Câncer X Caranguejo
A palavra câncer tem origem nas antigas palavras gregas e latinas para caranguejo. No final do século V e início do século IV a.C., os médicos usavam a palavra “karkinos”, a antiga palavra grega para caranguejo, para descrever tumores malignos. Mais tarde, quando os médicos de língua latina descreveram a mesma doença, eles usaram a palavra latina para caranguejo: câncer. Portanto, o nome pegou.
Os antigos perguntavam por que os médicos davam à doença o nome de um animal. Uma explicação era que o caranguejo é um animal agressivo. Uma outra explicação era que o caranguejo pode agarrar uma parte do corpo de uma pessoa e era muito difícil removê-lo (tirá-lo). E fizeram a associação com o câncer, doença muito difícil de remover do corpo humano, principalmente quando se espalha, contaminando outras células, recebendo o nome de metástase.
Amazonas (Lenda grega)
Na mitologia grega, as amazonas eram guerreiras lendárias. Conta-se que as amazonas eram filhas de Afrodite e Áres, o Deus da guerra, o que lhes concedia grande força e habilidade na luta, Uma versão do mito afirma que elas removiam o seio direito para facilitar o uso do arco e flecha, embora outras versões digam que elas o atavam com uma faixa.
As amazonas viviam em sua tribo separado dos homens. Encontravam-se com homens de outras tribos uma vez por ano, em uma festa à luz do dia, para o acasalamento, para a reprodução da espécie. Conta-se, também, que os filhos de sexo masculino elas os matavam. A lenda das amazonas surgiu na antiguidade clássica grega. Amazonas é também o feminino de cavalheiro. Não confundir com a palavra cavaleiro, cujo feminino é dama.
Qual a diferença entre haja e aja?
Haja - é uma forma do verbo haver, usado tanto na
primeira quanto na terceira pessoa do singular do Presente do Subjuntivo, além
de aparecer também na terceira pessoa do singular de Imperativo afirmativo. Esse
verbo expressa ideia de existência. Exs.: Espero que haja paz no mundo; Tomara
que haja tempo suficiente..
Já a palavra “aja” (sem h) está relacionada ao verbo agir, sendo conjugada na terceira pessoa do singular do Subjuntivo ou na terceira pessoa do singular do Imperativo, O verbo agir está relacionado à prática de realizar algo, tomar decisões, adotar procedimentos ou provocar uma ação. Ex.: Espero que você aja com calma nessa situação; Tomara que ela aja de maneira injusta.
Palavras com significados diferentes no PB (Português do Brasil) e no PE
(Português Europeu)
Faixa de pedestres (em Portugal, passarela), banheiro (casa de banho), vaso sanitário (sanita), celular (telemóvel), ônibus (autocarro), chiclete (pastilha elástica), suco de frutas (sumo), garçom (empregado de mesa), saque bancário (levantamento de dinheiro), sobrenome (apelido), Preservativo, camisinha (durex), roubo (saque), “fazer um bico” (não pode dizer).
“Quero alguém que se equivala a mim”
Diga corretamente: “Quero alguém que equivalha a mim.
“Isso me indiguina”
Diga corretamente: “Isso me indigna”. Não existe a letra “i” nessa palavra.
(*) Professor Antônio da Costa é graduado em
Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (088) 99373-7724.
Nenhum comentário:
Postar um comentário