A resolução revisada permite que as mudanças na oferta
curricular do ensino médio possam ocorrer já em 2025 ou, obrigatoriamente,
deverão ser adaptadas no início do ano letivo de 2026, de acordo com
as condições de cada rede de ensino.
Em
nota, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que mais de 200 técnicos de todas
as secretarias de educação estão em processo de formação para desenvolverem os
planos de ação para os sistemas de ensino de cada localidade.
Cargas
horárias
A
nova Política Nacional de Ensino Médio busca tornar a educação mais relevante e
atrativa para os jovens, assim como reduzir a evasão escolar.
Pela
nova legislação, o novo ensino médio ampliou a carga horária mínima de 2,4 mil
para 3 mil horas, sendo 1 mil horas para cada ano desta etapa de ensino. Cada
um deles será dividido em 200 dias letivos de cinco horas cada.
A
carga horária dos estudantes passa a ser composta por dois blocos
indissociáveis: o primeiro retoma as disciplinas obrigatórias, distribuídas em,
no máximo, 1, 8 mil horas. Entre as disciplinas tradicionais, língua
portuguesa, matemática, física, química, inglês, história e geografia, conforme
delineado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O
segundo bloco tem itinerários formativos que devem ocupar, no mínimo, 1,2
mil horas dos três anos do ensino médio, nos quais há disciplinas opcionais à
escolha dos estudantes, conforme seus interesses e necessidades. Cada escola
deve oferecer pelo menos dois itinerários.
Itinerários
formativos
Ao
aprovar a resolução para o ensino médio, nesta quinta-feira, o Conselho
Nacional de Educação estabeleceu diretrizes gerais para esses itinerários
formativos para possibilitar a escolha das trilhas de
aprendizagem/aprofundamento pelos estudantes. A ideia é ampliar
os conhecimentos em uma das áreas como linguagens, matemática, ciências da
natureza ou ciências humanas e sociais; ou ainda, em uma formação técnica e
profissional que poderá ser ofertada pela escola.t
Durante
o processo de construção de seus projetos de vida, os estudantes, com ajuda dos
professores, poderão definir seus percursos de formação educacional.
Avaliações
Além
disso, a resolução trata das mudanças que deverão ser implementadas nas
avaliações dessa etapa de ensino — como no Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem) e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
ficará responsável pelos ajustes nas duas avaliações para que se adaptem às
novas diretrizes. (JB/Ag. Brasil)
CASSI-
Ressarcimento
E-mail:
artemisiodacosta@hotmail.com
Senha:
emjejugui4
CASSI-
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Cassi-
28947410 - Matrícula Emanuela - 21432796
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