A ética e a moral são indispensáveis e necessários na construção e manutenção de um caráter positivo, harmonioso, decente e honroso.
Observamos perceptivelmente indivíduos odiosos e furiosos escondidos em máscaras "fingidas", residindo em uma monstruosa hipocrisia. Esses indivíduos que moram na falsidade, que fingem virtudes, ideias, sentimentos e crenças talvez não saibam, mas estão sendo cruelmente fragilizados pelo seu próprio ser, sendo objeto de estudo de sua própria mente.
Em síntese, a involução do caráter social, demonstrada pela crescente prevalência do egocentrismo em detrimento do altruísmo, é um reflexo humilhante das mudanças das prioridades e dos valores da sociedade atual. Reverter esse cenário não é difícil, basta superar as adversidades consigo mesmo e desenvolver sua própria mente com valores morais e éticos. Resgatando e fortalecendo esses valores primordiais, será possível reerguer uma sociedade mais justa, coesa e solidária.
(*) Pedro Mariano - Membro Imortal da Academia Massapeense de Letras e Artes (AMLA), Acadêmico de Contabilidade, Pesquisador, Crítico Literário e Escritor de Artigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário