Elmano
de Freitas afirma que a medida é necessária para garantir que a sociedade
brasileira supere o racismo por meio da educação. “Consideramos muito
importante para gerar discussões, iniciativas, ações nas nossas escolas que
tenham esse compromisso de superação do racismo e pela promoção da igualdade
racial em nossa sociedade”.
O
Prêmio Escola Antirracista será destinado às escolas estaduais entre as
certificadas com o Selo Escola Antirracista que melhor desempenho apresentem
nas ações de enfrentamento ao racismo.
A
medida reforça a política de Educação para as Relações Étnico-Raciais
desenvolvida pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) na rede estadual há
mais de 20 anos, com base nas Leis Federais nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003
e nº 11.645, de 10 de março de 2008. A iniciativa também se inspira no Selo
Escola Antirracista, lançado em 2023 pela Seduc, que engajou a comunidade
escolar e certificou 63 escolas na edição de 2024.
Promoção
da equidade racial na educação
O
Selo e o Prêmio, portanto, contribuem para que o Ceará consolide uma educação
pública de qualidade e voltada ao entendimento das diferenças étnicas e
raciais, livres de preconceitos. O estado ocupa a terceira colocação no Brasil
em promoção da equidade racial na educação, de acordo com o Ministério da
Educação (MEC). O Ceará obteve 66,1 pontos percentuais no Índice Geral de
Educação para as Relações Étnico-Raciais, ficando atrás apenas de Rondônia
(68,5%) e Distrito Federal (66,9%). O indicador foi divulgado na última
segunda-feira (18).
O
secretário-executivo de Equidade, Direitos Humanos e Educação Complementar da
Seduc, Helder Nogueira, destaca a importância de reconhecer essas ações como
política pública. “É uma alegria ter esse Selo e a premiação previstos em lei.
É um Prêmio que orienta as escolas em organização de planejamento o ano
inteiro, focando em resultados de aprendizagem, principalmente para os nossos
jovens negros e negras”, pontua.
Titular
da Secretaria da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira comemora esse avanço.
“O Prêmio e o Selo Escola Antirracista vêm valorizar todas as ações
[desenvolvidas] durante o ano, porque a gente não quer o debate do antirracismo
e da consciência negra apenas em novembro. Uma das formas de romper a
desigualdade é apostar nos processos educacionais”, defende.
Mais
açōes
Nos
últimos anos, o Ceará avançou em questões estruturantes para promover uma
educação antirracista. Entre os fatores que contribuíram de forma concreta para
a consolidação do estado nesta área, em nível nacional, estão a revisão
curricular em cumprimento às Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que
estipulam a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura afro-brasileira
e indígena, resgatando as contribuições destas nas áreas social, econômica e
política do Brasil.
Há,
ainda, outras ações que colaboraram diretamente para o índice, incluindo o Selo
Escola Antirracista, de 2023, e a Autodeclaração estudantil.
A
autodeclaração étnico-racial é um processo voluntário que permite aos
estudantes da rede estadual informarem como se identificam em termos de raça e
etnia.
A
partir de 2024, os maiores de 16 anos puderam indicar sua autodeclaração no ato
de matrícula. Os menores de 16 anos foram representados pelos pais ou
responsáveis. A mobilização tem o objetivo de proporcionar um ambiente
educacional mais inclusivo e respeitoso.
Para
dar mais ênfase à causa, a Seduc realizou, em maio passado, a ação denominada
“Semana D”, em que as escolas estaduais sensibilizaram os alunos sobre a
importância da autodeclaração e possibilitaram a atualização dos dados
matriculares.
O
trabalho consiste na busca por dados mais precisos sobre a composição
étnico-racial das escolas, permitindo a implementação de políticas e práticas
mais eficazes de combate ao racismo e de promoção da igualdade.
Ao
longo do percurso, têm sido sugeridas atividades educativas e debates em sala
de aula, como forma de engajar os alunos de forma mais direta e participativa.
Além
disso, durante o ano letivo de 2023, a promoção da justiça social e da cultura
antirracista foi abordada nas escolas da rede pública estadual, perpassando
tanto o currículo, como as interações pessoais em suas diversas formas.
(Gov.
CE)


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