Alguns sugeriram que chatbots como Bard e ChatGPT poderiam "matar" a pesquisa tradicional, que é dominada pelo Google.
Mas os usuários descobriram que as informações
fornecidas por esses chatbots podem estar erradas ou até mesmo serem totalmente
inventadas.
A chefe do Google no Reino Unido, Debbie Weinstein,
disse que o Bard "não é realmente o lugar onde você procura informações
específicas".
Em entrevista ao programa Today da BBC, ela falou
que a ferramenta deveria ser considerada um "experimento" e mais
adequada para "colaboração em torno da solução de problemas" e
"criação de novas ideias".
"Estamos encorajando as pessoas a realmente
usar o Google como mecanismo de busca para realmente consultar as informações
que encontraram", assinalou.
Weinstein apontou que os usuários tiveram a
oportunidade de dar feedback sobre as respostas que Bard deu a eles por meio de
botões de "curtidas".
A página inicial de Bard também afirma claramente
que tem "limitações e nem sempre acertará", mas não repete o conselho
de Weinstein de que todos os resultados devem ser verificados usando um
mecanismo de pesquisa tradicional.
Quando o ChatGPT entrou em cena em novembro de
2022, muitos questionaram se o negócio de pesquisa incrivelmente lucrativo do
Google poderia estar sob ameaça.
Também alimentou um debate mais amplo sobre como a
inteligência artificial (IA) — que alimenta os chatbots — poderia remodelar o
mundo do trabalho ou até mesmo ameaçar o futuro da humanidade, iniciando uma
corrida regulatória global da IA.
Outros sugeriram que a ameaça que a IA representa
foi exagerada e o debate em torno dela se tornou histérico — um argumento que
parece reforçar a afirmação da chefe do Google de que o Bard não é confiável
nem mesmo para realizar tarefas básicas de pesquisa.
Por outro lado, também foram destacadas
oportunidades econômicas que a IA pode oferecer.
Mas o Google diz que muitos usuários ainda não
sabem como usar os chatbots.
A empresa divulgou um relatório dizendo que o
interesse de pesquisa em IA atingiu um recorde histórico no Reino Unido no
primeiro semestre de 2023, com a pergunta "como" mais pesquisada
sendo "como ganhar dinheiro com IA".
Outro destaque de busca é "como a IA pode
ajudar uma empresa?".
Para ajudar a lidar com essa falta de conhecimento,
o Google está lançando uma série de treinamento online gratuita chamada New
Fundamentals, que, segundo ela, pode oferecer às pessoas e empresas "habilidades
práticas e conhecimento para capturar os incríveis benefícios da IA".
No relatório, a gigante da tecnologia também
destaca o que chama de "uma falta crítica de habilidades tecnológicas no
Reino Unido", que — se não for mitigada — "continuará sendo uma
barreira obstinada ao crescimento nacional equitativo, especialmente à medida
que a demanda por IA e outros conhecimentos tecnológicos sobe".
- Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/articles/crg2xlr2xpjo
(Fonte: BBC)
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