quarta-feira, 15 de junho de 2022

Fatos históricos de 16 de junho

16 de junho é o 167º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 198 para acabar 2022. 

Dia Internacional dos Empregados Domésticos - Comemoração internacional que conta com o apoio da IDWF (Federação Internacional de Trabalhadores Domésticos ou "International Domestic Workers Federation"). 

- Dia Internacional das Tartarugas Marinhas - Comemorado por vários grupos conservacionistas no mundo inteiro, em homenagem à data do nascimento do ecologista e oceanógrafo norte-americano, Archie Carr, em 16.06.1909. 

- Dia Internacional de Solidariedade com a Luta dos Povos da África do Sul - Instituído para marcar a data do "Massacre de Soweto" – 16.06.1976. 

- Dia Estadual do Instituto de Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano - Comemorado no Ceará, conforme Lei Nº 14.979, de 02.08.2011, para marcar a data da criação do Iprede - Instituto de Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano do Estado, em 16.06.1986.

EVANGELHO (Lc 9, 11b-17)

11ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11bJesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam.

12A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”.

13Mas Jesus disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente”.

14Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta”.

15Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 16Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. 17Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

SANTO DO DIA: São Ciro e Santa Julita

EFEMÉRIDES

Ariano Suassuna (1927-2014)

363 - Imperador Juliano marcha de volta pelo Tigre e incendeia sua frota de navios de suprimentos. Durante a retirada, as forças romanas sofrem vários ataques dos persas.

632 - Isdigerdes III ascende ao trono como rei (xá) do Império Persa. Ele se torna o último governante da dinastia sassânida.

1313 - Nasceu Giovanni Boccaccio, em Florença, Itália. Foipoeta e crítico literárioespecializado na obra de Dante Alighieri. Morreu em Certaldo, Itália, em 21.12.1275.

1552 - O poeta português Luiz Vaz de Camões fere Gonçalo Borges em uma luta de espadas.

1556 - O bispo Pero Fernandes Sardinha é sacrificado pelos índios caetés em Alagoas.

1556 - Cientistas americanos anunciam que a radiação atômica, por menor que seja, ameaça não só a pessoa que a recebe, mas também seus descendentes.


1779 - Espanha declara guerra ao Reino da Grã-Bretanha e começa o Grande Cerco de Gibraltar.

1815 - Batalha de Ligny e Batalha de Quatre Bras, dois dias antes da Batalha de Waterloo.

1829 - Nasceu Gerônimo (Goyaałé (traduzindo da língua apache, "O Que Boceja"), no Novo México (EUA), mas na época parte do México. Foi um importante líder indígena da América do Norte, comandando os apaches chiricahua que, durante muitos anos, guerrearam contra a imposição pelos brancos de reservas tribais aos povos indígenas dos Estados Unidos da América. Morreu de pneumonia em Fort Sill, EUA, em 17.02.1909, e enterrado como prisioneiro de guerra.

1844 - Morreu André da Silva Gomes, em São Paulo (SP). Foi um compositor erudito luso-brasileiro, com características da escola do período barroco. Nasceu em Lisboa, Portugal, em 15.12.1752.

1846 - O Cardeal Giovanni Maria Mastai Ferretti se torna o Papa Pio IX. Ele nasceu em Senigallia, Itália, em 13.05.1792. Foi Papa num total de 31 anos, sete meses e 17 días, entre 16.06.1846 e a data do seu falecimento. É o pontificado mais longo da história depois de São Pedro. Foi o 3º Papa a nascer no dia 13 de Maio os outros 2 foram Papa Inocêncio XII e Papa Inocêncio XIII. Morreu em Roma, Itália,em 07.02.1878.

1889 - Atentado frustrado contra o imperador do Brasil, Dom Pedro II.

1890 - Nasceu Stan Laurel (Arthur Stanley Jefferson), em Ulverston, Lancashire, Inglaterra. Foi um ator cômico, escritor e diretor norte-americano. Tornou-se famoso principalmente por seu trabalho com Oliver Hardy, o magro, da famosa dupla cômica O Gordo e o Magro. Morreu em Santa Mônica, Califórnia, EUA, em 23.02.1965.

1896 - O barco a vapor inglês "Drumond" naufraga na costa de Finisterre. Dos 251 passageiros, apenas três sobreviveram.

1897 - Assinado um tratado que anexa a República do Havaíaos Estados Unidos; a República só seria dissolvida no ano seguinte.

1896 - Nasceu Hekel Tavares, em Satuba (AL). Foi compositor, regente, arranjador, pianista e folclorista. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 08.08.1969.

1899 - Nasceu o poeta Dante Milano, no Rio de Janeiro (RJ). Morreu em Petrópolis (RJ), em 15.04.1991.

1903 - Roald Amundsen inicia a primeira navegação leste-oeste da Passagem do Noroeste, partindo de Oslo, na Noruega.

1903 - Os norte-americanos obtiveram o arrendamento perpétuo sobre o Canal. Depois da Segunda Guerra Mundial, aumentam os protestos panamenhos contra a presença norte-americana em seu território. No dia 16 de junho de 1978, os EUA assinam o tratado para a devolução do Canal do Panamá no ano de 2000.

1904 - Leopold Bloom vive sua Odisseia de um dia no romance Ulisses, de James Joyce. A data é comemorada na Irlanda como o feriado Bloomsday.

1906 - Nasceu Neném Prancha (Antônio Franco de Oliveira), em Resende (RJ). Morreu no  Rio de Janeiro (RJ), em 17.01.1976.  Foi um roupeiro, massagista, olheiro e técnico de futebol brasileiro. Ganhou a alcunha de O Filósofo do Futebol de Armando Nogueira, por suas frases engraçadas, muitas das quais são apenas atribuídas a ele.

1911 - Nasceu Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo, no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 04.09.1995. Era filho do ex-senador Demócrito Gracindo, falecido em 1928. Mudou-se ainda criança com a família para Maceió, em Alagoas, onde se formou em Direito e teve seu primeiro contato com o teatro amador – para desgosto do pai, que o proibiu de atuar nos palcos. O pai era um obstáculo, e lhe dizia: “No dia em que você subir a um palco, saio da plateia e te arranco de lá pela gola”. Paulo Gracindo respeitou a proibição até a morte do pai. Aos vinte anos, mudou-se para o Rio, dormiu na rua e passou fome. Investiu num namoro com a filha de um português para entrar no grupo de teatrode maior prestígio da época, o Teatro Ginástico Português. Batizado Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo, no palco mudou o nome: “Uns me chamavam de Petrópolis, outros de Pelopes. A empregada me chamava de Envelope”. Foi depois desta troca de nome que resolveu virar Paulo Gracindo.  Começou no rádio como apresentador e ator, consagrando-se na televisão como um dos maiores atores que o Brasil já produziu. Além de diversos personagens que interpretou é sempre lembrado Odorico Paraguassu, de O Bem Amado.

1911 - Fundação da IBM como a empresa Computing-Tabulating-Recording Company em Endicott, Nova Iorque.

1927 - Nasceu Ariano Suassuna (Ariano Vilar Suassuna), em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa (PB). Romancista, poeta e dramaturgo. Ariano Suassuna é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, autor dos célebres Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, é um defensor militante da cultura do Nordeste. Ariano Suassuna morreu Recife (PE), em 23.07.2014.

1944 - Morreu Lauro Sodré (Lauro Nina Sodré e Silva), no Rio de Janeiro (RJ). Foi militar, político e lider republicano. Nasceu em Belém(PA), em 17.10.1858.

1945 - Nasceu o cantor e compositor Ivan Lins (Ivan Guimarães Lins), no Rio de Janeiro (RJ). Em 1969, graduou-se em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É primo do renomado professor de Física Sergio Gouvea.

1948 - Morreu Eugênia Álvaro Moreyra, no Rio de Janeiro (RJ). Foi uma jornalista, atriz e diretora de teatro brasileira. De personalidade anticonvencional e transgressora, foi uma das pioneiras do feminismo e uma das líderes da campanha sufragista no país. Ligada ao movimento modernista brasileiro e defensora de ideias comunistas, foi perseguida pelo governo Vargas, chegando a ser presa acusada de participação na Intentona Comunista. Era casada com o poeta e escritor Álvaro Moreyra. Nasceu em Juiz de Fora (MG), em 06.03.1898.

1950 - Inaugurado o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Maior estádio do Mundo, o estádio Mario Filho, o Maracanã é o maior palco de futebol do mundo e ainda é considerado o Templo do futebol mundial. A construção teve início em 02/08/1948.

1955 - Em um esforço inútil para derrubar o presidente argentino Juan Domingo Perón, pilotos de aviões da Armada Argentina lançam várias bombas contra uma multidão desarmada que se manifesta em favor de Perón em Buenos Aires, matando 364 e ferindo pelo menos 800. Ao mesmo tempo, no solo, alguns soldados tentam encenar um golpe, mas são reprimidos por forças leais.

1956 - Cientistas americanos anunciam que a radiação atômica, por menor que seja, ameaça não só a pessoa que a recebe mas também seus descendentes.

1957 - Instalada a Arquidiocese de Goiânia, pelo núncio apostólico, que empossou o seu primeiro arcebispo, Dom Fernando Gomes dos Santos.

1958 - Imre Nagy, Pál Maléter e outros líderes da Revolução Húngara de 1956 são executados.

1958 - Morreu Nereu de Oliveira Ramos, em São José dos Pinhais. Foi advogado e político, tendo sido presidente da República durante dois meses e 21 dias, de 11 de novembro de 1955 a 31 de janeiro de 1956. Foi vice-presidente do Brasil, eleito pelo Congresso Nacional, de 1946 a 1951. Morreu em São José dos Pinhais (SP), em 16.06.1958. Vítima de desastre aéreo, o avião, um Convair CV-440 da Cruzeiro do Sul, procedente de Florianópolis, acidentou-se durante o pouso em São José dos Pinhais, vitimando 18 dos 24 ocupantes. Também faleceram no acidente os políticos catarinenses Jorge Lacerda, governador de Santa Catarina na ocasião, e Leoberto Leal, então deputado federal por Santa Catarina. Nasceu em Lages (SC), em 03.09.1888.

1959 - O ator George Reeves (George Keefer Brewer) foi encontrado morto, com um tiro na cabeça, em sua casa em Los Angeles (EUA). Entre seus trabalhos encontra-se o seriado Superman e o filme ... E o Vento Levou. Nasceu em Woolstock, Iowa, EUA, em 05.01.1914.

1960 - Massacre de Mueda, em Moçambique.

1960 - Lançamento de Psicose, filme de Alfred Hitchcock.

1961 - O bailarino Rudolf Nureiev pede asilo político à França.

1961 - Morreu o compositor Caninha (José Luiz de Morais), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 06.07.1883. Considerado um dos pioneiros do início do samba sendo amigo de Donga, Pixinguinha, João da Bahiana e Heitor dos Prazeres, entre outros. Trabalhou numa padaria no Méier e posteriormente passou a vender roletes de cana o que lhe valeu o apelido de "Caninha Doce" e depois simplesmente "Caninha".

1963 - Morreu Lamartino Babo (Lamartine de Azeredo Babo), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 19.01.1904. Cantor, compositor, humorista, revistógrafo e produtor. Foi autor de vários dos hinos de times do futebol brasileiro.

1963 - A astronauta soviética Valentina Tereshkova se tornou a primeira mulher a viajar no espaço, num voo de 72 horas em torno da Terra

1966 - Morreu Peixotinho (Francisco Peixoto Lins), em Campos dos Goytacazes (RJ). Foi um médium de efeitos físicos. Nasceu em Pacatuba (CE), em 01.02.1905.

1967 - Lançado no Rio Grande do Norte o foguete Javelin, parte do plano Satal, que reuniu técnicos brasileiros, americanos e alemães.

1973 - Nasceu Davi Moraes (Davi Cunha Moraes Pires), no Rio de Janeiro (RJ). Instrumentista (guitarrista), filho do compositor e cantor Moraes Moreira.

1976 - O ministro das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira, inaugura a Radiobrás.

1976 - Massacre de Soweto, na África do Sul - O Levante de Soweto foi um dos mais sangrentos episódios de rebelião negra desde o início da década de 1960, desencadeado pela repressão policial à passeata de 10 mil estudantes, em 16 de junho de 1976, que protestavam contra a inferioridade das "escolas negras" na África do Sul. Em memória desta data, a Organização da União Africana (OUA) instituiu em 1991 o Dia da Criança Africana.

1977 - Morreu Werner von Braun (Wernher Magnus Maximilian von Braun), em Alexandria, EUA. Foi engenheiro, físico e cientista alemão e uma das figuras principais no desenvolvimento de foguetes na Alemanha Nazista e nos Estados Unidos. Nasceu emWirsitz, Império Alemão, em 23.03.1912.

1978 - O presidente do Panamá, Omar Torrijos, e o dos Estados Unidos, Jimmy Carter, assinam o tratado para a devolução do Canal do Panamá no ano de 2000.

1979 - O ex-presidente de Gana, Ignatius Kutu Acheampong, e o general Edward K. Utuka são executados por enriquecimento ilícito.

1978 - Akhito, então príncipe herdeiro do Japão, e sua mulher chegaram ao Brasil para comemorar os 70 anos da imigração japonesa.

1980 - Entrada em circulação do Metical, a nova moeda de Moçambique.

1982 - Cuba anuncia que havia praticamente duplicado seu poder militar com a aquisição de armamentos sofisticados e modernos.

1983 - O papa João Paulo II faz nova visita à Polônia.

1985 - Morreu Pedro Calmon (Pedro Calmon Moniz de Bittencourt), no Rio de Janeiro (RJ). Foi professor, político, historiador, biógrafo, ensaísta e orador. Nasceu em Amargosa (BA), em 23.12.1902.

1986 - Lei nº 7492 define os crimes contra o sistema financeiro nacional (publicada em 18/06/1986).

1987 - A polícia colombiana descobre uma plantação de coca de 10 mil hectares e 31 laboratórios para elaborar cocaína no sul do país.

1988 - A justiça de Israel decide que a menina Bruna, de dois anos, sequestrada e vendida a um casal israelense em 1986, deveria ser devolvida a seus pais brasileiros.

1992 - EUA e Rússia anunciam uma nova era de mútua confiança e cooperação sobre uma base democrática e sem ameaças nucleares.

1994 - Descoberta uma molécula, a trombopoietina, capaz de estimular a formação de plaquetas, partículas sanguíneas responsáveis pela coagulação.

1998 - Thabo Mbeki, candidato do Congresso Nacional Africano (CNA), toma posse do cargo de presidente da África do Sul.

1999 - No Estádio Palestra Itália, o Palmeiras conquista a Taça Libertadores da América após bater o Deportivo Cali por 2x1 no tempo normal e por 4x3 nos pênaltis.

2000 - Em comemoração dos 50 anos do Maracanã, o maior estádio do mundo, é inaugurado um hall da fama para homenagear jogadores que fizeram história no estádio.

2001 - Reinauguração oficial da Torre de Pisa após 11 anos de obras de restauração.

2002 - Papa João Paulo II canoniza o padre Pio (Francesco Forgione).

2003 - Brasil assina o acordo internacional antitabagismo (Framework Convention on Tobacco Control).

2004 - Hackers produzem vírus para celular. Para os especialistas, a contaminação dos aparelhos, a ponto de provocar estragos, seria apenas uma questão de tempo.

2005 - Morreu o neurologista português Mário Corino da Costa de Andrade, em Porto, Portugal. Foi médico e investigador, homem de vasta cultura humanística, uma das figuras cimeiras da neurologia portuguesa do século XX. Corino de Andrade foi o primeiro cientista a identificar e caracterizar como nova entidade nosológica a paramiloidose (ou polineuropatia amilóide familiar (PAF), uma doença neurodegenerativa, cuja neuropatologia clínica e bases genéticas investigou em trabalho pioneiro na década de 1950 (e que é hoje conhecida como doença de Andrade ou Corino-Andrade). Nasceu em Moura, Portugal, em 10.06.1906.

2005 - Ministro José Dirceu deixa o governo para responder acusações de Roberto Jefferson.

2006 - Presidente Lula lança a Central de Teleatendimento da Previdência Social.

2007 - O presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, visita o Brasil.

2008 - Lançamento do livro ”Ele, Maluf, trajetória da Audácia”, de Tão Gomes Pinto.

2009 - BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) realizam primeira reunião.

2009 - José Sarney, presidente do Senado, garante que punirá quem estiver envolvido em irregularidades.

2009 - Instituto Adolfo Lutz isola vírus da gripe suína.

2010 - Lançamento da Campanha Ecolavagem em Brasília (DF) sobre a conscientização dos servidores para a ecolavagem dos automóveis. Trata-se da limpeza dos automóveis com produtos químicos que praticamente dispensa água.

2010 - Senado aprova parcelamento de multa de trânsito em 6 vezes.

2010 - Papa Bento XVI anuncia a criação da diocese de Salgueiro (PE).

2010 - Presidente Lula sanciona reajuste dos servidores da Câmara dos Deputados.

2011 - Prisão do ex-jogador Edmundo Alves de Sousa Neto (liberado no mesmo dia).

2011 - Senador Fernando Collor (PTB-AL) defende sigilo eterno para dados secretos

2011 - Lançamento da segunda fase do Programa Minha Casa, Minha Vida no Palácio do Planalto.

2012 - China lança com sucesso sua espaçonave Shenzhou 9, transportando três astronautas, incluindo a primeira astronauta chinesa Liu Yang, para o módulo orbital Tiangong 1.

2012 - MEC registra mais de 6,4 milhões de inscritos no ENEM

2012 - Brasil assume comando nas negociações Rio+20

2012 - Início dos “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”. 

2013 - Série de atentados com carros-bomba em diversos pontos do Iraque (mais de 50 vítimas).

2013 - Manifestação contra o Estatuto do Nascituro na Praça da Sé, em São Paulo.

2014 - Comissão da Verdade lança livro com nomes de torturadores da ditadura.

2014 - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anuncia pacote de incentivo ao mercado de capitais.

2015 - Inauguração do primeiro parque de diversões da Disney da China.

2015 - Morreu de Olacir Moraes (Olacyr Francisco de Moraes), em São Paulo (SP). Nascido em Itápolis (SP), em 01.04.1931, foi um empresário que já foi o maior produtor individual de soja do mundo, que o tornou conhecido como "Rei da Soja", pioneiro deste cultivo na região de cerrado e dono da Fazenda Itamarati onde, dentre outras pesquisas, foram desenvolvidas variedades de cultivos, como o algodão ITA-90, que tornou o Brasil exportador do produto. Pai do também empresário Marcos Moraes, criador do primeiro e-mail gratuito do Brasil, o zipmail e do Portal Zip.net (vendido para a Portugal Telecom).

2015 - Jô Soares rebate críticas pela entrevista com a presidenta Dilma Rousseff: “Não era um debate, era uma entrevista. Fiz as perguntas que precisavam ser feitas”.

2015 - Câmara rejeita cota para mulheres e aprova voto impresso.

2016 - Shanghai Disneyland Park, o primeiro Disney Park na China continental, é aberto ao público.

2016 - Inauguração do primeiro parque de diversões da Disney na China.

2016- 26ª edição do Cine Ceará - Festival Íbero-Americano de Cinema.

2016 - Manifestantes ocupam prédios em Brasília contra reformas do governo Michel Temer.

2016 - Brasil tem 1.581 casos confirmados de microcefalia.

2017 - Morreu Helmut Kohl (Helmut Josef Michael Kohl), em Ludwigshafen am Rhein, Alemanha, onde também nasceu em 03.04.1930. Foi um político alemão, Chanceler da Alemanha de 1982 a 1998. Era católico e democrata cristão.

2017 - Frente Brasil Popular realiza o ato “Minas pelas Diretas já” em Belo Horizonte

2017 - Aécio Neves (PSDB-MG) pede ao STF que pedido de prisão seja julgado no plenário. 

2018 - Duplo atentado suicida em Damboa, na região nordeste na Nigéria (231 vítimas).

2018 - Papa Francisco compara aborto com prática nazista.

2018 - Inauguração do maior porto do interior do Amazonas, em Itacoatiara.

2018 - Edson Fachin (STF) pede para 2ª Turma julgar pedido de liberdade de Lula.

2019 - Arábia Saudita diz que não quer a guerra, mas não fugirá de ameaça.

2019 - Japão aprova compra de 42 aviões F-35B norte-americanos.

2019 - Apagão afeta a Argentina, o Uruguai e partes do Paraguai.

2019 - Papa Francisco expressa preocupação e pede diálogo diante de tensão no Golfo Pérsico.

2019 - O economista Joaquim Levy pede demissão da presidência do BNDES.

2019 - Lançamento da campanha “Tem Vivo Pra Tudo” das tecnologias de 4,5G e Fibra.

2019 - Assassinato do pastor Anderson do Carmo, marido da cantora e deputada federal Flordelis.

2020 - Na França, carta (11/1888) dos artistas Vincent Van Gogh e Paul Gauguin é vendida por 210.600 euros.

2020 - Na Itália, o partido MSE é acusado de receber dinheiro do governo de Hugo Chávez (1954 – 2013) em 2010.

2020 - Nos EUA, presidente Donald Trump assina decreto de modesta reforma da política.

2020 - Petroleiros britânicos prometem reduzir pela metade suas emissões de CO2 para 2030.

2020 - Peru ultrapassa marca de 7 mil mortes por Covid-19.

2020 - Parlamento húngaro aprova o fim do Estado de Emergência.

2020 - União Europeia investiga Apple por práticas contrárias à concorrência.

2020 -Fundação Nacional de Artes lança o Programa Funarte de Toda Gente.

2020 - Abertura Nacional da Colheita do Milho 2019/2020.

2020 - Presidente Bolsonaro fala em tomar “medidas legais” após ações do STF contra aliados.

2020 - Senado aprova MP que permite reduções de jornada e salário e suspensão de contratos.

2020 - Presidente Bolsonaro sanciona lei que proíbe corte de água e energia aos finais de semana.

2020 - Ministro Celso de Melo (STF) critica quem proclama que pode desrespeitar decisões judiciais.

2020 - Justiça determina arquivamento do inquérito que apurou facada sofrida por Jair Bolsonaro.

2020 - Polícia Federal realiza buscas e apreensões no apartamento do deputado federal Daniel Silveira.

2021 - Em Portugal, Comissão Europeia aprova os primeiros planos de Recuperação e resiliência (PRR); Comissão Executiva da TAP suspende o diretor de Recursos Humanos, Pedro Ramos.

2021 - Na Itália, descoberto carro-bomba próximo ao Estádio Olímpico de Roma.

2021 - Nos EUA, Federal Reserve (Fed) anuncia a manutenção da taxa de juros entre 0% e 0,25%.

2021 - Igreja da Inglaterra lança uma investigação sobre ligações do comércio de escravos; Dezenas de migrantes são resgatados no Canal da Mancha; O ministro da Defesa, Ben Wallace, culpa pela situação do Afeganistão.

2021 - Governo suíço apresenta plano para tentar coibir violência contra as mulheres.

2021 - O advogado argentino Rodolfo Baqué diz que Diego Maradona “foi morto”.

2021 - Na Rússia, o prefeito em Moscou, Sergei Sobyanin, decreta vacinação obrigatória contra covid-19.

2021 - Na Suíça, reunião entre os presidentes Vladimir Putin (Rússia) e Joe Biden (EUA) em Genebra.

2021 - Peru prorroga suspensão de voos do Brasil, África do Sul e Índia; Keiko Fujimori descarta derrota e alega irregularidade na eleição.

2021 - Na Bolívia, presidente Carlos Mesa denuncia que Evo Morales e seu partido tenta, “destruí-lo”.

2021 - Terremoto de 4,36 graus de magnitude na costa do Equador.

2021 - China admite incidente com barras de combustíveis em central nuclear de Taishan.

2021 - Terremoto de magnitude 6,1 atinge a costa da Indonésia.

2021 - Em Angola, trabalhadores da diamantífera estatal Endiama ameaçam fazer greve.

2021 - União Europeia abre as portas aos turistas norte-americanos.

2021 - União Europeia eleva sanções contra Belarus.

2021 - 23º Festival Amazonas de Ópera apresenta “Canções de Carlos Gomes”.

2021 - Início do Festival Internacional no Documentário Musical – In-Edit 2021.

2021 - Primeira apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga.

2021 - Senado vota privatização da Eletrobras.

2021 - O ex-governador Wilson Witzel e mais 11 viram réus na Justiça Federal por organização criminosa.

2021 - ANVISA autoriza importação excepcional da vacina Sputnik V por 7 estado (RN, MT, R0, PA, AP, PB e GO).

2021 - Governo do Amazonas anuncia mutirão de vacinação contra covid-19 em Manacapuru e Novo Airão.

TÚNEL DO TEMPO

 

SITES CONSULTADOS:                                 

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário