sexta-feira, 14 de junho de 2019

DE OLHO NA LÍNGUA - Prof. Antônio da Costa (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 15.06.19)

“A portas fechadas” ou “À portas fechadas”?
A primeira: A portas fechadas. Não se usa acento no “a” que antecede palavras no plural. Portanto, faça sempre suas reuniões a portas fechadas e dê seus depoimentos a portas fechadas. Num jornal, porém, saiu: “Num evento, “à” portas fechadas para a grande mídia, Frei Betto fez um breve porém inflamado, discurso destacando a necessidade de formação política para uma militância mais eficiente”.

“Ela ou eu pode retirar o dinheiro”. A frase está correta?
Creio que não. O singular está bem, pois os elementos do sujeito ligados pela conjunção “ou” se excluem mutuamente. Deve, porém, o verbo ir para a primeira pessoa, que tem prioridade sobre a terceira. O correto é, por conseguinte: Ela ou eu posso retirar o dinheiro. Você poderia construir a oração assim: Ela pode retirar o dinheiro; Eu posso retirar o dinheiro.

Aprender / apreender (Qual a diferença?)
Aprender é adquirir conhecimento de algo útil, pelo estudo, instrução, prática ou experiência: aprender uma língua estrangeira; aprender a escrever; aprender a andar de bicicleta; aprender a nadar
Apreender é perceber ou assimilar imediatamente. Ex.: Não foi fácil ao adolescente apreender o significado de todas aquelas sábias palavras do pai.

Apóstolo tem feminino?
Tem: Apóstola. Ex.: Maria Madalena foi uma apóstola de Cristo. Usa-se também em sentido figurado: Essa senadora é apóstola do socialismo xiita. E qual é o feminino de bispo? O feminino de bispo sempre foi e será episcopisa, e não bispa.

Passe na caixa... Fale com o caixa...
O departamento de cobrança e pagamentos de uma instituição feminina: passa na caixa e desconto seu cheque; Fale com o caixa...

Mas quanto à pessoa que atende nesse apartamento, usar-se-á, de preferência, o gênero masculino, seja homem, seja mulher. Exs.: João é o caixa desse banco; Maria é o caixa desse banco; Fale com o caixa e efetue seu pagamento.

Observação: Por que, sendo mulher, não se diz “a caixa”? Certamente para não confundir a pessoa com o departamento.

O caixa eletrônico
Já o equipamento que, conectado ao sistema de computador, presta serviços bancários é masculino: O caixa eletrônico. Trata-se de uma designação popular.

O somatório
Apesar de se tratar de uma soma, devemos dizer: o somatório. É uma palavra masculina, tal como o escritório, o lavatório, o oratório, o mictório etc.

Os meus óculos
Essa palavra só existe no plural, porque cada uma das lentes é um óculo. Como essa armação supõe dois óculos (um à esquerda, outro à direita, conforme o desenho), então, o conjunto só pode ser chamado de óculos. Quem diz “o meu óculos” também deveria dizer, por exemplo, “a minha luvas”.

Observação: Aqui no Brasil, é comum as pessoas dizerem erroneamente: O óculos; Este óculos; Comprei um óculos; Perdi meu óculos. Vale lembrar que “o óculo”, no singular, é uma luneta.


(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos: (88) 99762-2542 e (88) 98141-2183.



Nenhum comentário:

Postar um comentário