sexta-feira, 8 de abril de 2022

Fatos históricos de 9 de abril

9 de abril é o 99º dia no calendário gregoriano. Faltam 266 para acabar 2022.

- Dia Nacional do Aço - Comemorado no Brasil para marcar a data da instituição da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), que foi criada durante o "Estado Novo" do Brasil em 09.04.1941, por decreto do então presidente-ditador brasileiro, Getúlio Dornelles Vargas, após a assinatura dos "Acordos de Washington" entre o Governo brasileiro e o Governo estadunidense.

- Dia do Metalúrgico - Comemorado no Estado de São Paulo, conforme Lei Nº 4.164, de 17.09.1957.

EVANGELHO (Jo 11, 45-56)

5ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.

49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.

54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor. 

SANTO DO DIA: Cacilda

EFEMÉRIDES

Baudelaire (1821-1867) 

190 - Dong Zhuo manda suas tropas evacuarem a capital Luoyang e incendiá-la.

193 - Septímio Severo é proclamado Imperador Romano pelo exército na Ilíria, província romana nos Bálcãs.

475 - O imperador bizantino Basilisco expede uma carta circular (Enkyklikon) para os bispos de seu império, apoiando a posição cristológica monofisista.

715 - Morreu Papa Constantino. Foi eleito em 25 de março de 708.

1024 - Morreu Papa Bento VII (Theophylactus II de Túsculo). Eleito em 18 de Maio de 1012, foi Papa até a data da sua morte. Nasceu em Trúsculo, Itália, 970.

1241 - Batalha de Legnica: forças mongóis derrotam os exércitos poloneses e alemães.

1413 - Henrique V é coroado rei da Inglaterra.

1440 - Cristóvão da Baviera é nomeado rei da Dinamarca.

1555 - O Cardeal Marcelo Cervini é eleito Papa com o nome de Marcelo II. O seu pontificado iria durar apenas 21 dias.

1609 - Filipe III da Espanha emite o decreto da "Expulsão dos Mouriscos".

1626 - Morreu Sir Francis Bacon, em Londres, Inglaterra, onde também nasceu em 22.01.1561. Francis Bacon, barão de Verulam, visconde de Saint Alban, foi um político, filósofo e ensaísta inglês. É considerado como o fundador da ciência moderna. Ensaísta e filósofo, criou a "Teoria dos Ídolos" e propôs o método indutivo para estudar os fenômenos naturais.

1654 - Nasceu Samuel Fernandes Fritz, em Trutnov, República Tcheca. Foi um padre missionário da Companhia de Jesus e cartógrafo a serviço da Espanha. Teve um papel fundamental na catequização de vários povos indígenas nas várzeas do alto rio Solimões, além de ter sido um dos grandes críticos à expansão portuguesa na região amazônica espanhola durante o século XVII. Morreu em Jeberos, Peru, em 20.03.1725.

1682 - René Robert Cavelier de La Salledescobre a foz do rio Mississippi, reivindica o território para a França e o chama de Luisiana.

1721 - Um terremoto causa 250 mil mortos na Pérsia.

1773 - Morreu D. frei Bartolomeu do Pilar de Bettencourt, em Belém (PA). Nasceu em Vila das Velas, Ilha de São Jorge, Açores, em 21.09.1667. Foi um religioso carmelita, primeiro bispo de Belém do Pará.

1782 - Guerra da Independência dos Estados Unidos: início da Batalha de Saintes.

1821 - Nasceu Baudelaire (Charles Baudelaire), em Paris, França, onde também morreu em 31.08.1867. Foi poeta, autor de "As Flores do Mal" (1857), marco da poesia simbolista. É considerado um dos precursores do Simbolismo e reconhecido internacionalmente como o fundador da tradição moderna em poesia, juntamente com Walt Whitman, embora tenha se relacionado com diversas escolas artísticas. Sua obra teórica também influenciou profundamente as artes plásticas do século XIX.

1850 - A Grã-Bretanha e os Estados Unidos firmam o Tratado Clayton-Bulwer, pelo qual ambas as nações se comprometem a não manter nenhum tipo de controle sobre o futuro Canal do Panamá.

1853 - Morreu François Rabelais, em Paris, França. Foi um escritor, padre e médico francês do Renascimento, que usou, também, o pseudônimo Alcofribas Nasier (um anagrama de seu verdadeiro nome). Ficou para a posteridade como o autor das obras primas cômicas Pantagruel e Gargântua, que exploravam lendas populares, farsas, romances, bem como obras clássicas. François Rabelais nasceu em Chinon, França, (provavelmente – por falta de fontes) em 1484.

1860 - Em sua máquina chamada fonoautógrafo, Leon Scott faz a mais antiga gravação conhecida de uma voz humana audível.

1865 - O general sulista Robert E. Lee rende-se a Ulysses S. Grant em Appomattox, pondo fim à Guerra Civil Americana.

1866 - É promulgada, nos Estados Unidos, a Ata dos Direitos Civis, que concede a nacionalidade norte-americana a toda pessoa nascida no território dos Estados Unidos.

1867 - Compra do Alasca: o Senado dos Estados Unidos ratifica o tratado com a Rússia para a compra do Alasca.

1867 - Surgimento do Clube Cearense, em Fortaleza, na Rua Barão do Rio Branco (então Rua Formosa), onde a sociedade cearense se reunia para dançar.

1912 - Nasceu Mazzaropi (Amácio Mazzaropi), em São Paulo (SP), onde também morreu em 13.06.1982. Foi ator, comediante, diretor e produto cinematográfico, símbolo do caipira brasileiro.

1913 - É aberto o primeiro parlamento da China em Beijing

1914 - Londres exibiu o primeiro filme produzido inteiramente em cores O Mundo, a Carne e o Demônio, dirigido por Martin Thornton.

1916 - Primeira Guerra Mundial: Batalha de Verdun - Tropas alemãs lançam a terceira ofensiva na batalha.

1917 - Primeira Guerra Mundial: Batalha de Arras: a batalha começa com o Corpo Canadense realizando um ataque maciço à serra de Vimy.

1918 - O Conselho Nacional da Bessarábia proclama a união com o Reino da Romênia.

1918 - Primeira Guerra Mundial: Batalha de La Lys, com pesada derrota para o exército português infligido pelas forças imperiais alemãs.

1918 - A epidemia da gripe espanhola matou entre 25 e 35 milhões de pessoas em todo o mundo.

1921 - Foram conduzidos para o Mosteiro da Batalha, Templo da Pátria, dois Soldados Desconhecidos, vindos da Flandres e da África Portuguesa, representando os gloriosos mortos enviados por Portugal para teatros de operações militares e simbolizando o sacrifício heroico do Povo Português. 

1927 - Nasceu Antônio Lopes de Sá, em Belo Horizonte (MG), onde também morreu em 07.06.2010. Foi um escritor e contador da área das ciências empresariais e da filosofia do comportamento humano. Foi o escritor que mais editou livros e artigos no Brasil e em vários outros países como Itália, Espanha, Portugal, Argentina, Colômbia, Estados Unidos e Chile.

1928 - O islamismo deixa de ser reconhecido como religião estatal na Turquia.

1928 - O governo da Turquia extinguiu o ensino do alfabeto arábico nas escolas. Os novos dicionários traziam o alfabeto romano, de A a Z, e os jornais passaram a ser publicados nas duas línguas.

1932 - Nasceu Carl Perkins (Carl Lee Perkins), em Tiptonville, Tennessee, EUA. Foi um cantor pioneiro de rockabilly, uma mistura derhythm and blues e country music que se desenvolveu na Sun Records em Memphis, Tennessee, no começo dos anos 50. Foi considerado o 88º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone. Morreu em Jackson, Tennessee, EUA, em 19.01.1998.

1933 - Nasceu Jean-Paul Belmondo, em Neuilly-sur-Seine, Hauts-de-Seine, França. É um ator que começou a atuar aos 17 anos de idade. Em 1954, conseguiu o ingresso no Conservatório de Paris e iniciou sua carreira no cinema em 1955, com diversos papéis secundários. Sua primeira grande performance foi em À bout de souffle (Breathless) de Jean-Luc Godard em (1960), que o tornou um dos grandes atores da Nouvelle Vague. Em 1964 esteve no Brasil para filmar O Homem do Rio, em cenas coloridas no qual aparece a recém-fundada Brasília, uma relíquia histórica da nova capital. Em 2001, foi internado por duas semanas, devido a um acidente vascular cerebral, mas se recuperou de forma excelente.

1940 - Segunda Guerra MundialOperação Weserübung: a Alemanha invade a Dinamarca e Noruega.

1942 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Bataan/Marcha da Morte de Bataan: as forças dos Estados Unidos se rendem na península de Bataan. A Marinha Imperial Japonesa lança um ataque aéreo sobre Trincomalee no Ceilão (Sri Lanka).

1945 - O Partido Social Democrático (PSD) foi fundado em Belo Horizonte, com o apoio do Estado Novo. Para candidato à Presidência, o partido lançou o nome do general Dutra.

1945 - Segunda Guerra Mundial: o cruzador pesado alemão Admiral Scheer é afundado pela Força Aérea Real.

1945 - Formada a Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos.

1947 - Adotada a Resolução 22 do Conselho de Segurança das Nações Unidas relativa ao Incidente no Canal de Corfu.

1948 - O assassinato de Jorge Eliécer Gaitán provoca uma revolta violenta em Bogotá (o Bogotazo), e mais dez anos de violência na Colômbia conhecido como La violencia.

1948 - Combatentes do Irgun e do grupo paramilitar sionista Lehi atacam Deir Yassin, perto de Jerusalémmatando mais de 100 civis palestinos desarmados.

1951 - O presidente dos EUA, Harry Truman, pede que o Brasil envie uma divisão de infantaria brasileira à Coreia.

1952 - O governo de Hugo Ballivián é derrubado pela Revolução Nacional da Bolívia, iniciando um período de reforma agrária, o sufrágio universal e nacionalização das minas de estanho.

1955 - A URSS encerra alianças com Paris e Londres.

1957 - O Canal de Suez no Egito é liberado para o transporte.

1959 -  Projeto Mercury: a NASA anuncia a seleção dos primeiros sete astronautas dos Estados Unidos, os quais os meios de comunicação rapidamente passaram a chamar de "Mercury Seven".

1960 - O primeiro-ministro sul-africano, Hendrik Verwoerd, é ferido em atentado.

1963 - Georges Bidault, líder antigaullista francês, é autorizado a viver no Brasil depois de prometer evitar toda atividade política.

1964 - Começo da vigência do Ato Institucional 1 (AI-1) na ditadura militar brasileira.

1964 - Humberto Castello Branco é escolhido para completar o mandato de João Goulart.

1965 - O presidente do Vietnam do Norte, Ho Chi Minh, declara que os EUA devem suspender os ataques além do paralelo 17 e retirar todas as suas tropas do Vietnam do Sul.

1966 - O cardeal Ottaviani anuncia, em Roma, a anulação da lista de livros proibidos pela Igreja Católica. 

1967 - O primeiro Boeing 737 (uma série de 100) faz seu voo inaugural.

1968 - Enterro de Martin Luther King em Atlanta (assassinado em 04.04.1968).

1969 - O avião supersônico britânico Concorde 002 termina com êxito seu voo de teste.

1970 - A Polícia Militar do Estado de São Paulo foi oficialmente criada a partir da fusão da Guarda Civil e da Força Pública.

1970 - Publicação do primeiro trabalho de Paul McCartney após a dissolução dos Beatles.

1974 - A Índia, o Paquistão e Bangladesh firmam um acordo de reatamento de relações diplomáticas, rompidas em 1971.

1977 - O governo da Espanha anuncia a legalização do Partido Comunista Espanhol, após 38 anos de proibição de suas atividades.

1979 - Decreto nº 83.312 promulga o Convênio de Amizade e Cooperação Brasil-México.

1980 - O regime iraquiano de Saddam Hussein mata o filósofo Muhammad Baqir al-Sadr e sua irmã após três dias de tortura. 

1980 - Figueiredo visita o Paraguai e devolve objetos pertencentes a Solano López, tomados em 1870 como troféus de guerra.

1981 - Decreto 17.261 dispõe sobre a reserva de assentos, em ônibus e trólebus, para deficientes físicos em São Paulo.

1981 - Acordo de Cooperação Científica entre Brasil e Panamá.

1986 - Benazir Bhuto, dirigente da oposição, volta ao Paquistão após dois anos de exílio voluntário em Londres. 

1986 - O disco Garota de Ipanema, de Nara Leão em parceria com compositor e violonista Roberto Menescal, foi o primeiro CD lançado no Brasil.

1980 - O regime iraquiano de Saddam Hussein mata o filósofo Muhammad Baqir al-Sadr e sua irmã após três dias de tortura. 

1990 - Josemaria Escrivá é declarado Venerável.

1991 - A Geórgia declara-se independente da União Soviética.

1991 - Fundação da Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo do Ceará

1992 - Após testes de impressão digital, as autoridades alemãs e israelitas afirmam estar certos que o nazista Josef Mengele morreu no Brasil, em 1979.

1992 - Yasser Arafat, líder da Organização para a Libertação da Palestina, sobreviveu a um acidente de avião quando sobrevoava o deserto do Saara.

1992 - O ex-presidente panamenho Manuel Antonio Noriega, acusado de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, é condenado por um tribunal de Miami, EUA.

1993 - Morreu Beata Lindalva Justo de Oliveira, em Salvador (BA). Foi uma religiosa das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, proclamada beata mártir pela Igreja Católica no dia 2 de dezembro de 2007. Nasceu em Assu (RN), em 20.10.1953.

1994 - Morreu Mestre Marçal (Nilton Delfino Marçal), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 1930. Foi  sambista e diretor de bateria de escola de samba no Rio.

1998 - Em peregrinação a Meca, na Arábia Saudita, 120 muçulmanos morreram pisoteados durante a cerimônia do apedrejamento do demônio.

1999 - O presidente da Nigéria, o general Ibrahim Baré Minasara, é assassinado durante um golpe de Estado. 

2000 - Um menino de seis anos foi morto por quatro leões durante um espetáculo em um circo, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, Brasil. 

2002 - Cerca de 1 milhão de pessoas acompanham o funeral da rainha-mãe da Inglaterra, Elizabeth, morta aos 101 anos.

2002 - Comissão Mista de Segurança Pública do Congresso aprova unificação das polícias.

2002 - Criada a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

2003 - IBAMA cria comitê para conservação e manejo da Arara-azul-grande.

2003 - Saddam Hussein, ditador do Iraque, foge de Bagdá para o norte do país, depois ter o Exército iraquiano ser derrotado por tropas americanas e ser deposto do poder, após ficar quase 24 anos no poder (assumiu a presidência em 17 de julho de 1979).

2004 - Morte de 13 líderes indígenas caiapós em acidente rodoviário, em Nova Mutum (MT).

2007 - Ministério Público denuncia Sônia e Estevam Hernandes Filho por sonegação fiscal.

2008 - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a criação do Campeonato Brasileiro Série D com estréia prevista para 2009.

2008 - Senado aprova projeto que define percentuais de aplicação em saúde

2008 - Polícia Federal deflagra Operação Pasárgada, com o objetivo de pôr fim um esquema deliberação irregular de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

2008 - Lançamento de “Amazônia, Pátria da Água’, do poeta amazonense Thiago de Melo.

2008 - Senado aprova redução do fuso horário vigente no estado do Acre e em parte da Amazônia.

2008 - Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia aprova quebra de 3.261 perfis de Orkut.

2009 - Em Tbilisi, capital da Geórgia, 60.000 pessoas manifestam-se contra o governo de Mikheil Saakashvili.

2009 - O Brasil passa a ser credor do FMI e pode aplicar até US$ 4,5 bilhões no fundo.

2009 - Presidente Evo Morales, da Bolívia, inicia greve de fome para pressionar a aprovação da reforma eleitoral.

2011 - Morte do radialista Elpídio Reali Júnior, em São Paulo (SP). Nasceu em Bauru (SP), em 1941.

2012 - O senador Pedro Taques (PDT-M) sugere criação de CPI para investigar o caso Carlos Cachoeira.

2012 - Caixa Econômica Federal anuncia programas de corte nas taxas de juros.

2012 - Presidente Barack Obama recebe presidenta Dilma Rousseff.

2012 - A ANAEL divulga as regras da telefonia social.

2013 - Países sul-americanos criam comitê consultivo do projeto do avião de treinamento básico regional.

2013 - Ministério Público faz operação contra a corrupção em 12 Estados.

2013 - Câmara cria comissão para analisar propostas de Orçamento impositivo.

2013 - Governo concorda com Simples das Domésticas.

2014 - STJ mantém a condenação do ex-senador Luiz Estevão.

2014 - Câmara aprova projeto que autoriza a venda de inibidores de apetite.

2014 - Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova CPI ampla para a Petrobras.

2015 - Supremo Tribunal Federal suspende pensão vitalícia a ex-governadores do Pará.

2015 - Câmara aprova fim de sigilo de empréstimos do BNDES.

2015 - Presidente Dilma Rousseff diz que Petrobras “limpou o que tinha de limpar”.

2016 - Igreja Evangélica de Berlim, Alemanha, aprova casamento homossexual.

2016 - Papa Francisco abraça grupo de ex-prostitutas e transexuais no Vaticano.

2017 - Acontecem os atentados no Domingo de Ramos em igrejas coptas em Tanta e Alexandria.

2017 - Papa Francisco critica interesses armados e prontos para atacar.

2017 - Criminosos roubam mais de 150 armas do fórum da Serra (ES).

2017 - Os quenianos Paul Kimutai e Leah Jerotich vencem a 23ª edição da Maratona de São Paulo. 

2018 - A francesa EDF vence leilão para construir usina de energia eólica na Bahia.

2018 - Dyogo Oliveira assume presidência do BNDES.

2018 - A agência Moody´s eleva rating da Petrobras de Ba3 para Ba2.

2018 - Presidente Temer vê “momento difícil” na política e prega respeito à Constituição.

2019 - Presidente Trump nega que planeje voltar a separar famílias imigrantes na fronteira.

2019 - Suíça anuncia que devolveu ao Brasil R$ 1,4 bilhão relacionado a casos da Lava Jato.

2019 - Senado aprova repasse de emendas a estados e municípios sem intermediação de governo federal.

2019 - Presidente Bolsonaro chama Rodrigo Maia (DEM-RJ) de “irmão” em reencontros após crise política.

2020 - Espanha chega a acordo com a Índia para importar hidroxicloroquina. O país supera 15 mil mortos por coronavírus.

2020 - Angelina Jolie pede olhos atentos para possíveis abusos a crianças na quarentena,

2020 - Indígenas são enterrados em vala comum em New York.

2020 - Presidente Donald Trump reitera críticas à Organização Mundial da Saúde.

2020 - EUA supera 15.000 mortos por coronavírus.

2020 - Federal Reserve anuncia US$ 2,3 trilhões em novos empréstimos para “apoiar a economia”.

2020 - Senado dos EUA avisa para parar de usar o aplicativo Zoom em meio a preocupações de privacidade.

2020 - Japão supera os 5 mil casos de covid-19.

2020 - África do Sul prorroga confinamento até o final de 04/2020.

2020 - Bélgica registra recorde de mortes por coronavírus (283 pessoas em 24 horas.

2020 - Senado do Chile aprova por unanimidade endurecer as penas e multas a quem não cumprir normas sanitárias.

2020 - Dois russos e um americano decolam um foguete Soyuz-2.1ª rumo à Estação Espacial Internacional.

2020 - Na Rússia, prisão de quadrilha que vendia testes falsos para coronavírus em Moscou.

2020 - Colômbia confirma 14 mortes por covid-19 nas últimas horas e chega a 69.

2020 - Bolívia indulta presos há mais de 58 anos para descongestionar os cárceres. Governo boliviano acusa partido de Evo Morales de tentar boicotar quarentena.

2020 - Hungria prorroga “indefinidamente” medidas de confinamento.

2020 - Início de cessar-fogo de duas semanas da coalizão saudita contra rebeldes houthis.

2020 - Arábia Saudita e Rússia chegam a acordo sobre grande corte na produção de petróleo.

2020 - Ataque do Estado islâmico mata 18 integrantes do Exército da Síria na Província de Homs.

2020 - No Irã, número de mortos por coronavírus supera 4.000.

2020 - Papa Francisco homenageia padres que morreram consolando doentes.

2020 - Governo do Rio de Janeiro começa a entregar cestas básicas do Mutirão Humanitário.

2020 - Presidente Bolsonaro agradece à Índia por envio de matéria-prima para produzir hidroxicloroquina.

2020 - Trabalhadores dos Correios ameaçam greve em meio a pandemia do coronavírus.

2020 - Brasil tem 941 mortes e 17.857 casos confirmados de coronavírus.

2020 - Registrados os primeiros casos de covid-19 em plataforma de petróleo no mar no Brasil.

2020 - Caixa Econômica Federal anuncia seis meses de carência nas prestações de novos contratos habitacionais.

2020 - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirma que o PIB pode recuar até 4%.

2020 - Roberto Campos Neto diz não ser favorável à emissão de moeda para financiar os gastos com a crise.

2021 - Em Portugal, anunciado julgamento por lavagem de dinheiro do ex-primeiro-ministro José Sócrates.

2021 - Na França, Marine Le pen declara que concorrerá às eleições presidenciais francesas de 2022.

2021 - Nos EUA, presidente Joe Biden cria comissão para reformar Suprema Corte norte-americana; Helicóptero Ingenuity Mars (NASA) move suas hélices e se prepara para voar em Marte; EUA exigem que o Conselho de Segurança da ONU tome uma ação rápida em Mianmar; Maioria dos trabalhadores rejeita iniciativa de criar primeiro sindicato da Amazon.

2021 - Japão decide jogar no mar a água contaminada da acidentada central nuclear de Fukushima.

2021 - Greta Thunberg informa que não planeja comparecer à COP26 em Glasgow.

2021 - Argentina crítica testes do Reino Unido com mísseis nas Ilhas Malvinas. 2021 - Rússia critica atividades militares dos EUA no Ártico; Na Rússia, lançamento do foguete Soyuz com três astronautas rumo à Estação Espacial Internacional.

2021 - Bolívia prolonga fechamento de fronteira com o Brasil por mais uma semana.

2021 - Central Sindical uruguaia PIT-CNT convoca celebração descentralizada para 1º/05/2021.

2021 - Israel revela que não cooperará com investigação de crimes de guerra do Tribunal Penal Internacional.

2021 - Turquia reativa debate sobre passagem de navios militares pelos estreitos de Bósforo e Dardanelos; Turquia exige desculpas a Mario Draghi por ter acusado Erdogan de ser ditador.

2021 - Início de negociações entre delegações da Arábia Saudita e Irã.

2021 - Líbano condena invasão do seu espaço aéreo por Israel para ataques contra capital síria.

2021 - Rússia ameaça intervir se houver guerra civil na Ucrânia.

2021 - Ismael Omar Guelleh é reeleito presidente no Djibuti,

2021 - Santos (SP) retoma feiras livres.

2021 - Estado sai da fase emergencial e entra na fase vermelha do Plano São Paulo.

2021 - Último dia para solicitar Auxílio-Combustível no Maranhão.

2021 - O ex-presidente Lula pede desculpas aos italianos por não ter extraditado César Batisti: “Peço desculpa ao povo italiano, pensei que ele não era culpado, mas depois de sua conclusão, só posso me desculpar”.

2021 - Governo brasileiro decide deixar de divulgar cronograma de chegada de vacinas.

2021 - Início do Festival de “Violeiros do Brasil”.

2021 - Sérgio Moro afirma que votaria em Danilo Gentili para presidente. 2021 – Bolsonaro ataca Luís Roberto Barroso (STF) por CPI sobre pandemia: “falta-lhe coragem moral”.

2021 - A presidente Do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, deixa o cargo.

2021 - STJ suspende determinação de lockdown no DF e libera eventos esportivos.

2021 - O chanceler Carlos França conversa com o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi.

2021 - Centro de Hemodiálise do Hospital Regional Público do Marajó é entregue pelo governo do Pará.

2021 - São José do Rio Pardo (SP) instala usina de oxigênio no pronto-socorro.

2021 - Google homenageia (doodle) Amácio Mazzaropi (1912-1981).

2021 - Incêndio destrói silo de 38 toneladas de arroz em Alta Floresta (MT).

2021 - Polícia do Tocantins pilhas de dinheiro escondidas no forro da casa de empresário. 

TÚNEL DO TEMPO

Nara Leão - Garota de Ipanema

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário