sexta-feira, 2 de maio de 2014

EDUCAÇÃO: Excelência profissional quebra mito no sertão

Dizer que o ensino público praticado em Sobral é um dos melhores do Brasil não é nenhuma novidade, pois as pesquisas comprovadoras vêm sendo divulgadas constantemente na imprensa nacional. Mas quem acha que educação de qualidade é privilégio apenas da sede da cidade está muito enganado. É preciso, então, conhecer a verdadeira revolução no ensino que vem sendo implementada na Escola de Ensino Médio Dr. José Euclides Ferreira Gomes Jr., localizada no distrito sobralense de Jordão.
De nada adiantariam os investimentos do governo estadual e de parceiros se a instituição não contasse com profissionais competentes, dedicados e vontadosos, tanto na sua administração como no trabalho direto com os alunos. É o caso de Maria Alice de Paula Pessoa Saraiva (Diretora), Maria Marinete Mouta Mesquita (Coordenadora Pedagógica) e Helrisangila Dias Martins (Secretária escolar), além de outros profissionais selecionados e da mais alta qualidade que a Escola mantém.
Anteriormente, desde o ano 2000, a Escola Dr. José Euclides funcionava como anexo da Escola Agostinho Neres, no distrito de Rafael Arruda-Sobral. Somente em 07 de abril de 2005 foi criada como Escola da rede estadual de ensino. Atualmente é subordinada à Secretaria de Educação do Estado do Ceará, pertencendo à rede de escolas da 6ª CREDE/Sobral, que é coordenada pela Professora Maria de Fátima Farias Aragão. A instituição é mantida pela Secretaria da Educação através do Fundeb  e pelos recursos federais: Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e pelo Projeto Jovem de Futuro, convênio Proemi/Mec/Unibanco/Seduc.
Funcionando nos turnos matutino e vespertino, do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, a Escola Dr. José Euclides dispõe de um quadro docente de 22 professores e conta com 502 alunos matriculados em 2014, distribuídos em  14 turmas (7  pela manhã e 7 à tarde). Treze funcionários são responsável pelos demais serviços, sendo 4 vigilantes, 2 merendeiras, 4 serventes, 1 secretaria e 1 auxiliar de secretaria.

Sangila (Secretária), Maria Alice (Diretora) e Marinete Mouta (Coordenadora)
A Escola Dr. José Euclides tem 12 salas de aula, sala de grêmio,  laboratório de Ciências, laboratório de Informática, sala de vídeo, biblioteca, sala de professores, sala coordenação pedagógica, sala da direção, almoxarifado,  sala da secretaria escolar, 2 banheiros para as professoras e 2 banheiros para os professores; 3 banheiros para as alunas e 3 banheiros para os alunos; banheiros para cadeirantes (masculino e feminino); cozinha, depósito para merenda,  pátio coberto; quadra esportiva coberta; 2 pracinhas; anfiteatro e estacionamento.

A Professora Marinete Mouta, Coordenadora Pedagógica, informa que o trabalho pedagógico desenvolvido está restrito a quatro objetivos e sete ações pré-estabelecidas num plano de ação anual. São eles: 1) Melhorar o nível de proficiência nos resultados do Spaece e Enem, aumentar o número de alunos ingressos nos cursos de Ensino Superior; 2) Aumentar o número de alunos aprovados por média a cada bimestre; 3) Garantir a permanência do aluno na escola; 4) Aumentar o índice de aprovação, diminuir os índices de reprovação e abandono. Já as ações são as seguintes: 1) Capacitação de matemática básica para os alunos com deficiência de aprendizagem na disciplina; 2) Curso de capacitação em interpretação e produção textual para os alunos considerados críticos e muito críticos; 3) Monitoramento da aprendizagem, por aluno, em todas as disciplinas; 4) Realização de avaliação bimestral (Apa escola) com o objetivo de identificar os descritores (habilidades) mais críticos; 5) Planejamento de todas as disciplinas focado no contexto dos descritores; 6)  Acompanhamento aos alunos na realização das tarefas domésticas; 7) Monitoramento semanal dos alunos faltosos.

A Coordenadora lembra que para o desenvolvimento das ações a Escola conta com o projeto Jovem de Futuro. Trata-se de um programa em parceria com o Proemi (Projeto Ensino Médio Inovador) do Ministério da Educação. Marinete Mouta reforça que os alunos são acompanhados de pertinho, desde a frequência, atividades de sala de aula e domésticas, como também é feito um monitoramento do desenvolvimento intelectual através de avaliações sistemáticas e constantes. “Eles são assistidos na inscrição no Enem, frequência nas aulas e monitoramento individual das notas para o devido acompanhamento do Sisu. Essa assistência estende-se à inscrição dos mesmos no vestibular”, conclui Marinete Mouta.
Para o professor Davi Borges, o que o faz gostar de trabalhar na Escola é a liberdade. “Aqui me sinto livre na escolha de minhas didáticas, livre para debater elementos  que geram uma criticidade nos alunos, o  bom relacionamento entre gestão e docentes. Além disso, merece destaque a confiança que é depositado nos professores e alunos, o  incentivo que a Escola dá aos alunos sempre motivando para eles saírem da zona de conforto”. Já a Professora Eveline Linhares menciona que conviver, relacionar-se com o próximo e trabalhar em equipe são habilidades fundamentais para o mundo, dentro e fora da escola. “Aqui temos um ambiente agradável para se trabalhar, somos bem acolhidos e encontramos total apoio do núcleo gestor para desenvolvermos nossos projetos”, atesta Eveline Linhares.
Na opinião do estudante José Alisson Ferreira dos Santos (3º ano B - Manhã) são vários os atrativos da Escola: estrutura física aplausível nunca será base essencial para o conhecimento. Para ele, além das aulas dentro de sala a Escola deveria explorar exposições de conteúdos, de quaisquer matérias fora do ambiente já conhecido visando formar estratégias diferentes para o conhecimento. “Deveria, também, criar ambientes que instiguem a arte de criar de cada aluno, fazendo com que a escola descubra o talento e/ou dificuldades”, cita Alisson Ferreira. Aparecida Rodrigues do Nascimento, (2º ano A - Manhã) diz que a escola é organizada, já que muitas pessoas responsáveis cuidam dela. “O que deveria mudar é a cabeça dos alunos que não demonstram responsabilidade com o futuro, que saem de casa dizendo que vêm estudar, mas na realidade, vêm brincar, e isso  eu acho é errado”, lamenta Aparecida.

A diretora Escola Dr. José Euclides, Maria Alice de Paula Pessoa Saraiva (foto), informa que sua equipe tem-se esforçado para manter a Escola dentre as melhores do Estado. Ela elenca as metas traçadas pelo projeto Jovem de Futuro: diminuir em 40% a evasão escolar; aumentar em 25 pontos a proficiência do Spaece; diminuir em 50% o número de alunos críticos e muito críticos. “A meta principal é a de encaminhar o aluno para a universidade através do Enem, Prouni, Fies, vestibulares e mercado de trabalho” conclui a Diretora. 

Maria de Fátima Farias Aragão - Coordenadora da 6ª CREDE/Sobral
Maria Izolda Cela de Arruda Coelho - Secretária de Educação do Estado do Ceará


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