sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

PRIMEIRO PLANO - Prof. Leunam Gomes (*)

Dia 29 de janeiro, a professora Ivana Sá, (foto) fundadora e diretora do Espaço da Música, recebeu cumprimentos de muitos alunos, ex-alunos e amigos. Era seu aniversário.

Ano passado, realizou com absoluto sucesso, o XVIII Recital. A grande inovação foi a entrega do Troféu pianista Fernanda Sá aos melhores da noite em cada grupo.
Na noite desta sexta-feira, e no sábado, estarei dando aula de Didática, num curso de Matemática, a convite do IESCO/UNIP. Será a primeira disciplina.

Graças a Deus, pela metodologia que venho adotando ao longo dos anos, os resultados sempre são muito positivos. A ênfase maior é na participação dos alunos.

A propósito, desde que descobri este caminho, nunca mais pude dizer: “esta turma é ruim ou não quer nada”.  Todas as turmas são ótimas, desde que saibamos conduzi-las.

É isto que está em nosso livro PROFESSOR COM PRAZER, publicado pelas Edições UVA. Felizmente, a aceitação tem sido tão boa que já tenho que cuidar da segunda edição.

Por falar em Metodologia, quem anda fazendo muito sucesso com a adoção da Educação Biocêntrica é o professor Expedito Mesquita, atual Secretário de Assistência de Acaraú.

Após os cursos de extensão em Metodologia do Ensino Superior e de Pós graduação em Educação Biocêntrica, Expedito mudou, completamente, a forma de conduzir aulas e reuniões.

São cursos totalmente diferentes daqueles em que os professores passam o dia todo apresentando telas em Datashow. Tais cursos, nada mudam. São perda de tempo e dinheiro.

Tenho repetido muito: Ninguém aprende a dirigir ou nadar, somente com as explicações dos instrutores ou lendo os manuais. É preciso aprender a fazer, fazendo.

A propósito, neste blog, está na coluna de Literatura Cearense, está um artigo sobre usos e abusos do Datashow.

Professor Gabriel Vasconcelos, o nosso caro Biel, (foto) está empenhado em colaborar com a organização das comemorações das Bodas de Ouro do Padre Assis Rocha, seu conterrâneo.
Já na segunda feira nos encontraremos em Bela Cruz para conversar sobre as ideias que movimentarão o evento. Representações de Pernambuco, certamente, estarão presentes.

Em Mucambo, a professora Claudia Barbosa Bastos, está articulando a formação de uma turma de graduação em Educação Física, a sua especialidade.

Poderá receber alunos de municípios vizinhos como Graça, Pacujá, Mucambo, Cariré, Coreaú, etc. As pessoas estão tendo muito cuidado com o corpo, mas precisam de orientação de especialistas. Daí a importância da Educação Física.

Em todas as cidades, no começo ou no fim do dia, observa-se a grande quantidade de pessoas fazendo caminhadas. Não há, no entanto, nenhuma orientação técnica.

Uma musiquinha carnavalesca deve estar assombrando deputados e senadores: “Se votar, não volta” é o refrão ameaçador para os que pensam em apoiar a reforma da Previdência.

LEMBRANÇAS: Em 1971, fui escolhido para representar o MEB – Movimento de Educação de Base, num V Seminário Internacional de Tele-educação, em Bogotá, na Colômbia. Estava em Fortaleza, como coordenador da equipe local, depois de uma ótima experiência no MEB de Sobral. Em Bogotá, estavam representantes de diversos países. Foi na Colômbia, em Sutatenza, que começou a experiência vitoriosa de alfabetização pelo rádio. Tive a oportunidade de visitar. Na foto, ao meu lado, a Professora Ruth Teixeira Vieira, da Bahia, irmã do quarto bispo de Sobral, D. Walfrido Teixeira Vieira.



(*) LEUNAM GOMES - Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário