Após baixar o Meu INSS, será necessário criar uma
conta com login e senha, informando o número do CPF. A senha criada serve
também para acessar outros serviços públicos, já que todos os portais foram
unificados no sistema
Gov.br.
Também é possível criar uma conta no Meu INSS por
meio de internet banking de bancos credenciados. Neste caso, basta acessar a
opção "Entrar com seu banco", disponível na página inicial do
aplicativo.
Com a conta já aberta, é preciso clicar no sininho
que aparece no topo, do lado direito; em seguida, em "Configurar
Notificações"; e, por fim, selecionar a opção "Permitir
notificações".
Há duas opções de mensagens disponíveis - uma para
quem teve algum tipo de desconto e outra para quem não teve nenhum desconto,
enviada na semana passada.
Confira as duas notificações passíveis de serem
enviadas para o aplicativo:
"Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em
seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos
não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício."
"Aviso importante para você: foi identificado
desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir de amanhã (14),
você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue
135."
Reembolso
De acordo com o INSS, a partir desta quarta-feira
(14), será possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista
que teve desconto está vinculado, por meio do serviço "Consultar Descontos
de Entidades Associativas", disponível no aplicativo.
Nesse momento, o beneficiário deverá informar se
autorizou ou não os descontos registrados. Caso não tenha autorizado, ele
poderá solicitar a devolução dos valores pelo próprio aplicativo, pelo site do
Meu INSS ou pelo telefone 135.
"Em breve, será informado o passo a passo para
auxiliar a solicitar o benefício pelo Meu INSS e telefone 135", informou o
INSS em comunicado.
Golpes
O instituto reforça que é preciso ter cuidado com
golpes. O contato com beneficiários será feito exclusivamente via notificação
por meio do aplicativo Meu INSS. Não haverá contato, portanto, via ligação ou
envio de mensagem SMS.
Aposentados e pensionistas com dúvidas ou com
dificuldade de acessar o aplicativo podem ligar na central de teleatendimento
135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento
mais rápido, os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.
"Para saber informações com segurança, basta
acessar os canais oficiais do INSS, como o gov.br/inss e redes sociais
oficiais", recomenda o instituto no comunicado. (JB/Ag. Brasil)
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