Os inscritos no Programa
Bolsa Família no Ceará devem atualizar seus dados até o próximo dia 29 para não
terem seus benefícios cancelados a partir de 1º de março. A orientação é do
Núcleo de Benefícios e Transferência de Renda, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento
Social (STDS). Em todo o Estado, 49.363 beneficiados terão que comparecer às
prefeituras municipais de suas respectivas cidades munidos de documentação para
realizar a atualização dos dados.
No
processo de revisão cadastral de 2011, o Ceará tinha 134.015 famílias com
cadastros a serem atualizados, das quais 84.652 já tiveram a situação
regularizada. O número corresponde a 63% de cadastros atualizados em todo o
Estado, valor acima da média nacional que foi de 58%.
Treze
municípios cearenses tiveram melhor desempenho no processo de revisão cadastral
de 2011 e ficaram entre 90% e 100% de benefícios revisados. Acarape, Altaneira,
Cariús, Cruz, Ererê, Jaguaribara, Jaguaruana, Madalena, Miraíma, Mucambo,
Mulungu, Piquet Carneiro e Pires Ferreira revisaram 3.721 cadastros de 3.997, o
que corresponde a 93,09% de benefícios atualizados.
CadÚnico - No
Ceará, estão cadastrados no CadÚnico 1.619.022 famílias, das quais 1.076.763
são beneficiárias do Bolsa Família, e recebem auxílio mensal de R$ 32,00 a R$
306,00, dependendo da composição familiar e da situação de pobreza em que se
encontrem.
Além
do Bolsa Família, os inscritos no CadÚnico no Ceará podem ser contemplados em
outros programas, como o Minha Casa Minha Vida, o Peti, o ProJovem e gozar de
novos benefícios, a exemplo de tarifas sociais, de isenção de taxas para
concurso público e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) etc.
Em
dez anos do CadÚnico, o Ceará já foi premiado duas vezes, uma em cada edição do
programa, por desenvolver ações inovadoras de gestão e desempenho na
qualificação e inserção de novos beneficiários. O Ceará também foi o primeiro
Estado do Brasil a ter todos os municípios incluídos no CadÚnico.
Documentação necessária para atualização de dados:
Representante
da família (titular do cartão de benefício):
-
CPF ou título de eleitor (obrigatório)
-
Comprovante de endereço atualizado
-
Outros documentos de identificação com validade nacional
Crianças
e adolescentes com idade inferior a 18 anos:
-
Certidão de nascimento
-
Declaração escolar obrigatória para as idades de 7 a 17 anos
-
Cartão de vacinação em dia para crianças de 0 a 7 anos incompletos
Demais
membros da família (maiores de idade):
-
Qualquer documento de validade nacional: carteira de identidade, carteira de
trabalho (obrigatório para quem declara ter vínculo empregatício), certidão de
nascimento ou casamento, CPF, título de eleitor ou carteira de habilitação
(Fonte: Assessoria de Comunicação Social da STDS)
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