quinta-feira, 26 de maio de 2022

Fatos históricos de 27 de maio

27 de maio é o 147º dia no calendário gregoriano. Faltam 218 para acabar 2022.

- Dia Mundial dos Meios de Comunicação

- Dia Internacional da Doença Inflamatória Intestinal (também conhecido como "Dia Mundial do IBD" - doença inflamatória intestinal). Criado para conscientizar sobre esse distúrbio inflamatório crônico de causa desconhecida, que afeta o trato gastrointestinal de cerca de 5 milhões de pessoas e engloba duas doenças: "Doença de Crohn" e "Colite Ulcerativa”. É caracterizada pelo aparecimento de inflamações repetitivas do intestino delgado e/ou grosso, podendo produzir diferentes manifestações clínicas como dor abdominal, diarreia ou emissão de sangue nas fezes.

- Dia do Profissional Liberal - Instituído em função de ser esta a data de constituição da Confederação Nacional das Profissões Liberais - CNPL, constituída por meio do Decreto N° 35.575, de 27.05.1954, ao final do governo de Getúlio Vargas.

- Dia Nacional da Mata Atlântica - Conforme Decreto Nº 2 de 21 de setembro de 1999, para marcar a data da criação da Fundação SOS Mata Atlântica, que foi fundada por um grupo de ativistas e empresários paulistas, em 27 de maio de 1986, numa época em que os conceitos relacionados à ecologia ainda eram pouco difundidos.

- Dia do Serviço de Saúde.

EVANGELHO (Jo 16, 20-23a)

8º Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.

22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIAAgostinho de Cantuária

EFEMÉRIDES

Carolina Cardoso de Menezes (1016-1999)

308 - É eleito o Papa Marcelo I, o 30º papa, que sucedeu ao Papa Marcelino.

1564 - Morreu João Calvino (Jean Cauvin), em Genegra, Suíca. Teólogo, Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, uma influência que continua até hoje. O fundador do calvinismo opunha-se à catolização da Igreja inglesa. Ele atacava práticas como ornamentos e músicas de órgãos. A sua corrente, a puritana, criticava também a autoridade dos bispos e governos. Nasceu em Noyon, França, em 10.07.1509.

1703 - O Czar Pedro, o Grande funda a cidade de São Petersburgo.

1792 - Pela primeira vez é utilizada a guilhotina em Paris, para punir um ladrão.

1799 - Guerra da Segunda Coalizão: as forças austríacas derrotam os franceses em Winterthur, na Suíça.

1840 - Morreu Nicolo Paganini (Niccolò Paganini), em Nice, França. Nasceu em Gênova, Itália. Foi compositor e violinista italiano que revolucionou a arte de tocar violino, e deixou a sua marca como um dos pilares da moderna técnica de violino. Nasceu em Gênova, Itália, em 27.10.1892.

1850 - A rainha Vitória da Inglaterra sofre seu quarto atentado.

1851 - Morreu Madre Francisca Lampel (Antônia Maria Lampel), aos 43 anos. Foi a fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição. Nasceu aos 28 de agosto de 1807 em Fürstenfeld na Áustria.

1860 - Giuseppe Garibaldi inicia seu ataque a Palermo, na Sicília, como parte da unificação italiana.

1876 - José Maria da Silva Paranhos (Barão do Rio Branco), é nomeado Cônsul em Liverpool, Inglaterra.

1895 - Oscar Wilde é condenado a dois anos de prisão com trabalhos forçados ao ser considerado culpado por práticas homossexuais.

1905 - Guerra Russo-Japonesa: começa a Batalha de Tsushima.

1910 - Morreu Roberto Koch (Heinrich Hermann Robert Koch), em Baden-Baden, Alemanha. Foi um dos fundadores da microbiologia e um dos principais responsáveis pela atual compreensão da epidemiologia das doenças transmissíveis. Foi bacteriologista, médico, patologista e um dos fundadores da microbiologia, um dos principais responsáveis pela atual compreensão da epidemiologia das doenças transmissíveis. Em 1882 descobriu o bacilo da tuberculose (o Bacilo de Koch) e sua responsabilização etiológica, ganhou o prêmio Nobel em 1905. Nasceu em Clausthal-Zellerfeld, Reino de Hanôver em 11.12.1843.

1911 - Nasceu o ator Vincent Price (Vincent Leonard Price Jr.), em St. Louis, EUA. Morreu em Los Angeles, EUA, em 25.10.1993).

1916 - Nasceu a pianista e compositora Carolina Cardoso de Menezes (Carolina Cardoso de Menezes Cavalcanti), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 31.12.1999.  

1919 - O Afeganistão declarou sua independência da Inglaterra.

1919 - A aeronave Curtiss NC-4 chega a Lisboa depois de completar o primeiro voo transatlântico.

1922 - Nasceu Christopher Lee (Christopher Frank Carandini Lee), em Londres, Inglaterra. Ator conhecido mundialmente interpretando o Conde DráculaAtuou também em 2 filmes da trilogia O Senhor dos Anéis, interpretando o personagem Saruman.

1923 - É fundado em Braga o Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português.

1923 - Nasceu Henry Kissinger (Heinz Alfred Kissinger), em Fürth, Alemanha. É um diplomata americano, de origem judaica, que teve um papel importante na política estrangeira dos Estados Unidos entre 1968 e 1976. Em 1938, devido às perseguições antissemitas na Alemanha nazista, emigra com seus pais para os EUA, obtendo a cidadania americana em 19 de junho de 1943.

1924 - Registro de nascimento de Millôr Fernandes (Mas a data verdadeira do nascimento é 23.08.1923).

1927 - Ford Motor Company cessa a fabricação do Ford Model T e começa a reequipar as fábricas para fabricar o Ford Model A.

1930 - Inauguração do Edifício Chrysler, de 319 metros de altura na cidade de Nova Iorque, a mais alta estrutura feita pelo homem na época.

1931 - O físico suíço Auguste Piccard é o primeiro homem que atinge a estratosfera, ao subir 16 mil metros de altura.

1932 - Nasceu a atriz e comediante Consuelo Leandro (Maria Consuelo da Costa Ortiz Nogueira), em Lorena (SP). Morreu em São Paulo (SP), em 05.07.1999 

1936 - O transatlântico britânico Queen Mary realiza sua viagem inaugural entre Grã-Bretanha e Estados Unidos.

1937 - Na Califórnia, a Ponte Golden Gate é aberta ao tráfego de pedestres, criando uma ligação vital entre São Francisco e o Condado de Marin, na Califórnia.

1941 - Segunda Guerra Mundial: o navio de guerra alemão Bismarck é afundado no Atlântico Norte, matando quase 2100 homens.

1941 - Navios de guerra britânicos afundam o encouraçado alemão Bismarck. 

1942 - Segunda Guerra Mundial: Atentado contra Reinhard Heydrich, um dos líderes das SS feito por agentes checos da resistência vindos de Londres. Morre na semana seguinte.

1947 - Na Alemanha são executados 22 dos condenados no processo de Mauthausen.

1951 - O governo da China comunista anuncia a incorporação do Tibet.

1953 - Morreu Said Ali (Manuel Said Ali Ida), no Rio de Janeiro (RJ). Filólogo, considerado por muitos como o maior sintaxista da língua portuguesa.  Era filho de mãe alemã (Catarina Schiffler), e de pai de ascendência turca (Said Ali Ida), que faleceu quando Manuel tinha apenas dois anos de idade. Fez os seus estudos em Petrópolis e mudou-se para o Rio de Janeiro quando tinha catorze anos de idade para trabalhar na livraria Laemmert, onde depois lecionaria alemão na Escola Militar e no que viria a ser o Colégio Pedro II (aí, foi professor do poeta Manuel Bandeira). Foi ainda professor de francês, inglês e Geografia. Interessava-se também pelas ciências naturais, especialmente botânica e entomologia, além de cultivar o desenho e se dedicar ao piano. Manteve ao longo da vida uma intelectualmente frutuosa amizade com o linguista e historiador cearense Capistrano de Abreu. Nasceu em Petrópolis (RJ), em 21.10.1861.

1954 - Embarcações militares soviéticas cruzam o estreito de Dardanelos pela primeira vez desde o fim da segunda guerra mundial.

1958 - Primeiro voo do McDonnell Douglas F-4 Phantom II.

1958 - O governo britânico aceita a autonomia de Cingapura antes de março de 1959.

1960 - Na Turquia, um golpe militar retira do poder o presidente Celâl Bayar e o restante do governo democraticamente eleito.

1964 - Europa e EUA assinam, em Bruxelas, dois convênios relativos ao aproveitamento da energia nuclear para fins pacíficos.

1964 - Martin Luther King prega participação em manifestações antissegregacionistas em St. Augustine, Flórida.

1964 - Morreu Nehru (Jawaharlal Nehru), em Nova Déli, Índia. Também conhecido como Pandit (professor) Nehru ou Pandita Nehru, estadista indiano que foi o primeiro (e até hoje o de mandato mais longo) primeiro-ministro da Índia, desde 1947 até 1964. Figura líder do movimento de independência indiano, Nehru foi eleito pelo Partido do Congresso para assumir o posto inaugural de primeiro-ministro da Índia independente, e reeleito quando Partido do Congresso ganhou a primeira eleição geral da Índia em 1952. Como um dos fundadores do Movimento Não-Alinhado, foi também uma figura importante na política internacional do pós-guerra. Nehru nasceu em Allahabad, Índia, em 14.11.1889.

1965 - Guerra do Vietnã: navios de guerra americanos iniciam o primeiro bombardeio de alvos da Frente Nacional de Libertação no Vietnã do Sul.

1970 - Em assembleia nacional, a CNBB condenou a prisão e a tortura de presos políticos no Brasil. O ministro da Justiça, Alfredo Buzaid, negou aos bispos que a prática existisse.

1972 - Nasceu a cantora e compositora Ivete Sangalo (Ivete Maria Dias de Sangalo), em Juazeiro (BA).

1977 - Tentativa de golpe de estado em Luanda (Angola) por um grupo de dissidentes do MPLA, partido no poder. Estima-se que cerca de 30.000 pessoas tenham sido mortas na sequência de incidentes após o falhanço do golpe.

1980 - Massacre de Gwangju: tropas transportadas pelo ar e do exército da Coreia do Sul retomam a cidade de Gwangju de milícias civis, matando pelo menos 207 pessoas.

1982 - Inauguração do Estádio Municipal João Havelange (Parque do Sabiá), em Uberlândia (MG).

1983 - Um negociante de suvenires nazistas, Konrad Kujau, confessa ter forjado os diários de Hitler, adquiridos pela revista alemã Stern.

1985 - Instalação da Instalação do Ano Internacional da Juventude

1988 - O Senado norte-americano confirma um acordo entre Estados Unidos e a URSS que prevê a eliminação de 2.600 mísseis com alcance entre 500 e 5 mil quilômetros.

1990 - O liberal César Gaviria Trujillo é eleito presidente da Colômbia em eleições marcadas por alto índice de abstenção.

1990 - O presidente Mikhail Gorbachov pede à população que tenha calma e evite compras excessivas, movidas pelo pânico.

1993 - Um carro-bomba explode no centro de Florença, danificando uma das maiores coleções de arte do mundo, na Galleria degli Uffizi.

1994 - O Nobel de Literatura russo Alexandr Solzhenitsin regressa à Rússia, após 20 anos de exílio nos Estados Unidos.

1995 - Terremoto na ilha de Sakhalin, no extremo leste da Rússia, mata mais de 3.000 pessoas.

1996 - Primeira Guerra da Chechênia: o presidente russo Boris Iéltsin se encontra com os rebeldes chechenos pela primeira vez e negocia um cessar-fogo.

1999 - O Tribunal Internacional de Crimes de Guerra na Haia, Países Baixos, indicia Slobodan Milosevic e mais quatro pessoas por crimes de guerra e crimes contra a Humanidade cometidos em Kosovo.

2000 - O principal partido protestante da Irlanda do Norte aprova, por pequena margem, seu plano para restabelecer a divisão de poderes com os católicos, principal objetivo do acordo de paz de 1998 para a província.

2002 - Morreu João Amazonas (João Amazonas de Souza Pedroso), em São Paulo (SP). Foi político revolucionário, guerrilheiro e líder do Partido Comunista do Brasil. Nasceu em Belém (PA), em 01.01.1912.

2004 - A Corte Suprema do Chile recusa o pedido de extradição do ex-presidente argentino Carlos Menem, investigado por corrupção em seu país.

2006 - Sismo Yogyakarta de 6.4 Mw abala Java central com uma intensidade MSK de VIII (as chaminés caem), deixando mais de 5.700 mortos e 37.000 feridos.

2006 - Morreu Dino Sete Cordas (Horondino José da Silva), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 05.05.1918. Foi um violonista reconhecido como maior influência do violão de 7 cordas, instrumento musical no qual desenvolveu sua linguagem e técnica. Foi também um dos maiores instrumentistas de choro.

2007 - A RCTV é retirada do ar pelo governo de Hugo Chávez, de quem era ferrenha opositora. No lugar, entra o canal estatal TVes.

2008 - Presidente Lula envia projeto de Lei do Fundo de Catástrofe ao Congresso Nacional.

2008 - O Congresso institui o Diploma José Ermírio de Morais.

2008 - Ministério da Saúde lança novas imagens para advertência de imagens de cigarros.

2010 - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, visita o Brasil.

2010 - TER-RJ torna casal Garotinho inelegível e cassa mandato de Rosinha.

2010 - Presidente Lula anuncia pacote de investimentos para inovação tecnológica.

2011 - Ministério Público abre investigação do enriquecimento de Antônio Palocci.

2012 - Irã declara que não vai suspender a produção de urânio enriquecido a 20%.

2012 - No Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani critica as novas tecnologia de informação.

2013 - Na Turquia, ocorrem protestos contra a demolição do Parque Taksim Gezi que, posteriormente, viriam a se transformar em protestos contra o governo turco por todo o país.

2013 - Série de atentados em Bagdá, Iraque, (mais de 70 vítimas).

2013 - Neymar assina contrato por cinco temporadas com o Barcelona.

2014 - Lançamento de ´A Legião Negra: a luta dos afro-brasileiros na Revolução Constitucionalista de 1932´.

2014 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lança edital para seleção de 100 startups (grupos de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro).

2014 - O ministério das Relações Exteriores confirma uma série de ataques de hackers nos últimos dias.

2015 - Senado aprova texto-base que muda benefícios previdenciários.

2015 - SBT flagra grupo de deputados assistindo a vídeo pornô durante votação na Câmara.

2015 - Senadores instalam comissão para discutir aprimoramento do pacto federativo.

2015 - Senado aprova proposta que garante prioridade ao transporte de órgãos e tecidos para transplantes.

2015 - Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito.

2016 - Barack Obama é o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar o Parque Memorial da Paz de Hiroshima e conhecer Hibakusha.

2016 - Marina Silva (Rede) diz que a eleição de 2014 foi fraudada por uso de dinheiro de corrupção.

2016 - O ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) diz que “jamais” interferiu na Operação Lava Jato.

2016 - Presidente Michel Temer anuncia que a Polícia Federal vai combater violência contra mulher.

2016 - Supremo Tribunal Federal acaba com a tramitação de processos ocultos na corte.

2017 - Morreu Mãe Beata de Iemanjá (Beatriz Moreira Costa), em Nona Iguaçu (RJ). Nascida em Cachoeira (BA), em 20.01.1931, foi uma mãe-de-santo, escritora e artesã brasileira, que desenvolveu trabalhos relacionados à defesa e preservação do meio ambiente, aos direitos humanos, à educação, saúde, combate ao sexismo e ao racismo.

2017 - Defesa diz que Aécio Neves nunca usou bloqueador de celular encontrado pela Polícia Federal.

2017 - Morreu Mãe Beata de Iemanjá (Beatriz Moreira Costa), em Nova Iguaçu (RJ). Nascida em Cachoeira (MA), em 20.01.1931, foi uma mãe-de-santo, escritora e artesã brasileira, que desenvolveu trabalhos relacionados à defesa e preservação do meio ambiente, aos direitos humanos, à educação, saúde, combate ao sexismo e ao racismo.

2018 - Registrada falta de combustível em 14 aeroportos brasileiros.

2018 - O comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, se pronuncia sobre greve dos caminhoneiros.

2018 - Lançamento da pré-candidatura de Lula.

2019 Morreu o cantor e compositor Gabriel Diniz (José Gabriel de Souza Diniz), em Estância (SE), vítima de acidente aéreo. Nasceu em Campo Grande (MS), mas na adolescência mudou-se com a família para João Pessoa (PB), onde foi criado.

2019 - Polícia francesa detém quatro suspeitos pela explosão em Lyon (24/05/2019).

2019 - Em Senegal, presidente Macry Sall promulga a leiu que cria presidencialismo.

2019 - Governo da Áustria é destituído pelo Parlamento após o escândalo “Ibizagate”.

2019 - Papa Francisco recebe o cacique Raoni em audiência pública.

2019 - Comissão de Valores Mobiliários (CVM) multa Eike Batista em 536,505 milhões.

2019 - Autoridades policiais encontram 40 corpos de detentos em penitenciárias de Manaus (AM).

2019 - Agência Nacional de Aviação suspende as operações do Aeroclube de Alagoas.

2019 - Justiça conclui que Adélio Bispo de Oliveira tem doença mental e não pode ser punido criminalmente.

2019 - Ciro Gomes diz que não visitaria Lula na prisão mesmo que petista pedisse.

2020 - França anuncia suspensão do uso de hidroxicloroquina no tratamento da covid 19.

2020 - Itália registra 70 novas mortes por coronavírus

2020 - Reino Unido Fashion fecha temporariamente sua embaixada na Coreia do Norte.

2020 - Lufthansa afirma ser “incapaz de aprovar” plano de resgate com as condições da União Europeia.

2020 - Presidente Simonetta Sommaruga anuncia que Estado de Emergência não será prorrogado.

2020 - Colômbia atinge pior marca diária (1.101 novos casos) de contágio por coronavírus no país.

2020 - Presidente Si Jinping pede que exército eleve prontidão de combate.

2020 - Grécia retoma voos comerciais.

2020 - ONU reitera apoio ao ministério da saúde geral 2020 mais de 60 mortos em ataque no deserto tem

2020 - A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, lança o Programa Nacional de Bioinsumo.

2020 - Confederação Israelita do Brasil condena comparação de inquérito do STF à Noite dos Cristais.

2020 - Governador João Dória (PSDB) anuncia “retomada consciente” em São Paulo a partir de 1º/06/2020/

2020 - Militares transportam 10 mil máscaras destinados a comunidades indígenas.

2020 - Protesto pela reabertura da Fronteira na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR).

2020 - Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) critica postura “democrática’ de militares do governo; Presidente Bolsonaro afirma que “algo de muito grave está acontecendo com nossa democracia”

2020 - Sara Winter diz que o Ministro Alexandre de Moraes é “safado, covarde e pilantra”.

2020 - O ministro da Justiça, André Mendonça, entra com Habeas-Corpus em nome de Abraham Weintraub.

2020 - STJ rejeita pedido da federalização da investigação sobre mandantes da morte de Marielle Franco.

2020 - Brasil registra 1.806 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas e o total de óbitos chega a 25.589.

2020 - Polícia Federal cumpre mandados judiciais do inquérito das fake News.

2021 - Justiça espanhola condena acusados em atentados de 17/08/2017.

2021 - Na Itália, Sanofi inicia estudos de fase 3 de vacina contra a covid-19.

2021 - Nos EUA, o presidente Biden defende agenda fiscal expansiva para que país “lidera o século XXI”.

2021 - YouTube remove vídeo de Jair Bolsonaro sobre cloroquina.

2021 - Microsoft anuncia que hackers russos voltaram a agir.

2021 - Reino Unido anuncia que preservará arquivos e escritório de Stephen Hawking (1942-2018).

2021 - No Japão, grupo médico de Tóquio alerta que as Olimpíadas devem ser realizadas sem espectadores.

2021 - Caça russo MiG-31 acompanha avião P-3C Orion da Força Aérea da Noruega sobre o mar de Barents.

20231 - Austrália confirma 7 milhões de habitantes no Estado de Victoria e na cidade de Melbourne.

2021 - Peru inicia terceira retirada de fundos de pensão devido à pandemia.

2021 - Senado colombiano rejeita moção de censura ao ministro da Defesa, Diego Molano.

2021 - Bolívia anuncia a prisão de cinco pessoas por corrupção em compra de gás lacrimogêneo.

2021 - Federación Cubana de Beisbol informa deserção (EUA) do jogador César Prieto Echevarría.

2021 - China crítica “história sombria” da agência norte-americana Cia.

2021 - Avião de ditador Nicolae Ceausescu (1918-1989) é vendido por 120 mil euros.

2021 - No Panamá o ex-presidente Juan Carlos Varela (2014-2019) nega ter recebido pagamentos da Odebrecht.

2021 - Na Síria, o ditador Bashar Assad é eleito presidente da Síria com 95% dos votos.

2021 - Rússia denuncia 42 ataques terroristas na região síria de Idlib.

2021 - No Irã, Aiatolá Ali Khamenei convoca população às urnas em 18/06/2020. 2021 - ONU aprova abertura de investigação de possíveis crimes de guerra crime de guerra por Israel.

2021 - Mostre do arquiteto e ex-governador do Paraná (1995-2003) Jaime Lerner.

2021 - Globo compra direitos para transmitir todos os jogos da Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

2021 - Governador do Piauí decreta situação de emergência devido à seca em 36 cidades.

2021 - Paraná é reconhecido internacionalmente como área livre da febre aftosa sem vacinação.

2021 - Depoimento de Dimas Covas, diretor do Butantã, na CPI da Covid.

2021 - Pastor Silas Malafaia diz que a XPI da Covid “arregou” ao não convidá-lo para depor.

2021 - FAB anuncia corte de encomenda de cargueiros militares da Embraer.

2021 - Webinário debate arboviroses e covid-19.

2021 - Distrito Federal reabre agendamento para pessoas com comorbidades.

2021 - Rio de Janeiro ultrapassa marca de 50 mil mortos por covid.

2021 - Dia Livre de Impostos acontece em Belo Horizonte (MG).

2021 - Morreu Nelson Sargento (Nwlson Mattos), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 25.07.1924. Foi um compositorcantor, pesquisador da música popular brasileiraartista plásticoator e escritor brasileiro. Tendo morado no Morro da Mangueira desde 12 anos de idade, Nelson notabilizou-se como um dos mais importantes sambistas da Estação Primeira de Mangueira, do qual integrou e presidiu a ala de compositores da escola, bem como se tornou presidente de honra. O apelido artístico "Sargento" aludia à patente que alcançou por ter servido no Exército Brasileiro na segunda metade dos anos 1940. 

TÚNEL DO TEMPO

Ouça Nelson Sargento

 

SITES CONSULTADOS:                                 

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário