Dos 184 municípios cearenses, 180
encontram-se no padrão desejável, e os outros quatro, no padrão suficiente, no
que diz respeito à aprendizagem dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
É o que demonstra o resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação
Básica (Spaece), relativo ao ano de 2015. Os dados foram apresentados nesta
sexta-feira (9) pelo secretário Idilvan Alencar, que também anunciou as escolas
que irão receber o Prêmio Escola Nota Dez.
Esta é a primeira vez, desde o lançamento do
Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), em 2007, que o Ceará alcança
avaliação positiva em todos os municípios, neste nível de ensino. Ao todo, 86%
dos alunos finalizaram o 2º ano alfabetizados em 2015, sendo que, em 2007, este
percentual era de apenas 39,9%.
A partir do Spaece, a premiação que contempla
escolas com melhores resultados e escolas que precisam de apoio, no 2º ano,
será destinada somente às unidades com melhor desempenho, já que todas estão
alfabetizadas.
"Atribuo este sucesso à grande parceria que
existe entre o Governo do Ceará, por meio da Seduc, e os municípios. Temos um
trabalho construído por muitas mãos, que terá uma continuidade. Pela primeira
vez, não temos nenhuma escola do 2º ano sendo apoiada, porque não precisam de apoio,
pelo resultado satisfatório", observa Idilvan.
Durante o lançamento, também foram apresentados os
dados relativos ao 5º e ao 9º ano do Ensino Fundamental, contemplando as
disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O desempenho dos jovens do 5º ano
melhorou em relação ao ano de 2008. Em Língua Portuguesa, o percentual de
alunos no nível adequado subiu para 37,2%, enquanto, em 2008, o nível era de
6,8%. Em Matemática, era de 3,6% e passou para 32,1%.
O Ensino Fundamental II, que inclui as crianças do
6ª ao 9º ano, teve seu acompanhamento pelo Spaece, a partir de 2012. Neste ano,
o percentual de alunos no nível adequado em Língua Portuguesa era de 8,6%,
subindo, em 2015, para 12,1%. Já em Matemática, o percentual de alunos no nível
adequado passou de 3,9%, em 2012, para 5,9%, em 2015.
De acordo com o levantamento, 309.933 alunos do 2º,
5º e 9º anos do Ensino Fundamental de mais de 4.500 escolas públicas
participaram da avaliação externa.
"Os resultados são positivos, há crescimento
em todas as disciplinas e séries avaliadas. Ainda temos desafios, como o 9º
ano, que começou a ser examinado no Spaece em 2015, e ainda precisa melhorar o
desempenho. As estratégias para alcançar o objetivo incluem o acompanhamento
das escolas, a formação de professores e a utilização de material
didático", explica o secretário da Educação.
O presidente da União dos Dirigentes Municipais de
Educação do Ceará (Undime), Aurélio de Souza, aponta que o crescimento nos
índices de aprendizagem em todo o Estado tem sido constante. "O resultado
é satisfatório, para o pouco tempo de aplicação do Programa. Isso ocorre graças
ao grande empenho não só da Seduc, mas, também de todas as equipes municipais,
que em parceria fazem esse trabalho. Vale ressaltar que existem escolas que ainda
não estão no nível desejável, mas saíram do patamar crítico e foram para o
intermediário, e isso é avanço, que também precisa ser comemorado",
salienta Souza.
Programa - Em 2007, o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) iniciou suas
atividades com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º
ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. A partir de 2011, para
expandir essas ações ao 3º, 4º e 5º anos, foi lançado o Programa Aprendizagem
na Idade Certa (Paic +5). Em dezembro do ano passado, o governador Camilo
Santana lançou o Mais Paic - Programa de Aprendizagem na Idade Certa, que além
da Educação Infantil e do 1º ao 5° ano, passou a atender também do 6° o 9° ano
nas escolas públicas cearenses.
Com a expansão do programa até o 9º ano, o Ensino
Fundamental, em todos os municípios, passou a contar com mais apoio técnico e
financeiro para a formação de professores, aquisição de material didático e de
literatura, avaliação e gestão municipal.
Idilvan Alencar lembra que ação do Programa já
começa a gerar reflexos no Ensino Médio, o que pode ser demonstrado pelo
resultado alcançado pelo Estado no Programa Internacional de Avaliação de
Estudantes (Pisa), em que saiu da 18ª para a 10ª colocação nacional.
"Atribuo este sucesso à grande parceria que existe entre o Governo do
Ceará, por meio da Seduc, e os municípios. Temos um trabalho construído por
muitas mãos, que terá uma continuidade", conclui o gestor.
Spaece – Escalas - A escala da alfabetização (2º ano) é constituída por cinco padrões,
representados pelas seguintes pontuações: até 75 pontos – não alfabetizado; de
75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário, de 125 a 150
– suficiente e acima de 150 – nível desejável.
Os resultados do 5º ano, por sua vez, são
identificados a partir de quatro padrões de desempenho, sendo para Língua
Portuguesa: até 125 pontos – muito crítico; de 125 até 175 – crítico; de 175
até 225 – intermediário, e acima de 225 – nível adequado. Para Matemática, os
padrões de desempenho dos alunos do 5º ano são expressos através dos seguintes
níveis: até 150 pontos – muito crítico; de 150 até 200 – crítico; de 200 até
250 – intermediário, e acima de 250 – nível adequado.
Em 2007, ano de implantação do Paic, a média de
proficiência alcançada no 2º ano do Ensino Fundamental foi de 119,1, o que
corresponde ao padrão intermediário.
Em 2015, alcançou 181,2, o que demostra uma
evolução para o padrão adequado de proficiência. No início do Programa, apenas 14
municípios estavam no padrão desejável em alfabetização das crianças ao final
do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2015, esse número subiu para 180, o que
representa a quase totalidade dos municípios cearenses.
Quanto aos resultados do 5º ano, em 2008, nenhum
município cearense apresentava média no nível adequado em Língua Portuguesa e
Matemática. Em 2015, o resultado do 5º ano cresceu, mostrando que 44 municípios
cearenses já se encontram com média no nível adequado nas duas disciplinas.
Essa melhoria nos níveis de alfabetização e dos
primeiros anos do ensino fundamental alcançada no Ceará deve-se à boa
combinação dos esforços de todos os municípios com o apoio estadual.
Prêmio Escola Nota Dez - No próximo dia 16 de dezembro, às 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará,
haverá a solenidade de entrega do Prêmio Escola Nota Dez, que tem o objetivo de
reconhecer o esforço em prol da alfabetização logo nos primeiros anos de
escolaridade e a continuidade desse trabalho nas séries seguintes. Foi
instituído pelo Governo do Ceará e está em sua oitava edição.
Com relação a 2015, a premiação será destinada às
150 unidades escolares públicas que obtiveram os melhores resultados de
alfabetização, às 150 unidades escolares públicas que obtiveram os melhores
resultados do 5º ano, e à escola pública que obteve o melhor resultado do 9º
ano.
O Prêmio estabelece a prestação de apoio às escolas
que obtiveram os menores resultados, por parte das premiadas. Como todas as
escolas avaliadas no 2º ano estão alfabetizadas, não haverá escolas apoiadas
nesta etapa. As demais, 5º e 9º anos, terão 150 e 01, respectivamente,
apoiadas.
Investimento - Ao todo, a ação recebe investimento de R$ 52 milhões do Governo do Ceará,
por meio da Seduc, sendo R$ 26 milhões distribuídos em premiação para as
melhores escolas; R$ 9 milhões para a realização da avaliação; R$ 7 milhões
para aquisição de material didático; R$ 7,4 mihões em bolsas; e outros R$ 2,6
milhões em apoio logístico para a execução das formações. (Assessoria
de Comunicação da Seduc)
Nenhum comentário:
Postar um comentário