quinta-feira, 7 de abril de 2022

Pesquisa Ipespe: Lula tem 44% dos votos; Bolsonaro, 30%; Ciro, 9%

Pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos e divulgada hoje aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da corrida presidencial com 44% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 30%.

Essa é a primeira pesquisa Ipespe em que não consta o ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) como pré-candidato. Dessa forma, não é possível fazer uma comparação do desempenho dos pré-candidatos em relação à pesquisa anterior, divulgada há duas semanas, já que há diferença na lista de nomes apresentados como opções.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) vem na sequência, com 9% das intenções de voto. Ele empata tecnicamente, dentro da margem de erro que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que somou 3%.

Doria, por sua vez, empata com a senadora Simone Tebet (MDB), com 2%, e com o deputado federal André Janones (Avante), que somou 1%. Segundo o Ipespe, Felipe D´Ávila (Novo), o ex-deputado federal José Maria Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU) foram citados, mas não chegaram a 1% de citações.

Brancos e nulos somam 9%, e 3% disseram que não sabiam responder.

Na sondagem de 25 de março, apareciam os nomes de Moro e e do ex-governador Eduardo Leite (PSDB). Moro deixou o Podemos no dia 31 de março e não deverá concorrer ao Palácio do Planalto em outubro. O novo levantamento traz os nomes de Eymael e de Vera Lúcia.

Leite anunciou sua renúncia ao governo gaúcho em 28 de março, confirmando que não deixaria o PSDB e que "se sente preparado para ser presidente", embora Doria tenha sido o escolhido nas prévias do partido para disputar a Presidência. Nesta semana, ele sinalizou que pode ser vice na chapa de Tebet.

A pesquisa Ipespe foi realizada no período de 2 a 5 de abril e contratada pela XP Investimentos. Foram ouvidos 1.000 entrevistados de 16 anos ou mais em todas as regiões do país por telefone. O índice de confiança é de 95,5% e o número de protocolo junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-03874/2022. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta. (JB/Uol/Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário