sexta-feira, 10 de maio de 2019

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@htmail.com (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 11.05.19)


DIA DAS MÃES: Muito obrigado, 
dona Gerarda!
Eis que chega mais um Dia das Mães, ocasião que tem tudo para refortalecer os sublimes laços que unem mãe, pai, filhos, filhas, enfim, a família. Lamentavelmente em milhões de lares a sensibilidade aos sentimentos de gratidão e afeto está adormecida por força do consumismo desenfreado. Assim sendo, nessas atas apelam para o presente material, para a alegria dos comerciantes. Tendo como comprar e dar, um agradinho não faz mal, não. O que não pode é esquecer que o presente mais desejado não está à venda: a presença física, envolta do máximo de gratidão, carinho e respeito à homenageada.

Quanto àqueles que ainda têm mães consigo, insisto: Ouça um órfão. Assim, futuramente a consciência não cobrará, por exemplo: Por mais que lhe dei mais carinho, atenção e declarei o amor ainda em vida Por que não lhe pedi perdão? Por que não agradeci mais o que eles fizeram por mim? Por que não fiz isso? Por que não disse aquilo? etc.

Essas indagações começarão a perturbar o (a) filho (a) assim que sua mãe fechar os olhos. E o pior: só cessará quando o filho (a) também cerrar os seus olhos.

Já aos órfãos, como é meu caso, não somente hoje, mas sempre, digo que o ideal é voltar o olhar para as mamães dos abrigos, para as pobres e sofridas, as discriminadas e marginalizadas e para as ignoradas pelos filhos de sangue ou por suas famílias. Elas são dignas de todo o carinho e respeito que seria dispensado à mamãe do órfão, que poderá ser reconhecida/lembrada numa dessas figuras. Outra coisa: procurar alertar os que ainda têm mães, orientando-os a cuidarem mais delas e a as tratarem melhor, afim de que não sejam apenados pela consciência no futuro

Há quase oito anos minha mãezinha Gerarda partiu. Em sua infinita bondade, naquele dia Deus me colocou ao lado dela, segurando-lhe a mão, numa união tão íntima que até seu último suspiro detectei claramente. E naquele instante único e mágico, o soltar a minha mão significou: Vai, filho! Prossiga na estrada que eu e seu pai apontamos! Não te desvies dela, pois com certeza ela te levará à casa do nosso Pai, para onde estou indo em paz.

Em nome da minha mãe (dona GERARDA), desejo às demais um FELIZ DIA DAS MÃES!

MUITO OBRIGADO E ATÉ BREVE, DONA GERARDA!
Segunda-feira, 27 de junho de 2011, 5h10min da madrugada. Data e hora que ficaram gravadas para sempre na memória dos 13 filhos, 23 netos e 9 bisnetos da nossa GERARDA ALVES DA COSTA; na memória dos demais familiares e dos que pertenciam ao seu círculo de amizade.

Para quem se permite nortear pela visão limitada da emoção, foi o momento exato em que a doença causou a morte do seu corpo, apesar da sua brava luta pela vida. Foi o adeus aos familiares e amigos que permanecerão mais um tempo por aqui, na esperança do reencontro por lá.  Foi a ocasião em que sua ausência física fez instalar-se um imenso vazio em sua família. Mas de tudo isso o tempo se encarregará e aos poucos todos a isso se acostumarão. Basta ter fé e esperança.

Para os que se deixam conduzir pela esperança e iluminar pela fé a lembrança imorredoura da partida de nossa Gerarda tem significado muito mais profundo. Para esses, naquela ocasião Deus assinou o certificado de que naquele dia a saúde da alma de dona Gerarda deu vida a um corpo agora glorioso, tornando-a, assim, vencedora diante da morte. A fé e a esperança também asseguram que o 27 de junho transformou-se no dia do grande abraço dela no seu saudoso esposo Gonçalo, nos outros 9 filhos, nos familiares e amigos também já falecidos. E para os que têm fé, lembrar-se do 27 de junho como o dia da presença de dona Gerarda diante do Pai Eterno será o bastante para que todos fiquem preenchidos pela paz que vem de Deus.

Nossa inesquecível Gerarda Alves da Costa nasceu na serra Meruoca (CE) em 15 de setembro de 1923, sendo a última filha a falecer do casal Francisco Xavier Bôto e Albertina Muniz Farrapo. Ainda menina foi morar no distrito de Bonfim, onde se casou com Gonçalo Alves da Costa com quem gerou 22 filhos, dos quais 13 ainda vivos.

Os poucos recursos financeiros e a falta de escolarização não foram empecilho para que o casal conduzisse sua grande família sempre no caminho do bem. Caridade, humildade, otimismo, perseverança, amor ao próximo e, acima de tudo, a fé em Deus foram os instrumentos com os quais nossa Gerarda enfrentou a vida durante seus 87 anos. Foi uma batalhadora pela vida digna e exemplar.

Equilibrada no falar e no agir, silenciosa diante das ofensas, defensora e promovente da concórdia e do perdão e esbanjadora no fazer caridade. Foi uma missionária da paz.

Serenidade e paciência - Sua marca registrada, o que se comprova nos momentos de dores fortíssimas nos seus últimos dias. Além de procurar tranqüilizar quem a acompanhava em seu sofrimento, ainda tentava amenizar a dor de quem estivesse próximo. Nem mesmo as agonias da morte lhe fizeram abrir mão das virtudes que mais unem o homem ao Pai. A Ele, a Jesus e a Nossa Senhora nossa Gerarda entregou-se completamente com muita resignação. Foi uma guerreira da fé.

Com sua partida para o descanso eterno dessa batalha vencida na terra, o exército criado por nossa Gerarda segue pela vida, usando suas mesmas armas. O caminho do bem ficou traçado.  Basta segui-lo.

Agradecemos a todos que estiveram presentes nos momentos de alegria e de tristeza de sua vida. À nossa querida mãe, avô, bisavó, tia, cunhada, sogra e amiga Gerarda, o perdão por nossas falhas ou omissões. Muito obrigado! E a Deus também por nos ter dado tão valioso presente.

A Deus pedimos que a mesma luz que iluminou nossa Gerarda Alves da Costa também nos ilumine, a fim de prosseguirmos trilhando o caminho que nos levará a ficar eternamente ao lado do Pai Eterno.

É a eterna gratidão em nome dos filhos: Francisco, Fransquinha, Neuma, Edmilson, Elza, Antônio, Artemísio, Carlos, Armando, Heraldo, Rejane, Cleide e Patrícia. (Mensagem por ocasião da missa do 7º Dia)

DOMINGO NA EDUCADORA AM 950 - SOBRAL-CE 
Até amanhã, no Programa Artemísio da Costa na Educadora AM 950, com notícias, reportagens, curiosidades e música de qualidade.  Participe: 3611-1550 // 3611-2496 // Facebook: Artemísio da Costa.

LEIA, CRITIQUE, SUGIRA E DIVULGUE




Nenhum comentário:

Postar um comentário