Mãos benfazejas
Neste domingo (5) comemora-se o Dia Mundial dos Professores, instituído em 1994 pela UNESCO. A comemoração marca a data da assinatura da Recomendação relativa ao "Estatuto dos Professores", documento firmado pela UNESCO e OIT, em 05.10.1966. Já no dia 15 de outubro, conforme Decreto Nº 52.682, de 14.10.1963, celebra-se o Dia Nacional do Professor. Remonta à data do Decreto do imperador Dom Pedro I, emitido em 15.10.1827, que regulamentou o ensino das primeiras letras no Brasil e mandou criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares populares do país. Antes disso, a data homenageia Santa Teresa de Ávila - Padroeira dos Professores.
Atuar no magistério nos últimos anos vem exigindo dose maior de quem efetivamente faz e distribui educação e ensino (professores). Além do imenso amor e da dedicação à profissão, hoje deve ser acrescentado também o quesito coragem sob vários aspectos. Imprescindivelmente coragem emocional e até física, para enfrentar as graves ameaças do alunado e até de quem dele se traveste de protetor.
Refiro-me à coragem para se impor, quando necessário, não apenas diante dos que patrocinam (os governos) essa prestação de serviço ou dos que pagam por ela (as empresas privadas). Refiro-me, mais ainda, também à coragem para enfrentar muitos que recebem a educação e o ensino, mas não lhe dão a devida e correta destinação.
É notório que atualmente os professores dispõem de bem mais recursos tecnológicos e físicos que outrora. Ocorre que, muitas vezes, a falta do suporte necessário quase sempre, em vez de ajudar, sobrecarrega ainda mais o profissional. Por outro lado, outros inúmeros problemas tendem a desestimular o exercício a contento de tão nobre profissão. Além dos naturalmente surgidos pela distância geracional, vale lembrar os problemas gerados pela de grande diversidade entre as pessoas que antes não tinham acesso à escola.
Além desses percalços na vida do professor, acumulam-se as dívidas históricas em grande parte do país: má remuneração, condições de trabalho inadequadas; menor índice de atenção e de concentração dos alunos devido a tanta tecnologia; falta de segurança nas escolas; leis transformando quem ensina em refém de quem não quer aprender; jornada de trabalho excessiva; educação infantil (em princípio, da responsabilidade da família) transferida para professores; falta de respeito de alunos por não receberem educação no lar e mais um grande lista de inconvenientes.
Também se observa a tentativa de amordaçamento de quem forma e liberta mentes. Isso advém da intromissão de pessoas, geralmente políticos que nada entendem de ensino público, mas através dele buscam compensar quem lhe rendeu alguns votos. E, para piorar, alguns grupos escudados numa falsa liberdade de pensamento e de expressão tentam confundir mentes em formação.
Sem dúvida, tudo isso tem motivado o assustador número de professores descontentes - não com a profissão, mas com o que que estão fazendo dela. É alarmante o número de professores sem entusiasmo e desestimulando o ingresso de novos no magistério; assusta a quantidade de profissionais trabalhando doentes e até já afastados, principalmente da escola pública. Sem muito esforço, comprava-se isso com o avanço da depressão, da Síndrome de Burnout, entre outras doenças.
Sobre isso, merece registrar que desde janeiro de 2025 a Síndrome de Burnout está incluída na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de altamente prevalente entre professores, ela também afeta outras categorias profissionais.
Resolver essa problemática envolvendo a figura central do magistério requer ação com “urgência urgentíssima”. Exige que sociedade e autoridades atuais devem dispensar muito mais apoio, respeito, carinho e atenção do que o que era dispensado antigamente a esses valorosos profissionais. Conclama, enfim, que todos façamos nossa parte em defesa dos professores: conhecendo melhor sua realidade, seus problemas, seus anseios, discutindo, reivindicando, cobrando, propugnando pelos seus direitos, estimulando o respeito à categoria, estendendo a esses profissionais nossa mão, quer na hora de reconhecer seu trabalho, quer na hora de ajudar, se necessário, quer na hora de cumprimentar, de agradecer e de parabenizar. Em suma, que prevaleça a gratidão, pois em quase tudo que somos ou fazemos hoje está presente o toque das mãos benfazejas de nossos professores.
Só lembrando: Vivenciaremos amanhã o transcurso de mais um Dia do Mundial do Professor e em 15 de outubro, o Dia do Nacional do Professor. Experimente parar um pouco e observar como é prazeroso conseguir decifrar essas palavras, que, juntas, acabam de traduzir as ideias que tento repassar!
Será que vem à sua mente dimensionar a importância de tamanha façanha? Será que você ainda recorda o nome de quem lhe possibilitou chegar até o final dessa leitura?
***********
Perigo, perigo!
Está chamando a atenção (e o perigo também!) o verdadeiro caos instalado no trânsito da Avenida Dr. José Euclides F. Gomes, que dá acesso à Rua Cel. Diogo Gomes. É o resultado das impensadas e desastrosas mudanças realizadas nas proximidades da igreja Coração de Jesus em Sobral.
À indiana
Carros, motos, carroça, bicicletas e pedestres num bolo só, bate-boca de condutores e uma verdadeira Babel, onde quase ninguém se entende. Está de fazer inveja à organização do trânsito na Índia.
Fácil, né?
Quando será que a totalidade das nossas escolas contarão com o trabalho de psicólogos? Não só para os alunos, mas também para o corpo docente. Assim, parte dos problemas envolvendo jovens poderá ser compreendida e resolvida com mais facilidade.
Entendeu?
Em mais de uma oportunidade já citei por aqui o caso da dislexia, que chega a ser ignorado até pelos professores. E é porque já foi até questionado em novela da Globo - “Duas caras”, de Aguinaldo Silva.
Pérolas do Rádio
Há dias ouvi o estranho elogio de um colega de microfone à sua velha mestra: “Todo dia cruzo com a professora que me deu a luz do saber ora repassado a vocês, ouvintes” Que animal iluminado! ALERTA: Com certos verbos (cruzar, por exemplo) e com certas verbas, todo cuidado é pouco.
DOMINGO NA EDUCADORA FM 107,5 - SOBRAL-CE
ÁUDIO: https://l.radios.com.br/r/12869
ÁUDIOVÍDEO: https://www.facebook.com/educadoradonordestefm
NO YOUTUBE: Rádio
Educadora FM 107.5
Neste domingo (5), das 10h30 às 12h30, PROGRAMA ARTEMÍSIO DA COSTA, na Educadora FM 107,5 de Sobral. Com notícias, reportagens, entrevistas, curiosidades e música de boa qualidade. DESTAQUE: Entrevista, ao vivo, com Profª. EVÓDIA PIRES LOPES, Diretora da EEMTI Dom José Tupinambá da Frota. Participe: 3611-1550 // 3611-2496 // Facebook: Artemísio da Costa.
LEIA, CRITIQUE, SUGIRA E DIVULGUE
www.artemisiodacosta.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário