sexta-feira, 14 de junho de 2019

PRIMEIRO PLANO – Prof. Leunam Gomes (*)

Em Fortaleza e no interior cearense a Greve Geral obteve grande adesão. E não é mais menos. Todos se sentem ameaçados em seus direitos sociais. Conquistas histórica estão ameaçadas.

Um dos fatos que me chamou atenção foi a solidariedade dos idosos, portanto, já aposentados. Estavam presentes pensando na aposentadoria dos que ainda estão começando agora.

Podiam, muito bem, estar em casa sossegados. Mas foram às ruas porque sabem o que significa aposentar-se com uma receita muito pequena. No Chile, alguns estão apressando a morte.

Incrível, é ver gente, jovem ainda, ganhando o salário mínimo, contra a manifestação. Criticando e debochando. Não entendem que as conquistas de hoje são resultado de lutas anteriores.

Em Guaraciaba do Norte, ficou concluída a obra do conterrâneo Joerbson de Sousa. Esta é a sua primeira escultura de dinossauro, no Hotel Fazenda Gospel. Em cimento, com 9 metros.

Trata-se do Brachiosauro, o primeiro de uma série no futuro Park dos Dinossauros. O artista contou com o apoio de Ferdinando Mororó, Ricardo Sousa, Nonato e Robson (foto)

Em 2013, quando assumimos a Secretaria de Educação de Croatá, seus índices de aprendizagem estavam baixíssimos. Planejamos, prioritariamente, a recuperação dos alunos do 9º ano.

Fomos buscar, no Distrito de Santa Tereza, o Professor Eliezer Agapito para ajudar na tarefa de recuperação. Foi um sucesso, comprovado. Agora, ele está indo ao Piauí, levar a sua experiência.

De passagem pela região norte, vez por outra coincide com o horário do programa “Jornal da Ibiapaba”, apresentado pelo competente radialista Junior Ximenes.

Possui um estilo próprio, criativo, bem-humorado e com um marcante caráter educativo. Pelo que se pode perceber, tem uma grande audiência e, muita preferência dos anunciantes. (foto)

Na última semana de junho, estaremos voltando a São Luis do Maranhão, para rever os famosos festejos juninos que ali se realizam. E, naturalmente, encontrar grandes amigos. 

Lá, fomos muito bem acolhidos quando a ditadura nos tirou a oportunidade de trabalho no Movimento de Educação de Base- MEB, aqui no Ceará.

Desta vez, teremos a companhia dos historiadores Silvinha e Márcio Porto. Como Diretor do Instituto Histórico do Ceará, Márcio vai admirar as belezas históricas de São Luis.

Já está marcado para o dia 21 de agosto, o lançamento do livro LEMBRANÇAS E RELEMBRANÇAS DE MERUOCA E SOBRAL, do bancário e jornalista Herculano Costa.

(*) LEUNAM GOMES Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário