quarta-feira, 15 de novembro de 2017

COLUNA WILSON BELCHIOR: 131 anos de João Batista Gomes

ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO  DO VOVÔ 
JOÃO BATISTA GOMES
Nesse dia 15, do mês de novembro de 1886, nasceu na Fazenda Baixa Fria, Município da Palma, já para as bandas da Serra da Meruoca, o Sr. João Batista Gomes. Filho de Domingos Jovino Gomes e de Jovelina Sampaio, neto de Vicente Gomes Parente e Bárbara Ferreira.


Na Palma, foi tudo o que quis: pai de numerosa família, proprietário, fazendeiro, padeiro, comerciante, saxofonista da Banda do Chico Camilo. Portou seu Smith Wesson, quando foi Delegado Civil de Polícia da Palma, e prestou relevantes serviços a essa sua comunidade.

Homem sem preocupações financeiras, conhecido por todos, como de moral e carácter, porém alegre e respeitador, do tipo que se fazia também respeitar.

Deixou grande prole, já que em sua vida teve vários amores. Casou-se com Quintina Fontenele Moreira, uma das três irmãs Fontenele, conhecidas como as três irmãs inseparáveis.

Se vivo fosse, estaria, portanto, hoje fazendo 131 anos. Porém, faleceu na Santa Casa de Sobral, vítima de volvo, em 03 de junho de 1964.





(*) Wilson Belchior é engenheiro civil, articulista, poeta e memorialista.  






APESAR DAS REFORMAS SOFRIDAS ATRAVÉS DOS TEMPOS, AS IMAGENS ORIGINAIS DESSES LOCAIS DA MINHA VELHA E QUERIDA PALMA - HOJE COREAÚ - PERMANECERÃO PARA SEMPRE INTACTAS E CARINHOSAMENTE GUARDADAS NA MINHA MEMÓRIA
Residência de João Batista Gomes

Local onde nasci

Residência onde nasci

Nenhum comentário:

Postar um comentário