  Era filho adotivo de Luiz Gonzaga, O Rei do Baião. Gonzaguinha morreu tragicamente num acidente de carro retornando de um show.

1992 - Distúrbios de Los Angeles: início dos distúrbios após a absolvição de policiais acusados de força excessiva contra Rodney King. 53 pessoas morreram e centenas de edifícios foram destruídos.

1992 - Revista Veja publica entrevista de Pedro Affonso Collor de Mello.

1992 - Quatro dias de distúrbios raciais em Los Angeles e outras cidades norte-americanas terminam com 58 mortos, 200 feridos graves e danos materiais avaliados em milhares de dólares.

1993 - Morreu Miguel Seabra Fagundes, no Rio de Janeiro (RJ). Foi advogado, jurista e magistrado. Nasceu em Natal (RN), em 20.07.1910.

1994 - Rubens Barrichello sofre acidente grave durante os treinos no GP de San Marino, que seria marcado ainda pelas mortes de Roland Ratzenberger (durante o treino classificatório) e Ayrton Senna na mesma pista.

1994 - Fundação da Associação Brasileira de História Oral.

1995 - O presidente constitucional do Haiti, Jean-Bertrand Aristide, anuncia a dissolução do Exército de seu país.

1997 - Entra em vigor o Acordo Internacional sobre Proibição de Armas Químicas. Rússia e Cuba não assinam. 

1997 - Morreu Eduardo Mascarenhas, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 06.07.1942. Foi um psicanalista e político brasileiro. Famoso na década de 1980 pela participação em vários programas de TV, como o TV Mulher, Eduardo Mascarenhas sofreu por ter denunciado, junto com Hélio Pellegrino, a conivência do então presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise com Amílcar Lobo e com as torturas praticadas durante o regime militar, chegando a ser expulso daquela associação. Foi casado com a atriz Christiane Torloni na mesma época.

1998 -  Brasil assina o Protocolo de Kyoto.

2001 - Michael Schumacher  (Equipe Ferrari) vence o Grande Prêmio  de Barcelona.

2004 - Oldsmobile constrói seu último carro encerrando com 107 anos de produção.

2004 - Ministra Marina Silva fala sobre recursos hídricos na ONU.

2004 - NASA divulga foto de Saturno captada pela sonda Cassini-Huygens.

2004 - O filme “Cidade de Deus” vence o prêmio Prism Awards, nos  EUA.

2004 - Depoimento do presidente americano George W. Bush sobre falhas do governo no atentado de 11.09.2001.

2005 - Presidente  Luiz Inácio Lula da Silva concede a primeira entrevista coletiva.

2006 - Silvio Berlusconi, derrotado nas eleições na Itália, anuncia que continuará na política.

2007 -  Morreu Octavio Frias de Oliveira, em São Paulo (SP). Foi jornalista, editor e empresário brasileiro. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 05.08.1912.

2008 - OAB inicia, em todo o Brasil, o movimento Brasil Contra a Violência.

2008 - Conselho Nacional de Justiça lança o Cadastro Nacional de Adoção (CNA).

2008 - Morte do químico Albert Hofmann, em Burg im Leimental, Suíça. Foi um cientista suíço, e mais bem conhecido como o "pai" do LSD. Nasceu em Baden, Suíça, em 11.01.1906.

2008 - Ministro Fernando Hadad (Educação) anuncia supervisão dos cursos de medicina.

2009 - Entra em vigor nova lei sobre Mamografia.

2010 - É lançado, no Conservatório Nacional de Lisboa, o primeiro número da Revista "Glosas", a primeira e única publicação dedicada à música erudita lusófona.

2010 - Supremo Tribunal Federal (STF) rejeita rever a lei da Anistia.

2010 - Revista “Time” aponta o presidente Lula como um dos líderes mais influentes do mundo.

2011 - Casamento Real Britânico do Príncipe William com Kate Middleton.

2011 - Rui Falcão é oficializado na presidência do PT até 2013.

2011 - O herdeiro do trono britânico, Príncipe William de Gales, se casa com a plebeia Kate Middleton na Abadia de Westminster.

2012 - Na Nigéria, homens armados invadem salão usado por cristãos na Universidade Bayero (18 vítimas).

2012 - O australiano Will Powel venceu a etapa de São Paulo da Fórmula Indy.

2013 - Papa Francisco recebe o presidente de Israel, Shimon Peres, no Vaticano.

2013 - NASA revela imagens da sonda Cassini de um furacão junto ao polo norte de Saturno.

2014 - Conselho de Ética abre processo disciplinar contra André Vargas.

2014 - Aprovado projeto que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

2014 - Câmara aprova aumento de tempo máximo de caminhoneiro ao volante.

2014 - Presidenta Dilma Rousseff anuncia prorrogação do Bolsa Estiagem.

2015 - Papa Francisco critica a desigualdade salarial entre homens e mulheres.

2015 - Senado aprova regra que acaba com sigilo de operações do BNDES.

2015 - Aprovado Medida Provisória que libera R$ 30 bilhões para o BNDES.

2015 - Banco Central eleva taxa de juros para 13,25% ao ano, maior patamar desde 2008.

2015 - Ocorre em Curitiba, Brasil, a Batalha do Centro Cívico. 

2016 - Última edição do Jornal do Commercio, o jornal mais antigo em circulação na América Latina.

2016 - Comissão do impeachment do Senado ouve a defesa da presidenta Dilma Rousseff

2016 - Santander Brasil e Hyundai anunciam a criação do Banco Hyundai Capital Brasil.

2016 - Presidenta Dilma Rousseff autoriza prorrogação de contratos do Mais Médicos até 2019. E ela disse que acusação em pedido de impeachment é “ridícula”.

2017 - União Europeia estabelece termos para a saída do Reino Unido do bloco.

2017 - Manifestantes protestam em Washington contra a política ambiental do presidente Donald Trump.

2017 - Papa Francisco rejeita o extremismo durante missa em estádio do Cairo.

2017 - Inauguração das estátuas “Vaqueiros e Roceiros” no Monumento do Jenipapo, em Campo Maior (PI).

2018 - Presidente Donald Trump acusa União Europeia de se “aproveitar” dos EUA.

2018 - O ex-técnico da seleção masculina de ginástica, Fernando Lopes, é acusado de abuso sexual.

2019 - FMI apoia medidas tomadas pelo Banco Central da Argentina no mercado cambial.

2019 - ONU alerta que uso excessivo de remédios pode matar 10 milhões ao ano até 2050.

2019 - Alunos brasileiros acusam xenofobia na Universidade de Lisboa.

2019 - Ex-presidente Michel Temer se torna réu (5ª ação penal) no inquérito dos portos.

2019 - Presidente Bolsonaro defende a mudança do educador Paulo freire como patrono da educação.

2019 - Petrobras abre licitação para arrendar 2 unidades de fertilizantes no Sergipe e na Bahia.

2020 - Na França, Airbus anuncia prejuízo líquido de 481 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020.

2020 - Na Itália, morte do Grande Mestre da Ordem de Malta, o italiano Giacomo dalla Torre del Templo di Sanguinetto.

2020 - Nos EUA, presidente Trump diz que China “fará tudo que puder” para que ele perca eleição; Boeing anuncia prejuízo de US$ 628 milhões no primeiro trimestre de 2020; Anunciada a contratação de 4,8% da economia dos EUA durante o primeiro trimestre deste ano; O presidente do Federal Reserve, Jay Powell, alerta para declínio “sem precedentes” no segundo trimestre; Google anuncia o Google Maps para pessoas físicas para concorrer com o Zoom; Polícia encontra dezenas de corpos amontoados em caminhões no Brooklin, em Nova York.

2020 - Na Alemanha, novo aeroporto de Berlim recebe certificação para operar (abertura programada para 10/2020); Uso da máscara de proteção passa a ser obrigatório em todos os estabelecimentos comerciais em Berlim.

2020 - O ministro Peter Altmaier prevê para 2020 a pior recessão em 50 anos.

2020 - Encontrada bomba da 2ª Guerra Mundial no Aeroporto de Naha.

2020 - Novo caça coproduzido no Brasil (versão de dois lugares do Gripen) começa ser feito na Suécia.

2020 - Na África do Sul, morte do ativista social sul-africano Denis Goldberg.

2020 - Rússia prorroga proibição de entrada de estrangeiros por tempo indeterminado.

2020 - Na Suíça, Organização Internacional do Trabalho alerta para danos aos trabalhadores da economia informal.

2020 - A sede da presidência da Áustria é evacuada por ameaça de bomba.

2020 - Na Austrália, o primeiro-ministro Scott Morrison insiste na investigação da origem do covid-19.

2020 - Colômbia se torna oficialmente o 37º país membro da OCDE.

2020 - Europa abre investigação contra reforma do Judiciário na Polônia.

2020 - Índia ultrapassa 1.000 mortes causadas pela covid-19.

2020 - Israel adverte que “não vai parar” de atacar forças do Irã na Síria.

2020 - China convoca (22/05/2020) o Parlamento para demonstrar retorno à normalidade.

2020 - Na Turquia, Guarda costeira resgata barco que transportava 48 requerentes de asilo no Mar Egeu.

2020 - No Afeganistão, atentado suicida contra acampamento das forças especiais nos arredores de Cabul.

2020 - Nicarágua passa a promover o distanciamento social e o uso de máscaras.

2020 - Novos protestos em diversas cidades do Líbano.

2020 - Governo do Maranhão lança perfil nas redes sociais e checagem de fake News.

2020 - Presidente Bolsonaro diz que OMS incentiva masturbação e homossexualidade de crianças.

2020 - Voo G3 2034 (Guarulhos-Salvador) retorna ao aeroporto São Paulo após colidir com pássaro.

2020 - Supremo Tribunal Federal suspende nomeação de Alexandre Ramagem para a Polícia Federal.

2020 - Posse do novo Ministro da Justiça do Brasil, André Mendonça (substitui Sérgio Moro).

2020 - Brasil dá prazo de 48 para que diplomatas da Venezuela deixem o país.

2020 - Coronavírus: Brasil tem 449 mortes confirmadas em 24 horas; total chega a 5.466.

2020 - Governo de São Paulo recomenda o uso de máscara em todo o estado. 2020 - Ministro Paulo Guedes defende redução de reservas internacionais para diminuir dívida bruta.

2020 - As feiras livres voltam a funcionar no Rio de Janeiro.

2021 - Em Portugal, governo aprova compensação ás empresas pelo aumento do salário mínimo; Portugal inaugura a maior ponte para pedestres suspensa do mundo: 175 metros acima do Rio Paiva.

2021 - Nos EUA, anunciado o envio de mais de US$ 100 milhões para ajudar a combater o coronavírus na Índia; O ex-senador Bill Nelson é escolhido para ser o novo administrador da NASA; Donald Trump diz que está “100% considerando” disputar eleições em 2024; Anunciado um crescimento de 6,4% da economia dos EUA no primeiro trimestre de 2021.

2021 - Na Inglaterra, Robbie Paul junta-se ao conselho da BBC.

2021 - Justiça alemã considera insuficientes os esforços de governo de Angela Merkel na área climática.

2021 - Canadá anuncia revisão de abordagem em denúncias de má conduta sexual nas Forças Armadas.

2021 - Governo argentino condena lançamento de mísseis Rapier das Ilhas Malvinas pelo Reino Unido.

2021 - Na Rússia, fabricante da vacina Sputnik V entrará com ação judicial contra ANVISA por “informações falsas”.

2021 - Colombianos saem às ruas para se opor à reforma tributária.

2021 - Índia registra 3.645 novas mortes de covid-19.

2021 - Israel reabre zona marítima em Gaza (fechada em 26/04/2021).

2021 - China nega declínio populacional, mas evita divulgar data para resultados do censo; China crítica atividade de navios militares e aviões de vigilância dos EUA.

2021 - Turquia entra em confinamento geral.

2021 - Na Coreia do Sul, Samsung ultrapassa Apple e se torna a maior fabricante de smartphones.

2021 - Início da retirada das tropas que a OTAN mantém no Afeganistão.

2021 - Na Bulgária, reabertura das casas noturnas.

2021 - Parlamento europeu publica resolução para uso de sanções e revisão relações com Rússia.

2021 - Papa Francisco publica novas regras de conduta para os funcionários da Santa Sé.

2021 - Carrefour anuncia cláusula antirracista em contratos com fornecedores. 2021 - Governo do Mato Grosso começa a entregar cartão para saque de auxílio emergencial.

2021 - Webconferência debate segurança nos serviços de saúde.

2021 - Anitta compara funk a Bossa Nova e diz que fama internacional reduz preconceito.

2021 - ALERJ suspende leilão que prevê a venda da Cedae.

2021 - PDT aciona STF contra acordos individuais de redução de jornada e salário.

2021 - Brasil recebe primeiro lote de vacinas da Pfizer.

2021 - Prefeitura de São Paulo entrega a 6ª miniusina de oxigênio em São Miguel Paulista.

2021 - Unidade de Vigilância em Zoonoses de Campinas (SP) confirma dois casos de raiva em morcegos.

2021 - ALMG aprova em 1º turno projeto que prevê plano de recuperação econômica e auxílio de R$ 500.

2021 - Bancos leiloam carros, motos, ônibus e vans.

2021 - BNDES suspende cobrança de financiamentos por pequenas empresas por 6 meses.

2021 - Empresa de ônibus Viação Acari (174 ônibus) fecha as portas após quase seis décadas.

TÚNEL DO TEMPO

Nana Caymmi (Dorival Caymmi)

 

SITES CONSULTADOS:                                 

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário