quinta-feira, 28 de julho de 2022

Fatos históricos de 29 de julho

29 de julho é o 210º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 155 para acabar 2022.

- Dia Nacional do Parapsicólogo - Comemoração de brasileiros, idealizada pelo IPPP (Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas), que está oficializada no Estado brasileiro de Santa Catarina pela Lei Nº 15.084, de 04.01.2010, para marcar a data do início da "1ª Conferência Internacional de Estudos de Parapsicologia". Ela foi organizada pela Fundação de Parapsicologia realizada de 29 de julho a 5 de agosto de 1953 na Universidade Real da cidade holandesa de Ultrecht. A partir desta Conferência foi adotado oficialmente o nome de Parapsicologia para a nova ciência, que desde então passou a ser relacionada com o estudo de tudo que esteja "além da psique", "além da psicologia" ou mais especificamente, o que esteja além e, portanto, incluindo a psique e a psicologia.

- Dia do Hoteleiro - Comemorado em louvor a Santa Marta da Betânia em Israel, que é tida na conta de padroeira dos hoteleiros.

EVANGELHO (Jo 11,19-27)

17ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.

21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.

25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Marta

EFEMÉRIDES 

Gerhard Henrick Armauer Hansen (1841-1912)

904 - Sérgio III interrompe sua aposentadoria para assumir o papado do deposto antipapa Cristóvão.

1014 - Guerras bizantino-búlgaras: Batalha de Clídio: o imperador bizantino Basílio II inflige uma derrota decisiva ao exército búlgaro, e seu tratamento subsequente dado aos 15 000 prisioneiros faz com que o imperador Samuel da Bulgária, morra de um ataque cardíaco menos de três meses depois.

1030 - Guerras da sucessão de Ladejarl-Fairhair: Batalha de Stiklestad: o rei Olavo II luta e morre tentando recuperar seu trono norueguês dos dinamarqueses.

1148 - Termina o Cerco de Damasco em uma decisiva derrota dos cruzados e leva à desintegração da Segunda Cruzada.

1501 - Dom Manuel, Rei de Portugal, declara a incorporação das Terras de Santa Cruz (Brasil) aos domínios de Portugal.


1588 - Na Batalha de Gravelines, a Invencível Armada espanhola é derrotada pelos ingleses próximo à costa de Gravelines, França.

1648 - Fundada a cidade de Paranaguá - Paraná - Brasil

1684 - A vila de "Santo Antônio dos Anjos de Laguna", atual cidade de Laguna (Santa Catarina) é fundada pelo bandeirante Domingos de Brito Peixoto.

1588 - Conhecida como a Invencível Armada, a esquadra espanhola sofre fragorosa derrota ao enfrentar os ingleses na costa de Gravelines, França.

1818 - O físico francês Augustin Jean Fresnel apresenta seu premiado "Memoir on the Diffraction of Light", justamente pela extensão limitada à qual a luz se espalha nas sombras, e assim demolindo a mais antiga objeção à teoria ondulatória da luz.1836 - Inauguração do Arco do Triunfo de Paris. A primeira pedra foi colocada em 1806.  

1839 - Os Farroupilhas proclamam a República Catarinense, também chamada de República Juliana, em Laguna, Santa Catarina.

1841 - Nasceu Gerhard Henrick Armauer Hansen, em Bergen, Noruega. Foi médico, conhecido pela identificação do Mycobacterium leprae como o agente causador da lepra em 1873. Morreu em Floro, Noruega, em 12.02.1912.

1846 - Fundação do município de Canindé (CE).

1846 - Nasceu Princesa Isabel (Isabel Cristina Leopoldina Augusta Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon), no Rio de Janeiro (RJ). Filha de Dom Pedro II, dona Isabel Cristina foi princesa imperial do Brasil e regente do Império do Brasil por três ocasiões, na qualidade de herdeira de seu pai, o Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Dona Teresa Cristina. É considerada a primeira chefe de estado das Américas, tendo sido uma das nove mulheres a governar uma nação durante todo o século XIX. Foi cognominada a Redentora por ter abolido a escravidão no Brasil. Após o casamento com o Conde d'Eu seu nome completo passou a ser Isabel Cristina Leopoldina Augusta Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orléans e Bragança. Foi também a primeira senadora do Brasil, cargo a que tinha direito como herdeira do trono a partir dos 25 anos de idade, segundo a Constituição do Império do Brasil de 1824. Morreu em Eu, França, em 14.11.1921.

1850 - Henry Clay apresenta o Compromisso de 1850 ao Congresso dos Estados Unidos.

1851 - Annibale de Gasparis descobre o asteroide 15 Eunomia.

1853 - Chega em Porto Alegre o 1º bispo do Rio Grande do Sul, Dom Feliciano José Rodrigues de Araújo Prates

1856 - Morreu Schumann (Robert Alexander Schumann), no Asilo de Endenich, perto de Bonn, Alemanha (internado desde 1854, após tentar suicídio atirando-se ao Reno). Foi compositor e pianista, tendo sido forçado a abandonar o piano por causa de uma deformidade incurável de um dos dedos (1832). Depois disso, dedicou-se à literatura e composições. Nasceu em Zwickau, Saxônia, Alemanha, em 08/06/1810.

1856 - Assinado o tratado de amizade e navegação em Assunção - Paraguai entre a Confederação Argentina e a República do Paraguai.

1858 - Estados Unidos e Japão assinam o Tratado Harris.

1860 - S.A.I. a Princesa Isabel jurava perante a Assembleia Geral como herdeira do trono brasileiro.

1871 - Inauguração do novo farol giratório do Mucuripe. Este farol, que hoje serve de museu, foi desativado em 1958 e restaurado em 1982, pela Secult.

1883 - Nasceu Benito Mussolini (Benito Andrea Amilcare Mussolini), em Dovia di Predappio, Itália, Foi jornalista e político. Governou com poderes a Itália, entre 1922 a 1943, autodenominando-se Il Duce, que significa em italiano "o condutor". O ditador italiano Benito Mussolini, governante da Itália durante 21 anos, e sua mulher Claretta Petrucci foram mortos por ativistas do país. Inspirou a adoção dos regimes autoritários. Ele e a amante Clara Petacci fugiam para a Suíça, quando foram pegos em Azzano, sendo executados por Walter Audisio, integrante do Comitê de Liberação da Alta Itália. Seus corpos são pendurados de cabeça para baixo num posto de gasolina de uma praça de Milano.Mussolini morreu emGiulino, Azzano, Itália, em 28.04.1945.

1886 - Karl Benz patenteia o primeiro automóvel bem sucedido à gasolina.

1890 - Morreu, por suicídio, Van Gogh (Vincent Willem van Gogh), em Auvers-sur-Oise, Auvergne, França. Foi pintor pós-impressionista, frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos. A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição das suas telas em Paris, a 17 de março de 1901. Nasceu em Zundert, Groot Zundert, Brabante do Norte, em 30.03.1853.

1890 - O rei Humberto I, da Itália, é assassinado em Monza.

1899 - Fundação do município de Campos Sales (CE).

1899 - Assinada a Convenção de Haia, através do qual todos os países europeus se comprometem a não usar gases asfixiantes nas guerras.

1907 - O coronel britânico Robert Baden-Powell funda a organização dos escoteiros, no acampamento juvenil da ilha de Brownsea, no Condado de Dorset.

1916 - Primeira Guerra Mundial: Paris é bombardeada pela primeira vez por zepelins alemães.

1920 - Nasceu Anísio Silva, em Caitité (BA). Foi cantor e compositor. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 18/2/1989,

1925 - A primeira edição do jornal O Globo foi lançada no Rio de Janeiro.

1929 - Nasceu Cassiano Gabus Mendes, em São Paulo (SP), onde também morreu em 18.08.1993. Foi radialista e pioneiro da televisão no Brasil. Filho do radialista Otávio Gabus Mendes e pai dos atores Cássio e Tato Gabus Mendes.

1929 - João Pessoa (Paraíba) nega apoio às candidaturas de Júlio Prestes e Vital Soares. Eis o porquê da palavra NEGO na bandeira da PB.

1929 - Nasceu o jogador de futebol Julinho (Júlio Botelho), em São Paulo (SP), onde também morreu em 10.01.2003. Foi um dos maiores pontas direita da história do futebol mundial. É um dos maiores ídolos da Portuguesa, Palmeiras e Fiorentina. Declinou a convocação para Seleção Brasileira de Futebol que disputaria a Copa do Mundo de 1958.

1940 - Nasceu Amarildo (Amarildo Tavares da Silveira), em Campos dos Goytacazes (RJ). Ex-jogador de futebol que atuava como atacante e depois passou a ser técnico. Foi figura muito importante na Copa do Mundo de 1962, na qual substituiu Pelé, contundido, participando de quatro jogos e marcando três gols.

1943 - Primeiro dia da Batalha da Ilha Rennell, o cruzador norte-americano Chicago é torpedeado e seriamente danificado por bombardeiros japoneses.

1945 - Nasceu Ed Wilson (Edson Vieira de Barros), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 03.10.2010. Cantor. Compositor, irmão de Renato Barros, do Renato e seus Blue Caps, grupo do qual fez Renato e Seus Blue Caps.

1948 - Jogos Olímpicos: Jogos da XIV Olimpíada: após um hiato de 12 anos causado pela Segunda Guerra Mundial, a primeira Olimpíada de Verão, que acontece desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim, é aberta em Londres.

1955 - Os EUA anunciam a intenção de pôr em órbita pequenos satélites artificiais durante o Ano Geofísico Internacional (1957-58).

1957 - É estabelecida a Agência Internacional da Energia Atômica.

1958 - Meses depois que os soviéticos lançaram o satélite Sputnik, os americanos criaram a National Aeronautics and Space Administration (Nasa).

1959 - O primeiro Melodifestivalen é realizado em Estocolmo, na Suécia.

1960 - O governo do México concede asilo político a Juana Castro, irmã de Fidel Castro.

1960 - A Nasa divulga o programa espacial civil Apollo. O programa deveria abranger voos tripulados à Lua e enviar sondas aos planetas Marte e Vênus.

1964 - O governo do México concede asilo político a Juana Castro, irmã de Fidel Castro.

1965 - Primeira apresentação do filme 'Help' – Beatles. 

1966 - Um incêndio destrói as instalações da TV Record, em São Paulo.

1967 - O presidente Artur da Costa e Silva assina a Carta de Brasília, documento básico de formulação de todos os problemas agropecuários do país.

1968 - A Tchecolováquia e a União Soviética se reuniram para acertar a paz durante a Primavera de Praga, tentativa de aproximação com o Ocidente

1968 - Papa Paulo VI, em uma encíclica chamada "Humanae Vitae" (Da Vida Humana), declara que a Igreja Católica Romana proíbe todas as formas artificiais de controle da natalidade.

1969 - A sonda espacial Mariner 6, após uma viagem de cinco meses, transmite fotos de Marte.

1973 - Durante o Grande Prêmio da Holanda, o piloto Roger Williamson morre depois de uma suspeita falha no pneu ter feito o carro bater nas barreiras em alta velocidade.

1975 - A Organização dos Estados Americanos revoga o embargo imposto a Cuba em 1964.

1976 - Na cidade de Nova Iorque, David Berkowitz (também conhecido como o "Filho de Sam") mata uma pessoa e fere gravemente outra no primeiro de uma série de ataques. 

1978 - Vladimir Kovalenkov e Aleksandr Ivanchenkov, t ripulantes da estação orbital Saliut 6, fazem um passeio espacial de mais de duas horas.

1979 - Morreu Herbert Marcuse, em Starnberg, Aleemanha. Nasceu em Berlim, Alemanha, em 19.07.1898. Foi um influente sociólogo e filósofo alemão naturalizado norte-americano, pertencente à Escola de Frankfurt.

1980 - O Irã adota uma nova bandeira "sagrada" após a Revolução Islâmica.

1980 - Morreu Paulo Sérgio (Paulo Sérgio de Macedo), em São Paulo (SP). Foi cantor e compositor. Nasceu em Alegre (ES), em 10.03.1944.

1981 - Nasceu Fernando Alonso Díaz, em Oviedo, Espanha. Automobilista, foi campeão mundial pela Renault em 2005 e 2006.

1981 - Diana Spencer, a "Lady Di", se casou com o príncipe Charles, herdeiro do trono britânicio.

1982 - Morreu Vladimir Kozmich Zworykin, em Princeton, EUA. Foi um inventor e engenheiro russo-americano, pioneiro da tecnologia da televisão. Nasceu em Murom, Rússia, em 30.07.1889.

1983 - Morreu Alberto Calçada (Alberto de Souza Calçada), em São Paulo (SP), onde também nasceu em 06.08.1929. Foi compositor e instrumenta (acordeon).

1986 - Os presidentes da Argentina, Raúl Alfonsín, e do Brasil, José Sarney, firmam em Buenos Aires os acordos econômicos de integração mútua, base da futura criação de um Mercado Comum Latinoamericano - (Mercosul).  

1887 - O primeiro-ministro indiano, Rajiv Gandhi, e o presidente do Sri Lanka, J. R. Jayewardene, assinam o Acordo Índia–Sri Lanka sobre questões étnicas.

1987 - A primeira-ministra britânica Margaret Thatcher e o presidente da França, François Mitterrand, assinam o acordo para construir um túnel sob o Canal da Mancha (Eurotúnel).

1987 - Uma rebelião na Penitenciária do Carandiru, em São Paulo, deixou 30 mortos.

1991 - Guerra do Golfo: começa a Batalha de Khafji, o primeiro grande engajamento terrestre da guerra, bem como o mais mortal.

1993 - A Suprema Corte de Israel absolve o suposto guarda do campo de extermínio nazista John Demjanjuk de todas as acusações e ele é libertado.

1994 - Morreu Mussum (Antônio Carlos Bernardes Gomes), em São Paulo (SP). Foi ator, comediante e músico. Participou do grupo Os Trapalhões e dos Originais do Samba. O apelido foi dado por Grande Otelo. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 07.04.1941.

1995 - Decifrado pela primeira vez, o código genético completo de um ser vivo (Estados Unidos).

1996 - Presidente Jacques Chirac anuncia um "fim definitivo" para o teste de armas nucleares francesas.

1998 - Na privatização da Telebras, a Telefônica ficou com o controle de três empresas e tornou-se acionista de outras duas. A Embratel foi comprada pela empresa americana MCI.

1998 - Fundação da Associação Carioca dos Portadores de Distrofia Muscular

1999 - Criação do Ministério de Integração Nacional, através da MPV 1911-8.

2000 - Morreu, por suicídio, René Favaloro (René Gerónimo Favaloro), em Buenos Aires, Argentina. Foi um cirurgião que inventou o "by-pass" coronário em 1967. Favaloro foi o primeiro, que satisfatoriamente realizou a cirurgia de bypass da artéria coronária do coração. Substituiu a obstrução da artéria coronária de uma mulher de 51 anos em maio de 1967 com um pedaço de veia safena na Clínica de Cleveland. Este foi "o princípio" da cirurgia de bypass, que mudou a história da enfermidade coronariana. Nasceu em La Plata, Argentina, em 14.07.1923.

2000 - O presidente do Peru, Alberto Fujimori, tome posse, no seu terceiro mandato consecutivo, com protestos nas ruas por suposta fraude eleitoral. Seis pessoas morrem no incêndio provocado do edifício do Banco de la Nación.

2009 - Governador de Illinois, Rod Blagojevich, é retirado do cargo após a sua condenação por várias acusações de corrupção, incluindo a alegada solicitação de benefício pessoal, em troca de uma nomeação para o Senado dos Estados Unidos como substituto do presidente eleito Barack Obama.

2002 - Em seu Discurso sobre o Estado da União, o presidente George W. Bush descreve "regimes que patrocinam o terror" como um Eixo do mal, no qual ele inclui o Iraque, o Irã e a Coreia do Norte.

2003 - Última aparição pública do empresário Roberto Marinho.

2004 - Organização Internacional do Trabalho doa US$ 40 mil em equipamentos para o combate à escravidão.

2005 - Anunciado acordo para a exportação de vinhos entre Brasil e Argentina

2005 - Os astrônomos Michael Brown, Chad Trujillo e David Rabinowitz anunciam, oficialmente, a descoberta do décimo planeta do Sistema Solar, o Éris, depois rebaixado a planeta-anão, junto com Plutão.

2006 - Meninos encontram mais de R$ 300 mil em casa abandonada na periferia de Natal (RN).

2007 - Flávio Saretta conquista a 54ª medalha de ouro do Brasil no Pan (tênis).

2008 - Apresentação de Frank Sinatra no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA)

2009 - Anatel autoriza venda de novo iphone no Brasil.

2009 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona a lei que regulamenta as atividades de mototaxista.

2010 - Polícia encera o inquérito que investiga o sequestro e assassinato de Eliza Samudio.

2011 - Presidenta Cristina Kirchner visita o Brasil.

2011 - Agência Nacional de Saúde esclarece sobre políticas de comercialização restritas.

2012 - Partido Pirata do Brasil é criado oficialmente no Brasil.

2012 - Celulares e smarthphones de São Paulo (DDD 11) ganham o 9º dígito.

2013 - Começam a circular as novas notas de R$ 2 e R$ 5.

2013 - Proteste revela que juros rotativos nos cartões de crédito no Brasil são de até 654,02% ao ano.

2013 - Neymar inicia suas atividades como novo jogador do Barcelona.

2014 - Orquestra Sinfônica do Recife completa 85 anos com concerto especial no Teatro de Santa Isabel.

2014 - Tribunal Superior Eleitoral divulga estatística dos 142.822.046 eleitores brasileiros.

2014 - FUNAI divulga imagens de índios que vivem isolados no Acre, na fronteira do Brasil com o Peru.

2014 - Governo inclui vacina contra hepatite A no calendário do SUS.

2015 - Comemoração dos 30 anos do Batalhão de Choque do Ceará.

2015 - Lançamento da nova versão do Microsoft Windows, o Windows 10.

2015 - ONU revela que a Índia será o país mais populoso do mundo em 2022.

2015 - O ex-presidente Lula entra na justiça contra a revista Veja.

2015 - Os juros básicos da economia brasileira sobem de 13,75% para 14,25%.

2015 - Lançamento da nova versão do Microsoft Windows, o Windows 10.

2016 - Papa Francisco visita o campo de extermínio de Auschwitz.

2016 - Na Colômbia, presidente Juan Manuel Santos se diz satisfeito com acordo com as Farc.

2016 - O ex-presidente Lula diz se sentir provocado a disputar eleições em 2018.

2016 - Brasil e EUA concluem negociação para comércio de carne bovina in natura.

2017 - Atentado à mesquita de Quebec: Alexandre Bissonnette abre fogo na mesquita de Sainte-Foy, Quebec, matando seis e ferindo outros 19.

2017 - Presidente Trump acusa China de não agir sobre Coreia do Norte.

2017 - Kim Jong-Un afirma que todo o território dos EUA está agora ao seu alcance.

2017 - Inauguração da Praça da Cidadania em Brasília.

2018 - Papa Francisco pede combate ao “crime vergonhoso” de tráfico humano.

2018 - ONU denuncia uso de menores na guerra da Síria.

2018 - Fernando Haddad diz que PT não ficará “isolado” de alianças.

2019 - Presidente Trump exige que Federal Reserve (FED) faça mais do que um “pequeno corte de juros”.

2019 - Uma rebelião no Centro de Recuperação Regional de Altamira, Brasil, deixa 57 mortos.

2019 - Governador João Dória, de SP, chama de “inaceitável” declaração de Bolsonaro sobre pai de presidente da OAB.

2019 - Polícia conclui inquérito e não indicia Neymar por estupro.

2019 - Governo regulamenta concessão de residência a cubanos que atuaram no Mais Médicos.

2019 - Itaú lança Programa de Desligamento Voluntário (PDV) para todas as empresas controladas no Brasil.

2019 - Itaú Unibanxo anuncia lucro recorrente de R$ 7 bilhões no 2º trimestre de 2019.

2020 - Após 114 anos, zoológico dos EUA se desculpa por exibir negro pigmeu em jaula de macaco.

2020 - CEOs da Apple, Facebook Amazon e Google participam de audiência antitruste.

2020 - Descarrilamento de comboio em ponte nas proximidades de Phoenix, Arizona.

2020 - Greenpeace critica planos da Alemanha de comprar 45 jatos F-18.

2020 - Tribunal japonês reconhece novas vítimas da bomba de Hiroshima (1945).

2020 - No México, o ex-diretor da PEMEX, Emílio Lozoya, se declara inocente no caso Odebrecht.

2020 - Rússia acelera processo e promete vacina contra o coronavírus para 08/2020.

2020 - Polônia culpa “teoria de gênero” por saída de tratado europeu de violência contra mulheres.

2020 - Na Arábia Saudita, grande peregrinação a Meca tem início com importante restrições.

2020 - União Europeia restringe exportação de equipamentos de vigilância para Hong Kong.

2020 - Governo federal decide reabrir fronteiras aéreas para entrada de estrangeiros no Brasil

2020 - Câmara de São Paulo começa a discutir projeto de lei para volta às aulas na cidade.

2020 - Lives debatem no Ceará os direitos humanos na pandemia.

2020 - Ministro Dias Toffoli (STF) defende que juiz só possa ser candidato 8 anos após deixar cargo.

2020 - Câmara dos Deputados aprova urgência de projeto que cria marco regulatório do gás.

2020 - Justiça Federal aceita denúncia e José Serra e filha Verônica viram réus por lavagem de dinheiro.

2020 - Promotoria acusa ex-senador Aloysio Nunes (PSDB) de ter recebido propina de R$ 500 mil.

2020 - Força-tarefa da Lava Jato repudia declarações do procurador-geral da República, Augusto Aras.

2020 - Brasil chega A 90 mil novos pela covid-19, mostra consórcio de imprensa.

2020 - Banco Central anuncia que lançará a cédula de R$ 200 em 08/2020.

2020 - Polícia Federal deflagra operação contra tráfico internacional de armas em oito estados.

2021 - O Coliseu de Roma serve de palco para a abertura da cimeira do G20 dedicada à cultura.

2021 - Nos EUA, Microsoft anuncia encerramento (09/2021) do game Forza Motorsport 7; Terremoto de magnitude 8.2 atinge costa do Alasca.

2021 - Japão registra recorde de casos de Covid em meio à Olimpíada; Mayra Aguiar leva o bronze no judô e faz história ao conquistar 3ª medalha em Olimpíadas; Rebeca Andrade conquista medalha inédita para o Brasil na ginástica e é prata em Tóquio.

2021 - Na Holanda, o navio Ever Given finalmente chega ao porto de Rotterdam após bloquear o Canal de Suez.

2021 - Bolívia anuncia envio de 20 toneladas que ajuda humanitária a Cuba.

2021 - No Uruguai, presidente Lacalle Pou defende deixar ideologia de lado nas relações com Argentina.

2021 - Israel anuncia que vai aplicar terceira dose da Pfizer em idosos.

2021 - No Iraque, dois foguetes atingem área próxima à embaixada dos EUA em Bagdá.

2021 - Na Guatemala, opositores bloqueiam estradas em protesto contra o presidente Alejandro Giammattei.

2021 - No Líbano, Ronaldinho Gaúcho presta homenagem às vítimas de explosão (04/08/2020) em Beirute.

2021 - Na Tunísia, presidente Kais Saied lança campanha contra a suposta corrupção de 460 empresários.

2021 - Embrapa Cerrados comemora 46 anos em cerimônia on line.

2021 - Início do Congresso Internacional de Direito do Consumidor.

2021 - Cartão Sasc Emergencial começa a ser distribuído no Piauí.

2021 - Bares de Belo Horizonte (MG) são liberados para funcionar até as 23 horas.

2021 - Link CNJ destaca ações de combate ao tráfico de pessoas.

2021 - Editora Record decide não renovar o contrato com o escritor Olavo de Carvalho.

2021 - Lançamento do documentário “Mário Quintana Inventa o Mundo”.

2021 - TJ-SE lança projeto “Quinta Juriscultural”.

2021 - TSE desmente teorias da conspiração levantadas por Bolsonaro.

2021 - Com quase 9oC, serra de Santa Catarina bate recorde de frio do ano.

2021 - CAGECE inaugura biblioteca em Itapipoca (CE) – projeto “Territórios da Leitura”.

2021 - Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira na zona oeste de São Paulo.

TÚNEL DO TEMPO

Ed Wilson - Saudade 

 

SITES CONSULTADOS:                                              

http://www.cancaonova.com                                                                     

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org                                                

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário