sexta-feira, 22 de agosto de 2025

DE OLHO NA LÍNGUA - Prof. Antônio da Costa (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 23.08.25)

“Fique à vontade” ou “Fique a vontade”?

A expressão “à vontade” é uma locução adverbial de modo e sempre leva crase. Sem crase não é uma expressão (= loc. Adverb. de modo) e, sim, união de um artigo “a” mais o substantivo vontade, como em: Essa foi a vontade de Deus. A versão “avontade” (junto) não existe na Língua Portuguesa. À vontade = sem restrição, da maneira que quiser. 

“Sal a gosto” ou “Sal à gosto” 

Sal a gosto (sem crase), A crase é utilizada sempre antes de palavras femininas, pois sua função é fundir vogais iguais. Ou seja: a crase une a preposição “a” com o artigo “a”: a sua preferência, de acordo com seu gosto. 

Passar de ano?

Em Português legítimo não se usa a preposição “de” nessa expressão. Nem em “repetir de ano”. Esse “de” é italiano, mas que estudante brasileiro “não passa de ano”, não repete de ano”. A expressão correta é “passar o ano” ou “repetir o ano”. 

Estrupo ou estupro?

Depende do contexto. Estupro = Crime de violência sexual; Estrupro = grande estrondo, tropelia, correria, ruído. Estrupo - palavra em desuso desde 1873. 

Uso abusivo (Redundância?)

Combinação redundante que deve ser substituído por abuso ou uso excessivo. Exs.: Uso abusivo do gerúndio - Diga apenas: abuso do gerúndio; Uso abusivo de bebida – uso excessivo de bebida. 

Estou curioso por saber o resultado das eleições

Na verdade, quem está curioso está curioso “de alguma coisa” e não “por alguma coisa”. Por isso, se você estiver curioso de saber o resultado das eleições é só ligar o rádio ou o televisor. 

“Por hora” ou “Por ora”?

São duas expressões que se usam em situações diferentes. Por ora = por enquanto: Por ora estou satisfeito com o meu salário. Por hora = a cada período de sessenta minutos: Você ganha vinte centavos por hora e ainda diz que por ora está satisfeito com o seu salário? 

A cerveja que desce redondo

Frase perfeita! Redondo aí é advérbio e não adjetivo. Equivale a “de modo redondo”, redondamente. Na frase tem sentido figurado, significando fácil e gostoso (de modo fácil e gostoso). 

“A cal” ou “o cal”?

A cal. Sempre a cal. Na imprensa esportiva, todavia, usam-na como palavra masculina: o árbitro marcou a falta dentro da área e apontou a marca “do cal”. Que fazer? Exemplos (corretos): uma cal, cal hidratada, cal viva, etc. 

Estou um tanto quanto triste

Não. A expressão que significa mais ou menos, algo é: “um tanto ou quanto”. Portanto, diga: Eu estou um tanto ou quanto triste. 

Zarolho (ô)

É palavra de origem duvidosa, relacionada com olho. 1) Que ou quem tem estrabismo = caolho, estrábico, vesgo, virolha (popular viroi), zanoi (ôi) . 

É enxorrada ou enxurrada?

Sem dúvidas, a grafia correta é enxurrada. 

Destratar ou Distratar?

Destratar é tratar mal com palavras, ofensas; Distratar é desfazer um trato, um acordo. 

Despensa X Dispensa

Despensa é quarto para guardar alimentos; Dispensa é forma do verbo dispensar. 

Bom senso ou bom-senso?

A grafia correta é bom-senso, segundo o VOLP, que é o dicionário oficial da Língua Portuguesa. 

(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (088) 99373-7724.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário