Em
14 anos, é a primeira vez que o governo federal investe nesse tipo de
contratação para elaboração de projetos para novos trechos de ferrovia.
O
Consórcio Estratégica é formado pelas empresas Estratégica Engenharia Ltda e
Prosul - Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda.
As
empresas deverão elaborar o projeto básico/executivo do segmento greenfield do
empreendimento. O contrato também contempla serviços de revisão de estudos e
traçados para o projeto de engenharia com vista à execução das obras.
O
projeto de engenharia é o primeiro passo para viabilizar as obras da ferrovia,
que devem ser iniciadas em 2025.
Pelo
contrato, o projeto de engenharia para os primeiros 55 km da ferrovia será
entregue em quatro meses. Isso possibilitará que a Infra S.A. inicie a
licitação para as obras assim que os documentos sejam aprovados.
O
cronograma total de execução prevê que os serviços sejam realizados em 18
meses, conforme plano de trabalho pactuado com a contratada.
O
segmento completo entre o Porto de Suape, em Recife, e a cidade de Salgueiro,
no interior do Estado, conta com 520 quilômetros de extensão. O trecho
greenfield, com obras não iniciadas, possui cerca de 250 quilômetros de
extensão.
Incluída
no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia Transnordestina é
considerada fundamental para redução dos custos logísticos da produção dos
polos industriais, minerais e de agronegócio existentes na Região
Nordeste. (JB/Ag. Estado)
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