sexta-feira, 12 de outubro de 2018

POUCAS & BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 13.10.18)

(A)  BALADA
Dentre várias conceituações desta palavra muito em voga entre os jovens, destaco aqui a do Dicionário Houaiss ao mencionar que a palavra BALADA originalmente significa composição poética popular antiga (com ou sem acompanhamento musical), de caráter épico e sem forma definida. Mas existem variações nas definições de outros dicionaristas para esse termo.

Como se sabe, o uso frequente de palavras por diferentes povos através dos tempos gera nova significação.  No Brasil, já há alguns anos “balada” também tem a acepção de encontro ou movimentação festiva de jovens, geralmente à noite. Portanto, sair pra balada é ir encontrar-se com amigos para conversar, dançar, namorar, beber, brincar, enfim, curtir.

Infelizmente a violência reinante em Sobral, que tem aumentado pela falta de mais ações efetivas na área da segurança, está prestar a dar mais um sentido ao termo balada. Com tantos tiroteios, quase diariamente, pode se complicar alguém que afirma “ir pra balada, estar na balada ou dela vir”. Quem disser isso poderá até corre o risco até ser abordado pela Polícia. Ou ser mal interpretado por parte da população que já vive abalada.

De forma assustadora, assaltos a mão armada, seqüestros, latrocínios e assassinatos infelizmente, de uns tempos pra cá, já vêm sendo assimilados no município e região como acontecimentos normais. E mais: erroneamente entendidos como “frutos do progresso”. Vejam só o absurdo e o ponto a que chegamos!
A maciça veiculação dessas ocorrências nos noticiários policiais vem tornando as pessoas insensíveis ao sofrimento do próximo e até diante das interrupções brutais de vidas humanas.  Por outro lado, já se crescem as manifestações da população ao sentir que a autoridade máxima do Estado, responsável direta pela segurança, não está nem um pouco abalada.

Isso é muito mal porque está levando ao surgimento de uma geração de pessoas acometidas por algumas doenças da modernidade, independentemente de faixa etária. Já causa preocupação o número de crianças, jovens, adultos e idosos, de ambos os sexos, acometidos de depressão, síndrome do pânico, síndrome pré-traumática e pós-traumática, dentre outras.

Além disso, o desdém a essa problemática, constatado pela ausência de mais ações urgentes e enérgicas, está estimulando parte da sociedade a já querer fazer justiça com as próprias mãos. Enfim, sem ter pra quem apelar, erroneamente consideram essa a única solução. E não é segredo, não: ouve-se isso de grupo de pessoas indignadas nas rodas de conversa ou através das emissoras locais. São cidadãos e cidadãs tentando se organizarem, armarem-se ou até mesmo anunciando que já se preparam para pegar a mão bandidos e criminosos. Ou seja: articulam puxar pra si uma incumbência exclusiva do Estado, que é tentar inibir a ação de malfeitores. E até prender aqueles cujas más ações deveriam ser frustradas pela Polícia ou por ela serem capturados, caso já tenham cometido o delito. E aí, como ficará a situação se a população realmente resolver pôr em prática tal projeto?

Mas ainda cabe uma perguntinha: E se a balada (com seu novo sentido: tiroteio) chegar até o local de trabalho ou à casa de autoridades, como governador, comandante de batalhão, prefeito, juiz, etc.? Dormirão eles com um barulho desses?

Isso eu jamais desejarei. Mas se acontecer? De uma coisa tenho certeza: a cúpula do poder ficando abalada, sem dúvida será, enfim, a decretação do fim dessa triste balada, que tem causado muito mal a quem é do bem. 

Outras opções para solucionar o problema há. Pena que no Brasil o hábito de trabalhar proativamente, ou seja, antes que o pior aconteça, ainda não faz parte das prioridades de quem tem o poder nas mãos. Isso é lamentável e inadmissível!


Domingo na Educadora (http://www.radioeducadora950.com.br/)
Amanhã voltará ao ar o Programa Artemísio da Costa Rádio pela Educadora de Sobral AM 950, agora das 10h30 às 12h30. Notícias, reportagens, curiosidades, entrevistas e a música de boa qualidade. Espero contar novamente com sua honrosa audiência.  Participe: 3611-1550 //3611-2496.



LEIA, CRITIQUE, SUGIRA E DIVULGUE
www.artemisiodacosta.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário