terça-feira, 24 de maio de 2022
MEC lança plano de recuperação de aprendizagem da educação básica
O Diário
Oficial da União desta terça-feira (24) publica o Decreto
11.079/22 que cria a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na
Educação Básica.
A
estratégia tem como objetivo implementar programas e ações para a recuperação
das aprendizagens e o enfrentamento da evasão e do abandono escolar na educação
básica. O projeto foi desenvolvido a partir da escuta ativa realizada nos
Encontros de Coordenação Regional, dos estudos e experiências internacionais e
nacionais.
O
decreto foi publicado no mesmo dia em que o ministro da Educação, Victor Godoy,
apresentou, em Londres, o plano em um painel no Fórum Mundial da Educação a
autoridades da área de vários países.
“O
decreto traz esperanças para a recuperação daquelas crianças que sofreram tanto
com os impactos da pandemia pelas deficiências do nosso sistema educacional.
Essa política consolida o trabalho de mais de dois anos de esforço concentrado
das nossas equipes e de uma série de ações específicas concretas para a
recuperação dessas aprendizagens. Esse trabalho será feito em conjunto com
estados e municípios e abrangerá toda a educação básica brasileira”, destacou o
ministro.
Índices
de evasão
A
lista de metas da política é extensa. Entre as principais, figuram elevar a
frequência escolar e reduzir índices de evasão e de abandono escolar;
desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem para o avanço do desempenho e
da promoção escolar; diminuir a distorção idade-série por meio do monitoramento
da trajetória escolar; promover a coordenação de ações para o enfrentamento do
abandono escolar e recuperação das aprendizagens; e aumentar a resiliência dos
sistemas de ensino por meio da implementação de ações e programas de ampliação
da capacidade técnica e da infraestrutura das redes para responder a situações
de crise.
Também
estão entre os objetivos principais contribuir para a consecução das metas e
das estratégias estabelecidas no Plano Nacional de Educação e nos planos de
educação estaduais, municipais e distrital; e fortalecer a formação dos
profissionais do magistério no que diz respeito ao diagnóstico de lacunas nos
processos de ensino e aprendizagem.
A
partir da aplicação do plano, o MEC pretende promover "intervenções
eficazes e tempestivas no âmbito da atenção individualizada aos discentes
[alunos], além de incentivar a formação para o uso pedagógico de conteúdos
digitais".
Novas
tecnologias
As
novas tecnologias também estão entre as preocupações do plano. Nesse sentido, a
ideia é instituir o Ecossistema de Inovação e Soluções Educacionais Digitais,
sob gestão do Ministério da Educação, como plataforma para captação, divulgação
e disseminação de soluções tecnológicas voltadas à recuperação das
aprendizagens e ao enfrentamento da evasão e do abandono escolar na educação
básica, além da potencialização de novas formas e experiências de ensino. (Ag.
Brasil)
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